Anda di halaman 1dari 10

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Estudo Pr-Nomeao
Contratem-se 10.000 fiscais e arrecadaremos os bilhes que esto faltando no oramento. Mais que isso, iremos combater a sonegao, o trabalho escravo, a informalidade e, em especial, a concorrncia desleal que as empresas srias sofrem diante das empresas que sonegam tributos. Um servidor da rea de fiscalizao paga vrias vezes o quanto ele custa em vencimentos.
William Douglas
(Juiz Federal/RJ, mestre em Direito, especialista em polticas pblicas e governo.)

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS Somos os aprovados no concurso para Agente Fiscal do Tesouro do Estado e estamos com muita vontade de trabalhar pelo crescimento do Estado do Rio Grande do Sul. O presente Governo pautou seu programa de governo em compromissos voltados ao desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, propondo as seguintes medidas para concretizlos: Recuperao da sua capacidade de investimento e crescimento, com qualidade na arrecadao (justia fiscal); Celeridade na cobrana da dvida ativa e racionalizao do gasto pblico sem a necessidade de cortar gastos sociais; Afirmar o papel do Estado como indutor e regulador do desenvolvimento econmico, possibilitando que as suas aes venham repercutir em longo prazo na poltica, educao e economia, impactando a vida dos Gachos nos prximos 20 anos. O aumento no volume de tributos arrecadados, consequncia do crescimento econmico projetado para o Estado, da cobrana dos estoques de dvida ativa e da ampliao da capacidade de investimento governamental exigir esforos especficos em termos de gesto e fiscalizao da arrecadao. Isso torna essencial a atuao da Secretaria da Fazenda, preparada tecnologicamente e com um quadro de profissionais altamente qualificados, capaz de gerir com justia e transparncia as finanas pblicas e contribuir para o sucesso da proposta de governo. Diante disso, apresentamos itens do Plano de Governo e Notcias retiradas do stio do Governo que demonstram e comprovam o alinhamento do nosso pleito aos interesses do Estado e da sociedade.

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Plano de Governo
Aes: Equilbrio fiscal com recuperao do investimento e do crescimento; Busca do equilbrio das contas pblicas para recuperar a capacidade de investimento do Estado; Crescer para melhorar a receita e arrecadao, considerando sempre o papel do Estado como indutor e regulador do desenvolvimento.

Anlise e argumentao: Com o crescimento da economia haver maior volume de tributos a serem fiscalizados e recolhidos, o que torna necessrio ter uma Secretaria da Fazenda preparada para absorver tal demanda e, desta forma, dar sustentabilidade entrada destes recursos e dar maior agilidade na sua destinao em servios populao gacha, resultando em maiores investimentos no Estado e promovendo o chamado ciclo virtuoso. A correta aplicao e controle dos recursos, a encargo do Tesouro e Cage, so atividades essenciais na busca da acelerao do crescimento do Estado.

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Aes: Desenvolvimento econmico com distribuio de renda; Programa Alicerce Econmico: programa com foco exclusivo nas micro, pequenas e mdias empresas, visando alavancar sua competitividade, facilitar o acesso a crdito e incentivos fiscais, instrumentos de gesto e inovao de produto e processo, mercados interno e externo, constituio de redes, etc; Gesto e Controle pblico do Estado com tica, transparncia e combate corrupo; Ampliar o quadro da Contadoria e Auditoria Geral do Estado CAGE e reforar a transparncia e a impessoalidade nos processos de licitao e terceirizao, atravs do uso mais abrangente do Prego Eletrnico, da formao de comisses de licitao e do planejamento mais cuidadoso das despesas para tentar prevenir as dispensas de licitaes devido s situaes emergncias.

Anlise e argumentao: As aes descritas acima aumentaro os recursos financeiros do Estado, atravs do incremento dos j existentes e de novas captaes, e devem se dar de forma programada. Sendo assim, faz-se imprescindvel a renovao dos quadros de servidores da SEFAZ-RS. Continua...

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

A situao atual do quadro de Agentes Fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado consiste em um grande nmero de possveis aposentadorias. Dados atualizados do conta de que somente neste incio de ano de 2011 saram 20 AFTEs do quadro da SEFAZ, cerca de 100 preenchem os requisitos para imediata aposentadoria e outros 100 se encontraro na mesma condio em 2 anos. Se nada for feito, haver uma crise de falta pessoal no auge desta gesto. Ademais, aperfeioamentos administrativos para a busca da melhor arrecadao passam, necessariamente, por disponibilidade de material humano. So necessrios aproximadamente trs anos para a adequada preparao de um Agente Fiscal de modo que possa atingir o mximo de sua produtividade. Em que pese estarmos inseridos em constantes atualizaes e avanos tecnolgicos, na administrao tributria o ato de lanamento e demais procedimentos atividade privativa de servidor de carreira especfica. Desta forma, a manuteno de servidores fiscais na ativa sempre significar incremento de receita, face sua atividade primeira, gerando resultados para o governo investir em reas como educao, sade e segurana. O presente governo j previa, em seu incio de campanha, a necessidade do Estado evoluir administrativamente nos procedimentos de controle de gastos, na preveno de inconformidades e no combate corrupo. O Governo deixa explcito que pretende valorizar os servidores especializados, incrementando os quadros em busca dos objetivos elencados. Continua...

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Neste contexto, colocamo-nos disposio, j que o cargo de Agente Fiscal do Tesouro do Estado, integrante dos quadros de carreira de nvel superior da SEFAZ, atualmente ocupa funes na Receita, Despesa e Contadoria. Cabe destacar que hoje no h estrutura na SEFAZ de atuao preventiva em projetos pblicos e em auditoria de grandes companhias. A nomeao deste grupo de aprovados no cargo de AFTE seria a medida mais vivel, econmica e eficaz para aumentar o quadro da CAGE e, consequentemente, para se dar incio ao cumprimento dessas necessidades de estado apontadas no plano de governo.

Fonte de Pesquisa: aqui precisa ser completado para que o leitor mais interessado possa conhecer na ntegra o Plano de Governo.

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Notcias retiradas do stio do Governo

Conselho conclui debates sobre o Programa de Sustentabilidade do Estado Fonte: www.estado.rs.gov.br (...) O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, destacou a importncia dos projetos que tratam da reforma da previdncia pblica, do pagamento da Requisio de Pequenos Valores (RPVs), da inspeo veicular e da taxa ambiental. Pestana registrou que as medidas buscam estruturar e recuperar a capacidade de investimento do Estado. Lembrou ainda que a proposta do Governo envolve controle e racionalizao das despesas, maior fiscalizao e celeridade na cobrana da dvida ativa - que poder resultar no incremento anual da receita de 4% a 6% - e a readequao do uso de prdios pblicos. (...) O secretrio da Fazenda, Odir Tonollier, apresentou o cenrio das contas do Estado e disse que os ltimos cinco governadores ampliaram a receita por meio do aumento do ICMS ou da venda de patrimnio pblico. Tonollier frisou, no entanto, que nenhum deles conseguiu implementar sadas estruturais para problemas histricos. O secretrio reconheceu, contudo, que no h espao para aumentar a carga tributria no RS.

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Artigo: Crise" e dficit zero, por Tarso Genro Fonte: www.estado.rs.gov.br (...) Ao longo dos debates eleitorais, contra a opinio de vrios cronistas econmicos e polticos respeitveis, manifestamos o nosso ceticismo em relao fantasiosa frmula do "dficit zero", mantra dos neoliberais no Estado. Eles entendiam que, a partir do sucesso desta poltica, sairamos da "crise", pois pensavam mesmo que se tratava de uma simples "crise". E que esta seria resolvida com medidas de corte em gastos sociais e com a postura de "no gastar mais do que se arrecada". Resultado: o Estado enfrenta mais dvidas monetrias e sociais do que antes. Por isso estamos reiterando, no governo, o que dizamos como candidato: racionalizar os gastos pblicos, no cortar gastos sociais, arrecadar mais sem aumentar impostos, controlar os excessos salariais do topo e melhorar, gradativamente, a base; promover fortes polticas de crescimento, combinando polticas ortodoxas com aes heterodoxas, para estimular investimentos; aumentar a renda dos mais pobres pelo salrio mnimo regional; buscar relaes globais que valorizem as iniciativas dos nossos empreendedores locais, pequenos, mdios e grandes, gerando emprego e renda. Todas, medidas de fundo que se articulam com um processo de concertao social, atravs de temas que possam coesionar os gachos - via CEDES - formando uma ampla base poltica e social de apoio, para enfrentar os novos desafios da produo, da produtividade e do emprego. Na verdade, estamos tratando de polticas de sustentabilidade financeira do Estado. No para sair de uma "crise" de uma situao imprevista que pode ser resolvida num passe de mgica -, mas para construir polticas estratgicas viabilizadoras de um novo padro de acumulao no RS. E, com isso, promover mais arrecadao e mais polticas sociais, mais crescimento com distribuio de renda, sem imediatismos paradisacos. E sem prometer o fantasioso "dficit zero". Mas reacendendo a iniciativa e a esperana de um Estado mais justo e de um povo mais feliz. Sem enganaes. S acredita que mera "crise" o que nos assola quem acreditava em "dficit zero".

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Governo gacho anuncia concursos para 2012 Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/andremachado/2011 Ao mesmo tempo em que a sociedade gacha discute uma sada para a previdncia dos servidores pblicos estaduais, o Governo do Estado lana um aviso: a mquina vai crescer. Os 4 mil servidores nomeados na gesto de Yeda Crusius sero poucos se comparados s nomeaes que devero ocorrer at o final da gesto Tarso Genro. A secretria de Administrao, Stela Farias, revela nesta entrevista ao Esquina Democrtica que Sade e Educao tero concursos j no incio do ano que vem: (...) O governador Tarso Genro j determinou Secretaria de Administrao que faamos um levantamento (...) das necessidades reais de pessoal no Rio Grande do Sul. Sabemos que h uma defasagem histrica na Educao e na Segurana Pblica e j estamos trabalhando com a perspectiva de que faremos concursos para estas duas reas j no incio de 2012. Nas demais reas h tambm um olhar do governo para que possamos devolver ao Estado a sua inteligncia. (...) Ns chegamos aqui e recebemos o Estado com nomeaes que foram feitas no final do governo anterior. Em torno de 560 servidores assumiram. Chegou a correr inclusive uma fala de que estvamos com excesso de servidor pblico. Chegamos a pensar que fosse assim e voltamos atrs. Vimos que estes novos servidores que foram espalhados nos rgos do estado estavam cobrindo defasagens histricas destas estruturas. Hoje estas secretarias novas e desmembradas fazem uma reivindicao, que lamentavelmente no vai se poder atender de imediato, de que precisariam de mais 700 funcionrios. Estamos enxugando isto ao mximo, em plena verificao em cada secretaria daquilo que absolutamente necessrio. A carreta vai andando e as abboras vo se acomodando (...) o que posso fazer uma estimativa com o governo anterior que contratou quatro mil servidores em quatro anos e foi um governo muito econmico do ponto de vista de recuperao de pessoal do Estado. (...) Este governo um governo que tem o compromisso de reconstruir a estrutura de pessoal do Estado por que sabe que precisa dot-la de inteligncia e de capacidade para atender s demandas. (...) o Governo do Estado nunca disse que no faria nomeaes. Ele pretende recuperar a mquina e vai fazer isto de acordo com a sua capacidade de ir investindo.

COMISSO DOS APROVADOS NO CONCURSO PARA AGENTE FISCAL DO TESOURO ESTADUAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - RS

Anlise e argumentao: A proposta do programa de sustentabilidade fiscal, a proposta do governador de se arrecadar mais sem aumentar a carga tributria e a inteno do governo de fazer novos concursos a fim de reconstruir a estrutura de pessoal do Estado dotando-a de inteligncia e de capacidade para atender s demandas, vm ao encontro do nosso pleito como aprovados no concurso de Agente Fiscal do Tesouro do Estado. Todas essas medidas, para se efetivarem, dependem, primeiramente, do fortalecimento da Secretaria da Fazenda, rgo vital para o sucesso destes projetos que visam repercutir e impactar a vida dos Gachos pelos prximos 20 anos . Por todos as razes aqui apresentadas, entendemos que a nomeao de Agentes Fiscais do Estado vm ao encontro do plano deste Governo e estamos vidos para colaborar com o projeto de crescimento e desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul.

Anda mungkin juga menyukai