Anda di halaman 1dari 8

Funes da linguagem

Para melhor compreenso das funes da linguagem, torna-se necessrio rever os elementos da comunicao.

Emissor - emite, codifica a mensagem. Receptor - recebe, decodifica a mensagem. Mensagem - contedo transmitido pelo emissor. Cdigo - conjunto de signos usado na transmisso e na recepo da mensagem. Referente - contexto relacionado a emissor e receptor. Canal - meio pelo qual circula a mensagem. Obs.: As atitudes e as reaes dos comunicantes (gestos, expresses faciais) so tambm referentes e exercem influncia sobre a comunicao.

Funo emotiva (ou expressiva)


Caador de Mim
Por tanto amor, por tanta emoo A vida me fez assim Doce ou atroz, manso ou feroz Eu, caador de mim Preso a canes Entregue a paixes Que nunca tiveram fim Vou me encontrar longe do meu lugar Eu, caador de mim

Vou descobrir o que me faz sentir Eu, caador de mim


Nada a temer Seno o correr da luta Nada a fazer Seno esquecer o medo Abrir o peito fora Numa procura Fugir s armadilhas da mata escura Vou descobrir o que me faz sentir Eu, caador de mim Milton Nascimento
Centralizada no emissor, a funo emotiva revela sua opinio, sua emoo. Nela prevalece a 1 pessoa do singular, interjeies e exclamaes. a linguagem das biografias, das memrias, das poesias lricas e das cartas de amor.

Nada a temer Seno o correr da luta Nada a fazer Seno esquecer o medo Abrir o peito fora Numa procura Fugir s armadilhas da mata escura
Longe se vai sonhando demais Mas onde se chega assim

Funo referencial, informativa (ou denotativa)


19/03/2011 - 23h23 Multido acompanha chegada de Obama a hotel em Copacabana
JLIA CARNEIRO DA BBC BRASIL, NO RIO DE JANEIRO

Uma multido de cariocas se aglomerou na praia de Copacabana para acompanhar a chegada do presidente Barack Obama neste sbado, mas pde ver pouco mais do que os veculos do comboio do presidente e o forte aparato de segurana que o rodeia. Aps passar o dia em Braslia, Obama chegou Base Area do Galeo s 20h15. Numa comitiva de carros pretos com bandeiras americanas na janela, entrou pela garagem do hotel JW Marriott, na Avenida Atlntica, s 21h. A multido, que at as 19h procurava garantir um espao na calada do hotel para ver a chegada, foi afastada por paraquedistas do Exrcito e teve que esperar no calado de Copacabana, separada do hotel por seis pistas de trnsito. Centralizada no referente, a funo referencial ocorre quando o emissor procura oferecer informaes da realidade. Objetiva, direta, denotativa, nela prevalece a 3 pessoa do singular. Linguagem usada nas notcias de jornal e nos livros cientficos.

Funo apelativa (ou conativa)

Centraliza-se no receptor . O emissor procura influenciar o comportamento do receptor: comum o uso de tu e voc, ou o nome da pessoa, alm dos vocativos e do imperativo. Usada nos discursos, nos sermes e nas propagandas, que se dirigem diretamente ao consumidor, os chamados textos injuntivos.

Funo ftica
" - Que coisa, n? - . Puxa vida! - Ora, droga! - Bolas! - Que troo! - Coisa de louco! - !" Centralizada no canal, tem como objetivo prolongar ou no o contato com o receptor, ou testar a eficincia do canal. Linguagem das falas telefnicas, das saudaes e de similares.

Funo potica
Rio na sombra Som frio. Rio Sombrio. O longo som do rio frio. To longe, to bom, to frio o claro som do rio sombrio!
Ceclia Meireles

O frio bom do longo rio.

Centralizada na mensagem, revela recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, metafrica. Valorizam-se as palavras, suas combinaes. a linguagem figurada apresentada em obras literrias, letras de msica, em algumas propagandas, etc.

Funo metalingustica
Amar v.t. Ter amor, afeio, ternura, dedicao, devoo a; querer bem: amar os pais. / Estimar, gostar, apreciar: ama o esporte. / V.i. Estar apaixonado: feliz quem ama. http://www.dicionariodeportugues.com/significado/amar-2730.html Centralizada no cdigo, usa a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua funo e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionrios so repositrios de metalinguagem.
Ateno! Em um mesmo texto, podem estar presentes vrias funes da linguagem. O importante saber qual a funo predominante, para, ento, defini-lo.

Anda mungkin juga menyukai