Anda di halaman 1dari 57

Formas de Tratamento dos Transtornos Mentais

INTRODUO
Existem

tratamento adequados para cada

tipo de transtorno, o que no s feito atravs de medicamentos. A cada dia surgem novas abordagens teraputicas ao lidar com cliente de sade mental.

TERAPIAS PSICOSOCIAIS

O tratamento psicoterpico na maior parte das vezes realizado pelo psiclogo e/ou psiquiatra, seu objetivo ajudar o indivduo a retomar um estado de equilbrio pessoal. Pode ser feito de forma: individual em grupo em famlia conjugal

ABORDAGENS MAIS COMUNS DO PSICOTERAPEUTA:


Terapia

cognitivo - comportamental aborda os pensamentos e comportamentos atuais. O seu objetivo ensinar o cliente a forma de dar respostas aceitveis e vlidas, baseando-se na reorganizao cognitiva e na aprendizagem. Psicanlise - aborda as razes inconscientes dos problemas atuais. A partir de associaes livres, o cliente torna consciente, aspecto da sua vida, que at ento ignorava, e que condicionava o seu comportamento.

ABORDAGENS MAIS COMUNS DO PSICOTERAPEUTA:


Psicodrama

- terapia de grupo ou individual na qual, e atravs da ao em cena (dramatizao), em que se representa situaes passadas, presentes e futuras, se detectam os conflitos das pessoas. interpessoais (sistmica) abordam os relacionamento atuais (terapia familiar).

Terapias

TERAPIA PELA ATIVIDADE


Sob esse ttulo, agrupamos as atividades teraputicas que usam a atividade do cliente como ponto principal. Podem ser classificadas como: ocupacionais e recreativas.

TERAPIA OCUPACIONAL
A terapia ocupacional caracterizada pelo tratamento atravs de atividades. Estas sendo aplicadas de maneira direta ou indireta, fsica ou mental, ativa ou passiva, preventiva, corretiva ou adaptativa. As mesmas so relacionadas s necessidades teraputicas, pessoais, sociais e culturais do cliente, refletindo os fatores ambientais que influenciam sua vida.

A RESPONSABILIDADE E A MISSO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

Consistem em ajudar o paciente atravs de uma avaliao cuidadosa de seu problema e da utilizao das situaes e atividades apropriadas nos aspectos fsico, psicolgico, social e econmico de sua vida; competncia para comunicar-se, para estabelecer relaes interpessoais, para chegar a adaptar-se ao seu trabalho e estar capacitado a desempenh-lo, para desfrutar das diverses; competncia para ocupar, na sua vida, o lugar apropriado na forma mais conveniente...

OBJETIVOS

MTODOS

TCNICAS

EXERCCIOS

Atividade Motora (Prxis)

Predominantemente ativos

Esportes, trabalhos manuais

Esportes, madeira, couro, tr. domsticos, fibras, agropecurios

Sociabilidade

Predominantemente sociais

Recreao, Festas folclricas, Servio Social religiosas, cvicas, de aniversrio; excurses, cinema, rdio, TV, banda, coral. Arte no convencional Desenho, pintura, escultura, cermica, literatura, improvisao com fantoches

Espontaneidade

Predominantemente autoexpressivos

OUTROS TRATAMENTOS
TRATAMENTOS

SOMTICOS -

CONTENO FSICA E EXCLUSO OBS: A conteno sempre uma interveno de ltimo recurso, pois a preveno do comportamento que exige esta terapia, a ao de enfermagem mais importante.

ELETROCONVULSIVA (TEC)

Terapia que induz artificialmente uma convulso de grande mal com a passagem de uma corrente eltrica atravs dos eletrodos aplicados em uma ou ambas as tmporas, produzindo alteraes neuroqumicas e neuroendcrinas.

Indicaes
Transtornos afetivos graves (RISCO DE SUICDIO) Catatonia Impossibilidade de uso de medicamentos (Gestao e pacientes idosos) Ps sndrome neurolptica maligna Risco de suicdio Psicoses refratrias Parkinson Casos refratrios em geral

Contra-indicaes

No h contra-indicaes absolutas para a ECT, mas existem certas restries, tais como a presena de tumores ou infartos cerebrais, histrico de infarto no miocrdio recente ou arritmias cardacas, marcapasso cardaco, aneurisma, deslocamento de retina, feocromacitoma e doenas pulmonares. Essas condies clnicas esto entre as situaes potencialmente perigosas, onde o uso da ECT pode ser considerado de alto risco, requerendo precaues adicionais (Stevens et al, 1996).

A vantagem da ECT :

Fatores preditivos de boa resposta a ECT: Presena de delrios, Rapidez de resposta, Gravidade do episdio Eficcia comprovada, afetivo, Eficcia nos casosIncidncia de sintomas depressivos durante resistentes, episdios manacos. Risco muito reduzido de efeitos colaterais.
17

ESTIMULAO ELTRICA TRANSCRANIANA

DEFINIO
Tcnica ainda sob investigao, que tem sido estudado como um possvel tratamento para transtornos psiquitricos. Parece mais uma nova opo no tratamento dos transtornos mentais do que uma substituio ECT.

Concluso

A EMT parece-se com a ECT no sentido do que ambas alteram a atividade neuronal e modificam o humor, contudo existem algumas diferenas . A estimulao magntica apresenta visveis vantagens sobre a estimulao direta do crebro e sobre a eletroconvulsoterapia, especialmente no estudo da neurofisiologia. A ECT um tratamento convulsivo enquanto que a EMT, na maioria das vezes no convulsivo. A EMT no necessita de anestesia e no provoca confuso ps- ictal nem os efeitos cognitivos descritos especialmente para a ECT bilateral. Dores de cabea so comuns em ambos os tratamentos, mas menos forte com a EMT. As nuseas so exclusivas da ECT.

A ECT aplicada duas a trs vezes por semana. Ainda no se definiu qual seria o melhor esquema para a aplicao da EMT. Existe uma certa fugacidade nos efeitos da ECT, sendo necessria uma combinao e manuteno do tratamento aps melhora clnica. A durao dos benefcios da EMT no conhecida, mas os dados existentes revelam um bom efeito. A informao que existe muito limitada sobre a eficcia da EMT como tratamento de continuao ou manuteno ou sobre a possibilidade de medicaes sustentarem os efeitos teraputicos alcanados.

VANTAGENS SOBRE ECT


Ela pode ser realizada em regime ambulatorial e no requer induo anestsica. Destacam-se entre as possveis vantagens a ausncia de dor, principalmente muscular, o fato de no necessitar de anestesia nem da induo de crises convulsivas e o pequeno risco de efeitos cognitivos, alm da ausncia do estigma que a ECT carrega por parte dos leigos e mdicos.

TERAPIA MEDICAMENTOSA
Os psicofrmacos classificam-se em:
Sedantes

psquicos ou psicolpticos psquicos ou psiconalticos

Estimulantes

Antiparkinsonianos Eutmicos

ou normalizadores do humor

SEDANTES PSQUICOS OU PSICOLPTICOS


Atuam diminuindo a atividade psquica normal ou alterada.

Hipnticos: So frmacos capazes de induzir o sono, atuam sobre o S.N.C. produzindo uma reduo de sua atividade de forma que o indivduo se desinteressa dos estmulos externos e se deixa vencer pelo

CLASSIFICAO DOS HIPNTICOS


BARBITRICOS -fenobarbital, pentobarbital, secobarbital Os barbitricos mais usados so: os antiepilpticos BENZODIAZEPINAS brotizolam, flurazepam, flunitrazepam, Lormetazepam PIPERIDINDIONAS -glutetimida, metiprilon QUINAZOLONAS -metaqualona CARBAMATOS -meprobamato LCOOIS E TERES CCLICOS -hidrato de cloral, paraldedo ANTIHISTAMNICOS difenidramina, prometazina

Benzodiazepnicos

So os medicamentos mais amplamente prescritos no mundo, sendo que nos ltimos 20 anos eles substituram quase integralmente os barbitricos no tratamento da ansiedade e nos distrbios do sono. Os mais disponveis no Brasil so: Flurazepan (Dalmadorm), Trazolan (Halcion), Flunitrazepan (Rohypnol) Midazolan (Dormonid) Clonazepan (Rivotril).

Benzodiazepinas (bzd)

Na prtica, distinguem-se as hipnticas e as ansiolticas/sedantes; Esta distino artificial porque todas so ansiolticas e todas podem modificar o sono desde que se atinjam doses eficazes; O que as distingue que todas as BZD hipnticas so potentes e modificam o sono em doses relativamente baixas; as ansiolticas so pouco potentes, permitindo uma Janela teraputica que possibilita um efeito ansioltico, sem modificao significativa do sono; A maioria das BZD possuem ainda efeitos miorrelaxantes

Antipsicticos
Renem

um grupo de drogas que atuam na atividade delirante e nas agitaes psicomotoras. So antialucinatrias. Os antipisicticos so chamados de tranqilizantes maiores e antigamente eram chamados de neurolpticos. Antipsicticos tpicos ou clssicos so aqueles que tendem a produzir sintomas extrapiramidais (EPS).

Antipsicticos

So os derivados de: 1. Fenotiazinas: so as clorpromazinas, as triafluoperazinas, as thioridazinas, thioproprerazina que tomam os nomes comerciais de: amplicitil, neozine, stelazine, meleril, sinogan, sevinol, majeptil, flufenazina. 2. Reserpinas: deriva-se do alcalide rauwolfia serpentina; comercialmente o serpasol, o serpaoctil.

Antipsicticos

3. Tiotixeno: dele se deriva o navane que usado na reabilitao social do paciente, com eficaz resultado. 4. Butirofenonas: um neurolptico ativo; doses diminutas tm grande potencial na lise das agitaes e alucinaes prprias dos estados psicticos. Apresentam-se como haldol, haloperidol e triperidol.

EFEITOS COLATERAIS NO S.N

Efeitos Oculares

Retinite Pigmentosa Glaucoma Fotofobia Agranulocitose (taxa de neutrfilos menor que 500/mm3). Hipersensibilidade (urticria, hiperemia, edema)

Efeitos Hematolgicos

Efeitos Dermatolgicos

EFEITOS COLATERAIS NO S.N

Efeitos Gastrintestinais

Xerostomia (secura da boca); Disfagia Hipersalivao Nuseas e vmitos Esofagite de Refluxo Constipao Intestinal Ictercia

EFEITOS COLATERAIS NO S.N

Efeitos Genitourinrios

Reteno urinria Incontinncia urinria (raro) Impotncia ou alteraes de ejaculao Priaprismo Hipotenso Ortosttica Distrbios de ritmo cardaco

Efeitos Cardiovasculares

EFEITOS COLATERAIS NO S.N

Efeitos Endcrinos

Galactorria amenorria Secreo inapropriada de hormnio antidiurtico

EFEITOS COLATERAIS NO S.N

Efeitos no Sistema Termoregulador

Hipertermia

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C

Os Antipsicticos tpicos de modo geral apresentam fenmenos de impregnao que so sintomas extrapiramidais e perturbaes neurolgicas. Os que apresentam estas reaes mais evidentes so os derivados das Butirofenonas.

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C


Crises

Oculgiras Olhos com movimentos rpidos de rotao e com tendncia a fixar o olhar, com plpebras ligeiramente descidas com o olhar de santo, em xtase. o aspecto pseudomstico do cliente.

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C

Sndrome Parkinsoniana Medicamentosa ou Parkinsonismo - Consiste em rigidez muscular e tremor involuntrio que se exagera ao querer estender a mo. A expresso facial diminui. A linguagem no acompanha a mmica correspondente, a marcha de passos curtos. risco mximo - 5 - 30 dias incidncia - 15 % dos pacientes tratamento ajuste da dose frmacos anti-parinsonianos

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C


Hipersinsia

- contraturas musculares, aumento do tnus muscular (sensao de roda dentada ao pesquis-la no brao). Discinesia ou Distonia Aguda Ocorre em geral nas primeiras 72 horas do tratamento. Ocorrem movimentos normais exagerados, ou posturas anormais como movimentos espasmticos e involuntrios da musculatura do pescoo, boca e lngua, opstotono e crises oculgiras. Risco mximo - 1 - 5 dias

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C

Acatisia rigidez muscular ou contraturas musculares como no tic de Salaam. Caracterizada

por um estado de inquietao motora, sensao subjetiva de tenso e incapacidade de tolerar inatividade. risco mximo - 5 60 dias tratamento reduo da dose anti-parkinsonianos, benzodiazepnicos e propranolol

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C

Acinsia

debilidade muscular, fadiga. Os msculos no tm capacidade de atividade, tornam-se adinmicos.

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C


Discinesia tardia- Sndrome crnica caracterizada por movimentos involuntrios hipercinticos. associada ao uso prolongado de Antipsicticos, raro antes de seis meses. prevalncia - 15 - 35% incidncia anual - 3 - 5%

sintomas movimentos coreifrmes rpidos, involuntrios e repetitivos da face, olhos, boca, lngua, tronco e extremidades atetose lenta posturas distnicas sustentadas

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C


Discinesia tardia preveno utilizar a dose mnima tempo de tratamento adequado uso de atpicos tratamento suspenso do frmaco frmacos anti - parkinsonianos agravam

EFEITOS COLATERAIS NO S.N.C

Sndrome Neurolptica Maligna caracteriza-se por hipertermia. O nvel de conscincia se altera, variando de agitao e mutismo alerta para estupor e at coma. Ocorre hipertenso, taquicardia, taquipnia, leucocitose e aumento nos nveis de creatinina no sangue. responsvel por uma taxa de 21% de mortalidade quando no tratada. tratamento suspender o frmaco tratamento de suporte dantrolene e bromocriptina

Antipsicticos Atpicos

Este termo refere-se a um grupo heterogneo de drogas antipsicticas que produzem pouco ou nenhum sintoma extrapiramidal. Isto ocorre porque eles so mais seletivos- agem na parte do crebro que causa os sintomas psicticos e no na parte que controla os movimentos musculares normais. Como produzem menos efeitos colaterais, parecem que melhoram a adeso ao tratamento, com isto previnem recadas, melhorando o prognstico do transtorno. So: Clozapina, Risperidona, Olanzapina, Quetiapina e Ziprasidona

Antipsicticos Atpicos

menor risco de efeitos neurolgicos melhor eficcia em relao aos sintomas negativos eficaz em pacientes que no respondem aos tpicos

Estimulantes do Humor

Estimulantes do Humor ou Anti Depressivos Como Agem:Os antidepressivos influenciam a neurotransmisso, conexo entre as clulas nervosas. Elas atuam principalmente na liberao de trs substncias qumicas cerebrais: a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, que fazem a ligao entre neurnios.

Estimulantes do Humor

Estimulantes do Humor ou Anti Depressivos A cada conexo, parte dos neurotransmissores destruda por enzimas, outra transmitida para a clula seguinte e o restante volta para o lugar de onde saiu num processo chamado recaptura. O papel dos antidepressivos melhorar essa relao.

TIPOS DE ANTI DEPRESSIVOS


*Inibidores da monoaminoxidase (IMAO) inibem a enzima mitocndraca. A)Hidrazidas Marsilid, Marplan, Nardi e Miamida. B) No-hidrazidas Parnate, Stelapan, Aurorix Os IMAO so criadores de dependncia e tm ao antidepressiva, produzem insnia e em certas ocasies, estados de excitao.

TIPOS DE ANTI DEPRESSIVOS

*No Inibidores Enzimticos (tricclicos Estes antidepressivos so chamados comumente de psico-estimulantes. Eles aliviam as tenses da melancolia, elevam o estado de nimo do cliente, estimulam a sua atividade e infundem novas esperanas. Ex: imipramina-tofranil, Amitriptilina triptanol. Efeitos Colaterais: secura da boca, sudorese, hipotenso arterial, estomatite, seborria, prurido, eritemas cutneas.

TIPOS DE ANTI DEPRESSIVOS


Outros

Antidepressivos so aqueles de

segunda gerao: trazodona, viloxacina, mianserina, fluoxetena.

ANTIPARKINSONIANOS

Aplicados em caso das impregnaes com fenmenos extrapiramidais. So usados:

Akineton; Arlane; Cinetol; Biperideno;

Normalizadores do Humor
Carbonato

de Ltio O ltio constitui um importante recurso teraputico nas crises de mania, prevenindo principalmente a ciclocidade de humor. Portanto seu efeito psico-regulador torna-o eficaz na preveno da fase manaca e diminui acentuadamente as possibilidades de recorrncia das fases deprimidas.

Normalizadores do Humor
Durante o tratamento imprescindvel que freqentemente seja feita dosagem sangunea dos nveis de ltio, para determinar a dose ideal da medicao. Efeitos Colaterais: tremores grosseiros nas extremidades; afasia; abalos musculares; polidipsia; poliria; vmito e diarria, etc.

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

Dar apoio emocional; A medicao deve ser dada nos horrios de refeio ou com estmago cheio;

Registrar a medicao, quantidade e horrio; Assistir o cliente no quadro de impregnao. Observar se ele realmente deglutiu a medicao;

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Ballone, G. j; Penha Chaves, P. H. de A., Sinopse de Psiquiatria Dicionrio e Tratamento. Editora Cultura Mdica. Riio de Janeiro. RJ. 1992. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000. HOLMES, S. D. Psicologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas 1997. MARY C. TOWNSEND, RN, MN, CS, Enfermagem Psiquitrica Conceitos e Cuidados. 3 ed. Rio de Janeiro. 2002. Editora Guanabara Koogan S.A. MIRANDA - S JR., LUIZ SALVADOR DE Compndio de Psicoterapia e Semiologia Psiquitrica. Porto Alegre. ARTMED, 2001.

Anda mungkin juga menyukai