Anda di halaman 1dari 10

Doc`s de apoio - Apresentao em Power point

Pintura - tcnicas
MARCADORES

Canetas de feltro ou marcadores


Os marcadores ou canetas de feltro foram desenvolvidos nos anos 60 pelos Japoneses. As primeiras estavam unicamente disponveis em preto, mas actualmente existem numa vasta gama de cores. A durabilidade da cor muito precria e as pontas de feltro muito frgeis. A tinta uma vez depositada, impossvel de ser removida.

Muitas vezes penetra no papel, invadindo o verso deste de uma forma por vezes indesejvel.
as canetas de feltro podem ser muito vantajosas para certos trabalhos especficos, pois produzem traos homogneos quer em espessura quer em cor. Algumas marcas de canetas permitem trabalhos com transparncias e sobreposio de cores.

O que um marcador
Os marcadores so formados por um depsito em cujo interior existe uma mecha de feltro embebida em tinta. Em contacto com esta mecha, uma ponta porosa absorve a tinta e transporta-a at ao extremo.

A. B. C. D. E. F.

Depsito Mecha de feltro Ponta interna Ponta til Retentor Tampa

Tipos de marcadores
1. Marcadores de ponta fina. Para contornar ou para preencher superfcies pequenas.

2. Marcadores de ponta redonda (normal ou grossa). Proporcionam traos mais ou menos largos e permitem encher de cor superfcies pouco extensas.

3. Marcadores de ponta biselada proporcionam diferentes possibilidades consoante a parte da ponta que trabalhamos.

Como manejar o marcador

A forma de pegar no marcador depende, em geral, do tipo de trao que se pretende obter. Para realizar traos finos ou pormenores, segura-se como farias se quisesses escrever. Para pintar um fundo ou uma zona ampla, melhor que mantenhas o cabo do marcador dentro da mo. Podes trabalhar com o marcador na vertical, obtendo um trao que ser to fino quanto a grossura do marcador o permita. Podes trabalhar com a ponta deitada, inclinando o marcador, para pintar grandes superfcies.

Como Pintar
A tcnica de pintar semelhante dos lpis de cores: o movimento e a presso devem ser contnuos e uniformes, para evitar que se acumule mais tinta numas zonas do que noutras. Move o marcador sem dobrar o pulso. Para que os traos sejam contnuos, o brao e o marcador devem constituir uma nica ferramenta e mover-se em unssono. Desliza o marcador sobre o papel com movimentos contnuos, sem brusquido e sem parar. Deste modo, o trao ser uniforme e evitars que numas zonas fique mais tinta do que noutras. Ao pintar com marcadores. a borracha no tem a menor utilidade

Como Pintar

melhor aplicar, em primeiro lugar, as cores claras. Normalmente, no se usa a cor branca; as zonas brancas obtm-se com o branco do papel. As misturas de cores so realizadas por sobreposio de duas ou mais cores sobre o papel ou suporte. Se pintares, por exemplo, com um marcador amarelo sobre um fundo azul, obters, por transparncia, uma cor verde.

Como Pintar
Esboo

Como Pintar
Pintura parcial do desenho anterior

Como Pintar
Pintura concluda

Anda mungkin juga menyukai