Anda di halaman 1dari 37

Universidade Federal do Paran Departamento de Qumica TQ202 Qumica Analtica I

Fertilizantes
Prof : Rosemary Alunas: Cyntia Eliane Soave Juliane Tkaczuk

Introduo
Legislao Brasileira: so substncias minerais ou orgnicas, naturais ou sintticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas. Tm como funo repor ao solo os elementos retirados em cada colheita, com a finalidade de manter ou mesmo ampliar o seu potencial produtivo. Sua participao fundamental para o aumento do rendimento fsico da agricultura, isto , sua produtividade.

Introduo

Os elementos qumicos presentes nos fertilizantes, conforme a quantidade ou proporo podem ser divididos em duas categorias: macronutrientes: carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio, fsforo, potssio, clcio, magnsio e enxofre micronutrientes: boro, cloro, cobre, ferro, mangans, molibdnio, zinco, sdio, silcio e cobalto.

Introduo
Os fertilizantes constituem um dos principais insumos agrcolas e tm como fontes de matria-prima produtos oriundos da petroqumica e da minerao. Destaca- se a importncia dos fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potssicos, que constituem a mistura NPK.

Introduo
As deficincias mais comuns so de nitrognio (N), fsforo (P) e potssio (K), da a frmula bsica dos fertilizantes, NPK. -Nitrognio: na forma de N elementar; -Fsforo: na forma de pentxido de fsforo, P2O5; -Potssio: na forma de xido de potssio, K2O.

NPK

Como importante componente das protenas e da clorofila, o nitrognio freqentemente fator primordial no aumento da produtividade agrcola. O fsforo responsvel pelos processos vitais das plantas, pelo armazenamento e utilizao de energia, promove o crescimento das razes e a melhora da qualidade dos gros, alm de acelerar o amadurecimento dos frutos. O potssio responsvel pelo equilbrio de cargas no interior das clulas vegetais, inclusive pelo controle da hidratao e das doenas da planta.

Relao bsica entre nutrientes

A relao bsica a proporo encontrada entre os nutrientes presentes nos fertilizantes. Com os resultados da anlise de solo o tcnico pode consultar quais as doses de nitrognio (N), fsforo (P2O5) e potssio (K2O) devem ser aplicadas. Essas doses apresentam relao definida. Para efeito de simplificao, essa relao conhecida como N:P:K.

Relao bsica entre nutrientes

A seguir apresentado um exemplo de clculo de como obter a relao bsica entre os nutrientes presentes na frmula dos adubos. Por exemplo, caso tenha uma recomendao de 15 kg de N/ha; 75 kg de P2O5/ha; 30 kg de K2O/ha, para uma determinada cultura, pode-se encontrar a relao bsica da seguinte maneira:

Relao bsica entre nutrientes


RECOMENDAO: P2O5 K2O 75 -------- 30 15 1 -------- 5 --------2 N 15 ------

Relao:

1Kg Nitrognio 5Kg P2O5 2Kg K2O 1N:5P:2K

Relao bsica entre nutrientes


Dessa forma, podese afirmar que para se encontrar as relaes bsicas em fertilizantes formulados, devese dividir os nmeros da frmula pelo menor deles, desde que ele seja diferente de zero.

Nitrogenados
Tem em sua composio o nitrognio como nutriente principal e se originam da fabricao da amnia anidra (NH3), que a matria-prima bsica de todos os nitrogenados sintticos. A amnia anidra um gs obtido pela reao do gs de sntese, uma mistura na relao 1:3 de nitrognio (N) proveniente do ar com o hidrognio (H).

Nitrogenados

Fosfatados
O fsforo encontrado na natureza como fosfatos de rocha nas jazidas que ocorrem por todo o mundo. Essas jazidas so sedimentares, geralmente derivadas da vida animal ou gneas decorrentes da atividade eruptiva dos vulces. Rocha fosftica e enxofre so as matrias-primas bsicas para a produo da maior parte dos fertilizantes fosfatados solveis comercializados no Brasil e no mundo.

Fosfatados

Potssicos
Os depsitos potssicos, para se tornarem fertilizantes, precisam ser beneficiados at a obteno de produtos de mais alta concentrao e solveis em gua. No entanto, ao contrrio dos fertilizantes fosfatados, no requerem processos por tratamento com calor ou cidos fortes para obteno de produtos disponveis para as plantas. O potssio encontra-se em porcentagens elevadas em minerais como silvita, silvinita, carnalita e langbeinita. Por meio desses, pode-se chegar aos diversos fertilizantes potssicos existentes. Pela sua alta concentrao e baixo custo, a maior parte do potssio utilizado na agricultura mundial est na forma de cloreto de potssio.

Potssicos
As reservas de sais de potssio encontram-se difundidas por todas as regies do mundo. As principais so as da Ucrnia (50%) e do Canad (27%). Para diminuir a dependncia nacional do potssio utilizado na agricultura, pesquisadores de vrias instituies do pas vm buscando opes para obteno desse elemento com base em minerais contidos em rochas brasileiras. Os resultados mais satisfatrios at o momento tm sido encontrados pela moagem de rochas silicticas que contm o mineral flogopita.

Cadeia Produtiva de Fertilizantes


O segmento extrativo mineral fornece as matrias-primas bsicas dos fertilizantes, principalmente: o gs natural; o rasf (resduo asfltico do petrleo); a nafta; rocha fosftica, do enxofre e das rochas potssicas.

Cadeia Produtiva de Fertilizantes


Com base nesses insumos, obtm-se ento as matrias primas intermedirias: cido sulfrico; o cido fosfrico; a amnia anidra; fertilizantes simples, dos quais resultam os fertilizantes bsicos, como a uria, o sulfato de amnio, o superfosfato simples e o cloreto de potssio, que, por fim, originam os fertilizantes granulados e as misturas de formulao NPK, complexos.

Cadeia Produtiva de Fertilizantes

Tipos de Fertilizantes

Fertilizante mineral: produto de natureza fundamentalmente mineral, natural ou sinttico, obtido por processo fsico, qumico ou fsicoqumico, fornecedor de um ou mais nutrientes das plantas. Fertilizante orgnico: produto de natureza fundamentalmente orgnica, obtido por processo fsico, qumico, fsico-qumico ou bioqumico, natural ou controlado, com base em matriasprimas de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, enriquecido ou no de nutrientes minerais. Fertilizante organomineral: produto resultante da mistura fsica ou combinao de fertilizantes minerais e orgnicos.

Fertilizantes minerais e orgnicos apresentam diferenas quanto qualidade:


CARACTERSTICAS

FERTILIZANTES ORGNICOS Esterco animal e resduos da colheita

FERTILIZANTES MINERAIS Nitrognio do ar e minerais do solo

Fonte dos Nutrientes

Concentrao dos Nutrientes


Disponibilidade dos Nutrientes Qualidade

Baixa

Alta

Varivel Freqentemente inconsistente

Imediata Determinvel e consistente

Critrios que permitem analisar a qualidade do fertilizante


Granulometria: forma e tamanho das partculas. Tem importncia na previso da velocidade de dissoluo do fertilizante. Alm disso, a uniformidade dos gros permite boa regulagem dos equipamentos de aplicao, o que no compromete a distribuio dos fertilizantes na rea de plantio. Interfere nos fenmenos de superfcie, tais como solubilidade, higroscopicidade e empedramento.

Critrios que permitem analisar a qualidade do fertilizante


Consistncia: resistncia fsica dos gros. A armazenagem e o transporte dos fertilizantes dependem da boa consistncia das partculas, para a qual contribui bastante a uniformidade da granulometria. Fluidez: refere-se facilidade de livre escoamento do fertilizante, ou seja, sua capacidade de distribuio mecnica no local da aplicao. Densidade: relaciona-se diretamente com a fluidez e um atributo importante, principalmente no caso de fertilizantes lquidos.

CARACTERSTICAS DOS FERTILIZANTES


- Solubilidade Para avaliao da solubilidade de fertilizantes nitrogenados e potssicos geralmente so utilizados os teores solveis em gua, enquanto que em fertilizantes fosfatados, so utilizados para recomendao os teores solveis em gua e em citrato neutro de amnio e cido ctrico.

CARACTERSTICAS DOS FERTILIZANTES


- Salinidade caracterizada pelo ndice salino (IS) do fertilizante, que a presso osmtica causada pelo fertilizante quando aplicado no solo. A referncia o nitrato de sdio: NaNO3 (IS = 100); - Reao a capacidade de alterar a reao do meio no qual eles so solubilizados (reao cida ou alcalina). - Reao cida: expressa em termos da quantidade de CaCO3 necessria para corrigir a acidez gerada pelo fertilizante. - Reao alcalina: expressa em termos da quantidade de CaCO3 que gera alcalinidade equivalente gerada pelo fertilizante.

CARACTERSTICAS DOS FERTILIZANTES


- Densidade a caracterstica dos fertilizantes que relaciona massa e volume do produto. O conhecimento da densidade importante no dimensionamento de reas de armazenamento e de embalagens. - Fertilizantes slidos: uria (1,33 g/cm); fosfato diamnico( 1,78 g/cm); KCl (1,99g/cm). - Fertilizantes lquidos: URAN (1,326 g/cm), sulfuran (1,26 g/cm) e Aquamnia (0,89g/cm). A densidade uma caracterstica muito importante em adubos lquidos porque afeta diretamente a fluidez e a viscosidade e, conseqentemente, a dosagem a ser aplicada do fertilizante fludo.

CARACTERSTICAS DOS FERTILIZANTES


- Higroscopicidade Refere-se capacidade do fertilizante absorver gua da atmosfera e tem implicao direta sobre a compatibilidade entre fertilizantes na produo de misturas. Essa tendncia do fertilizante em absorver gua expressa pela umidade relativa crtica (Urc) que a umidade relativa mxima a que determinado fertilizante pode ser exposta sem que ocorra absoro de gua. Algumas misturas de fertilizantes so incompatveis porque ocorre uma diminuio do valor da Urc. Uma das principais maneiras de reduzir o problema da higroscopicidade em fertilizantes a granulao ou o recobrimento dos grnulos com materiais como caulim, enxofre, parafina, polmeros, formaldedo e fosfatos naturais.

Conseqncias da higroscopiscidade
* * * * reduz a fluidez reduz a resistncia grnulos reduz teor nutrientes facilita empedramento

Empedramento
a cimentao das partculas de um adubo formando uma massa de maior dimenso que as partculas originais. 1. Conseqncias do empedramento * dificulta o manuseio e a aplicao.

Empedramento
2. Fatores que provocam empedramento * higroscopiscidade * presso de empilhamento * tempo de armazenagem * tamanho e forma das partculas 3. Preveno do empedramento * revestimento dos grnulos * granulao * secagem * anti- empedrante

Classificao em relao ao critrio fsico


P Lquidos ou Fludos Gasosos Misturas de Grnulos Mistura Granulada Complexo Granulado

Classificao em relao ao critrio fsico


- Mistura de grnulos Consiste simplesmente em uma mistura fsica de matriasprimas previamente granuladas. Ocorre quando dois ou trs tipos de grnulos diferentes esto presentes na mistura.

Classificao em relao ao critrio fsico


Exemplo: Mistura de grnulos de sulfato de amnio + Grnulos de SFT + Grnulos de KCl.

Classificao em relao ao critrio fsico


Mistura granulada uma mistura de produtos em p que passa pelo processo de granulao para que os diferentes nutrientes fiquem no mesmo grnulo. No ocorre reao entre os componentes da mistura.

Classificao em relao ao critrio fsico


Exemplo: N-P-K no grnulo

Classificao em relao ao critrio fsico


Complexo granulado uma mistura de matrias-primas cujo resultado o surgimento de novos compostos qumicos. Exemplo: NH3 (g) + H2PO4 (l) + KCl (p) NH4H2PO4 + KCl NPK no mesmo gro

Bibliografia

Anda mungkin juga menyukai