Anda di halaman 1dari 11

Cor e Sinalizao na Segurana: Prpura

PRPURA a cor usada para indicar os perigos provenientes


das radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares. empregada, por exemplo em:

Portas e aberturas que do acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; Locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; Recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; Sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares.

Radiao
Radiaes so ondas eletromagnticas ou partculas que se propagam com uma determinada velocidade. Contm energia, carga eltrica e magntica. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construdos pelo homem. Possuem energia varivel desde valores pequenos at muito elevados. As radiaes eletromagnticas mais conhecidas so: luz, microondas, ondas de rdio, radar, laser, raios X e radiao gama. As radiaes sob a forma de partculas, com massa, carga eltrica, carga magntica. A radioatividade pode ser: Radioatividade natural ou espontnea: a que se manifesta nos elementos radioativos e nos istopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: aquela que provocada por transformaes nucleares artificiais.

Efeitos da radiao no corpo humano


Quando exposto a radiao, o corpo humano afetado, sofrendo alteraes at mesmo no DNA das clulas. A radiao tem a capacidade de alterar a caracterstica fsicoqumica das clulas. Os efeitos da radiao so classificados como agudos ou crnicos. Os crnicos se manifestam ao longo de anos aps uma exposio no direta mas significativa de radiao. J os agudos so imediatos. Ocorrem naqueles indivduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade. A exposio radiao pode tambm ocasionar o nascimento de crianas que apresentam vrios defeitos congnitos, desde deformaes de rgos e membros at problemas mentais.

Procedimentos de Segurana
Delimitao de zonas e reas (controladas e de vigilncia); Providenciar o exame mdico peridicos; Limitar o acesso; Utilizar equipamentos de proteo individual; Proibir a comida e a bebida, o fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato, a aplicao de cosmticos e ou produtos de higiene pessoal ou armazenar alimentos para consumo nos locais de uso de radiao e reas adjacentes. Lavar as mos: antes e aps a manuseio de materiais radioativos, aps a remoo das luvas e antes de sarem do laboratrio; Usar roupa de proteo durante o trabalho. Essas peas de vesturio no devem ser usadas em outros espaos que no seja no laboratrio; Afixar o smbolo internacional de "Radioatividade" na entrada do laboratrio. Neste alerta deve constar o nome e nmero do telefone do pesquisador responsvel; Presena de kits de primeiros socorros, na rea de apoio ao laboratrio;

Sinalizao de Segurana

Anda mungkin juga menyukai