Anda di halaman 1dari 28

Amor de perdio

Camilo Castelo Branco

A histria de um amor trgico

Personagens
Simo Botelho Teresa

Domingos Botelho D. Rita Manuel Botelho Ritinha e mais

Albuquerque Tadeu Albuquerque Baltazar Joo ferreiro Mariana

Elemento motivador

do conflito na novela: Autoridade paterna que se impe na determinao do destino dos filhos. O enredo se organiza a partir de trs procedimentos estabelecidos pelo

1. Fonte em que se

baseia a histria = Fato Verdico:


assentamentos no cartrio das cadeias da Relao do Porto, li, no das entradas dos presos desde 1803 a 1805, a folha 232, o seguinte: Simo Antonio Botelho,

folheando os livros de antigos

2.

Anttese que se cria em torno das personagens e de suas aes.

dio, Intolerncia, Autoritarismo dos pais de Simo e Teresa

X jovens contra A luta titnica dos

os preconceitos e a busca da realizao do amor que seria o coroamento da liberdade do

3.

O que interessa relatar a intensidade da paixo que aproximou Simo e Teresa. Em nome dessa paixo o jovem fidalgo prefere o degredo e a morte a se acovardar com as exigncias paternas.

O poder transfigurador do O acadmico, porm, com os amor seus entusiasmos, era

incomparavelmente muito mais prejudicial e perigoso [] a descoberta do amor que o transfigura: Simo Botelho amava. A est uma palavra nica, explicando o que parecia absurda reforma aos 17 anos.

A intolerncia paterna e a hipocrisia de que os Jovens demais,no tem conscincia

obstculos a serem enfrentados acabaro por impedir a unio deles. Apesar da discrio dos jovens, o segredo de ambos descoberto. O pai de Teresa tenta convenc-la aceitar como marido o primo Baltazar. Teresa no aceita e escreve uma carta a Simo, que parte de Coimbra para Viseu, hospedandose na casa de ferreiro Joo da Cruz. O encontro dos dois no acontece.

Na segunda tentativa, Baltazar arma uma emboscada, mas so mortos os homens que deveriam assassinar Simo. O pai de Teresa, contrariado, encerra a filha num convento em Viseu. No convento, o esprito cristo apenas uma fachada: abriu-se a porta do mosteiro. Teresa entrou sem uma lgrima[] _ Estou mais livre que nunca. A liberdade do corao tudo.

Debilitado pelo ferimento, sem dinheiro e

Luta agnica do heri contra a sociedade

sem ter a quem recorrer, Simo sobrevive e readquire as esperanas graas dedicao de Joo da Cruz e sua filha Mariana. No convento, a jovem enfrenta com coragem e resignao as humilhaes que lhes so impostas. Como Teresa permaneceu irredutvel na deciso de no se casar com o primo, o pai resolve envi-la para o convento de Monchique. Avisado por Teresa, Simo, seguido pelo

Descontrolado, Simo discute com

Baltazar e acaba por mat-lo.

O amor sob o signo da honra


Preso, Simo nega-se a prestar qualquer

depoimento que pudesse abrandar sua pena. Seu pai, o corregedor Domingos Botelho, recusa-se a interceder por Simo, porque ele o humilhara ao se apaixonar pela filha de seu inimigo confesso.
Enquanto aguarda julgamento, Simo

transferido para a cadeia do Porto, encontrando conforto para resistir tragdia apenas na amizade sincera de Joo e sua filha, que o ama desde a primeira vez em que se encontraram.

Teresa tem a sade cada vez mais

debilitada, porque perde a vontade de viver ao saber o que aguarda Simo. Aceita a morte como nico remdio para dor da separao. Por saber que o amor que sentia pelo fidalgo jamais seria retribuido, a jovem esconde o quanto pode seus sentimentos, e trata Simo como se fosse movida s pela eterna gratido.
Pressionado

por um velho parente o pai de Simo, valendo-se de amizades, consegue que a pena do filho seja comutada para o degredo na ndia.

Mariana, rf, pois o pai havia sido

assassinado, acompanha Simo em sua viagem; quando este morre, acometido pela forte febre, ela atira-se ao oceano atrs do cadver do estudante:

No dia seguinte da partida de Simo,

Teresa posta-se janela do convento para assistir sada do navio da barra; bastante debilitada, no resiste dor da separao e morre. dois homens ergueram o morto ao alto sobre a amurda. Deram-lhe o balno para o arremessarem longe. E antes que o baque do cadver se fizesse ouvir na gua, todos viram, e ningum j pode segurar Mariana, que se atirara ao mar.

Simo Botelho, heri romnticomorte dos Ao encerrar a narrativa com a

trs jovens, o autor consagra o ideal de vida romntico. Simo regenerado pelo amor de Teresa e acredita que ser feliz convivendo com os valores sociais. O dio entre as duas famlias conduz o heri para um abismo sem volta. Resta a Simo e queles que compartilham da sua viso de mundo a resistncia que conduz morte.

Esta, ao invs de significar a derrota do

heri e do seu ideal, simboliza a sua vitria e consagrao. negao, que a vida.

A morte aqui, significa a negao de uma

Contexto scio cultural


A exaltao, a emoo e o colorido

romnticos, eram frutos de um desejo de ruptura com os padres racionais.


idealizar uma realidade que se diferenciasse do mundo real opressor, que pouco realizava das promessas de liberdade, igualdade e fraternidade. dramaticidade.

Tais manifestaes eram uma busca por

Amor de perdio: nome carregado de

Camilo = observador sagaz de sua poca.

Portugal = valores aristocrticos e dominao clerical.

Camilo desvela a sociedade patriarcal:

mostra a corrupo aceita e defendida pelos instrumentos de represso dessa sociedade. Ilustra com dramaticidade romntica, os conflitos que a represso social e cultural fazem nascer nos integrantes dessa cultura. Simo como corpos estranhos dentro do cosmo da poca.

Constri suas personagens, Teresa e

Transgrediram s convenes: no

demonstraram qualquer ato que denotasse culpa. Por isso foram punidos. evidente processo de desejo - as personagens se amam desmedidamente. Como tpicas personagens romnticas.

Nas personagens principais h um

Nas personagens, o amor abafou os

atributos da razo: mesmo que destrutivo, foi cultivado. Como um vcio levou morte, perdio.

Igreja
Instituio contaminada por inmeros

vcios: - o desejo de um padre por Mariana - a forma como vivem e se comportam as freiras do convento de Monchique. Toda a impureza de um sistema que hipocritamente defende a purificao, reflexo de uma estrutura social corrompida em seus valores e desonesta em sua prpria avaliao. Apesar de toda a devassido da igreja, ainda se reserva a ela uma influncia incontestvel na normatizao da cultura.

Famlia
A

construo da famlia apresent-se em um padro que no se aproxima do contato pelo afeto. deliberao racional objetivando fins distantes do amor. Domingos Botelho + Tadeu de Albuquerque Poder = punio. Simo o defenda, no por Simo, mas pelo nome Botelho.

O casamento antes de tudo um trato, uma

Tem como ncleo poderoso o Patriarca:

Um dos patriarcas da famlia exige que o pai de

Da mesma forma que Domingos, Tadeu

cumpre o seu papel de julgador e algoz da filha.


extremado, de um afeto no pertinente cultura que os cerca, o casal sofrer a censura pblica determinada pela sociedade representada por seus patriarcas.

Por estarem possudos de um sentimento

Sociedade crist punio +

perdo Admitida a culpa, a piedosaorganizao pode reavaliar penas vangloriando-se da prpria bondade. Os jovens no aceitam o perdo para no representar e reproduizr a sociedade a que no se adaptaram. Simo e Teresa no encotraram culpa em seus atos. No encontraram vida em uma sociedade que no valoriza o amor. Manuel Botelho aceita o perdo da sociedade. Corresponde a tudo que Simo no aceitar ser, por isso o recebe duro na priso.

Simo
No quis ser patriaca; Ao matar Baltazar, Simo mata um

legtimo representante da sociedade patriarcal, que probe de realizar seu amor. A sua morte corresponde ao fim da continuidade de Domingos Botelho;

Teresa
Discorda dos valores do pai; Vinga-se do sistema ao optar pela

esterilidade. Ambos buscam na morte um desejo de excluso da sociedade.

Mariana

Relacionamento com o pai diferente do

relacionamento dos protagonistas para com suas famlias. No se julga digna de competir com a mulher escolhida por Simo, mas fiel ao seu desejo, prefere a morte abraada ao corpo de seu amado. No agressiva ao obstculo que impede a realizao de seu amor. Teresa no representa a que faz dela e de Simo vtimas. Ambas esto na mesma face de opresso.

Camilo, como questionador, golpeou sem

piedade a famlia, a justia e o clero.

Tramita na obra uma crtica

sociedade portuguesa. Aos valores patriarcais.

Anda mungkin juga menyukai