Anda di halaman 1dari 21

Introduo Informtica

Prof Carla Andria Torres Galvo

Por dentro da mquina


Processador Memria Dispositivos de Entrada/Sada Armazenamento de disco Programas

Bit e Byte (b B)
0 ou 1 (um bit) Caracteres so representados por um byte para Cada letra. 01000001 = 8 bits ,um byte para o caractere A

Conceitos importantes
Onde encontramos unidades de medida no computador? - Memria RAM (128 MB,256 MB,1 GB) - HD (20 GB,40GB,200GB,1 TB) - CD-ROM (640 MB) - CD- RW(700MB) - DVD R e RW (4,7GB 9,4GB) - Processador (1,1GHz 2,8GHz 3,0GHz 4,0GHZ) - Carto de memria, placa de vdeo, etc...

CPU
RAM: acessa direitamente qualquer local escolhido ao acaso na mesma quantidade de tempo ROM: chips semicondutores de memria com instrues se programa, no podem ser gravados.

Dispositivos de entradas mais usais


Teclado Dispositivos indicadores Computao com o uso de caneta Reconhecimento de voz Escaneamento ptico Reconhecimento de caracteres de tinta magntica Cartes inteligentes Cmeras digitais

Dispositivos de sada mais usuais


Sada em monitores Dotados de tudo de raios catdicos (CRT) Dotados de tela de cristal liquido (LCD) sada impressa Jato de tinta laser

Microcomputadores so utilizados como computadores pessoais, mas so tambm conectados e diversos tipos de rede telecomunicaes. Computadores de mdio porte so cada vez mais utilizados como poderosos servidores de rede para processamento de dados empresariais por mltiplos usurios e para aplicativos cientficos Computadores de grande porte so maiores e mais poderosos e so utilizados para controlar as necessidades do processamento de informaes em grandes organizaes.

Os dispositivos perifrico de entrada e sada so apresentados em diversas formas e tamanhos. A tendncia para dispositivos que se comuniquem de forma cada vez mais simples e que sejam mais fceis rpidos de usar.

Funes de um sistema operacional


Sistema operacional Gerenciamento de recursos Gerenciamento de arquivos Gerenciamento de tarefas

Utilitrios e outras funes

Interface com usurio

Exemplo de S.O.
Prompt de comando; Dos Windows (3.1,3.11,95,98,NT,SERVER,XP,VISTA) Linux(ubuntu, debian, curumin...) Unix Mac- OS

Multi programao
Executa dois ou mais programas simultaneamente usando o mesmo computador A CPU executa apenas um programa mas atende s necessidades de entrada e sada de outros

Multi tarefa: recursos de multi programao de S.O de um s usurio Tempo compartilhado: compartilhamento de recursos computacionais por muitos usurios simultaneamente; Multi processamento: execuo de duas ou mais instrues simultaneamente em um nico sistema,usando mais de uma CPU.

Armazenamento virtual
Administra programas com mais eficincia dividindo-os em pequenas partes de comprimento fixo ou varivel, armazenando somente uma pequena poro na memria primria a cada instante. Apenas alguns comandos de um programa so executados a cada instante.

Linguagem de programao
Programao para fazer outros programas java Delfhi Php Basic Cobol....

Aplicativos usuais com mltiplas finalidades


Correio eletrnico Processador de textos Grficos e apresentao Multimdia (sons,figuras,fotos,blogs...) Groupware - trabalho em grupo (notes,outlook)

Softwares
O software consiste em dois tipos principais de programas: - Software aplicativo,que dirige o desempenho se uma tarefa especifica do usurio final,e - Software de sistema,que controla a apia as operaes de um sistema de computador. Software aplicativo inclui vrios programas que podem ser separados em categorias de finalidades gerais e aplicaes especificas

O software de sistema ,pode ser subdividido em programas de gerenciamento de sistemas e programas de desenvolvimento de sistemas. Aquele utilizado pra controlar o hardware,o software,as redes e os recursos de dados esses ultimo utilizado pelos especialistas em SI para criar programas de computador. Um sistema operacional um sistema integrado de programas que supervisiona as operaes da CPU.

H 5 nveis principais de linguagens de programao(1 a 5 gerao) - Linguagem de maquina;baixo nvel,alto nvel,orientada e objeto natural. Os programas tradutores de linguagem convertem as instrues que esto em linguagem de programao para instrues em linguagem de maquina.

GERAL
HD disco rgido: utilizado para armazenar arquivos e softwares. Memria RAM memria temporria Memria ROM- gravada de fbrica Placa me- responsvel pela conectividade dos perifricos CPU- central nica de processamento. Processa as informaes do PC.

Processador: processa as informaes Cooler: responsvel pela refrigeramento do PC Perifricos: de entrada, de sada e entrada/sada Perifricos de entrada: modem, drive de CD/DVD, monitor, mouse ...etc... Perifricos de sada: impressora, pendrive, caneta ptica...etc.

Anda mungkin juga menyukai