Anda di halaman 1dari 42

Gesto Segurana do Trabalho

Aula 02
Professor Ms Luiz Fidelis

Tema
I. Princpios da Segurana e Higiene do Trabalho

II. Definies iniciais

Princpios da Segurana e Higiene do Trabalho


Os princpios que seguem nossos estudos foram extrados pelas definies
dadas por Clber Nilson Ferreira Amorim Junior1, as quais, sabiamente, disps o direito de proteo a sade e fsico do trabalhador, com os fundamentos prescritos na lei, assim vejamos:

I. Princpio da Indisponibilidade da Sade do Trabalhador II. Princpio do Risco Mnimo Regressivo III. Princpio da Reteno do Risco na Fonte IV. Princpio da Adaptao do Trabalho ao Homem V. Princpio da Instruo VI. Princpio do No Improviso VII. Princpio do Direito de Recusa Obreiro
1. Princpios especficos do direito tutelar da sade e segurana do trabalhador. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/20695. Acesso em 27.02.2012

Princpio da Indisponibilidade da Sade do Trabalhador


a. O artigo 196 da Constituio da Repblica enuncia que a sade encontra-se intrinsecamente no contexto sobre a segurana e a medicina do trabalho, direito de todos e dever do Estado, alis no que tange a Ordem Social entre os artigos 193 a 204 da Lei Maior; b. A Conveno n. 155 da OIT, ratificada pelo Brasil, no art. 3, alnea "e", esclarece a extenso do conceito de sade, com relao ao trabalho: e) o termo "sade", com relao ao trabalhado, abrange no s a ausncia de afeco ou de doenas, mas tambm os elementos fsicos e mentais que afetam a sade e esto diretamente relacionados com a segurana e a higiene no trabalho.

c. A segurana visa proteger a integridade fsica do trabalhador; a higiene tem por objetivo o controle dos agentes prejudiciais do ambiente laboral para a manuteno da sade no seu amplo sentido.

Princpio do Risco Mnimo Regressivo


a. A Constituio Federal assegura em seu artigo 7, inciso XXII: a reduo dos riscos inerentes ao trabalhador , por meios de normas de sade, higiene e segurana.;
b. Confere que a reduo deve atingir sua mxima dos riscos e a eliminao do agente prejudicial. Porem, sabido que pode no atingir a plenitude da neutralizao, mas sua diminuio cabe a empresa providencias todos os meios para no haver qualquer a nocividade ao trabalhador; c. O artigo 189 da CLT define como atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos, como tambm dispem os anexos da NR-15, que relacionam os agentes insalubres contida na Portaria n3.214 em 1978.

Princpio da Reteno do Risco na Fonte

O risco deve ser controlado desde sua origem, evitando que possa se propagar a ponto de atingir a integridade fsica e/ou sade do trabalhador. Situao que compreende como obrigatoriedade ao Empregador aplicar medidas corretivas de maneira no paliativa e sim efetivas contra a nocividade do agente agressor sade e fsico do trabalhador.

Princpio da Adaptao do Trabalho ao Homem


Tal concepo foi embasada no art. 5 da Conveno n. 155 da OIT, ratificada pelo Brasil, com a seguinte redao, in verbis:
Artigo 5 A poltica qual se faz referencia no artigo 4 da presente Conveno (poltica nacional coerente em matria de segurana e sade dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho) dever levar em considerao as grandes esferas de ao que se seguem, na medida em que possam afetar a segurana e a sade dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho: a) [...] b) relaes existentes entre os componentes materiais do trabalho e as pessoas que o executam ou supervisionam, e adaptao do maquinrio, dos equipamentos, do tempo de trabalho, da organizao do trabalho e das operaes e processos s capacidades fsicas e mentais dos trabalhadores [...]

De mesma forma temos os dispositivos legais na NR 17 (Portaria n 3214/78)

SITUAES RISCOS: a probabilidade ocorrncia de um evento provocando perdas.

de

PERIGO: o risco sem controle, ou seja, o grau de probabilidade de perda no sistema. SALVAGUARDA: so fatores de proteo oferecidos a um individuo ou a uma coletividade.

Ento:
Risco = Perigo_____ Salvaguarda

Acidente do Trabalho
QUAL A DIFERENA? Risco x Perigo
Risco = Combinao da probabilidade de ocorrncia e da
consequncia de um determinado evento perigoso.

Perigo = Fonte ou situao com potencial para provocar danos


PORTANTO

Perigo a fonte geradora e o Risco a exposio a esta fonte.

RISCO
Exemplo simples que demonstra a diferena entre risco e perigo. Uma pessoa ao atravessar uma rua, tem as seguintes condies:

1. Atravessar a rua fora da faixa de pedestre

RISCO
2. Atravessar a rua na faixa de pedestre

RISCO
3. Atravessar a rua na faixa de pedestre com semforo

RISCO
O perigo aumenta consideravelmente ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre

RISCO
O perigo diminui consideravelmente quando aumenta o nvel de segurana da faixa de pedestre (faixa de pedestre com ou sem semforo).

CONTROLE DO RISCO
As organizaes em geral se interessam saber qual o seu grau de ameaa que possa submeter seus negocio diante de determinada fragilidade. Muitas das fragilidade, como tambm conhecida de ameaa so fatores tementes quelas organizaes, pois, esto expostas por diversas situaes de riscos dentre: concorrentes, hackers, empregados insatisfeitos e fatores motivadores que atrai a ocorrncia do acidente do trabalhos.

Expor, mostrar parte do negocio, mas conhecer os riscos gerenciar o futuro.

CONTROLE DO RISCO
SISTEMA DE GESTO uma estrutura organizacional com definies de responsabilidades tcnicas e administrativas para desenvolver e implementar sua poltica de SEGURANA NO TRABALHO, portanto, para gerenciar seus riscos.

Por meio de:

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO - PGR


Data Controle n: Ramal Perodo execuo Medidas Preventivas

ANLISE DE RISCO DE TAREFA ART SEGURANA DO TRABALHO


Setor/Depto. Descrio da Tarefa Etapas de Trabalho Riscos Responsvel

Horrio

Ainda ...
Instruo:
Artigo 33 da Conveno 167 da OIT sobre Segurana e Sade na Construo, ratificada pelo Brasil: Dever-se- facilitar aos trabalhadores, de maneira suficiente e adequada: (a) informao sobre os riscos para sua segurana e sua sade aos quais possam estar expostos nos locais de trabalho; (b) instruo e formao sobre os meios disponveis para prevenirem e controlarem esses riscos e se protegerem dos mesmos.

No Improviso:
O planejamento administrativo deva sempre ressalvar os aspectos de preveno acidentria e no adaptao posterior apos implantao na forma de improviso .

Direito de Recusa Obreiro:


a. A prtica da recusa ao cumprimento de ordens ilcitas, neste caso, corresponde a ato praticado em legtima defesa da vida, conforme o artigo 188 do Cdigo Civil Brasileiro, ao preconizar que : "No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa [...]".
b. A Norma Regulamentadora -10 trata, tambm, do direito

de recusa do trabalhador que interage com instalaes e servios eltricos interromper suas tarefas sempre que constatar evidncias de riscos graves e iminentes para a sua segurana e sade ou de outras pessoa.

Direito de Recusa Obreiro:


CONSTITUIO DO ESTADO DE SO PAULO

Artigo 229 - Compete autoridade estadual, de ofcio ou mediante denncia de risco sade, proceder avaliao das fontes de risco no ambiente de trabalho e determinar a adoo das devidas providncias para que cessem os motivos que lhe deram causa. 1 - Ao sindicato de trabalhadores, ou a representante que designar, garantido requerer a interdio de mquina, de setor de servio ou de todo o ambiente de trabalho, quando houver exposio a risco iminente para a vida ou a sade dos empregados. 2 - Em condies de risco grave ou iminente no local de trabalho, ser lcito ao empregado interromper suas atividades, sem prejuzo de quaisquer direitos, at a eliminao .

Definies Iniciais
Segurana do Trabalho Higiene Ocupacional Medicina do Trabalho Acidente de Trabalho
Causas:
Ato Inseguro Condio Insegura

Segurana do Trabalho
o conjunto de medidas que versam sobre preveno de acidente do trabalho tendo como principal atuao o reconhecimento e o controle dos riscos que estejam interligados prtica da atividade laboral.

Higiene Ocupacional
Segundo conceito de Tuffi Messias Saliba:

[...] a cincia que atua no campo da sade ocupacional, por meio da antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos fsicos, qumicos e biolgicos adores originados nos locais de trabalho e passiveis de produzirem danos sade dos trabalhadores, observando-se tambm o impacto ao meio ambiente .

Medicina do Trabalho
Com o fundamento na Consolidao das Leis Trabalhistas, artigos 168 e 169, como tambm na Portaria MTE n 3214-78,

especificamente na NR 7, dispem a competncia da Medicina no Trabalho em prol a preveno de Doena Ocupacional que possa submeter o empregado, determinado, por conseguinte, ao empregador, providncias que contribuam a eliminao da nocividade dos agentes agressores sade do trabalhador

Acidente do Trabalho
Conforme o artigo 19, da Lei n 8213/ 91, dispe o conceito lei sobre Segurana do Trabalho, a saber, in verbis:

Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do


trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

Acidentado todo trabalhador que no


exerccio do trabalho, a servio da empresa, sofre leso corporal ou perturbao funcional

Acidente do Trabalho
Equiparam-se aos acidentes de trabalho, segundo a Lei n. 8213/91:
1.
2. 3. 4. 5.

Prestar servio por ordem da empresa fora do local de trabalho


Em viagem a servio da empresa No trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. Doena profissional - as doenas provocadas pelo tipo de trabalho. Doena do trabalho - as doenas causadas pelas condies do trabalho, constante de relao do MPAS;

Acidente do Trabalho
ACIDENTE TPICO: Aquele que ocorre com o empregado a servio da Companhia, nos limites de sua propriedade ou fora desta, quando autorizado pela mesma, provocando leso corporal ou perturbao funcional. ACIDENTE DE TRAJETO: Quando em percurso da residncia para o trabalho ou vice-versa.

ACIDENTE NO HORRIO DE DESCANSO: Quando ocorrido com o empregado a servio da Companhia, durante o seu horrio de descanso, que tenha sido decorrente do processo de trabalho.
DOENA OCUPACIONAL a leso entendida como sendo produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade

Acidente do Trabalho
Causas de Acidente do Trabalho TEORIA DE HEINRICH

DO ACIDENTE LABORAL - 1932

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
Nos mostra que: 1. O acidente e, consequentemente, a leso so causados por alguma coisa anterior; 2. 3. Onde se encontra o homem, e todo acidente causado, ele nunca acontece; causado porque o homem no se encontra devidamente preparado e comete atos inseguros, ou ento existem condies inseguras que comprometem a segurana do trabalhador; Portanto, os atos inseguros e as condies inseguras constituem o fator principal na causa dos acidente.

4.

Acidente do Trabalho
Efeito domino:
Heinrich com auxilio de cinco pedras de domins adotou cada os fatores que provem o acidente do trabalho, denominado cada na seguinte disposio:

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
A primeira representando a personalidade;
O trabalhador em seu inicio de turno, traz consigo um conjunto de caractersticas positivas e negativas, de qualidades e defeitos, que constituem a sua personalidade. Esta se Personalidade sodos anos, por influncia dedetm formou atravs aspectos em que cada pessoa fatores psicologicamente, certo familiar em que o indivduo hereditrios e do meio social e comportamento, segundo seus se valores, vida dessas atitudes diante de determinada desenvolveu. Algumas social e caractersticas (irresponsabilidade, circunstncia. irrascibilidade, temeridade, teimosia, etc.) podem se constituir em razes prximas para a prtica de atos inseguros ou para a criao

de condies inseguras.

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
A segunda as falhas humanas, no exerccio do trabalho:
Devido aos traos negativos de sua personalidade, o homem seja qual for a sua posio hierrquica, pode cometer falhas Falhas do que resultaro as que no exerccio do trabalho, humanas circunstancia causas de interferem no dia a dia das pessoas acidentes.
levando-as a pratica de certos atos.

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich - A terceira as causas de acidentes:
Fatores causadores de Acidente do Trabalho Ato inseguro
o ato praticado direta ou indiretamente pela pessoa que resulte leso ou prejuzo ao seu contratado, devido a inobservncia das normas de segurana e outros fatores que foram condutores a ocorrncia lesiva.

Condio Insegura
Caracterizam-se por situaes de risco, presentes no local de trabalho, que podem causar acidentes e doenas profissionais.

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
A quarta, o acidente:
Sempre que existirem condies inseguras ou forem praticados atos inseguros, pode-se esperar as suas conseqncias, ou seja, a ocorrncia de um acidente.

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
A quinta, as leses:
Toda vez que ocorre um acidente, corre-se o risco de que o trabalhador venha a sofrer leses, embora nem sempre os acidentes provoquem leses.

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
A impossibilidade de eliminar os traos negativos da personalidade e dele evidentemente levaro falhas comportamentais humanas, provocando como resultado os atos inseguros e condies inseguras, consequentemente, ocorrero os acidentes e as leses. Nesta viso, segundo a teoria, implicar o tombamento das pedras do domino a partir da pea denominada "personalidade" e, sucessivamente, a queda das demais:

Acidente do Trabalho
Teoria de Heinrich
De todos os componentes que formaram o conjunto das causas de acidentes, apenas possivelmente com a doo de metodologia prevencionista poder neutralizar das condies e atos inseguros . Partindo desta concepo podemos acentuar, conforme a teoria, que na retirada da pea atos e condies inseguras no prosseguir o resultado lesivo sade e fsico do trabalhador, conforme se verifica ao lado:

Acidente do Trabalho
CONSEQUNCIAS DOS ACIDENTES:
a. PARA O EMPREGADO: leso que podem incapacit-lo de forma total ou parcial, temporria ou permanente para o trabalho, podendo lev-lo morte. PARA A EMPRESA: perda da mo-de-obra, de material, de tempo e conseqentemente elevao dos custos operacional. PARA A FAMLIA: preocupao, compaixo ou incerteza quanto continuidade normal da vida do acidentado. PARA A SOCIEDADE: aumenta o numero de invlidos e dependentes da Previdncia Social, aumentando, portanto, a contribuio financeira de toda a sociedade.

b. c. d.

Atividade em sala de aula Localiza, no desenho encontrado no slide a seguir , o seguinte:


a. As prticas inseguras e b. As condies inseguras

Transcreva,
no desenho ao lado.

em folha separada, as irregularidades encontradas

Entrega,

aps a elaborao, para o professor com a devida identificao (seu nome e n de RA)

Atividade em sala de aula

1 2 3 4

8 9 11

12

10

Por fim

Resta-nos a misso em atentar sobre os aspectos salutares do estado fsico e sade do colaborador da empregadora, mesmo que advenham a interferncia dos zeles econmicos da organizao, pois, o bem maior o ser humano tutelado em face de quaisquer ofensas que atinjam sua permanecia no trabalho.

Luiz Fidelis Barreira Junior

Anda mungkin juga menyukai