Anda di halaman 1dari 19

TEORIA GERAL DO PROCESSO

Prof. Msc. Adriana Lima

Controle jurisdicional.
Todos clamam por justia. O processo deve ser manipulado de modo que as partes tenha acesso justia, hoje conhecida como ACESSO ORDEM JURDICA JUSTA.

Ordem jurdico-positiva Princpios


A) oferece-se a mais ampla admisso de pessoa e causas ao processo; B)garante a todas elas (civel e no crime) observancia das regras.

C) possam participar intensamente da formao do convencimento do juiz(contraditrio).

D) dilogo para afastar todos os resduos de insatisfao.

Para efetividade
Para plena consecuo da misso social preciso verificar as motivaes dos objetivos e superar bices. Quatro pontos: A) a admisso ao processo (ingresso em juzo). preciso eliminar as dificuldades, econmicas. preciso ter acesso a assistncia jurdica integral e gratuta.

B) o modo de ser dos processo: preciso que a ordem legal seja observada(devido processo legal), as partes possam dialogar com o juiz(contraditrio).

C) a justia das decises:juiz deve pautarse pelo crtrio de justia: 1- ao apreciar provas; 2- ao enquadrar os fatos em normas; 3-ao interpretar os textos de direito positivo.

D) efetividade das decises: todo processo deve dar a quem tem direito tudo aquilo que ele tem direito. No pode deixar resduos de injustia. Uso adequado de medidas cautelares so poderosas para a deciso final.

Art. 461 - Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento.

Art. 461-A. Na ao que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela especfica, fixar o prazo para o cumprimento da obrigao.

Acesso a justia por meios alternativos


Ex. Sentena proferida pelo Tribunal Arbitral. Conciliao e mediao: garante acesso a justia.

O processo e o Direito Processual.


Estado social, em que o Estado se reconhece a funo fundamental de promover a plena realizao dos valores humanos.

Legislao e jurisdio
O Estado regula as relaes intersubjetivas (relao entre sujeito/sujeito e sujeito/objeto). Legislao: normas (lcito e ilcito, direitos, poderes, obrigaes, sem destinao particular a nenhuma pessoa).

Jurisdio: cuida o Estado de buscar a realizao prtica daquelas normas em caso de conflito entre pessoas, atravs do processo de conhecimento, processo de execuo, assegurando a prevalncia do direito positivo.

Direito
Fisiologia: vida normal do direito. Patologia: insatisfao da pretenso.

Direito Material e Direito Processual


Processo: cooperao com ambas as partes envolvidas no conflito ou uma s delas(revel), essa soma de atividades em cooperao com a soma de poderes, faculdades, deveres, nus e sujeio dse o nome de processo.

Direito Material
o corpo de normas que disciplinam as relaes jurdicas referente a bens e utilidade de vida( direito civil, penal, administrativo, comercial, tributrio, trabalhista, etc). Ele cuida das relaes do direito processual.

Direito Processual
Um instrumento a servio do direito material ( jurisdio, ao, exceo, processo). Garantir a autoridade do ordenamento jurdico.

Instrumentalidade do Processo
O Estado legisla, julga e executa. Ligao com alei material, bem como o Estado responsvel pelo bem estar da sociedade.

Anda mungkin juga menyukai