Anda di halaman 1dari 23

Como uma floresta, o crebro est ativo algumas vezes, quieto outras, mas sempre cheio de vida.

Semelhante selva onde as plantas e os animais competem e se ajudam para sobreviverem, o crebro tem regies distintas para lidar com vrias funes mentais, tais como pensar, falar, sexualidade, memria, emoes respirao e criatividade, onde a rede de neurnios funcionam tanto de forma competitiva como cooperativa, respondendo aos desafios do ambiente. A lei da selva como a do crebro a sobrevivncia.

o crebro o responsvel por todas as aes voluntrias como falar, mexer os dedos, correr; bem como pelas aes involuntrias como a respirao, por exemplo. uma empresa cujos trabalhadores so as clulas nervosas que processam as informaes, para que o crebro trabalhe direitinho.

Para que o crebro desenvolva todo seu potencial preciso que seja estimulado. Nos primeiros anos de vida esta estimulao garante o desenvolvimento das fibras nervosas capazes de ativar o crebro e dot-lo de habilidades. importante a estimulao na dose certa, de forma direcionada e responsvel, sem excessos.

Este rgo, parecido com uma noz gigante, controla todo o nosso corpo, e por isso que devemos dar uma ateno especial a ele, mesmo antes do nascimento, pois, existem doenas que so diagnosticadas e tratadas mesmo na vida intra-uterina como o caso da hidrocefalia, do contrrio, doenas podero comprometer seriamente a aprendizagem do indivduo.

Um beb recm-nascido possui mais ou menos um quarto da massa cerebral de uma pessoa adulta. Ele j possui quase todos os neurnios que usar para o resto da vida, afinal, os neurnios, assim como ns, tambm crescem.

os estmulos so importantes se forem direcionados e intencionais. Um mbile musical no bero desenvolver a percepo visual e auditiva do beb. o beb ainda no ventre da me j reage ao ouvir uma msica lenta e deixa-o tranqilo. Um beb necessita de estmulos que o ajudaro a ter um desenvolvimento normal e sadio. conversar com o beb, sorrir para ele, brincar com cores e formas diversas, deixa-lo explorar o ambiente ao engatinhar tirando objetos perigosos do seu alcance.

O crebro responde bem a estmulos desde que somos criana , perodo que ele funciona melhor, pois est a pleno vapor. Aos dois anos o crebro est em uma importante fase de evoluo, portanto, hora de falar bastante com o beb para enriquecer seu vocabulrio, j que, segundo Piaget, nesta fase que ele comea a traduzir o pensamento em frases e a misturar as palavras segundo um processo mental lgico.

idade ideal para que a criana inicie novas aprendizagens.

Ultrapassada esta fase a criana ou o adulto poder aprender sim, porm, seu esforo ser maior.
Viso Controle emocional Vinculao social Vocabulrio 0 2 anos 0 2 anos 0 2 anos 0 3 anos

2 lngua
Matemtica e lgica Msica

0 10 anos
1 4 anos 3 10 anos

A neuro-anatomista americana Dr Marian Diamond realizou experincias com ratos. capazes de demonstrar que aqueles que foram criados em um ambiente enriquecedor, com estmulos como brinquedos, bolas, rodas, escadinhas e rampas desenvolviam um crtex cerebral mais espesso do que aqueles criados em um ambiente mais limitado, ou seja, sem brinquedos ou isolados. O aumento da espessura do crtex era devido ao aumento de ramificao de dendritos e das interconexes com outras clulas (sinapses).

Segundo pesquisas recentes, o crescimento de outros neurnios tambm aparece no hipocampo (regio cerebral ligada memria e aprendizagem). Conclui-se, portanto que em ambientes enriquecedores h maior crescimento de dendritos, aumentando o nmero de sinapses e melhorando a aprendizagem.

1 Ambiente pobre em objetos

2 Ambiente enriquecedor, onde os ratos interagem com os brinquedos provocando mudanas anatmicas no crtex cerebral.

Neurnios exercitados possuem um nmero muito maior de ramificaes (dendritos) se comunicando com outros neurnios. A sinapse pode ocorrer de vrias formas: dendrito com axnio, axnio com axnio, axnio com corpo celular.

Os estmulos apropriados nos primeiros anos de vida so de extrema importncia. As experincias da infncia iro determinar se uma criana ser um adulto mais inteligente ou menos inteligente, se ser medroso ou no etc.

O ambiente pode influenciar na maneira como o crebro ser ativado para funes como matemtica, linguagem, msica.

Se o crebro no receber estmulos apropriados durante este perodo, ser muito difcil se reativar por si mesmo, embora no impossvel.

Um clima positivo, sem ameaas possui grande poder de aprendizagem. Quando as emoes so bloqueadas podem causar stress, doena ou depresso pois somos seres mais emocionais do que cognitivos.

Pessoas que praticam algum exerccio mental como pintar, tocar instrumento, ensinar, fazer palavras cruzadas dentre outros, demoram mais para se esquecerem das coisas, principalmente, quando chegam na terceira idade. A doena de Alzheimer, por exemplo, aparece em cerca de 20% da populao com mais de 80 anos, caracterizando-se por inmeras alteraes patolgicas dos neurnios e pela morte macia de clulas provocando a perda de memria e outras deterioraes do comportamento e da personalidade. Este quadro pode ser amenizado ou evitado quando o indivduo submetido a atividades que exijam o constante exerccio da memria.

As emoes e o equilbrio psicolgico tambm dependem de exerccios cerebrais. O sistema lmbico o principal centro ativado para estas funes. Esta usina das emoes funciona bem ou mal de acordo com o combustvel que recebe. Um elogio a uma criana que acertou o proble de matemtica, por exemplo, estimula e fortalece as conexes do siste lmbico.

As atitudes futuras da criana dependem muito da qualidade que envolve razo e emoo. Um abrao e palavras de estmulo criana que caiu da escada podem fazer a diferena, ajudando-a a controlar suas emoes e futuramente saber sair-se bem de situaes difceis.

H casos em que a deteriorao parcial do desenvolvimento da linguagem est associada com a perda temporria de audio devido a infeces na infncia, como o caso da otite, justamente no perodo em que est se iniciando o processo de descoberta da linguagem. Isto prejudica, sobremaneira, o curso normal do desenvolvimento implicando em dificuldades na aprendizagem.

A audio apenas um dos diversos sentidos de comunicao com o mundo. Podemos perceber o mundo atravs de outros canais como a viso, olfato, gustao, tato.

Estes sentidos so fornecidos atravs de rgos com clulas especializadas convertendo as mensagens de luz, som, imagens, cheiro, sabor, dor, em cdigos compreensveis para o crebro, que mandam respostas de volta ao ambiente.
A interao destas mensagens e respostas ir determinar nossa sobrevivncia, experincias e evoluo do mundo, permitindo percebermos o perigo, ou ter idias extraordinrias .
a. A diversidade cultural do ambiente provoca mudanas no crebro. Novos ramos de clulas interconectados so adicionados e ampliados em resposta experincia e aprendizagem. O comportamento humano tambm e remodelado, para que o ser possa adaptar-se ao novo. e

propiciar criana um ambiente sensorialmente enriquecedor, causa um impacto cognitivo positivo sobre a criana, seja ela ainda beb ou mais crescida.

a educao ministrada em um ambiente saudvel recheado de cores, msicas, exerccios corporais e mentais, dramatizaes e jogos ser um estmulo para uma aprendizagem mais significativa.

Anda mungkin juga menyukai