Anda di halaman 1dari 13

Escola Bsica e Secundria de Vila Franca do Campo

Tema IV Geologia, problemas e Materiais do quotidiano.


Turma: 11 B
Docente: Paula Pires Ano Letivo: 2012/13 Trabalho realizado por : - Jessica Tavares n 10 - Joo Santos n 12 - Nicole Ribeira n 18

Localizao da Vila da Povoao em relao aos cursos de gua existentes na regio


A Vila da Povoao situa-se num cone de dejeo e um local com fracos declives. Com o avano do povoamento e com o arroteamento de novas terras para o interior da bacia hidrogrfica, comeou a haver uma ocupao em reas mais elevadas, denominadas de lombas. A ocupao da bacia hidrogrfica em relao Vila da Povoao de uma rea consideravelmente reduzida. Nesta rea existem encaixes vigorosos de cursos de gua e montanhas com um forte declive. As formaes de cobertura que ocupam quase toda a rea da Povoao so constitudas por cinzas vulcnicas, impedindo a infiltrao das guas.

Tipo de construes existentes volta dos cursos de gua principais que passam na vila.
Com a evoluo das reas ocupadas, sobretudo no cone de dejeo, foi-se reduzindo a rea disponvel para a dinmica fluvio-torrencial. Procedeu-se canalizao dos leitos fluviais, construiram-se pontes, estreitaram-se os canais fluviais e ocuparam-se as reas prximas dos estrangulamentos destes canais. Basicamente, os cones de dejeo foram completamente ocupados, fazendo com que no seja possvel a expanso dos canais, logo as habitaes iro ser afetadas.

Tipo de construes existentes volta dos cursos de gua principais que passam na vila.
No entanto a ribeira do Pulgar encaixa-se profundamente num depsito com as caractersticas dos conglomerados da Povoao. O encaixe no deposito foi parado no local da ponte, pois o leito est cimentado. Os alicerces da ponte ameaam ruir por falta de apoios. Em Dezembro de 1996, a eroso do depsito aprofundou 6 metros, fazendo com que houvesse uma declive muito elevado. Neste caso, a presena das pontes foi determinante, pois exerceu 2 efeitos importantes: o efeito de estrangulamento sobre o canal de escoamento e o aumento do declive pela cimentao do fundo do leito.

Nmero de ribeiras que confluem para a Povoao


A bacia hidrogrfica da Vila da Povoao apresenta cinco cursos de gua principais, sendo a freguesia da Vila da Povoao o local onde existe a foz onde todos estes se desaguam. Esta bacia tem uma rea de cerca de 31,7 Km2. Tendo em conta que o encaixe da rede hidrogrfica parece privilegiar as linhas de gua j constitudas, alargando as margens, aprofundando os fundos, mas dificilmente se procede formao de novas linhas de gua.

Nmero de ribeiras que confluem para a Povoao

Altitude a que situa a Vila


A Vila da Povoao situa-se a uma altitude de 400 metros em relao bacia hidrogrfica, tendo esta uma altura mdia de 391,7 metros (considerada relativamente baixa), embora o desnvel entre os interflvios e a foz sejam extremamente fortes. uma zona com elevados declives, sendo possvel fazer uma distribuio por duas reas bem distintas. Uma das reas mais declivosas situa-se junto s cabeceiras de linha de gua. Outras zonas com declives igualmente importantes so os encaixes dos cursos de gua na superfcie das lombas. Quanto mais prximo da confluncia das vrias ribeiras, maior o encaixe, bem como os declives.

Pluviosidade na zona.
A Vila da Povoao apresenta um clima mediterrneo hmido, logo o seu ndice de pluviosidade (de chuvas) considerado moderado, ficando entre os 500 e 1000 mm por ano. As chuvas ocorrem, por vezes, de forma intensa com maior quantidade no outono e no inverno, mesmo com temperaturas baixas. As cheias rpidas esto diretamente relacionadas com o tipo de tempo que influenciou as precipitaes na Vila da Povoao, juntamente com a elevada velocidade das massas de ar, que deu origem a uma subida drstica da massa de ar hmido, que ainda teve como consequncia, uma forte condensao.

Localizao de matas em redor da vila.

Uma parte considervel da Vila da Povoao ocupada por pastagens para gado bovino. Nas reas mais planas no h outro tipo de cobertura vegetal, visto que a criao de gado domina grande parte da economia agrria da ilha. Nas reas com maior declive, impossvel a criao de gado. nestas, que domina a floresta de criptomrias, que muito densa. As zonas em que estas florestas so mais densas, situam-se junto ao limite da bacia hidrogrfica e nos encaixes da rede de drenagem.

Abate de mata em redor da povoao e consequncias desse abate.


A criao de gado bovino, constitui uma grande parte da atividade econmica da Vila da Povoao. Para que haja essa criao, necessrio o abate de rvores, dando origem a pastos. Supostamente, as praticas agrcolas que promoviam a lavra dos terrenos foram abandonadas e o alargamento de pastos foi incrementado. Isto considerado como um facto pela ocorrncia das cheias. Para as pessoas que habitam nos leitos de inundao, isto considerado como um grande risco.

Abate de mata em redor da povoao e consequncias desse abate.

Medidas de preveno para o abate de rvores.


preciso assegurar que a ocupao do espao segue um processo de organizao, utilizao e transformao de acordo com as capacidade do espao, e para isso necessrio: Elaborao de cartas de risco geolgico; Impedir a ocupao dos leitos de cheias; Ordenar e controlar as aes humanas nos leitos das cheias; Implementar medidas que impeam a construo em zonas de cheias; Implementar medidas que impeam a extrao indevida de sedimentos;

Anda mungkin juga menyukai