Anda di halaman 1dari 22

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

Professor Marcos Paulo


1

UNIDADE I
Os Evangelhos Apostila p. 10-26

QUAL O CONTEXTO EM QUE JOO BATISTA APARECE? (P. 10)


Desde

a ltima profecia com o profeta Malaquias, nenhum registro cannico foi produzido (conforme a Bblia Hebraica); Desde o exlio, os judeus passaram pela dominao persa, greco-macednica e na poca de Jesus dominavam os romanos; Desde ento (perodo de cerca de 450 anos) os judeus aguardavam a vinda do Messias; nesse cenrio que aparece Joo Batista.

QUAL ERA A MENSAGEM DE JOO BATISTA E O QUE ELA SIGNIFICAVA? (P. 10)
A

mensagem central de Joo Batista era que o Reino de Deus estava prximo; Para o povo de sua poca significava que o perodo de dominao romana estava chegando ao fim.
4

QUAL O SIGNIFICADO DE
ARREPENDIMENTO NA PREGAO DE JOO BATISTA? (P. 11)
Joo

pregava o batismo de arrependimento e apontava para um batismo superior ao seu que era aquele que procederia de Jesus, a saber, o batismo com Esprito Santo [e com Fogo] (Mc 1,8; Mt 3,11).
5

O QUE O REINO DE DEUS? (P. 12)


O

Reino de Deus o nome dado a um perodo em que o mundo estar sob a rgia do governo divino; Em certo sentido esse reino, anunciado inicialmente por Joo Batista e depois por Jesus, tem duplo carter: j uma realidade presente na vida dos discpulos (Lc. 11:20; 16:16; 17:21), mas ainda no est plenamente presente (Lc. 22:16,18).
6

A IGREJA PODE SER IDENTIFICADA COM O REINO DE DEUS? (P.13)


No.

Para pertencer ao Reino de Deus necessrio nascer de novo (Jo 3,3); Para pertencer Igreja basta uma vinculao religiosa. Essa idia parece ser exemplificada na parbola do joio e do trigo (Mt 13,24-30); Ento, quem do Reino est na Igreja, mas nem todo aquele que est na Igreja, faz parte do Reino (Santo Agostinho).

QUAL FOI O PRINCIPAL CONCEITO A


PARTIR DO QUAL A IGREJA COMPREENDIA JESUS? (P.
O

14)

conceito de Messias foi o mais importante de todos os conceitos cristolgicos, pois se tornou a maneira central da compreenso crist da pessoa de Jesus; O ttulo, que significa Ungido (Christos), passou a fazer parte do prprio nome de Jesus. Com a compreenso cada vez maior de que Jesus era de fato o Messias esperado, o seu nome passou a incorporar tambm o seu ttulo messinico, Jesus Cristo.

QUAIS SO AS PRINCIPAIS
CARACTERSTICAS DO MESSIAS JUDAICO NOS TEMPOS DE JESUS? (P. 14)
O

Messias judaico deveria:

Ser

filho de Davi (Mt 21:9; 22:42); Nascer em Belm (Jo 7:40-42; Mt 2:5); Permanecer para sempre (Jo 12:34); Ser um rei poderoso e livrar Israel do jugo romano (Jo 6:15, 6:66; Lc 23:2; Mt 27:17,22; Jo 11:47,48).
9

QUAL TEXTO MARCA O RECONHECIMENTO DO MESSIADO DE JESUS PELOS DISCPULOS? (P. 15)
O

episdio de Cesaria de Filipo decisivo nesse reconhecimento:


E saiu Jesus, e os seus discpulos, para as aldeias de Cesaria de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discpulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: Joo o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vs, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu s o Cristo. (Mc 10 8,27-29; Mt 16:13-16; Lc 9,18-20)

QUAL A DESIGNAO MESSINICA PREFERIDA DE JESUS? (P. 15)


A

designao Filho do Homem aquela que Jesus usou mais livre e frequentemente durante todo o seu ministrio; Essa designao no somente a mais complexa como tambm, estranhamente, nunca foi usada pela igreja para designar a Jesus.
11

QUAIS SO AS TRS FORMAS QUE A FIGURA DO FILHO DO HOMEM DESCRITA NOS EVANGELHOS? (P. 16)
Filho do Homem Escatolgico (5 caractersticas): Vir na glria de seu Pai com os santos anjos (Mar. 8:38 Mat. 13:41; 24:39); Vir nas nuvens e com grande glria (Mar. 13;16); Sentar destra de Deus com poder (Marc. 14:62; Mat. 19:28); Sua vinda ser como nos dias de No (Luc. 17:26); Dar testemunho dos fiis diante dos anjos de Deus (Luc. 12;18).

12

QUAIS SO AS TRS FORMAS QUE A FIGURA DO FILHO DO HOMEM DESCRITA NOS EVANGELHOS? (P. 16)
Filho

do Homem Terreno (4 caractersticas): Tem autoridade para perdoar pecados (Mar. 2:10); senhor do sbado (Marcos 2:27); Veio comendo e bebendo (Mat. 11:19); No tem onde reclinar a cabea (Mat. 8:20).
13

QUAIS SO AS TRS FORMAS QUE A FIGURA DO FILHO DO HOMEM DESCRITA NOS EVANGELHOS? (P. 16)
Filho
Deve

do Homem Moribundo (3 caractersticas):

sofrer (Mc 8:31;Mc 9:12); Ser entregue nas mos dos homens e lderes religiosos (Mc 9:31; 14:41); Deve ser condenado e morto e depois ressurgir (Mc 9:9; 10:33-45; Mt 12:40).
14

QUAL A FINALIDADE DO USO DA EXPRESSO FILHO DE DEUS POR PARTE DE JESUS? (P. 17)
Com

relao auto-revelao de Jesus, o ttulo messinico "Filho de Deus" o mais importante, pois esta expresso d a Jesus Cristo a conotao essencial de divindade; Jesus Cristo foi condenado por causa da sua afirmao de ser o Filho de Deus, e isso era um absurdo perante os sacerdotes (Marcos 14:62).
15

QUAIS SO OS POSSVEIS SENTIDOS DA EXPRESSO FILHO DE DEUS? (P. 17)


Filho de Deus no sentido nativista. Deus o criador de todas as coisas, assim uma criatura de Deus, nesse sentido, pode dizer-se filha de Deus no sentido de dever sua existncia a Deus (Lc 3:38; Mal 2:10); Filho de Deus no sentido moral-religioso. Descreve a resposta que os homens adotam diante de Deus. Neste sentido a prpria nao de Israel recebe esse ttulo (Ex. 4:22). No Novo Testamento esse ttulo passa a ser concedido aos cristos pelo novo nascimento ou pela adoo (Jo 3:3, 1:2; Rm 8:14, 19; Gl 3:26, 4:5).

16

QUAIS SO OS POSSVEIS SENTIDOS DA EXPRESSO FILHO DE DEUS? (P. 17)


O

Filho de Deus messinico. Este o ttulo dado ao rei da linhagem de Davi (2 Sam. 7:4). Nesse sentido no se inclui a idia da divindade ao rei messinico. O Filho de Deus teolgico. Este o sentido da revelao prpria do Novo Testamento e da teologia crist: Jesus o Filho de Deus porque ele Deus e participa da natureza divina (Rom 8:3; Gl 4:4; Hb 4:14).
17

QUAL ERA A PRINCIPAL RAZO DA DEMANDA DE JESUS COM OS ESCRIBAS E FARISEUS? (P. 24)
Embora

os escribas e fariseus procurassem cumprir toda a lei de Moiss, Jesus os condenou e os chamou de hipcritas, porque a justia deles era apenas exterior; A vida dos escribas e fariseus era uma farsa e esse tipo de vida pode satisfazer a justia dos homens, mas no satisfaz a justia de Deus.

18

QUAL A BASE DA JUSTIA


SEGUNDO OS ENSINAMENTOS DE JESUS? (P. 24) O amor a base da justia e esse sentimento move muitas outras atitudes e aes em nossas vidas; Desta forma, guardar a lei e no ser misericordioso torna o homem ainda mais injusto; O padro da justia de Deus se resume na resposta de Jesus sobre o grande mandamento.

19

QUAL O ALCANCE DO AMOR ENSINADO POR JESUS? (24)


O

amor no pode estar confinado famlia, ao crculo social, igreja, sociedade, nao. O amor se estende, inclusive, aos inimigos; O padro de amor dos judeus estava restrito aos compatriotas, excluindo-se desse crculo os prprios samaritanos; A parbola do samaritano foi um verdadeiro escndalo para o escriba (Lc 10 25-37).

20

QUAL A TRANSFORMAO FEITA POR JESUS NO CONCEITO DE SALVAO? (P. 25)


Os

judeus aguardavam uma salvao terrena que seria imposta por meio da ao de um messias guerreiro e poltico; O conceito de salvao messinica deixa de ser poltico para ser espiritual. Mesmo em prises, levados aos tribunais, perseguidos e oprimidos, o povo do Reino est sendo salvo pelo Messias que os conduzir presena do Pai.
21

O QUE SIGNIFICA MORTE VICRIA? (P. 26)


Morte

vicria, portanto, a doutrina que diz respeito morte de Cristo que nos imputada para perdo dos nossos pecados; O discpulo de Jesus Cristo aquele que foi crucificado com ele, morreu com ele, para que tambm seja ressuscitado com ele; A morte de Cristo a nossa morte e a sua ressurreio a nossa ressurreio. Jesus, como Cordeiro de Deus, morreu em lugar dos pecadores e, unindo-nos sua morte, somos salvos da ira de Deus.

22

Anda mungkin juga menyukai