Anda di halaman 1dari 15

guas Subterrneas

Introduo

As guas subterrneas correspondem a 97% de toda a gua doce encontrada no planeta (excetuando-se as geleiras e calotas polares). As reservas subterrneas geralmente so formadas e realimentadas pelas guas de chuvas, neblinas, neves e geadas, que fluem lentamente pelos poros das rochas. Normalmente esses reservatrios possuem gua de boa qualidade para o uso humano (gua potvel), devido ao processo de filtragem pelas rochas e por reaes biolgicas (eliminao de microorganismos devido ausncia de nutrientes e oxignio que os viabilizem ) e qumicas naturais ( troca inica, decaimento radioativo, remoo de slidos em suspenso, neutralizao de pH em meio poroso, entre outros). Por no ficarem na superfcie, ficam mais protegidas de diversos agentes poluentes do que as guas de rios e lagos. A formao desses aqferos subterrneos pode ocorrer de formas variadas: com centenas de metros de espessura, quilmetros de extenso, poucos ou centenas de metros de profundidade e at mesmo entre camadas de rochas pouco permeveis - os aqferos confinados.

O que so aquferos?
Aqufero significa reserva de gua subterrnea. formado quando a gua da chuva se infiltra no solo e percola nos espaos entre as rochas, escorrendo muito devagar em direo ao fundo da Terra. A medida que vai penetrando no solo a gua vai sendo filtrada, perde turbidez, cor e fica cada vez mais limpa; pode levar dcadas para caminhar algumas centenas de metros; ao encontrar rochas impermeveis compactas a gua forma o lenol fretico.

Classificao dos Aquferos

Tipos de Solo
Aqufero poroso ou sedimentar - aquele formado por rochas sedimentares consolidadas, sedimentos inconsolidados ou solos arenosos, onde a circulao da gua se faz nos poros formados entre os gros de areia, silte e argila de granulao variada. Constituem os mais importantes aqferos, pelo grande volume de gua que armazenam, e por sua ocorrncia em grandes reas. Esses aqferos ocorrem nas bacias sedimentares e em todas as vrzeas onde se acumularam sedimentos arenosos. Uma particularidade desse tipo de aqfero sua porosidade quase sempre homogeneamente distribuda, permitindo que a gua flua para qualquer direo, em funo to somente dos diferenciais de presso hidrosttica ali existente. Essa propriedade conhecida como isotropia.

Classificao dos Aquferos

Tipos de Solo
Aqufero fraturado ou fissural - formado por rochas gneas, metamrficas ou cristalinas, duras e macias, onde a circulao da gua se faz nas fraturas, fendas e falhas, abertas devido ao movimento tectnico. Ex.: basalto, granitos, gabros, files de quartzo, etc. A capacidade dessas rochas de acumularem gua est relacionada quantidade de fraturas, suas aberturas e intercomunicao, permitindo a infiltrao e fluxo da gua. Poos perfurados nessas rochas fornecem poucos metros cbicos de gua por hora, sendo que a possibilidade de se ter um poo produtivo depender, to somente, desse poo interceptar fraturas capazes de conduzir a gua. Nesses aqferos, a gua s pode fluir onde houverem fraturas, que, quase sempre, tendem a ter orientaes preferenciais. So ditos, portanto, aqferos anisotrpicos. Um caso particular de aqfero fraturado representado pelos derrames de rochas vulcnicas baslticas, das grandes bacias sedimentares brasileiras.

Classificao dos Aquferos

Tipos de Solo
Aqufero crstico - formado em rochas calcreas ou carbonticas, onde a circulao da gua se faz nas fraturas e outras descontinuidades (diclases) que resultaram da dissoluo do carbonato pela gua. Essas aberturas podem atingir grandes dimenses, criando, nesse caso, verdadeiros rios subterrneos. So aqferos heterogneos, descontnuos, com guas duras, com fluxo em canais. As rochas so os calcrios, dolomitos e mrmores.

Classificao dos Aquferos

Tipos de Aqufero
Aqufero livre ou fretico - aquele constitudo por uma formao geolgica permevel e superficial, totalmente aflorante em toda a sua extenso, e limitado na base por uma camada impermevel. A superfcie superior da zona saturada est em equilbrio com a presso atmosfrica, com a qual se comunica livremente. Os aquferos livres tm a chamada recarga direta. Em aqferos livres o nvel da gua varia segundo a quantidade de chuva. So os aquferos mais comuns e mais explorados pela populao. So tambm os que apresentam maiores problemas de contaminao.

Classificao dos Aquferos

Tipos de Aqufero
Aqufero confinado ou artesiano - aquele constitudo por uma formao geolgica permevel, confinada entre duas camadas impermeveis ou semipermeveis. A presso da gua no topo da zona saturada maior do que a presso atmosfrica naquele ponto, o que faz com que a gua ascenda no poo para alm da zona aqufera. O seu reabastecimento ou recarga, atravs das chuvas, d-se preferencialmente nos locais onde a formao aflora superfcie. Neles, o nvel da gua encontra-se sob presso, podendo causar artesianismo nos poos que captam suas guas. Os aquferos confinados tm a chamada recarga indireta e quase sempre esto em locais onde ocorrem rochas sedimentares profundas (bacias sedimentares).

Aquferos no Estado de So Paulo

Parmetros
Parmetros Fsicos: temperatura, da gua e do ar, turbidez, cor aparente, slidos dissolvidos totais e slidos dissolvidos. Parmetros Qumicos: alcalinidade bicarbonato, alcalinidade carbonato, alcalinidade hidrxido, condutividade, dureza, nitrognio total, nitrognio nitrito, nitrognio amoniacal total, nitrognio kjeldhal total, carbono orgnico dissolvido, sulfato e as concentraes totais de alumnio, antimnio, arsnio, brio, berlio, boro, clcio, cloreto, chumbo, cobre, crmio, estrncio, ferro, fluoreto, magnsio, mangans, sdio,potssio e zinco. Para os pontos localizados na Regio Metropolitana de So Paulo RMSP, tambm foram determinadas as substncias orgnicas: 1,2 dicloroetano, tetracloroetileno, cloreto de vinila, clorofrmio e benzeno, tendo em vista o histrico da industrializao regional. Parmetros Microbiolgicos: bactrias heterotrficas, Clostridium perfringens, Escherichia coli e coliformes totais.

Pontos de Monitoramento
Vistorias realizadas pela CETESB nos pontos de monitoramento revelaram ocorrncias como: falta de manuteno das instalaes dos poos, presena de rachaduras em lajes de proteo, desenvolvimento de atividades no relacionadas captao de gua, como depsito de equipamentos, cultivo de pequenas hortas e a presena de animais, ou seja, situaes nas quais podem ocorrer a contaminao direta no poo. Umas das consideraes da CETESB foi que os rgos responsveis pelo abastecimento pblico adotem medidas para a preveno poluio, planejando reas destinadas captao das guas subterrneas para esse uso especfico, de modo a delimitar as reas de proteo quando da instalao de poos ou conjunto de poos tubulares.

Contaminao dos Aquferos

Chorume

Chorume uma substncia lquida resultante do processo de putrefao (apodrecimento) de matrias orgnicas. Este lquido muito encontrado em lixes e aterros sanitrios. viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradvel. A sua infiltrao no solo pode contaminar os aquferos.

Rejeitos Industriais

Os rejeitos industriais descartados de forma incorreta ou fora dos padres legais podem contaminar os aquferos. No s os rejeitos lquidos, mas tambm alguns gases e particulados que entrando em contato com a umidade do ar transformamse em chuva vo parar no solo da mesma maneira.

Contaminao dos Aquferos

Esgotos

As redes de esgoto mal estruturadas tambm podem gerar contaminao. Rachaduras, vazamentos e outros fatores que faam com que essa gua contaminada entre em contato com o solo j expe os aquferos. Dependendo da presso da linha e da gua presente no solo o que determinar a direo da gua. Se a presso do solo for maior a gua penetrar nas tubulaes e causar vazamentos nos pontos mal dimensionados. Se ocorrer o contrrio, a gua do esgoto fluir para o solo.

Instalaes Clandestinas

Como o prprio nome j diz, no esto dentro das conformidades de instalaes regulamentadas e por isso despejam dejetos incorretamente contaminando no s o solo mas tambm guas superficiais.

Cuidados e Sugestes
-Seja proativo
-Jogue menos comida fora. -Separe os resduos reciclveis e doe para as pessoas que reciclam ou leve algum centro de reciclagem. -Separe as pilhas e baterias, elas so um veneno para o solo. -Separe sempre os resduos de leos de cozinha e produtos qumicos e leve algum centro de reciclagem.

-Ampliao e melhoria das redes pblicas de coleta e tratamento de esgotos.


-Se observar alguma irregularidade comunique os responsveis pelo tratamento ou fiscalizao (CETESB, Sabesp,etc...). -Definir critrios de aplicao de insumos agrcolas nitrogenados, sejam de origem sinttica ou derivados de resduos e efluentes industriais ou domsticos, considerando os limitantes ambientais para assegurar a qualidade desse recurso hdrico.

FIM

Anda mungkin juga menyukai