Anda di halaman 1dari 20

CENTRO UNIVERSITRIO BELAS ARTES PROF.

GUILHERME BRYAN 1 SEMESTRE 2013

Apresentar ao aluno a linguagem cinematogrfica e videogrfica enquanto instrumental para a construo de discursos audiovisuais carregados de significao. Habit-lo a utilizar esse instrumental na produo de discurso audiovisual e nas leituras especializadas dos discursos audiovisuais presentes em nossa sociedade.

Os fundamentos da linguagem audiovisual; apresentao e discusso dos elementos da linguagem audiovisual (planos, ngulos, movimentos de cmera, decupagem e noes bsicas de montagem) visando a construo e anlise de discursos audiovisuais.

Apresentar ao aluno a linguagem cinematogrfica e videogrfica enquanto instrumental para a construo de discursos audiovisuais carregados de significao.

Exercitar novas linguagens a partir de experincias prticas.

Preparar o discente para a prtica laboratorial da linguagem audiovisual.


Habilit-lo a utilizar esse conhecimento instrumental na produo de discurso audiovisual e nas leituras especializadas dos discursos audiovisuais presentes em nossa sociedade.

Aulas tericas e exerccios prticos de roteiro, produo e anlise de material audiovisual. Em todas as aulas, sero apresentadas produes marcantes da produo audiovisual, com destaque para a produo cinematogrfica.

06/02 18/02 20/02 25/02 27/02 04/03 06/03 11/03 13/03 18/03 20/03 25/03 27/03

Apresentao do Plano de Ensino A Comunicao Audiovisual / Cinema e Significao A Comunicao Audiovisual / Cinema e Significao Elementos Constitutivos da Imagem Atividade em aula sobre Georges Mlis Planos de Cmera, ngulos de Cmera Atividade em aula sobre David W. Griffith Cmera Subjetiva; Movimentos de Cmera Atividade em aula sobre O Homem Com Uma Cmera Cena, Sequncia e Plano Sequncia Atividade em aula sobre Rastros de dio Montagem Narrativa linear, alternada e invertida Entrega do projeto de trabalho da atividade

01/04 Desenvolvimento do projeto do trabalho prtico 03/04 Entrega do projeto do trabalho prtico 08/04 Roteiro, decupagem e storyboard 10/04 Atividade em aula sobre Janela Indiscreta 15/04 Narrativa Clssica, A Vanguarda Sovitica 17/04 Atividade em aula sobre Sergei Eisenstein 22/04 Vista da avaliao 24/04 Vista da avaliao 29/04 O Expressionismo alemo, o Surrealismo no Cinema 06/05 Atividade em aula sobre M, O Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang 08/05 O Neo-Realismo Italiano e Cinema Brasileiro

13/05 Atividade em aula sobre Ladres de Bicicleta, de Vittorio De Sica 20/05 Roteiro, decupagem e storyboard exerccio prtico 22/05 Roteiro, decupagem e storyboard 27/05 Roteiro, decupagem e storyboard 29/05 Roteiro, decupagem e storyboard 03/06 Montagem e Finalizao 05/06 Montagem e Finalizao / Entrega do Trabalho Final 10/06 Reviso do Contedo 12/06 Prova 24/06 Vista de Avaliao e Segunda Chamada 26/06 Vista de Avaliao e Segunda Chamada

As anlises dos trechos de filmes realizadas em sala de aula devero ser entregues juntas uma semana antes da entrega do trabalho prtico. O projeto entregue no primeiro bimestre dever contar toda a descrio do que ser realizado, destacando os movimentos de cmera e a sugesto de montagem, de acordo com o que foi ensinado em sala de aula. O produto dever ser entregue no final do segundo bimestre, devidamente filmado e de acordo com os critrios ensinados em sala de aula.

1 Bimestre Anlise audiovisual 50% Trabalho prtico 50% 2 Bimestre Avaliao 60% Trabalho prtico 40% Nota final 2 x 1B + 3 x 2B 5 = 6

Subseo IV

Da avaliao do desempenho escolar dos cursos de graduao


Art. 62. Ser considerado aprovado o aluno que atender, concomitantemente, os seguintes requisitos: I Frequncia mnima de setenta e cinco por cento das aulas e demais atividades escolares programadas e constantes do horrio de aulas e do calendrio escolar. II Nota final de aproveitamento igual ou superior a seis, correspondente mdia ponderada das duas notas bimestrais, que sero totalizadas aplicando-se peso dois primeira nota bimestral e peso trs segunda nota bimestral para efeito da citada mdia ponderada.

Subseo IV

Da avaliao do desempenho escolar dos cursos de graduao


2 - Ser concedida segunda chamada de verificao de aproveitamento, disposta no 1 deste artigo, ao aluno que no comparecer no dia da avaliao, requerer no prazo previsto em calendrio escolar e efetuar o pagamento da respectiva taxa. 3 - Ser diferida apenas uma segunda chamada por disciplina no semestre. Caso venha a perder mais de uma avaliao de uma mesma disciplina no semestre, prevalecer a 2 solicitao, ou seja, ter direito a realizar apenas a segunda chamada equivalente a avaliao no realizada do 2 bimestre. A avaliao da segunda chamada contemplar o contedo integral ministrado no semestre letivo.

Solicita-se que sejam desligados celulares e que, em hiptese alguma, sejam feitas ou atendidas ligaes durante a aula. Solicita-se que os alunos evitem entrar e sair da sala durante a aula. Caso haja reclamao por parte dos alunos sobre entradas e sadas da sala de aula, estas sero proibidas. permitido o uso de laptop durante a aula exclusivamente para anotaes. Aluno que o utilizar para outros fins que no os relacionados ao tema da aula ser repreendido e proibido de usar o laptop nas aulas seguintes. Aluno que atrapalhar as aulas por inapropriado comportamento ser oralmente advertido e poder ser convidado a se retirar da sala de aula caso continue a comportar-se inadequadamente. Neste caso, a coordenao do Curso ser informada e tomar as providncias segundo o Regimento disciplinar da IES.

ABRUZZESE, Alberto. O Esplendor da TV origem e destino da linguagem audiovisual. So Paulo: Studio Nobel, 2006 BRESLIN, Jan Roberts. Produo de Imagem e Som. So Paulo: Elsevier, 2009 CAMPOS, Flvio de. Roteiro de Cinema e Televiso. Rio de Janeiro: Zahar, 2007

AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995 GAGE, Leighton & MEIER, C. O filme publicitrio. Rio de Janeiro: Globo, 1993 MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematogrfica. So Paulo: Brasiliense, 1990 VANOYE, Francis. Ensaio sobre a anlise flmica. Campinas: Papirus, 1994 WATTS, H. On Camera: o curso de produo de filme e vdeo da BBC. So Paulo: Summus, 1990

Marcel Martin destaca trs aspectos principais do cinema: Fragilidade est ligado a um suporte material extremamente delicado e que se estraga com o uso; Futilidade a mais jovem de todas as artes nascida de uma vulgar tcnica de reproduo mecnica da realidade; Facilidade apresenta-se, na maioria das vezes, sob as aparncias do melodrama, do erotismo ou da violncia.

1.

2.

3.

O primeiro problema posto para a inveno do cinema foi a criao de um meio de mostrar imagens de sombras com a utilizao de um projetor que fazia passar luz atravs de uma transparncia para lanar uma imagem numa tela refletora em um aposento escuro. Surgiu, ento, a camara obscura, que permitia olhar por um buraquinho para um compartimento dentro do qual, na parede oposta, havia uma imagem fraca e invertida de uma cena externa. Esse processo investigado desde a poca de Aristteles e atraiu o interesse de nomes como Leonardo da Vinci.

O norte-americano Thomas Alva Edison desenvolveu, na ltima dcada do sculo XIX, o cinetoscpio, o primeiro projetor de filmes em movimento. No acreditava na viabilidade comercial da inveno, uma vez que era uma mquina que s podia ser usada por uma pessoa de cada vez, pagando uma taxa para ver alguns momentos de movimento fotografado. Em 1894, um exibidor abriu um Cinetoscpio, com dez das mquinas na Broadway, em Nova York.

Oficialmente, a primeira exibio cinematogrfica pblica aconteceu em 28 de dezembro de 1895, no subsolo do Grand Caf, em Paris A Chegada do Trem na Estao, dos irmos Louis e Auguste Lumire documentrio modo de captar a realidade em movimento. O custo era de 1 franco por pessoa. Esta e outras tentativas de exibies pblicas, em seguida nos Estados Unidos e na Inglaterra, estimularam a ideia de imagens em movimento projetadas para divertimento do pblico, dando incio quela que seria uma das indstrias mais rentveis do entretenimento no mundo.

Anda mungkin juga menyukai