Anda di halaman 1dari 36

Desenvolvimento Infantil

Psicologia Scio-Histrica

Concepo social da natureza da conscincia e da personalidade humana


TERICOS: - Vigostki - Leontiev - Luria

A histria o produto dos modos pelos quais os homens organizam sua existncia ao longo do tempo e diz respeito ao movimento e s contradies do mundo, dos homens e de suas relaes. Inclui o processo de evoluo dos seres vivos, o processo de complexificao pelo qual passa esse ser, que, superandose como ser biolgico firma-se como ser social e histrico.

Movimento
Contradies, conflitos entre opostos o que engendram as transformaes e mudanas. Sem conflito de opostos, no h transformao!

Contradio
Todos os fenmenos contm a si e a seu oposto; o oposto no fora, intra. A matria viva transformao em movimento! Ex: causa tambm efeito e efeito tambm causa; toda forma tem contedo e todo contedo tambm forma.

Atividade Vital Humana


Superao do biolgico: desenvolve-se funo cognitiva e afetiva Desenvolvimento-> aes intencionais -> conscincia de uma finalidade que precede a transformao concreta da realidade natural ou social. Assim, a Atividade Vital Humana ao material consciente e objetiva: prxis. Prxis -> dimenso autocriativa do homem (dimenso objetiva/prtica + dimenso subjetiva/terica) que se realiza na contnua transformao da realidade e de si mesmo, processo garantido pela estruturao da conscincia.

No processo de humanizao, a criana precisa se apropriar do patrimnio cultural humano-genrico, ou seja, daquilo que foi produzido historicamente pelo gnero humano, desde a linguagem oral at os equipamentos de tecnologia, dos objetos triviais do cotidiano s obras de arte, das brincadeiras e parlendas tica, poltica e filosofia. O conjunto das conquistas histrico-culturais humanas abarca habilidades e funes psicolgicas nonaturais, no garantidas pelo aparato biolgico. O desenvolvimento das funes do psiquismo depende de processos educativos e sociais.

Apropriao da cultura: carter ativo, natureza mediada, e capacidade de formar no homem novas funes psquicas.

Funes Psquicas
Capacidade ou propriedade de ao de que dispe nosso psiquismo no processo de captao da realidade objetiva. So elas: sensao, percepo, ateno, memria, linguagem, pensamento, imaginao, emoo e sentimento.

Funes Psquicas
Vigotski distingue entre: Funes psquicas elementares (FPE): comuns a homens e animais Funes psquicas superiores (FDS): exclusivas, produto da vida social
Animal: Conduta determinada por estimulao interna e externa Humano: Supera a determinao das estimulaes e domina o prprio comportamento.

Ex: Na criana
At fase pr-escolar a ateno elementar; dispersam com facilidade, so refns das estimulaes do meio. Os processos educativos oportunizam mecanismos para dominar a ateno e desenvolver a concentrao!

Sensao (elementar)
Momento inicial do reflexo da realidade Reflete as qualidades isoladas dos objetos e fenmenos do mundo material que atuam diretamente sobre os rgos dos sentidos Dela resulta uma imagem subjetiva do mundo objetivo

Percepo (elementar)
Funo responsvel pela representao do conjunto de propriedades do objeto que atuam diretamente sobre os rgos dos sentidos conferindo-lhe uma imagem unificada. Resulta de estimulao complexa, uma resposta estmulos complexos A funo social altera a percepo; experincia amplia o campo perceptual

Percepo (elementar)
a partir dos estmulos complexos que as imagens psquicas conquistam novas propriedades, firmando-se como signos (portadores de significao; ex: fala da professora) Tanto quanto o contato sensorial com os objetos, a comunicao verbal adultocriana decisava para a complexificao perceptual, requisito primeiro para a construo de conhecimentos (influncia do desenvolvimento da linguagem)

Ateno
Seleo/Reteno/Inibio (influxos concorrentes) S existe ateno em estado de viglia desperta Involtuntria X Voluntria Involuntria (elementar)- Natural, inata, reflexa; aparece e se manifesta independentemente de motivos conscientes do indivduo

Ateno Voluntria (superior)


Especificamente humana; origem em motivos/finalidades estabelecidas conscientemente pelo indivduo: manifestao volitiva; determinada pela ao, que atinge fins pr-estabelecidos pela pessoa; relacionada com os objetos da tarefas orientadas conscientemente. Dispe de qualidades: Tenacidade- propriedade de manter a ateno Vigilncia- propriedade de desviar a ateno

Sensao

Imagens psquicas construdas a partir de propriedades isoladas dos objetos (estmulos) Imagens psquicas construdas por uma totalidade sensorial caracterizadora de uma dada forma ao objeto Eleio seletiva de estmulos tornados conscientes

Percepo

Ateno Voluntria

Memria
Fixao, armazenamento, e evocao das experincias do indivduo Registro acessvel por evocao daquilo que no passado foi sentido, percebido e atentado. Associaes ocorrem por: contiguidade de tempo e espao; semelhana; contraste; causa e efeito.

Memria Involuntria
Substrato natural da memria, fixao sem planejamento de um fim e sem a utilizao de recursos auxiliares.

Fixa-se melhor o que possui maior significao.

Memria voluntria
Ocorre atendendo a um fim especfico e controlada pelo indivduo; fixa-se algo na memria e evoca-se sob apelo consciente; encerra atos psquicos capazes de dirig-la ocorrendo pela mediao de signos artificiais. Para se fixar algo na memria preciso, antes, compreend-lo, o que distingue a memria mecnica da memria racional. Memria de curta durao- possui expresso temporal e por isso conhecida como memria imediata e instantnea. Memria de longa durao- armazenamento prolongado do material; operam: repetio, associao com contedos prvios, importncia afetiva e compreenso. O desenvolvimento da memria se processa concomitantemente ao da ateno.

Memria
A partir dos 4/5 anos a memorizao adquire maior estabilidade, embora ainda privilegie contedos vinculados ao seu interesse e necessidades. Somente aps esse perodo tem incio o desenvolvimento da memria voluntria. apenas devido complexificao da linguagem e ampliao das aprendizagens que a memria voluntria desenvolve-se prioritariamente no funcionamento do indivduo.

Signos
Segundo Vigotski, para o desenvolvimento do autodomnio preciso que haja internalizao dos signos da cultura. Signos: meios auxiliares para a soluo de tarefas psicolgicas; ferramentas psicolgicas que orientam a conduta do homem no ambiente; estmulos de segunda ordem, diferente dos estmulos naturalmente presentes no ambiente como os visuais, auditivos e sonoros.

Signos
O signo o meio pelo qual o homem, ao superar os limites da representao imediata da realidade, passa a represent-la cognitivamente. Ex: A fala da professora constitui um estmulo de segunda ordem, isto , um signo, cujo significado altera a relao das crianas com os demais estmulos do meio.

Signos - Linguagem
Assim, a relao do homem com o que o rodeia passa a ser mediada pelos signos da cultura. E a palavra o signo por excelncia! Portanto, o principal sistema de signos existente a linguagem.

Linguagem (superior)
Sistema de signos (predominantemente verbal) que possibilita a comunicao complexa entre os homens. Sistema que permite a construo, fixao e generalizao dos conhecimentos consolidados historicamente. A linguagem assume uma funo mediadora entre o homem e o mundo fsico e social tornando possvel sua representao por meio de palavras.

Linguagem
Linguagem externa: organizao da relao com o outro; funo interpessoal. Linguagem egocntrica: organizao da relao consigo; funo de transio (internalizao). Linguagem externa: organizao da conscincia.

A transmutao da linguagem puramente subjetiva em linguagem objetiva decorre do uso funcional da palavra como recurso para nominar tanto os estados internos quanto os objetos. Como resultado deste processo se formam as idias, imprescindveis ao pensamento. Linguagem e Pensamento-> interconexo, porm diferentes origens: A finalidade primria da linguagem servir de meio de comunicao. J a finalidade primria do pensamento o conhecimento do real e a regulao do comportamento.

Pensamento (superior)
Processo socialmente condicionado que, ao longo do desnvolvimento, se liga indissociavelmente linguagem. Se vincula ao conhecimento sensorial, mas permite o estabelecimento de relaes entre objetos e fenmenos, promovendo apreenso da realidade em sua essncia e regularidade. Graas ao desenvolvimento do pensamento a atividade prtica deixa de ser imediata, tornandose mediada por conhecimentos.

Idia
O contedo do pensamento a idia, cuja origem a atividade do homem na realidade concreta, objetiva. Idia: reflexo (imagem) da realidade representada por signos (palavras) As idias se expressam sob a forma de conceitos e juzos Conceito: reflete caractersticas gerais, essenciais e diferenciais dos objetos e fenmenos. (Especificidade do objeto) Juzo: So os contedos dos conceitos; produto do estabelecimento de conexes e relaes entre propriedades e caractersticas dos objetos. (Movimento de anlise)

Classificao do Pensamento
Pensamento emprico: - forma primria do pensamento - indica aquilo que o fenmeno sob dadas condies, que se revelam sensorial e imediatamente (identidade e caractersticas distintivas dos objetos) - expressa-se ao longo do desenvolvimento como pensamento efetivo (conceito, essencialmente prtico) e pensamento figurativo (intermedirio entre o emprico e o terico) Pensamento terico: - apreende o objeto em sua origem, formao e transformao por meio de conceitos - opera por meio de idias extraindo dimenses do fenmeno que no se revelam sensorial e imediatamente - apreende a realidade em seu movimento, em seu trnsito. * O desenvolvimento do pensamento encontra-se necessariamente atuao na realidade obejtiva e ao desenvolvimento da linguagem

Imaginao (superior)
Construo antecipada da imagem do produto da atividade. Possibilita a criao de novas imagens sensoriais na conscincia por meio da transformao (mental) como ponto de partida das impresses recebidas da realidade.

Funes: Criao de um modelo psquico do produto final e dos meios requeridos na atividade Resoluo de problemas, busca de novas solues e, portanto, transformao criativa da realidade.

Imaginao e Pensamento
Vinculados, ambos mobilizados pelas necessidades do indivduo no trato com a realidade; porm a imaginao ocorre em uma formao concretofigurativa, enquanto o pensamento se produz por meio de operaes racionais. Tais processos so intercomplementares, pois o sistema de imagens e o sistema de conceitos so intimamente relacionados.

Tipos de Imaginao
Imaginao Passiva (sonho): criao de imagens que no conduzem a ao na direo de sua materializao. Imaginao Ativa: imagens orientadoras da atividade concreta (imaginao reconstrutiva e imaginao criadora) * A origem objetiva da imaginao a representao da realidade e seu curso pressupe a ruptura das conexes habituais possibilitando novas conexes!!!

Emoes (elementar)
Surgem da atividade cerebral segundo transformaes registradas a partir do mundo exterior. Expressam-se como reflexo sensorial direto como relao relativa sensaes. Cumprem a funo de sinais internos para atividade do indivduo, so geradas por qualidades isoladas dos objetos possuindo um carter circunstancial. Exemplos: raiva, medo, alegria, tristeza.

Sentimentos (superior)
As reaes emocionais vo adquirindo carter de sentimentos sob decisiva influncia da cultura. Possuem natureza histrico-social. Originam-se de necessidades e vivncias culturais, organizando-se em funo das condies sociais de vida e atitudes perante s experincias. Dependem sempre de objetos e fenmenos em conjunto e no de propriedades isoladas deles. Motivam-se por complexas relaes entre realidade presente, experincias passadas e expectativas futuras. Exemplos: amor, empatia, solidariedade.

As diferentes transies que ocorrem ao longo do processo de desenvolvimento caracterizam-se por crises e rupturas provocadas por contradies entre o modo como a criana vive em determinado momento e as possibilidades j existentes de superao. desta contradio que surge a necessidade da passagem para outro estgio qualitativamente mais complexo. (Vigotski, 1996)

Anda mungkin juga menyukai