Anda di halaman 1dari 42

REVOLUO INDUSTRIAL

O maior movimento da histria da humanidade

Histrico
O artesanato, surgiu no fim da Idade

Mdia com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produo independente; o produtor possua os meios de produo: instalaes, ferramentas e matria-prima.O arteso realizava todas as etapas da produo.
A manufatura resultou da ampliao do

consumo, que levou o arteso a aumentar a produo e o comerciante a dedicar-se produo industrial. O manufatureiro distribua a matria-prima e o arteso trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado.

Esse comerciante passou a produzir.

Primeiro, contratou artesos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar.
Surgiram fbricas, com assalariados, sem

controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da diviso social, isto , cada trabalhador realizava uma etapa da produo.

todos os dias o apito pungente da fbrica cortava o ar esfumaado e pegajoso que envolvia o bairro operrio e obedientes ao chamado, seres sombrios, de msculos ainda cansados, deixavam seus casebres acanhados e escuros, feito baratas assustadas.Sob o frio amanhecer, seguiam pelas ruas esburacadas em direo s enormes jaulas de pedras da fbrica que os aguardava desdenhosa. Vozes sonolentas emitiam roucas saudaes, palavres dilaceravam, raivosamente o ar.Mas eram diferente os sons que acolhiam os operrios: pesadas mquinas em funcionamento, o resfolegar do vapor... O dia consumia-se na fbrica, suas mquinas sugavam de seus msculos toda energia de que necessitavam.Mais um dia irremediavelmente

A mais valia
Foi Karl Marx, um dos mais influentes pensadores

alemes do sculo passado, quem desvendou o mecanismo da explorao capitalista, que a essncia do lucro, chamando-o de mais-valia.
A toda jornada de trabalho corresponde a uma

remunerao, que permitir a subsistncia do trabalhador.


No entanto, o trabalhador produz um valor maior do

que aquele que recebe na forma de salrio, e essa fatia de trabalho no-pago apropriada pelos donos das fbricas, das fazendas, das minas, etc.

O que foi a revoluo industrial


Processo de transformao global que

marcou, em medos do sc.XVIII, o estabelecimento do sistema capitalista como modo de produo predominante.
Essa transformaes, atingindo todos os

nveis da sociedade, teve no nvel econmico sua concretizao na Revoluo Industrial.

As transformaes:
Na agricultura:adoo de uma srie de novos

mtodos e tcnicas de cultivo criao; Envolvendo o uso de mquinas, novos cultivos, alteraes no regime de explorao da terra, promovendo uma verdadeira revoluo agrcola. Nos transportes, bancos, comrcio, comunicaes, em toda a sociedade capitalista.

TRANSFORMAES SOCIAIS
Diviso social em duas classes bsicas:

a burguesia-proprietria dos meios de produo. o proletariado-classe assalariada e que, para subsistir, vende o nico bem que possui, a sua fora de trabalho.

EUROPA:BERO DA REVOLUO INDUSTRIAL.

Pioneirismo Ingls

Foi a Inglaterra o pas que saiu na frente no processo de Revoluo Industrial do sculo XVIII.
Fatores:possua grandes reservas de carvo mineral

no subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as mquinas e as locomotivas vapor.
Possuam grandes reservas de minrio de ferro, a

principal matria-prima utilizada neste perodo.

Pioneirismo ingles.
A mo-de-obra disponvel em abundncia

(desde a Lei dos Cercamentos de Terras ).


A burguesia inglesa tinha capital suficiente

para financiar as fbricas, comprar matriaprima e mquinas e contratar empregados.


O mercado consumidor ingls tambm pode

ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo ingls.

PRINCIPAIS AVANOS DA MAQUINOFATURA


Em 1733, John Kay inventa a lanadeira volante. Em 1767 James Hargreaves inventa a "spinning janny", que permitia a um s arteso fiar 80 fios de uma nica vez.

Em 1768 James Watt inventa a mquina a vapor.


Em 1769 Richard Arkwright inventa a "water frame".

Em 1779 Samuel Crompton inventa a "mule", uma combinao da "water frame" com a "spinning jenny" com fios finos e resistentes.
Em 1785 Edmond Cartwright inventa o tear mecnico.

PR CONDIES DA REVOLUO INDUSTRIAL


ACUMULAO DE

CAPITAIS:CONCENTRAO DOS MEIOS DE PRODUO E DE GRANDES SOMAS NAS MOS DE UMA MINORIA.
LIBERAO DA MO DE OBRA APERFEIOAMENTO DAS TCNICAS AMPLIAO DOS MERCADOS.

O CAPITALISMO
SISTEMA ECONMICO PREDOMINANTE FASES: 1)capitalismo industrial e liberal ou concorrncial. indstria comandava as demais atividades econmicas e funcionava baseada na livre concorrncia 2)capitalista monopolista, onde quem fala mais alto so os financistas, os bancos.A chave do poder a concentrao intensiva e geral de capitais.

CLASSIFICAO DAS INDSTRIAS


QUANTO AO GRAU DE ACABAMENTO 1.BASE: CIMENTO, SIDERURGIA,

PETROQUMICA.
2.DERIVADOS OU CONSUMO:

durveis no durveis

Classificao das indstrias


Quanto a matria prima empregada: 1) Leve: alimentos, calados, jornais, tecidos... 2) Pesada:siderurgia, metalurgia, naval, imveis, petroqumica...

Classificao mais atual


Bens Bens

de consumo:durveis e no durveis de Produo ou bens de capital: Base Mquinas e ferramentas Energia Tecnologia

Aumento

da produo=lucro=aumento da explorao do trabalhador deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada, ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade especfica no sistema produtivo da indstria (especializao do trabalho). O trabalhador monitorado segundo o tempo de produo, cada indivduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possvel, sendo premiados aqueles que se sobressaem .

TAYLORISMO:trabalhadores

E continua a explorao...

A essncia do fordismo baseada na produo em massa, mas para isso preciso que haja consumo em massa, outra ideologia particular quanto aos trabalhadores que deveriam ganhar melhor para consumir mais. Henry Ford: inspirado no Taylorismo. Na dcada de 1920, ps em prtica os princpios de racionalizao do trabalho emanados do taylorismo e lhes associou o trabalho em seqncia contnua ou trabalho em cadeia.

E na era da globalizao...

TOYOTISMO:flexibilizao da produo. Ao contrrio do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produo, no toyotismo s se produzia o necessrio, reduzindo ao mximo os estoques. Essa flexibilizao tinha como objetivo a produo de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a mxima possvel. Essa outra caracterstica do modelo japons: a Qualidade Total.

Distribuio espacial das indstrias durante o fordismo


FATORES DE CONCENTRAO ESPACIAL : MATRIAS PRIMAS; TRANSPORTE; ENERGIA; MO DE OBRA; MERCADO CONSUMIDOR.

A TERCEIRA REVOLUO INDUSTRIAL-ps 2guerra


Novas tecnologias para fabricao de armamentos, redirecionadas para uso pacfico. Investimentos em pesquisas tecnolgicas e modelos de administrao mais flexveis. Nova distribuio espacial:a fbrica global.

A fbrica global
Ex: A produo de celulares-linha de montagem no Mxico, baterias produzidas na ndia,teclados nos Tigres Asiticos e funcionaro graas s antenas produzidas na Europa.

TENDNCIA ATUAL
DESCONCENTRAO

ou DESAGLOMERAO INDUSTRIAL.

Entre pases e dentro dos pases.

Alemanha e o vale do RHUR-RENO Maior concentrao industrial da Europa. Sec.XIX=grandes reservas de carvo Hidrovia=Reno porto de Roterd.

Inglaterra
A Bacia de Londres um dos mais tradicionais centros manufatureiros do mundo em funo das reservas de carvo e ferro. Londres:maior conurbao europia Hidrovia:Tmisa

Frana:
Paris, regio Nordeste e Lyon Carvo Mineral Navegabilidade do rio Sena Abundncia de Mo de Obra e mercado Consumidor.

ITLIA:diferenas

entre o norte e o sul Norte industrializado:Vale do rio P


Sul agrrio.
Energia:Gs natural e

hidroeletricidade
Milo, Turim e Gnova

BENELUX

BENELUX
CARVO E SIDERURGIA

ALTO IDH
PROTOS DE ROTRD E ANTURPIA- O

RIO RENO

Pases Nrdicos:a Escandinvia


Sucia, Noruega, Finlndia. Grande parque industrial, baseado na

explorao das ricas reservas de ferro e do potencial hidrulico e madeira.


Destaque para mecnica pesada, a

navegao e a petroqumica.

A Europa Oriental
Rep Tcheca e Eslovquia=crescimento recente. Federao Russa:regio de Moscou e montes Urais.Vale do Volga. As repblicas Blticas:Estnia, Letnia e Litunia.

EUA

Manufacturing belt

O Japo

JAPO

Era Meiji (1868): - Incio da industrializao - Desenvolvimento tecnolgico educao - Condies para montar as indstrias - Zaibatsus - dona das indstrias- grupo econmico familiares - Provocou a 2 Guerra Mundial Depois da guerra os EUA vencem e ajudam o Japo a recuperar, ajudando o Zaibatsus para retornarem o crescimento industrial. O Japo no podia ter foras armadas, gasta o dinheiro destinado a este para o desenvolvimento econmico.

DESENVOLVIMENTO DO PS-GUERA. avanado estgio de industrializao, suprida por um poderoso fluxo de informao e uma rede de transportes altamente desenvolvida. importante contribuio da indstria e da prestao de servios, tais como o transporte, do comrcio por atacado e a varejo e dos bancos ao produto interno lquido do pas, no qual os setores primrios, como a agricultura e a pesca, tm hoje em dia uma quota menor. IMPORTNCIA do comrcio internacional na economia japonesa. O Japo um pas insular, pouco dotado de recursos naturais e que sustenta uma populao de mais de 120 milhes de habitantes em uma rea relativamente pequena.

CAUSAS DA INDUSTRIALIZAO PS GUERRA 1. Crditos concedidos pelos EUA. 2. Ressurgimento dos grandes monoplios empresariais ( os zaibatsu).

3. A no existncia de gastos militares exigncia dos aliados aps o trmino da guerra. 4. Grande oferta e abundncia de mo de obra. 5. Disciplina do povo japons.
6. Produo em larga escala, objetivando o mercado externo.

7. Investimento em pesquisas cientficas e tecnolgicas.


8. Grande mercado interno e alto poder aquisitivo.

As principais indstrias japonesas encontram-se prximas aos portos e desembocadura de rios, pois desta forma facilita-se a importao como a exportao. - Principais centros industriais: Tquio, Nagia, Osaka e Fukuoka.
A grande concentrao de indstrias causou srios problemas de poluio ambiental. O governo japons, por sua vez, estabeleceu leis bastante rgidas o que provocou alteraes na poltica industrial japonesa: 1. Instalao e desenvolvimento de indstrias eletro-eletrnicas. 2. Transferncia de indstrias para outros pases com leis menos rgidas. o caso dos tigres asiticos e de pases latino americanos caso do Brasil. 3. Necessidade de buscar mo de obra mais barata. Este tambm foi um dos motivos do estabelecimento de indstrias japonesas em pases como os tigres asiticos.

Anda mungkin juga menyukai