Anda di halaman 1dari 20

PROJETO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO RESIDENCIAL

Projetistas: Adriano Raimundo Thalisson

INTRODUO
Um sistema de produo fotovoltaica uma fonte de energia que, atravs da utilizao de clulas fotovoltaicas, converte diretamente a energia luminosa em eletricidade.

VANTAGENS FUNDAMENTAIS

No consome combustvel No produz poluio nem contaminao ambiental silencioso Tem uma vida til superior a 20 anos resistente a condies climticas extremas (granizo, vento, temperatura e umidade) No tem peas mveis e, portanto, exige pouca manuteno (s a limpeza do painel) Permite aumentar a potncia instalada por meio da incorporao de mdulos adicionais.

PROJETO
Nosso projeto de fazer a iluminao e o bombeamento dgua em uma residncia atravs de um sistema fotovoltaico.

AVALIAO DO RECURSO SOLAR


De acordo com o banco de dados do Sundata, os valores correspondentes a latitude de 753sul e 378oeste, localizam trs cidades: Monteiro, Patos e Triunfo. O grfico abaixo mostra a radiao solar diria mdia mensal fornecido pelo programa com uma inclinao de 0.

AVALIAO DO RECURSO SOLAR


Para quantificar a radiao solar incidente necessrio calcular o nmero de horas de Sol Pleno. De posse dos dados da menor incidncia de luz solar durante o vero e durante o inverno das trs cidades-referncia obtemos os seguintes clculos:

DIMENSIONAMENTO DA GERAO FOTOVOLTAICA


Para suprir as necessidades dirias no pior caso de incidncia de radiao no vero e no inverno, calcula-se a potncia da seguinte forma:

DIMENSIONAMENTO DA GERAO FOTOVOLTAICA


Para o projeto superar qualquer adversidade, utilizamos a Potncia de 110 W. Aproximando o total de perdas nos cabeamentos em 6%, perdas de converso de energia na bateria de 9% e outros 9% de perdas por desajustes temos a potencia mnima necessria.

MODELO DO PAINL
O Painel fotovoltaico utilizado no projeto ser o modelo SM-63KSM da Kyocera de 63 W de potncia.

NMEROS DE PAINIS
Logo seriam necessrios trs paineis em paralelo de 63 W para dar conta da demanda de energia da iluminao e da bomba. Pelos clculos ainda sobraria energia, ento para tornar conhecida essa reserva(em %) faremos o clculo a seguir:

CONSUMO DIRIO
A casa projetada possui 2Qt,Sl,Coz,Wc e Terrao.Ser utilizada em todos os dias do ano, convencionamos tambm uma luminria por cmodo. Abaixo v-se uma tabela com a potncia, consumo dirio e horas de uso por cmodo utilizando-se uma lmpada florescente compacta de 15W.

CONSUMO DIRIO

CLCULO DO CONSUMO DIRIO

Somando-se os consumos dirios de todas as lmpadas, temos que a quantidade de consumo dirio para a iluminao 270 Wh.

DIMENSIONAMENTO DA BOMBA DGUA


Escolhemos uma bomba centrfuga submersvel de 1 CV, 6 A e 12V. Temos que calcular a potncia o consumo dirio e o consumo dirio mdio da bomba.

DIMENSIONAMENTO DA BOMBA DGUA


Outro dado importante a potncia total instalada.

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO


Pelo melhor custo benefcio, iremos utilizar baterias,e para dimension-las faremos clculos de especificao de acordo com o nosso projeto. A descarga diria mdia, necessria para clculo de eficincia foi definida em 25%.

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO


Agora com a eficincia podemos calcular a capacidade, levando em considerao os 12 volts de tenso nominal. Para nosso projeto escolhemos uma bateria 122000-CG da Newmax, por causa da sua boa vida til, confiabilidade e baixo custo.

DIMENSIONAMENTO DOS DEMAIS COMPONENTES BSICOS

Anda mungkin juga menyukai