Anda di halaman 1dari 37

FACULDADE ASCES

FARMCIA 5 PERODO

Arideny Pereira Bruna Lorenna Dayane Izabel Emmanuela Falco Genilson Lima Paulo Aires Rafaelly Lucena Stephanie Assis Viviane Caroline
Caruaru, 2011.

INTRODUO
Ter dentes brancos e saudveis em nossa cultura sinal de higiene e sade por isso vrias pessoas recorrem ao consultrio odontolgico para restabelecer a cor de seus dentes e valorizar a esttica.

Dentes Vitais
Principais fatores causadores de manchas nos dentes vitais so: Manchas extrnsecas(pigmentos exgenos) Manchas intrnsecas so adquiridas por:
ingesto de flor ingesto de tetraciclina

Dentes Vitais
Tcnicas de clareamento: As que so totalmente desenvolvidas no consultrio e as que so desenvolvidas parte no consultrio e parte em casa ou totalmente em casa

Clareamento de Dentes Vitais


Perxido de Carbamida um oxidante cuja sua oxidao definida como um processo qumico pelo qual os materiais orgnicos so eventualmente convertidos em dixido de carbono e gua. Pode ser encontrado em concentraes de 10,11,15, e 35%. uma substncia instavel e, quando em contato com a saliva , dissocia-se em 3,6a 5% de peroxido de hidrognio

Clareamento de Dentes Vitais


Mecanismo de Ao: A tcnica do clareamento dental envolve uma reao de oxidao; O veculo do oxignio um perxido que pode estar na forma de gel ou em soluao;
Perxido de Hidrognio Perxido de Carbamida

Clareamento de Dentes Vitais

Frmulas
Perxido de Carbamida
Perxido de hidrognio a 35%-----112g Uria P.A.--------------------------------180g Pirofosfato de Sdio---------------------1%

Soluo de Perxido de Carbamida

Perxido de hidrognio a 35%------50% Uria P.A.---------------------------------50%

Clareamento de Dentes Vitais Orientaes Farmacotcnicas:

Fase 1: Medir e/ou pesar os componentes da formulao. Fase 2: Triturar em grau a uria P.A juntamente com o pirofosfato de sdio at a obteno de um p fino. Fase 3: Colocar a fase 2 em um recipiente adequado para posterior aquecimento em banho-maria. Fase 4: Incorporar a sol. De perxido de hidrognio concentrado na fase 3 sob agitao muito lenta. Fase 5: Deixar em banho-maria at que a soluo atinja a temperatura de 35 graus. Fase 6: Deixar o produto resultante da fase 5 em repouso at a formao dos cristais do perxido de carbamida. Fase 7: Filtrar os cristais formados e eliminar o lquido excedente. Fase 8: Acondicionar em recipiente hermtico e armazenar sob refrigerao

Clareamento de Dentes Vitais


Gis com Perxido de Carbamida: Atualmente h prescries de gis de perxido de carbamida em diversas concentraes. Carbopol

Veculos para Clareamentos Dentais

Gel de Carbmero
O que ?
Como Age? E para que serve?

Frmula
Carbmero 980---------------------2,5% Metilparabeno---------------------0,18% gua Purificada q.s.p-----------100mL F.S.A.

Recomendaes ao Dentista e ao Farmacutico


Prescrio Dispensao Para orientaes das tcnicas caseiras Orientao ao paciente

Clareamento Dental no Consultrio


Indicao Material Eficcia Clareamento de todos os dentes

Clareamento Dental no Consultrio


FRMULAS
Gel de Perxido de Hidrognio a 7,5%
Goma xantana---------------------3% Soluo de Perxido de Hidrognio a 7,5% q.s.p.------5mL Orientaes Farmacotcnicas: Fase 1: Medir e/ou pesar os componentes da formulao. Fase 2: Diluir o perxido de hidrognio com gua deionizada at a concentrao prescrita. Fase 3: Espessar a soluo de perxido de hidrognio com goma xantana. Fase 4: Deixar em repouso at a obteno da viscosidade desejada. Fase 5: Homogeinizar lentamente. Fase 6: Acondicionar em seringa e armazenar sob refrigerao para evitar a liberao do oxignio da formulao.

Clareamento Dental no Consultrio


Gel de Perxido de Hidrognio a 35% Para Clareamento a Laser
Goma xantana---------------------3% Corante vermelho---------------q.s. Soluo de Perxido de Hidrognio a 7,5% q.s.p.------5mL Orientaes Farmacotcnicas: Fase 1: Medir e/ou pesar os componentes da formulao. Fase 2: Espessar a soluo de perxido de hidrognio com goma xantana. Fase 3: Incorporar o corante vermelho e homogeinizar lentamente. Fase 4: Deixar em repouso at a obteno da viscosidade desejada. Fase 5: Homogeinizar lentamente. Fase 6: Acondicionar em seringa e armazenar sob refrigerao para evitar a liberao do oxignio da formulao.

Segurana no Uso de Clareadores


Eficcia (3% Perxido de Hidrognio) Longevidade (Uso a longo prazo) Segurana

ESTUDOS SOBRE PERXIDO DE CARBAMIDA

Leonard, Sharma e Haywood 1998 estudo in vitro compararam as mudanas de colorao em dentes extrados. Durante duas semanas, foram tratados com o Perxido de Carbamida a 5, 10 e 16%. Grupo controle: (11 dentes) tratados a soluo salina a 0,9% Grupos Experimentais: (33 dentes cada um) foram tratados com o Perxido de Carbamida a 5, 10 e 16%.

As solues permaneceram nos dentes por 8 horas, os dentes foram enxaguados por 2 minutos, reidratados com soluo salina a 0,9% por 16 horas. A colorao foi avaliada e o processo repetido por 2 semanas.

Concentraes mais baixas de Perxido de Carbamida utilizadas por mais tempo obtm o mesmo resultado que concentraes mais altas no mesmo tempo, porm as concentraes mais elevadas podem causar maior sensibilidade nos dentes.

UTILIZAO DE PERXIDO DE CARBAMIDA EM DENTES MANCHADOS POR TETRACICLINA


Esse procedimento podem requerer de 2 a 6 meses de tratamento, visto que o clareamento comea a ocorrer em 2 a 6 semanas. Aps o tratamento a cor tende a ser estvel por 1 a 3 anos. A sensibilidade durante o clareamento pode ser tratada com nitrato de potssio e fluoretos.

UTILIZAO DO PERXIDO DE HIDROGNIO EM DENTSTICA

Com o aumento de usos de agentes que contem H2O2 na higiene oral, passou-se a ter preocupao quanto utilizao destes nas solues clareadoras que contem ou produz nveis elevados de H2O2 por um perodo de tempo prolongado.

Os estudos em que solues de H2O2 ate 3% foram usados diariamente por ate 6 anos mostraram efeitos irritantes transitrios ocasionais somente em um numero pequeno de pacientes com ulcerao preexistente.

CLAREAMENTOS DE DENTES VITAIS MANCHADOS POR TETRACICLINA


Quando o manchamento suave, o clareamento caseiro supervisionado pode ser empregado com sucesso. Em alguns casos, tem sido empregado o perxido de hidrognio a 30 ou 35% e h uma tendncia em se utilizar o gel com perxido de carbamida a 35%.
Em casos mais severos, dificilmente o clareamento extra coronrio eficaz, podendo ser realizado por meio de dois procedimentos: tratamento restaurador com facetas em resina composta ou porcelana, ou a endodontia intencional seguida de clareamento intra coronrio, seguindo a tcnica de

clareamento para dentes no-vitais.

CLAREAMENTO DE DENTES VITAIS MANCHADOS POR FLUOROSE DENTAL

A fluorose dental uma alterao que ocorre no esmalte, provocando, nas suas formas mais suaves, mudanas na sua cor, mostrando pontos brancos e opacos. Nos casos mais severos, a porosidade ocorre em extenses maiores, podendo chegar a cobrir toda a superfcie do esmalte e a parte da dentina. A tcnica clareadora descrita para remoo das manchas dos dentes acometidos por fluorose consta do preparo de uma pasta de cido clordrico a 18% com pedra-pomes. Os dentes devem estar sob isolamento absoluto com dique de borracha, protegendo o tecido gengival da ao do cido clordrico.

MECANISMO DE AO
Desgaste qumico do esmalte dental por eroso.

ORIENTAES FARMACOTCNICAS
Observar a diluio do cido clordrico disponvel na farmcia e diluir, se necessrio, com gua purificada at as concentraes solicitadas. Realizar a diluio sempre adicionando o cido a gua.
Por se tratar de um cido forte e corrosivo, deve ser manipulado dentro de condies de segurana, como capela de exausto e EPIs.Acondicionar a soluo em vidro mbar hermtico.

CLAREAMENTO DE DENTES NO VITAIS Decomposio Polpa Necrtica.

Hemoglobina liberada Degradao (Ferro) + bactrias (Sulfeto de Hidrognio) = Sulfeto ferroso.

Escurecimento: Hemorragia (Dentro da cmara pulpar). Obturao Endodntica inadequada; Fatores Sistmicos: Tetraciclina; Fluorose; Envelhecimento.

Propriedade do produto medicamentoso


Perxido de hidrognio um veculo de radicais livres de oxignio, tendo grande instabilidade quando em contato com os tecidos promovem ora oxidao ora reduo dos pigmentos incorporados a eles.

MATRIAS-PRIMAS
Perxido de Hidrognio e Perborato de sdio. Perxido de Carbamida (New) Obs.: O Perborato de sdio pode ser usado isoladamente como agente clareador. Mtodo Termocataltico (Desaconselhvel).

MECANISMO DE AO. Quando em contato com os tecidos, o perxido de hidrognio degrada-se em oxignio e gua. Estes reagentes quando ativados, produzem uma reao qumica no interior da cmara pulpar que transforma o sulfeto de Ferro em Sulfato de ferro este incolor.

MATRIAS-PRIMAS
Orientaes Farmacotcnicas: Certificar o teor de perxido de hidrognio, garantindo a concentrao de ons oxignios e, quando necessrio, realizar a diluio utilizando gua deionizada. Acondicionar em frasco mbar e conservar sob refrigerao. Durante a estocagem no almoxarifado da farmcia, o perxido de hidrognio concentrado deve permanecer sob refrigerao. Orientaes complementares: O perxido de hidrognio um lquido custico e irritante para os tecidos vivos; Instabilidade do Perxido Hidrognio; (fornecedores qualificados). Na Farmcia (controle de qualidade);

ESTUDOS COM PERXIDO DE CARBAMIDA EM DENTES NO-VITAIS.

Avaliado por Barreiros (2002), (Eficcia, toxidade, e os efeitos adversos. (Perxido de Carbamida a 37%); Entretanto Carrillo e Arredondo (1998),(Eficcia do clareamento Perxido de carbamida a 10%).

ESTUDOS COM O PERXIDO DE HIDROGNIO. Estudos realizados por Loguercio (2002); Berron F, L, A. (1991);

Hipersensibilidade dentria
uma condio patolgica em que os dentes sosensveis estmulos qumicos, fsicos e trmicos. Causando dores quando em contato com solues quentes, frias, doces ou cidasque se manifestam de forma moderada intensa. A hipersensibilidade ocorre devido exposio dos tbulos dentrios como resultado do atrito , abraso, eroso, fratura no dente ou falha na restaurao. Tambm pode ocorrer aps a terapia periodontal, recesso gengival e eliminao do tecido por gengivectomia. um estmulo aplicado na dentina que causa movimento de fluidos nostbulos dentrios, estimulando os nervos da rea pulpar, produzindo transmisso do impulso doloroso.

Etiologia
A hipersensibilidade ocorre aps o desgaste das estruturas de proteo do dente. Que so o esmalte na regio da coroa dentria e o cemento na poro radicular dos dentes. A perda destas estruturas por leso no cariosas, pode ser causada por abraso (perda da substncia dentria por ao mecnica), por atrio (desgaste pela ao funcional e parafuncional da mastigao) e por eroso que a perda da estrutura dentria decorrente de um processo qumico ou idioptico, por alimentos ,drogas e bebidas que descalcificam o esmalte.

Dessensibilizantes
Existem inmeros agentes e terapias para o tratamento da hipersensibilidade dentria. Essas terapias agem selando os tbulos ou impedindo os impulsos neurais. Cloreto de Estrncio Mecanismo de ao: O Cloreto de Estrncio na superfcie da dentina produz um depsito de estrncio que se estende a uma profundidade de at 20 micrmetros no interior dos tbulos dentrios. O mecanismo fundamental da formao de depsitos de estrncio uma troca com o clcio do tecido dentrio e recristalizao na forma de apatita de estrncio.

Frmula
Pasta dental com Cloreto de Estrncio 10% Cloreto de Estrncio..................10% Pasta dental base q.s.p. ............60% F.S.A.

Farmacotcnica: Dissolver o Cloreto de Estrncio em q.s. de gua purificada e incorporar pasta dental previamente preparada. O Cloreto de Estrncio apresenta um sabor caracterstico, por isso, o mtodo ideal de mascarar seu sabor salgado flavorizarcom essncia de hortel, anis ou framboesa.

Oxalato de Potssio
Mecanismo de ao: Ao reagir com o clcio ionizado da dentina, o oxalato de potssio promove a deposio de cristais na superfcie do dente e/ou no interior dos canalculos, reduzindo de forma significativa a condutibilidade hidrulica prpria desta estrutura. Os cristais so insolveis, mantendo a impermeabilidade da dentina.

Frmula
Gel de Oxalato de Potssio a 3% Oxalato de potssio................3% Corante..................................q.s. Flavorizante............................q.s. Gel no-inicoq.s.p. ..............q.s.p. Farmacotcnica: Dissolver o oxalato de potssio em q.s.de gua purificada e incorporar no gel de hidroxietilcelulose a 2,5%. O pH da formulao deve ficar em torno de 7,0. Os flavorizantes mais indicados para esta formulao so os de laranja, hortel, anis e framboesa.

Nitrato de Potssio
Mecanismo de ao: Ocorre a despolarizao das terminaes nervosas responsveis por fazer chegar ao nervo os estmulos, atravs do balano dos ons sdio e potssio ao seu redor evitando a dor. Frmula Pasta dental de Nitrato de Potssio a 5% Nitrato de potssio.................5% Flavorizante............................q.s. Pasta dental base q.s.p. ..........60g

Farmacotcnica: Dissolver o nitrato de potssio em q.s. de gua purificada e incorporar pasta dental previamente preparada. Utilizar flavorizantes com sabores de hortel, anis ou framboesa.

Compostos Fluoretados
Mecanismo de ao: Quando em contato com as estruturas dentrias mineralizadas, as substncias fluoretadas reagem quimicamente com os ons clcio e fosfato, proporcionando a precipitao de cristais de fluoreto de clcio. Esses cristais formam-se especialmente na embocadura dos tbulos dentrios, onde seu contedo lquido rico em ons clcio e fosfato. Formulao Gel de Fluoreto de Sdio a 1% Fluoreto de sdio.........................1% Gel base no inico q.s.p. ............15g F.S.A.

Compostos Fluoretados
Farmacotcnica Dissolver o fluoreto de sdio q.s.de gua purificada e incorporar no gel no inico de hidroxietilcelulose a 2,5%. A incorporao de edulcorante e flavorizante indicada e os sabores mais apropriados so os de laranja, hortel, anis ou framboesa. Acondicionar em bisnagas de bisnagas de plstico opaco e armazenar em local seco temperatura ambiente.

Agradecemo s a ateno!!!

Anda mungkin juga menyukai