Anda di halaman 1dari 111

Curso Tcnico em Administrao

Fundamentos da Administrao

Definio de administrao;

Administrao: cincia ou arte?


Definio de empresa, organizaes, processo de tomada de deciso, processo administrativo: planejamento, organizao, e controle; Conceituao, diviso e especializaes administrativas;

Funes organizacionais: finanas, recursos humanos, marketing, produo, materiais e logstica e organizao, mtodos e sistemas. Desenvolvimento do pensamento em administrao Enfoque nas principais escolas;

Referencial Bibliogrfico
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administrao. 5.ed. So Paulo: Makron Books, 1998. v.1 e 2

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 3.ed. Revisada e Atualizada. So Paulo: Campus, 2004.

Apresentaes

Conceito de Administrao
ADMINISTRAO um conjunto de atividades dirigidas utilizao eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcanar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.
(SILVA, Reinaldo O; 2001).

Conceito de Administrao
ADMINISTRAO um processo que consiste na coordenao do trabalho dos membros da organizao e na alocao dos recursos organizacionais para alcanar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.

Administrar
Interpretar os objetivos propostos pela organizao e transform-los em ao organizacional, por meio do planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da organizao, a fim de alcanar os objetivos da maneira mais adequada.
(Chiavenato, 2000).

Dinmica de Grupo

Grupos de 5 alunos

Administrao na Prtica

Vocs esto em um voo de aproximadamente 5 horas de durao. Saram do ponto de partida as 9 h da manh. No meio do caminho o piloto anunciou que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que est em srias dificuldades. Em seguida, o avio cai em um deserto e todos os tripulantes morrem, porm os cem passageiros sobreviveram. Ao se olhar do alto, o avio se confunde com a areia do deserto. A misso de vocs traar um plano para salvar a todos os passageiros.

Administrao na Prtica
No avio, todo quebrado, esto intactos os seguintes utenslios: 3 bssolas 100 garrafas de gua 100 culos escuros 100 pacotes de sal 30 canivetes suos 1 grande lona cor da areia 50 cobertores 1 espelho de maquiagem 2 mapas da regio 100 latas de comida

Administrao na Prtica

Descrevam, em poucas palavras, a estratgia de ao para salvar a todos. Enumerem em ordem decrescente de prioridade os objetos antes relatados, que sero utilizados nesta misso de salvamento, sendo o n. 1 o mais importante, e o n. 10 o menos importante.

Eficincia e Eficcia

Dinmica de Grupo
Sugesto de Resposta

Em termos areos, 150 Km representa apenas poucos minutos. Em pouco tempo o avio ser encontrado. Rapidamente ser sentida a falta do avio. No mximo, em 5 horas, que era o tempo previsto para o voo, as buscas comearo. A estratgia : - Manter todos juntos, prximos do avio, e aguardar o socorro. - fundamental: - Estar preparado e orientar o resgate; - Manter-se vivo; - Manter a sobrevivncia por um perodo maior, se for necessrio.

O quadro a seguir estabelece a utilidade de cada um dos objetos para esta situao especfica: 1. culos - Sem utilidade prtica. Se fosse na neve ele protegeria a viso 2. Bssola - Idem, j que todos devem permanecer nas proximidades do avio 3. Sal - Extremamente prejudicial sade, sal e sol no combinam. 4. Canivete - Sem utilidade aparente 5. gua - til, mas o ser humano sobrevive alguns poucos dias sem ela. 6. Cobertor - noite no deserto o frio facilmente atinge a temperatura abaixo de zero 7. Lona - til para proteger do sol escaldante do dia 8. Espelho - Extremamente til para dar sinal em caso de aproximao de socorro 9. Comida - til, mas disponvel uma vez que o socorro dever chegar em breve 10. Mapa - Desnecessrio, uma vez que todos devero permanecer juntos aguardando o socorro.

Assim, a ordem mais ou menos correta : 1. Espelho 2. Lona 3. Cobertor 4. gua 5. Comida 6. Canivete 7. culos 8. Bssola 9. Mapa 10. Sal Para verificar a performance, do grupo, calculem o desvio, fazendo a diferena absoluta de suas respostas com a referncia da tabela acima.

Fundamentos da Administrao

Tema para argumentao

Bill Gates foi convidado para uma conferncia em uma escola secundria. Ele falou por 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicptero. Em seu discurso, falou sobre como a poltica educacional de vida fcil para as crianas tem criado uma gerao sem conceito da realidade, e como esta poltica tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores escola. Acabou por dar alguns conselhos 1)A vida no fcil, acostume-se com isso. 2)O mundo no est preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que voc faa alguma coisa til por ele ANTES de sentir-se bem com voc mesmo. 3)Voc no vai ganhar $ 30.000 por ms assim que sair da universidade. Voc no ser vice-presidente de uma empresa com carro e telefone disposio, antes que voc mesmo tenha conseguido comprar e manter o seu prprio carro e telefone. 4)Se voc acha seu professor rude, espere at ter um chefe. Ele no ter pena de voc.

5)Vender jornal velho ou trabalhar durante as frias no est aqum da sua posio social. Seus avs tm um nome diferente para isso: eles chamam isso de oportunidade. 6)Se voc fracassar, a culpa no dos seus pais. Ento no lamente seus erros, aprenda com eles e faa certo da prxima vez. 7)Antes de voc nascer, seus pais no eram to crticos como agora. Eles s ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir voc dizer que eles so ridculos. 8)Ento antes de salvar o planeta para a prxima gerao querendo consertar os erros da gerao dos seus pais, tente limpar seu prprio quarto. 9)Sua escola pode ter eliminado a distino entre vencedores e perdedores, mas a vida no assim. Em algumas escolas, voc no repete mais de ano e tem quantas chances precisar at acertar. Isto no se parece em absolutamente NADA com o que acontece na vida real. Se pisar na bola, est despedido, RUA !!! Portanto, faa certo da primeira vez.

10)A vida no dividida em semestres. Voc no ter sempre os veres livres e pouco provvel que outras pessoas o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada perodo. 11)Televiso NO vida real. Na vida real, as pessoas tm que Abrir mo do barzinho e da boate e ir trabalhar!

Cincia ou Arte?
A Administrao no somente Arte, mas tambm Cincia que contm princpios definidos e conceitos, que dirigem a organizao dentro de certos limites. O profissionalismo tem sido aceito numa perspectivas progressista e dinmica.

Empresa
Atividade econmica organizada, que visa obteno de lucros mediante o fornecimento ao mercado de bens e servios gerados mediantes a organizao dos fatores de produo, mo-deobra, matria-prima, capital e tecnologia.

Organizao

ORGANIZAO todo tipo de estrutura ou sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo ou conjunto deles, possuindo ainda os processos de transformao e a diviso do trabalho.

Organizao
Objetivos das organizaes: finalidade para fornecimento de alguma combinao de produtos ou servios. Recursos organizacionais: pessoas, materiais, espao, maquinrio, mobilirio, tempo, conhecimento. Processos de transformao: aes dos sistemas organizacionais

Diviso do Trabalho
Tarefas especficas so realizadas por pessoas ou grupo de pessoas para se atingir o objetivo da organizao. Assim, a diviso do trabalho permite superar limitaes individuais por meio de especializao. Funes organizacionais: so as tarefas especializadas. Ex: produo, marketing, informtica, tecnologia, desenvolvimento, finanas, comrcio exterior, recursos humanos, dentre outras.

Funes Administrativas
Constitui-se pelo desdobramento de quatro Funes Administrativas, conhecidas por: Planejamento - Definio de objetivos e recursos Organizao - Disposio dos recursos em uma estrutura Direo - Realizao dos planos Controle - Verificao dos resultados

Processo de Deciso

Algumas decises equivocadas


Os grupos com guitarras esto acabando.
(Dick Rowe, executivo da Decca Records, ao dispensar os Beatles em 1962)

Quem, diabos, vai querer ouvir um ator falar?


(Harry Warner, Presidente da Warner Brothers Pictures, 1927)

Algumas decises equivocadas


Creio que no mundo existe mercado para uns cinco computadores.
(Thomas J. Watson, Presidente da IBM, 1943)

O conceito interessante, mas para merecer uma nota maior que 5, a ideia deveria ser vivel.
(Professor de Yale sobre a tese de Fred Smith propondo um servio confivel de malote. Smith viria a ser fundador da Federal Express)

Tomada de Deciso na Prtica


AUTOMVEL DO SCULO XXI O cliente AEOP (ASSUNTOS ESPACIAIS DE OUTROS PLANETAS) resolveu investir na fabricao de um novo automvel. Chamou as melhores montadoras do ramo e pediu desenvolvimento e apresentao de um produto dentro das condies do planeta e dos seres que nele habitam.

Tomada de Deciso na Prtica


1 PARTE:
No projeto do automvel do sculo XXI deve constar: Designer Caractersticas Material utilizado Preo Prazo para entrega

Tomada de Deciso na Prtica


Caractersticas do planeta e de seus seres:
Planeta: Terreno montanhoso e rochoso Prximo ao Sol (quente e com claridade intensa) Populao concentrada em cidades afastadas Atmosfera no permite voar Seres: Medindo entre 3 e 4 metros de altura Braos fracos Pernas fortes Apenas 3 dedos em cada em mo (sem polegares)

Tomada de Deciso na Prtica


DINMICA
Divide-se o grupo em dois subgrupos onde cada um corresponder a uma concorrente do ramo automobilstico. Cada subgrupo desenvolver seu projeto conforme a proposta citada.

Tomada de Deciso na Prtica


2 PARTE - O CARTEL Este projeto representa um potencial de lucro imenso e as empresas possuem a informao que seu maior concorrente est no preo, o pensamento dos dois presidentes o mesmo: NO POSSO PERDER ESSE CLIENTE !

As empresas marcam uma reunio. A inteno conhecer a proposta do concorrente antes deste passar para o cliente e se for o caso reformul-lo dentro de uma negociao onde ambas as empresas se saiam bem sucedidas junto ao cliente.

Tomada de Deciso na Prtica


3 PARTE - APRESENTAO DA PROPOSTA Eleger um representante de cada empresa para apresentar a proposta ao cliente, a equipe pode e deve dar sugestes a ele sobre qual a melhor maneira de apresentar, encantando o cliente com a sua proposta.

Fundamentos da Administrao

reas Funcionais da Administrao


Administrao da Produo Administrao de Marketing Administrao Financeira Administrao de Materiais Administrao de Recursos Humanos Administrao de Sistemas

reas Funcionais FIM

Empresa
reas Funcionais MEIO

Administrao de R.H.

reas Funcionais da Administrao

Administrao da Produo
a funo administrativa responsvel pelo estudo e pelo desenvolvimento de tcnicas de gesto da produo de bens e servios.

Dentre suas responsabilidade encontram-se: Estratgia de produo: as diversas formas de organizar a produo para atender a demanda e ser competitivo. Projeto de produtos e servios: criao e melhora de produtos e servios.

reas Funcionais da Administrao

Administrao da Produo

Sistemas de produo: arranjo fsico e fluxos produtivos. Arranjos produtivos: produo artesanal, produo em massa e produo enxuta. Estudo de tempos e movimentos Planejamento da produo: planejamento de capacidade, plano mestre de produo e sequenciamento.

reas Funcionais da Administrao

Administrao de Marketing

Controla de toda atividade mercadolgica de uma empresa, que compreende a escolha de objetivos e estratgias para os produtos existentes, e tambm o estudo de oportunidade para o lanamento de produtos. Faz a anlise das oportunidades de marketing, de pesquisa e seleo de mercados alvos, de desenvolvimento da estratgia de marketing, de elaborao de planos de marketing, de organizao, implementao e controle do esforo de marketing.

Atividades

Marketing

reas Funcionais da Administrao

Administrao Financeira

o conjunto de atividades visando gerir as finanas de uma empresa ou organizao, de forma a Obter maior rentabilidade possvel sobre o investimento efetuado sem comprometer a liquidez da empresa.

reas Funcionais da Administrao

Administrao Financeira

Alm dos controles internos de contas a receber, contas a pagar, bancos, caixa, receitas e despesas, de uma adequada formao do preo de venda, da apurao de resultados peridicos corretamente, do acompanhamento da rentabilidade, da administrao do caixa e da anlise desses resultados, est voltada para o diagnstico financeiro, de forma que possibilite a viso pelo Proprietrio ou Scios da empresa da sua performance econmico-financeira.

reas Funcionais da Administrao

Administrao de Materiais

responsvel pelo gerenciamento, planejamentos, coordenao, execuo, controle de materiais (todos os itens contabilizveis que entram na linha de produo de uma empresa e outros produtos especficos, alm de material de escritrio, limpeza, etc).
A finalidade da Administrao de Materiais assegurar o abastecimento contnuo dos itens que entram na fabricao dos bens e de outros em decorrncia da programao conjunta das reas de vendas e de produo.

reas Funcionais da Administrao

Administrao de Recursos Humanos

a rea da administrao que cuida do suprimento, da manuteno e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Assim a ARH requer, necessariamente, a conjuno de duas realidades: empresas e pessoas.

reas Funcionais da Administrao


Administrao Sistemas Integrados de Gesto: Engloba todos os processos: vendas, distribuio, materiais, industrial, controladoria, custos, financeiro, contbil qualidade. Seus aplicativos geram, compartilham e comparam todas as informaes, de forma a auxiliar a tomada de decises.

Nveis da Administrao
Nvel Estratgico - Alta Direo Viso longo prazo - Ambiente externo

Nvel Ttico - Gerncia

Nvel Operacional - Superviso Viso curto prazo - Ambiente interno

Execuo das operaes

Nveis da Administrao
Em cada nvel o administrador tem as funes de :

Solucionar problemas. Dimensionar recursos. Planejar a aplicao dos recursos. Desenvolver estratgias. Efetuar diagnsticos de situaes

Nveis da Administrao

Nveis da Administrao

Relacionando os nveis hierrquicos da administrao com as habilidades necessrias ao administrador, considerando os conhecimentos e as tcnicas necessrios para desempenhar cada tarefa:

Nveis da Administrao
Nvel Institucional - Alta Direo Viso longo prazo - Ambiente externo

Habilidades Conceituais Ideias, conceitos abstratos

Nvel Intermedirio - Gerncia

Habilidades Humanas Relacionamento Interpessoal

Nvel Operacional - Superviso Viso curto prazo - Ambiente interno

Habilidades Tcnicas Manuseio de coisas fsicas

Execuo das operaes

Fazer e executar

Nveis da Administrao
A tarefa da administrao interpretar os objetivos propostos pela organizao e transformar em aes organizacionais por meio de planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis organizacionais, para alcanar os objetivos da forma mais adequada situao

Fundamentos da Administrao

Caso Introdutrio (Chiavenato)

Estevo Marques recebeu uma incrvel notcia da diretoria da Tecno Componentes: sua promoo ao cargo de Gerente de Produo. A empresa se dedica produo de materiais eltricos e est perdendo mercado devido aos seus elevados custos industriais e consequente perda de competitividade. Como Estevo poderia planejar seu trabalho?

Histria do Pensamento em Administrao


1903 - Administrao Cientfica - nfase nas tarefas 1909 - Teoria da Burocracia nfase na estrutura 1916 Teoria Clssica - nfase na estrutura 1932 - Teoria das Relaes Humanas 1947 - Teoria Estruturalista 1951 - Teoria dos Sistemas 1954 - Teoria Neoclssica 1957 - Teoria Comportamental 1962 - Desenvolvimento Organizacional 1972 - Teoria contingencial 1990 - Abordagens contemporneas

Histria do Pensamento em Administrao


Tarefas, estrutura, tecnologia

pessoas,

ambiente

Cada uma dessas cinco variveis provocou uma teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variveis, omitindo ou relegando a um plano secundrio todas as demais

Histria do Pensamento em Administrao


1.
2. 3. 4. 5. 6.

Administrao cientfica (Taylor): nfase nas tarefas Teoria clssica (Fayol): nfase na estrutura Teoria burocrtica (Max Weber): nfase na estrutura Teoria das Relaes Humanas Teoria estruturalista A reao humanstica surgiu com a nfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A nfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingncia. Esta, posteriormente, desenvolveu a nfase na tecnologia. relegando a um plano secundrio todas as demais.

Cronologia das teorias da administrao

Teorias Administrativas, suas nfases e seus principais enfoques


nfase Tarefas Estrutura Teorias administrativas Principais enfoques Racionalizao do trabalho no nvel operacional Organizao Formal; Princpios gerais da Administrao; Funes do Administrador

Administrao Cientfica Teoria Clssica Teoria Neoclssica Teoria da Burocracia

Organizao Formal Burocrtica; Racionalidade Organizacional


Mltipla abordagem: Organizao formal e informal; Anlise intra-organizacional e anlise interorganizacional

Teoria Estruturalista

Teorias Administrativas, suas nfases e seus principais enfoques


nfase Teorias administrativas Principais enfoques Organizao informal; Motivao, liderana, comunicaes e dinmica de grupo; Estilos de Administrao; Teoria das decises; Integrao dos objetivos organizacionais e individuais; Mudana organizacional planejada; Abordagem de sistema aberto;

Teoria das Relaes Humanas

Pessoas

Teoria Comportamental

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Teorias Administrativas, suas nfases e seus principais enfoques


nfase Teorias administrativas Principais enfoques Anlise intra-organizacional e anlise ambiental; Abordagem de sistema aberto; Anlise ambiental (imperativo ambiental); Abordagem de sistema aberto; Administrao da tecnologia (imperativo tecnolgico);

Teoria Estruturalista Teoria Neo-estruturalista Ambiente Teoria da Contingncia

Tecnologia

Teoria de Sistemas

Administrao Cientfica Taylor


Fatores-chave do contexto Fase monopolista do capitalismo; Desperdcios de eficincia e produtividade; Fora de trabalho desqualificada;

Administrao Cientfica Taylor


Pressupostos Homo economicus (ser humano essencialmente egosta e racional, orientado por motivaes materiais); A organizao considerada um sistema fechado foco nos processos internos; Existe uma cincia de administrao, capaz de ser universalizada; Foco de anlise Processos operacionais de trabalho - ORT

Organizao Racional do Trabalho


Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos Estudo da fadiga humana Diviso do trabalho e especializao do operrio Desenho de cargos e tarefas Incentivos salariais e prmios de produo Conceito de homo economicus Condies ambientais de trabalho Padronizao de mtodos e mquinas Superviso Funcional

Administrao Cientfica Taylor


Conceitos-chave: Existe uma nica maneira certa para desempenhar cada tarefa; Dissociao da concepo do trabalho da sua execuo; Remunerao baseada em incentivos materiais;

Administrao Cientfica Taylor


Contribuies Melhoria acentuada da produtividade e eficincia; Introduz uma forma diferenciada de remunerao;
Limitaes Concebendo a organizao como um sistema fechado, no considerava as influncias das foras externas na administrao; Baseava-se em pressupostos motivacionais materiais e simplistas Criava condies propcias para a alienao do trabalhador;

Voltado ao Caso Introdutrio (Chiavenato)

O primeiro passo de Estevo Marques como gerente de produo foi analisar os tempos e movimentos das principais operaes da fbrica. Queria definir tempos padres para poder planejar o trabalho, qual o tempo mdio de produo de cada produto e, com isso, saber quantos produtos poderia fabricar por hora, dia, semana, ou por ms. Isso lhe daria uma ideia precisa do custo da mo-de-obra por produto. Como voc poderia ajudar Estevo?

Voltado ao Caso Introdutrio (Chiavenato)

Outro passo de Estevo Marques como gerente de produo foi implantar sistemas de incentivo salarial atravs de um plano de prmios de produo para quem ultrapassasse o tempo padro. Ajude Estevo a criar o plano de prmios de produo.

Cenas de Tempos Modernos

Ford e o Fordismo

Fundamentos da Administrao

Caso Introdutrio (Chiavenato)


A nova diretora-presidente da Castor Comrcio e Indstria, Isabela Menezes, pretende revitalizar a empresa fundada h 50 anos pelo seu pai, um empreendedor bemsucedido. A Castor se dedica produo e comercializao de cimento, desejo de Isabela tornar a empresa mais competitiva em um mercado caracterizado pelo conservadorismo e pela mesmice A Castor como todas as empresas concorrente uma empresa tipicamente tradicional que pouco mudou nas ltimas dcadas uma empresa tpica da Era Industrial. Uma pergunta paira na cabea de Isabela: quais so as opo para o futuro da Castor? Ajude Isabela a responder essa pergunta.

Teoria Clssica - Fayol


Fatores-chave do contexto Fase monopolista do capitalismo; Existncia de empresas altamente verticalizadas e hierarquizadas; Crescente conscientizao acerca da importncia da funo da administrao;

Teoria Clssica - Fayol


Pressupostos Prevalece o foco interno da anlise organizacional; Existem princpios gerais de administrao, capazes de serem universalizados; Existe a cincia de administrao;
Foco de anlise Organizao como um todo;

Teoria Clssica - Fayol


Conceitos-chave As 6 funes da empresa : administrativa, tcnica, comercial, financeira, segurana e contbil; As 5 funes da administrao: Previso, organizao, comando, organizao e controle; Os 14 princpios de administrao: diviso do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direo, subordinao dos interesses individuais aos gerais, remunerao do pessoal, centralizao, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa, esprito de equipe.

Pesquisa sobre a Teoria Clssica Fayol


No Laboratrio de Informtica:

1. Como Fayol definia o ato de administrar? 2. Em que representam as cinco funes administrativas? Previso, organizao, comando, organizao e controle. 3. Conceitue os princpios de administrao: diviso do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direo, subordinao dos interesses individuais aos gerais, remunerao do pessoal, centralizao, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa, esprito de equipe.

Teoria Clssica - Fayol


Contribuies A administrao pode ser vista como uma profisso capaz de ser treinada e desenvolvida; Marca a forma de compreender a administrao enquanto processo, composto de funes-chave;
Limitaes Prevalece a concepo da organizao como um sistema fechado, no dando a devida importncia aos fatores externos; Os pressupostos motivacionais ainda so de natureza material e simplista;

Voltado ao Caso Introdutrio (Chiavenato)

Isabela Menezes sabe que a rea industrial predomina na empresa: a produo determina os objetivos principais da empresa. O diretor industrial toma as principais decises, e as demais reas- marketing, administrao geral, recursos humanos, finanas, vo atrs. O volume de produo determina as necessidades de vendas e os custos de produo determinam o preo do produto no mercado. Como Isabela pode mudar isso?.

Tema para Pesquisa e Feedback na Prxima Aula:

Quais as principais diferenas Administrao Cientfica e a Administrao?

entre a Teoria Teoria Clssica

da da

Fundamentos da Administrao

Teoria da Burocracia - Weber


Fatores-chave do contexto Consolidao da autoridade racional-legal na sociedade; Racionalizao do direito; Centralizao do poder estatal; Expanso do capitalismo e crescimento da sociedade em massa; Industrializao e racionalidade tcnica presente em grandes empresas verticalizadas e hierrquicas;

Teoria da Burocracia - Weber


Pressupostos Trata-se de um modelo ideal de organizao
Foco de anlise Organizao como um todo;

Teoria da Burocracia - Weber


Caractersticas da Burocracia Carter legal das normas Carter formas das comunicaes Diviso do Trabalho Impessoalidade no relacionamento Hierarquizao da autoridade Rotinas e procedimentos Competncia tcnica e mrito Especializao da administrao Profissionalizao Previsibilidade do funcionamento Disfunes da Burocracia Internalizao das normas Excesso de formalismo e papelrio Resistncia a mudanas Despersonalizao do relacionamento Categorizao do relacionamento Superconformidade Exibio de sinais de autoridade Dificuldades com clientes Previsibilidade do funcionamento

Teoria da Burocracia - Weber


Contribuies O predomnio da lgica cientfica; Consolidao de metodologias de anlise racionais; Carter democrtico, mediante reduo dos favoritismos e clientelismos; Concepo de uma forma racional e eficiente de organizao sob as condies de existncia de atividades rotineiras; Limitaes Prevalece a concepo da organizao como um sistema fechado; A possvel rigidez pela formalizao e abuso de poder tecnocrtico;

Estruturalismo

Estudo das organizaes na sua estrutura interna e na interao com outras organizaes.

Caractersticas do Estruturalismo

Sociedade de Organizaes; Organizaes so formais (burocrticas) e complexas; Homem Organizacional; Abordagem mltipla da organizao: diversidade das organizaes, anlise intra e inter-organizacional, abordagem de sistema aberto e fechado, diferentes nveis da organizao Tipologias das organizaes: classificao das organizaes em grupos com caractersticas comuns visando reduzir a variabilidade e permitir avaliaes comparativas.

Estruturalismo
Contribuies Ampliao da Abordagem: foco no somente no indivduo e no grupo, mas na estrutura da organizao; Convergncia de vrias abordagens: Teoria Clssica, Teoria das Relaes Humanas e Teoria da Burocracia e Estudo tambm de organizaes no-industriais e organizaes no-lucrativas Limitaes Teoria da crise: foco nos problemas das organizaes complexas; Abordagem integrativa e de conflitos e Tipologias so simples e unidimensionais

Enfoque Comportamental
Contextualizao A escola clssica da administrao no gerou os resultados desejados em termos de eficincia e produtividade; O impacto dos enfoques sociolgicos e psicolgicos no estudo das organizaes; Crises econmicas dos anos 30; O enfoque comportamental pode ser dividido em: Escola de Relaes Humanas; Abordagem Comportamental;

Escola das Relaes Humanas


Fatores-chave do contexto Resultados insatisfatrios da Escola Clssica da Administrao; Impacto das cincias sociais e, especialmente, da psicologia; Questionamentos decorrentes da crise dos anos 30; Pressupostos Homem social; Foco interno organizao; A organizao um sistema social; Foco de anlise O indivduo e os grupos informais nas organizaes;

Elton Mayo e a Experincia de Hawthorne


1 fase: conhecer os efeitos da iluminao sobre os operrios 2 fase: estudar o fator psicolgico 3 fase: estudar as relaes humanas no trabalho 4 fase: estudar as relaes entre a organizao informal dos empregados e a organizao formal da fbrica

Elton Mayo e a Experincia de Hawthorne


Concluses: 1. Nvel de Produo Resultante da Integrao Social 2. Comportamento Social dos Empregados 3. Recompensas e Sanes Sociais 4. Grupos Informais 5. Relaes Humanas 6. Importncia do Contedo do Cargo 7. nfase nos Aspectos Emocionais

Escola das Relaes Humanas

Abraham humanas

Maslow:

estudo

sobre

as

necessidades

Escola das Relaes Humanas


Contribuies Incluso do fator humano na anlise organizacional Alerta sobre o impacto da motivao humana desempenho Limitaes Prevalece a concepo da organizao como sistema fechado; A organizao vista como um sistema social detrimento de outros aspectos de natureza tcnica; Pesquisas comprovam que trabalhadores felizes no sempre mais produtivos; no

um
em

so

Abordagem Comportamental
Fatores-chave do contexto Viso reducionista do ser humano presente na Escola de Relaes Humanas; Impacto dos desenvolvimentos nas cincias sociais; Pressupostos Homem complexo; Foco nos indivduos e na relao desses ltimos com o contexto;

Abordagem Comportamental

Foco de anlise Comportamento de grupos nas organizaes; Conceitos-Chave Motivao e fatores

Abordagem Comportamental
Contribuies Aumento de complexidade nas teorias de motivao e liderana, incluindo variveis contingenciais na anlise; Promoo da eficincia organizacional via motivao individual; Reconhecem a importncia de desenvolvimento dos RH; Introduo de prticas como participao, autonomia, iniciativa individual e trabalhos enriquecidos na administrao;

Abordagem Comportamental
Limitaes Podem ser vistas a partir de uma perspectiva puramente instrumental, de manipulao motivacional do trabalhador; Abordagem essencialmente descritiva, com poucas prescries para a prtica das organizaes; Falta de comprovao emprica de algumas das suas teorias;

Abordagem Quantitativa
Contexto Impacto da II Guerra Mundial e de financiamento estatal da pesquisa operacional; Impacto das associaes e revistas de pesquisa operacional. Foco Tcnicas de apoio ao processo de tomada de deciso nas organizaes

Abordagem Quantitativa

Anlise quantitativa decises administrativas Tcnicas: anlise de deciso, otimizao, simulao, previso, teoria dos jogos, modelos de rede, etc.

Contribuies: Melhoria dos mtodos quantitativos para anlise dos problemas Auxlio no processo de tomada de deciso nas organizaes;

Abordagem Quantitativa
Limitaes: Os modelos no so projetados para lidar com decises rotineiras ou imprevisveis; Desconsideram, ou no do a devida importncia aos fatores no quantificveis; Ignoram o lado humano nas organizaes;

Teoria de Sistemas e Enfoque Contingencial


Contextualizao Conscientizao acerca da interdependncia global ps II Guerra Mundial; Contra-movimento relacionado com a excessiva especializao das disciplinas; Influncia da obra de Von Bertalanffy; Emergem duas correntes: Teoria dos Sistemas; Enfoque Contingencial;

Teoria de Sistemas
Fatores-chave do contexto Impacto da II Guerra Mundial; Pressupostos As organizaes devem ser vistas como sistemas abertos; Foco de anlise A organizao, seus subsistemas e a interao com o ambiente onde se insere;

Teoria de Sistemas

Conceitos-chave A organizao um sistema aberto, composto de partes interdependentes entre si; A organizao est em contnua interao com o ambiente onde se insere, para coletar insumos e contribuir via produtos e servios;

Organizao - Sistema Aberto

Teoria de Sistemas
Contribuies: Considera as relaes entre os subsistemas organizacionais que possam afetar o alcance dos objetivos organizacionais Expanso das fronteiras da organizao e reconhecimento da importncia da interao com o ambiente Possibilita a identificao de solues alternativas

Limitaes: As vezes no consideram a complexidade e unicidade da vida social No oferece direcionamento acerca das funes e

Enfoque Contingencial

Influncia do pensamento sistmico Organizao como sistema aberto Constante interao com o ambiente em que se insere Existncia de mais de uma maneira de alcanar os objetivos propostos pela organizao Adaptao das organizaes s caractersticas do ambiente

Anda mungkin juga menyukai