Anda di halaman 1dari 24

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR LICENCIATURA EM INFORMTICA

Dalila Moema de Morais Maria Edcludia de Souza Ribeiro Maria Lusvanice Cruz
Profa.
MARIA LUCINEIDE DE SOUZA

Equipe 2:

Quem planeja o qu?


Professor planejamento do ensino; Direo e coordenao pedaggica planejamento institucional / Regimento, Projeto Pedaggico e o Plano de Desenvolvimento ou Estratgico; Tcnicos programas e projetos que materializam a poltica educacional.

Didtica Tradicional prtica de planejamento fragmentada. De um lado os que pensam e decidem; de outro os que acatam e executam e em posio intermediria os que supervisionam e garantem que seja cumprido pelos ltimos o que foi decidido pelos primeiros.

Quem planeja o qu?

Mtuas relaes entre o planejamento educacional, institucional e de ensino. Professor profissional reflexivo, autnomo e formador de sujeitos crticos e participativos dos processos sociais. Fruns e congressos educacionais nas escolas e nos municpios debatendo a temtica e escola que queremos edificar.

OS OBJETIVOS PRETENDIDOS

Primeiros elementos presentes em um plano de ensino. Definem o que os professores desejam que seus alunos aprendam em relao a um determinado contedo. Devem ser elaborados na perspectiva de formao de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: habilidades cognitivas, sociais, atitudinais, etc.

Nveis de objetivos

Geral So as metas e os valores mais amplos que a escola procura atingir a longo prazo. Especficos Expressam uma habilidade especfica a ser pretendida. Explicitam de forma clara a inteno proposta. Para se redigir um objetivo necessrio utilizar o verbo no infinitivo. Caso se deseje utilizar mais de uma habilidade no mesmo objetivo, deve se usar o outro verbo no gerndio. Ex: Avaliar as condies socioeconmicas do Nordeste, indicando os fatores determinantes da regio.

OS CONTEDOS ESCOLARES

Tipo de conhecimento que a escola seleciona para ensinar a seus alunos. Instrumento bsico para poder atingir os objetivos. Tipos de conhecimento: informaes, conceitos, mtodos, tcnicas, procedimentos, valores, atitudes e normas. Critrios para selecionar os contedos: validade, relevncia, gradualidade, interdisciplinaridade, acessibilidade, articulao com outras reas, cientificidade, adequao. Devemos delimitar os contedos por unidades didticas, com a diviso temtica de cada uma.

OS CONTEDOS ESCOLARES

O contedo selecionado precisa estar relacionado com os objetivos definidos. A escolha deve ser feita em torno de contedos mais importantes, mais centrais e mais atuais. Contedo precisa ir do mais simples para o mais complexo, do mais concreto para o mais abstrato.

OS PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

METODOLOGIA o estudo dos mtodos a forma que se ir desenvolver as aes. Como faremos para alcanar os objetivos propostos? O conjunto de mtodos aplicados a situao didtico pedaggica. Mtodo caminho escolhido pelo professor para organizar as situaes ensino aprendizagem. No planejamento, ao elaborar o projeto de ensino, o professor antev quais os mtodos e as tcnicas que poder desenvolver com seu aluno em sala de aula na perspectiva de promover a aprendizagem.

Os procedimentos de ensino selecionados pelo professor devem:


Estar coerentes com os objetivos propostos e com o tipo de aprendizagem previsto nos objetivos; Adequar-se s necessidades dos alunos; Servir de estmulo participao do aluno no que se refere s descobertas; Apresentar desafios e ser diversificados. Ex.: Aulas interativas, projetos de aprendizagem, etc.; ensino individualizado (mdulos de ensino, instruo audiotutorial, estudo atravs de fichas, etc.); mtodos didticos (expositivo, interrogativo, etc.); mtodos ativos (mtodo Montessori, mtodo de projetos, mtodo de trabalho em grupo, etc.) e tcnicas (discusso circular, painel integrado, mesa-redonda, seminrio, etc.)

OS RECURSOS DIDTICOS

Materiais fsicos e humanos que vamos utilizar na realizao das aes e apresentam-se como um conjunto de dispositivos (materiais) auxiliares no processo de aprendizagem. recurso didtico todo material utilizado como auxlio no ensino-aprendizagem do contedo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos (SOUZA, 2007 p. 111) A utilizao de recursos didticos requer: Compreenso sobre a criao e o uso das tecnologias e Proposta

classificao

Naturais: elementos de existncia real na natureza, como gua, pedra, animais. Pedaggicos: quadro, flanelgrafo, cartaz, gravura, lbum seriado, slide, maquete e etc. Tecnolgicos: Internet e seus dispositivos, rdio, tocadiscos, gravador, televiso, vdeo cassete, computador, ensino programado, laboratrio de lnguas. Culturais: biblioteca pblica, museu, exposies.

Classificao brasileira de recursos audiovisuais

Recursos visuais
Elementos ou cdigos cdigos digitais escritos cdigos analgicos Cnicos esquemticos abstrato-emocionais

Materiais ou veculos

lbum de seriado, Cartazes,Diafilmes, Diagramas, Diapositivos Espcimes, Exposio, Filmes, Flanelgrafo, Fotografias, Grficos, Gravuras, Imantgrafo, Mapas, Modelos, Mural didtico, Museus, Objetos, Quadro de giz, Quadros, Transparncias

Lista de recursos didticos (tecnologias) mais conhecidos


lbum seriado cartazes computador datashow desenhos ilustraes jornais letreiros discos livros mapas

filme maquete gravuras histrias em quadrinhos folder grficos gravador mimegrafo retroprojetor mural didtico

revistas museus slides quadro digitais televisso quadro de giz textos, rdio transparncias varal didtico Videocassetes DVD, outros.

A SISTEMTICA DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM


Verificao ou avaliao: o que pratica a escola? Diagnstica Formativa Somativa. Sua funo de acompanhamento e de correo do processo ou de medio dos resultados? utilizada para efeito de classificao dos alunos ou possui fins emancipatrios? Avaliar exige clareza quanto aos objetivos que se quer atingir para , a partir deles , apontarmos o que dever ser avaliado. Os alunos devem demonstrar conhecimentos , atitudes e habilidades quando submetidos a um processo avaliativo. Desafio: atravs de que iremos verificar a ocorrncia ou no da aprendizagem

A SISTEMTICA DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM

Qual o instrumento de avaliao caracterstico da educao bancria ? Que outros instrumentos dispomos com forte potencial avaliativo ? Quando avaliar? O que significa a expresso avaliao contnua e processual? Detectada a no aquisio das competncias pretendidas, fazer o qu? Reprovar ou empurrar para frente? Reter ou promover? Qual foi o espao, o tempo e a forma pensada pela escola para

A SISTEMTICA DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM


So tantas as interrogaes e to poucas as respostas! Mas uma coisa certa: as respostas sero construdas coletivamente e o lugar da explicitao destas o Projeto Poltico Pedaggico da escola.

... a avaliao deve ter como finalidade a orientao da aprendizagem, a autonomia dos aprendizes em relao aprendizagem e a verificao das competncias adquiridas.

Os desafios que ainda nos aguardam


Superao das prticas individuais, formais, meramente instrumental; Construo de experincias coletivas e interdisciplinares; Suporte por meio de uma coordenao pedaggica efetiva; Uma comunidade escolar aceita, reconhecida e que trabalhe em grupo; Gerando segurana, estabilidade para dar continuidade ao que se iniciou, capaz de ter legitimidade em suas decises; Clareza terica sobre o destino docente e educativo. Se no pensarmos os rumos do nosso trabalho ficaremos

ANDRADE, Pedro Ferreira de. AVALIAO DA APRENDIZAGEM. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000200. pdf Acesso em: 03 jan. 2013. LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educacin. Disponvel em: www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf Acesso em: 21 dez. 2012 MELLO, Rosngela Menta. Planejamento cewk. Disponvel em: cewk.pbworks.com/f/PLANEJAMENTO+ESCOLAR+STEN CIL.doc Acesso em: 21 dez. 2012

SIGNORELLI, Vinicius. Planejamento na escola... Educarede. Disponvel em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.int erna&id_tema=15&id_subtema=1&cd_area_atv=2 Acesso em: 21 dez. 2012 SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educao, IV Jornada de Prtica de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infncia e Prticas Educativas. Arq Mudi. 2007. Disponvel em: http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volum Acesso em: 04 de fevereiro de 2009.

Anda mungkin juga menyukai