Anda di halaman 1dari 8

FUNES SINTTICAS

PREDICADO

Funo sinttica desempenhada pelo grupo verbal. Ex: Dois carros chocaram. O rapaz deu um bife ao co. O co viu a dona janela.

SUJEITO

Funo sinttica desempenhada pelo constituinte com que a forma verbal concorda. Ex: Machico uma cidade bonita. Os ltimos anos tm sido muito chuvosos. Ns danmos toda a noite. Quem vai ao mar perde o seu lugar.

FUNES SINTTICAS (continuao)


TIPOS DE SUJEITO
simples O gato arranhou o focinho do co. Eles eram muito amigos. O co e o gato eram amigos. Eu e a Manuela demos um bom passeio. subentendido indeterminado (= algum) expletivo Chegmos a tempo. A Maria diz que caiu. Dizem que o mundo vai acabar. Tem chovido demais.

composto

sujeito

nulo

FUNES SINTTICAS (continuao)

COMPLEMENTO

Funo sinttica desempenhada por um constituinte da frase exigido por um verbo, nome ou adjetivo. Ex: Ontem li dois livros. O mendigo agradeceu ao turista. O co caiu na armadilha. O pedido de socorro no foi ouvido. Nenhum objetivo impossvel de alcanar.

FUNES SINTTICAS (continuao)


Funo sinttica desempenhada por um constituinte da frase no exigido por nenhum outro constituinte. Ex: A Maria estudou Matemtica comigo. Talvez o Zeca esteja em casa. Fao um exame hoje e outro para a semana. D. Afonso Henriques, o fundador de Portugal, combateu contra a prpria me. Emprestas-me o marcador amarelo? A Mariza cantou na Madeira.

MODIFICADOR

FUNES SINTTICAS (continuao)


PREDICATIVO DO SUJEITO
Constituinte da frase que, associado a um verbo copulativo, atribui ao sujeito uma propriedade, uma caracterstica ou uma localizao. Ex: O meu pai era agricultor. Toda a plateia estava muito entusiasmada. Quem no quiserjogar fica aqui. Grupo nominal exigido pelo verbo e substituvel por uma forma do pronome pessoal acusativo (o, a, os, as) Ex: Os agricultores j podaram as videiras. O gato caou o rato que me entrara em casa. Constituinte do grupo verbal que, sendo exigido pelo verbo, atribui uma propriedade ou caracterstica ao complemento direto. Ex: Muitos turistas acham a Madeira um paraso.

COMPLEMENTO DIRETO
PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRETO

FUNES SINTTICAS (continuao)


COMPLEMENTO INDIRETO
Grupo preposicional exigido pelo verbo e substituvel pela forma dativa do pronome pessoal (lhe / lhes). Ex: O Brito deu vinte rosas namorada. Os bons filhos obedecem aos pais. O polcia entregou o criminoso ao juiz que o libertara.

COMPLEMENTO OBLQUO

Constituinte exigido pelo verbo, tendo a forma de grupo preposicional (no substituvel pela forma dativa do pronome pessoal) ou grupo adverbial. Ex: Eu no gosto de po. Nas frias irei a Paris. No saias de casa com este tempo.

FUNES SINTTICAS (continuao)


Grupo preposicional presente numa frase passiva, que corresponde ao sujeito da frase ativa com o mesmo significado. Ex: O nufrago foi salvo por uma sereia. (= Uma sereia salvou o nufrago.)

COMPLEMENTO AGENTE DA PASSIVA

VOCATIVO

Grupo nominal destacado por vrgula que invoca o destinatrio do enunciado. Ex: Maria, olha para ns. pequena, v se tomas juzo. No lutes pelo que fcil, meu filho.

FUNES SINTTICAS (continuao)


Grupo preposicional ou grupo adjetival exigido por um nome. Ex: O gato fez a sua declarao de amor. Portugal nasceu na poca medieval.

COMPLEMENTO DO NOME

COMPLEMENTO DO ADJETIVO

Grupo preposicional exigido por um adjetivo. Ex: Os agricultores ficaram desolados com a intemprie. O caso parecia fcil de analisar.

Anda mungkin juga menyukai