Anda di halaman 1dari 38

Noes sobre o sistema de abastecimento de gua residencial.

Desenho de Instalaes Hidrulicas.


(Hlio Creder)

Sistema de captao abastecimento de cidades

Sistema direto de Distribuio

Sistema indireto sem bombeamento

Sistema de distribuio indireto com bombeamento

Quando alem da presso insuficiente h tambm a descontinuidade existe a necessidade de ter dois reservatrios (inferior e superior). A distribuio ser descendente e as bombas de recalque imprescindveis.

Sistema Hidropneumtico de distribuio

Estabilizao da Presso na distribuio

Generalidades (NB 92/80, NBR-5626)

A - Rede publica de distribuio de gua. B Ramal. C - Hidrmetro Aparelho para medio do consumo de gua, instalados em muretas a esquerda ou direita de edificaes. C- Ramal de alimentao Tubulao compreendida entre o hidrmetro e reservatrio de acumulao passando ou no pela coluna piezomtrica.

E - Coluna Piezomtrica Dispositivo regulador do nvel piezomtrico, sempre que o reservatrio estiver abaixo da cota do meio fio. (facultativo ou obrigatrio em algumas cidades).

Um piezmetro nada, mas que um tubo na maioria das vezes transparente e disposto de uma maneira que seja possvel medir ou conferir a altura manomtrica do liquido qualquer, altura essa que indica a presso do sistema no local do piezmetro.

Linha piezomtrica
Linha piezomtrica: formada pelos pontos situados distncia P/Y acima do centro da tubulao. O lquido em um piezmetro se elevaria at a LP. Linha piezomtrica

Linha de energia
Linha de energia

Linha de energia: formada pelos pontos situados distncia V2/2g acima da LP, ou distncia P/Y + V2/2g acima do centro da tubulao.

Propriedades da LP e LE
Conforme a velocidade vai a zero, a LP e a LE se aproximam uma da outra. A LE e a LP inclinam-se para baixo na direo do escoamento devido perda de carga distribuda no tubo. Quanto maior a perda por unidade de comprimento, maior a inclinao. Uma mudana sbita ocorre na LP e na LE sempre que ocorre uma perda devido a uma mudana sbita de geometria, ou perda de carga localizada. Ocorre um salto na LE e na LP quando energia til adicionada ao fluido, como acontece com uma bomba, e uma queda ocorre se energia til extrada do escoamento, como ocorre com uma turbina. Se a LP passa atravs do tubo a presso zero. Se passa acima a presso negativa (vcuo).

F - Reservatrio inferior. Em geral em prdios com mais de dois pavimentos. G - Extravasor Regularizao do nvel Maximo ou aviso de no funcionamento da bia.

Sistema de recalque. Conjunto de bombas, canalizao de suco, canalizao de recalque.

I- Reservatorio superior. Geralmente dividido em duas celulas, quando o volume ultrapassa 4000 l. J - Barrilete ou colar Conjunto de distribuio provido de registro de gaveta que comandam a distribuio e vlvulas de reteno para colunas de combate a incndios.

J - Barrilete ou colar Conjunto de distribuio provido de registro de gaveta que comandam a distribuio e vlvulas de reteno para colunas de combate a incndios.

K - Coluna Canalizao vertical de origem no barritele abastecendo ramais de distribuio para banheiros cozinhas e reas de servio. Ramal a canalizao entre a coluna e os sub ramais.

Ramal a canalizao entre a coluna e os subramais (representao em planta de elevao e em projeo vertical) Vantagens representao das cotas em vg. Desvantagens Dois desenhos.

Desenho de Instalaes Hidro-Sanitria

Desenho de instalaes hidrulicas


Planta baixa Planta de elevao Esquema em perspectiva isomtrica Convenes segundo a norma vigente. Em geral se reproduz parte das instalaes sanitria. (em linha fina paredes e aberturas, os aparelhos sanitrios so representados em linha de maior espessura assim como as tubulaes e registros e outros detalhes. Em geral o ramas e alimentao feito em ferro galvanizado passando por fora da construo. Estudar casos de reservatrios em funo do abastecimento.

Registro de Gaveta

Vlvula de descarga

Exemplos Registro de presso

Desenho de instalaes hidrulicas

Desenho de instalaes Hidrulicas - exemplos

Desenho de instalaes Hidrulicas - exemplos

Desenho de instalaes Hidrulicas - exemplos

Desenho de instalaes Hidrulicas - exemplos

Desenho de instalaes Hidrulicas - exemplos

Anda mungkin juga menyukai