Anda di halaman 1dari 15

INTESTINO DELGADO

Orientador: Manuel Paulino Celina Costa, Filipe Barros, Marco Ferreira, Vasco Dias

INTESTINO DELGADO

O intestino delgado um tubo comprido, com 7 ou 8 m de comprimento e cerca de 3 cm de dimetro, formado por trs pores diferentes: o duodeno, o jejuno e o leo, onde se do os principais passos do processo digestivo.

INTESTINO DELGADO

Duodeno Jejuno e leo Parede intestinal Mucosa do intestino delgado Funes do intestino delgado Os movimentos do intestino delgado Vida breve Como um campo de futebol

INTESTINO DELGADO
Duodeno

o primeiro segmento do intestino delgado, situado no centro da cavidade abdominal e ligado ao estmago atravs de uma vlvula ou esfncter, o piloro, que deixa passar para o seu interior, pouco a pouco, o contedo gstrico.

Com cerca de 25 a 30 cm de comprimento, tem uma forma em C e divide-se em quatro partes: a primeira poro, denominada bulbo duodenal, est situada na continuao do piloro e dirige-se para a direita; a segunda, mais larga, dirigese para baixo e nela que desaguam os canais que arrastam para o interior do intestino as secrees do pncreas e a blis; a terceira poro horizontal e dirige-se para a esquerda, enquanto que a ltima ascende um pouco e desagua no jejuno aps descrever um ngulo muito fechado (ngulo duodenojejunal ou de Treitz).

INTESTINO DELGADO
Jejuno e leo

O jejuno o segundo segmento do intestino delgado, situado na regio superior da cavidade abdominal. Mede, aproximadamente, 3 m de comprimento e apresenta inmeras curvas ou asas intestinais, que at certo ponto podem movimentar-se no interior do abdmen. O leo o terceiro segmento do intestino delgado, situado na regio inferior da cavidade abdominal. Mede cerca de 3 ou 4 m de comprimento e tambm descreve inmeras curvas. A parte final desagua na primeira poro do intestino grosso, o cego, atravs de uma vlvula que regula a passagem do seu contedo - a vlvula ileocecal

INTESTINO DELGADO
Parede intestinal Na parede do intestino delgado verificam-se quatro capas:

A capa mucosa, a mais interna, cobre todo o interior do rgo, dispe de inmeras glndulas e clulas secretoras e apresenta inmeras pregas, que aumentam notoriamente a sua superfcie. A capa submucosa, por baixo da anterior, formada por um tecido conjuntivo largo e na sua espessura h uma extensa rede de vasos capilares sanguneos e linfticos, assim como uma rede de fibras nervosas que intervm na regulao dos movimentos intestinais.

INTESTINO DELGADO

A capa muscular, a mais grossa, composta por duas capas de fibras musculares: uma circular, mais interna, cuja contrao diminui o dimetro do intestino, e outra comprida, mais externa, que ao contrair-se reduz o comprimento do tubo. Entre ambas h uma outra rede de fibras nervosas que participa na regulao dos movimentos intestinais. A capa serosa, a mais externa, uma delgada tnica de tecido fibroelstico que, exceo das primeiras pores do duodeno, cobre todo o intestino delgado.

INTESTINO DELGADO
Mucosa do intestino delgado A capa mucosa que reveste o interior das paredes do intestino delgado apresenta estruturas particulares, graas s quais a superfcie do rgo, em contacto com os alimentos, se amplia milhares de vezes:

As vlvulas coniventes so pregas circulares, com cerca de 8 mm de altura e com pouco menos de largura, que aparecem em maior nmero e apresentam maior tamanho nas primeiras pores do intestino delgado e so mais escassas e planas na zona do leo. Nestas pregas existem pequenas fibras musculares que lhes conferem um movimento oscilatrio tpico.

INTESTINO DELGADO

As vilosidades intestinais so pequenas projees que a mucosa atravessa at ao interior do intestino, com cerca de 0,5 a 1 mm de altura e 0,1 a 0,3 mm de dimetro. So maiores e mais comuns nas primeiras pores do rgo.
Nos espaos compreendidos entre as vilosidades encontram-se formaes glandulares, glndulas de Lieberkhn, que segregam muco e enzimas digestivas para o interior do intestino; no duodeno, existem, tambm, outras formaes tubulares situadas na submucosa, glndulas de Brunner, que segregam muco e um lquido alcalino destinado a neutralizar a acidez do suco gstrico.

INTESTINO DELGADO

As microvilosidades intestinais, uma espcie de pelos microscpicos que apresentam na sua superfcie, numa borda parecida a uma escova, as clulas que cobrem o tubo: cada clula dispe de cerca de 700 microvilosidades, que ampliam consideravelmente a superfcie de absoro num espao mnimo.

INTESTINO DELGADO
Funes do intestino delgado

no intestino delgado que decorre a principal parte da digesto. No seu interior, o alimento submetido a um complexo processo qumico, onde as diversas enzimas, produzidas nas prprias paredes intestinais, mas fundamentalmente procedentes do fgado e do pncreas, atuam sobre os diferentes tipos de nutrientes (hidratos de carbono, gorduras e protenas) para dividi-los e decomp-los nos seus elementos bsicos. Seguidamente, estas partculas elementares, de dimenses reduzidas, so assimiladas, ou seja, absorvidas nas paredes intestinais, atravessando literalmente as clulas da capa mucosa e passando para os pequenos vasos sanguneos e linfticos presentes na capa submucosa, de modo a serem distribudos por todo o organismo atravs da circulao.

INTESTINO DELGADO
Observaes: Os movimentos do intestino delgado

As paredes do intestino delgado experimentam diversos tipos de movimentos automticos e sequenciais que permitem a correta mistura do alimento com as secrees digestivas desta forma, asseguram o contacto dos nutrientes com a mucosa, de modo a favorecer a sua absoro e a fazer progredir o contedo em direo ao intestino grosso, onde os resduos do processo digestivo so eliminados.

Quando o alimento chega ao intestino delgado, desencadeada uma srie de contraes rtmicas em cada segmento ou asa intestinal para que este seja comprimido e triturado .

INTESTINO DELGADO

O par de asas adjacentes produz, igualmente, contraes no sentido oposto, originando um movimento de vaivm, de forma a misturar o alimento com as secrees digestivas .

Finalmente, as contraes sequenciais das asas intestinais, ou movimentos peristlticos, impelem o contedo at ao intestino grosso, atravs da abertura da vlvula ileocecal.

INTESTINO DELGADO

As clulas superficiais da mucosa do intestino delgado (entercitos) tm uma vida mdia de dois dias: vo-se renovando constantemente medida que as velhas se descamam no interior do rgo.
Nota: Como um campo de futebol Se a mucosa que cobre o exterior do intestino delgado se estendesse na sua totalidade sobre uma superfcie plana, a sua superfcie aumentaria de tal modo que poderia cobrir um campo de futebol.

INTESTINO DELGADO
Bibliografia

SEELEY, Rod R.; STEPHENS, Trent D.; TATE, Philip (2007) Anatomia & Fisiologia. 6 Edio, traduo de: Maria Teresa Leal; Maria Cndida Duro; Maria Leonor Braga Abecais, Lusocincia, Loures.

Webgrafia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intestino_delgado

Anda mungkin juga menyukai