Anda di halaman 1dari 18

Alunos: Ricardo Darre Tiezzi Gustavo Peres Samira Mariana Nunes Polastre Juliana Wada Ramos da Silva Jlio

Caractersticas dos Materiais Cermicos


Os materiais cermicos podem ser caracterizados por serem inorgnicos, no-metlicos e refratrios. Vantagens: -Alta resistncia a corroso e a altas temperaturas; -Mais leves que a maioria das ligas metlicas; -Alta dureza; -Matria-prima abundante.

Aplicao nas mais diversas reas: automotiva, aeronutica, informtica, eletrnica, medicina, militar, comunicaes, qumica e etc.

Tipos de Cermicas
Tradicionais: So aquelas

usadas h mais tempo pelo


homem, geralmente encontradas na natureza. Ex: vidro, cimento. Especiais:

Foram desenvolvidas pelo homem mais recentemente. So os carbetos (SiC), xidos puros (Al2O3), vidros no-silicosos, piezeltricos entre outros. So os mais empregados nos motores.

Comparao com outros materiais


Material Melting Temp.(oC) Heat Capacity (J/kg.K) Coefficient of Linear Expansion 1/oCx10-6 23.6 Thermal Conductiv-ity (W/m.K) 247

Aluminum metal

660

900

Copper metal

1063

386

16.5

398

Alumina Fused silica Soda-lime glass

2050 1650 700

775 740 840

8.8 0.5 9.0

30.1 2.0 1.7

Polyethylene

120

2100

60-220

0.38

Polystyrene

65-75

1360

50-85

0.13

Aplicaes em Motores
Desde que as cermicas especiais comearam a ser desenvolvidas, estas passaram a ser empregadas na industria automotiva. Um dos principais pontos de aplicao so os motores, pois a caracterstica de isolante trmico das cermicas contribui enormemente para o rendimento do motor, pois permite que o processo seja o mais prximo possvel do adiabtico. Alm disso, os dispositivos piezeltricos so de grande utilidade na parte eltrica dos motores atuais. Mas o uso destes materiais ainda restrito devido a fragilidade e ao alto custo destes materiais. As principais substncias utilizadas em motores so: Alumina (Al2O3), Nitreto de Silcio (Si3N4), Carbeto de Silcio (SiC) e Zircnia.

Cilindro

Vlvulas

Camara de Mistura Diesel (Swirl Chamber)

Rotor de turbocompressor

Motor Jato

Injeo eletrnica

Controle de vlvulas

Sonda Lambda

Componentes injeo eletrnica diesel

Velas

Velas de ignio

Velas aquecedoras

Chips

Power-Saving Saturation Glow Plugs

Ponta de Balancim

O Motor de Cermica
Desde que as cermicas passaram a ser empregadas em motores, sonha-se com a construo de um motor construdo de cermica. Graas as caractersticas das cermicas, um motor desses permitiria um alto desempenho, aliado a um baixo consumo de combustivel, lubrificao desnecessria, baixo peso e uma baixa emisso de poluentes. Mas estes materiais dificultam muito a construo e os custos so proibitivos. Apesar disso, prottipos j foram feitos e uma possibilidade para o futuro.

Bibliografia
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/1614/ http://www.ndt.net/news/fhg_cera.htm http://europa.eu.int/comm/environment/waste/submissions/bosch3.pdf http://www.geocities.com/CapeCanaveral/1614/ceramic.html#The_future http://matse1.mse.uiuc.edu/~tw/ceramics/prin.html http://people.alfred.edu/~misture/demo/strong_appli.html http://www.techmat.com.br/materiais.htm http://www.findarticles.com/p/articles/mi_m3MKT/is_v94/ai_4166289 http://www.ultrahardmaterials.co.uk/ceramic_rotary_engine.htm http://www.transportation.anl.gov/publications/transforum/v3n3/ceramic_components.html http://www.atsspartec.com/ASPRO-Applications.htm http://www.ornl.gov/~webworks/cppr/y2002/rpt/111731.pdf#search='ceramic%20engine%20components http://www.kyocera.com FORTULAN, C. A.; Influncia dos mtodos de injeo e de prenssagem isosttica no desempenho das cermicas estruturais. Universidade de So Paulo. So Carlos, 1997.

Anda mungkin juga menyukai