Anda di halaman 1dari 17

Curso de Operador de Betoneira

O que uma betoneira?


Betoneiras so misturadoras de materiais. Existem diversos tipos e tamanhos de betoneiras: 120, 145, 180, 250, 320, 400 580 e 600 litros. A mais usada a de 4000 litros, tambm conhecida como a de uma massada.

Caractersticas tcnicas
Betoneira de 400 l
Capacidade do tambor: 400l Quantidade de ciclos/ hora: 15

Betoneira de 150 l
Capacidade do tambor: 150l Quantidade de ciclos/ hora: 20

Carga mx. de trabalho: 270l


Ptencia: 2cv Rotao do motor: 1720 rpm Rotao do tambor: 30,3 rpm

Carga mx. de trabalho: 70l


Ptencia: 1cv Rotao do motor: 1750 rpm Rotao do tambor: 31 rpm

Cuidados pessoais
Recomendamos que somente pessoas preparadas faam uso dessa maquina: profissionais treinados, maiores de 18 anos e aptas fsica e mentalmente. No utilize o equipamento sem o devido aterramento. Observar as recomendaes das normas NR18 e NR12.

Verifique se a tenso eltrica no local confere com a tenso da mquina. Utilize fios conforme indicado: sempre desenrole toda a extenso. Utilize somente cabos com PP e sem emendas ou fios descascados. Extenses de: at 10m: fios 2,5mm; At 20m: 4mm; At 30m: fios de 6mm. Nunca utilize extenses acima de 30 metros. No use sob chuva.

Como preparar o concreto


Faa uma medida (lata ou balde) para dosar a quantidade dos componentes. Coloque pedra com a betoneira LIGADA. Adicione METADE da gua e misture por um minuto. Ponha o cimento. Coloque o restante da gua. Deixe a betoneira girar por no mximo 3 (trs) minutos antes de usar o concreto.

No local de trabalho
Instale a betoneira em local nivelado. Use aterramento. No permita o acesso de outras pessoas. Retire do local tudo que possa interferir no servio. Ligue a betoneira em um circuito de proteo disjuntor de 20 ampres.

Utilize sempre os equipamentos de proteo individual (E.P.I.). Verifique se as correias esto esticadas corretamente e se a chave eltrica est em bom estado. Ligue os fios da chave DIRETAMENTE no circuito eltrico. NO UTILIZE TOMADAS COMUNS.

Verifique se a mquina no sofreu avarias durante o transporte. Toda e qualquer avaria e problema de funcionamento devero ser comunicados CASA DO CONSTRUTOR, que providenciar a assistncia tcnica necessria.

ACIONAMENTO DA MQUINA
Ligue a chave eltrica contida na caixa do motor. Coloque e retire os materiais sempre com a betoneira ligada. Observe a ordem de colocao dos materiais:
Concreto: pedra, parte da gua, cimento, areia e o restante da gua. Argamassa: areia, parte da gua, cimento, cal e o restante da gua.

Deixe a betoneira girar por 3 minutos para retirar o material.

DESLIGAMENTO DA MQUINA
Retire todo o material residual da cuba com o equipamento ainda em funcionamento. Desligue a chave e o disjuntor. Lave toda a mquina com gua. Ateno para NO molhar as PARTES ELTRICAS.

O TRANSPORTE DO EQUIPAMENTO
Ao transportar a mquina, fixe-a de forma a evitar seu deslocamento, que pode causar danos betoneira, ao veculo de transporte ou pessoas.

DESCARREGAMENTO E MONTAGEM DA MQUINA


Desenrole completamente o cabo de extenso. Conecte-o na betoneira antes de conectalo energia.

CUIDADOS GERAIS
Nunca desligue a betoneira com material em seu tambor. Nunca coloque as mos dentro do tambor enquanto este estiver girando. Limpe completamente a betoneira no final de cada dia em que foi usada, mesmo que uma vez. Raspe o cimento seco do interior do tambor.

LIMPEZA DA MQUINA
O tambor pode ser limpo com gua e pedras. Ao final da limpeza, esvazie o tambor da mistura de gua e pedras. No jogue tijolos dentro da betoneira para fazer sua limpeza. No bata no tambor com ps, martelo ou quaisquer outras ferramentas para soltar os acmulos de material em seu interior.

RISCOS INERENTES FUNO


Rudo; Poeira de cimento; Postura inadequada; Levantamento e/ou transporte manual de peso; Choque eltrico; Quedas, de mesmo nvel ou mais alto.

E.P.I. (uso contnuo)


Botas Capacete Luvas Protetor auricular (tipo concha) Mscara culos

Anda mungkin juga menyukai