Anda di halaman 1dari 8

Toytotismo

Gustavo, Josiane Ferreira, Marciano, Clique para editar o estilo do Priscila, Rodrigo e Thas subttulo mestre

3/10/13

O Toyotismo se originou na fbrica da Toyota, no Japo, logo aps a II Guerra Mundial. O Japo no podia utilizar a linha de produo trabalhada por FORD, por ser um pis com poucas fontes de matrias-primas, pequeno mercado consumidor e capital e mo-de-obra escassos. Por isso, passou-se a fabricar lotes (pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos) para o mercado externo, a fim de gerar divisas para a obteno de matrias-primas e de alimentos. O Sistema Toyota tambm denominado como Sistema de Produo Enxuta, pois tem como fundamento principal evitar perdas comuns ocorridas durante o processo de produo.

3/10/13

- Mo-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores so educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produo, podendo atuar em vrias reas do sistema produtivo da empresa. - Sistema flexvel de mecanizao, voltado para a produo somente do necessrio, evitando ao mximo o excedente. A produo deve ser ajustada a demanda do mercado. - Uso de controle visual em todas as etapas de produo como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo. - Implantao do sistema de qualidade total em todas as etapas de produo. Alm da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao 3/10/13 mximo o desperdcio de matrias-primas e

O processo de comunicao ampliado no sistema toyota de produo, na medida em que a participao dos operrios em termos de maior co-responsabilidade exige que ele tenha
3/10/13

Com relao ao trabalhador, encontra-se no Toyotismo, ao mesmo tempo, polticas de incentivo ao trabalho em equipe e competitividade individual. Prev-se a eliminao rgida das tarefas, mas exige-se muito treinamento e aperfeioamento do trabalhador. A competitividade passou a exigir mudanas nas lideranas, que precisam assumir posturas diferenciadas frente nova forma integrada de organizao.

3/10/13

Segundo FLEURY (1992), apesar de todas as presses, conflitos e competitividade do sistema Toyotista; foi a primeira vez no mundo do trabalho capitalista que os trabalhadores puderam comunicar empresa suas dificuldades, atuar no sentido de melhorar as condies de trabalho exercendo, embora de forma limitada, sua capacidade de criao e realizao.
3/10/13

3/10/13

Nos nveis de superviso e gerncia tambm houve mudanas significativas. Segundo LIMA (1995), este foi o nvel mais afetado e de forma mais negativa, na medida em que as situaes de trabalho passaram a ser altamente competitivas, at agressivas, exigindo posturas diferenciadas para quem pretenda manter-se neste sistema produtivo. Para ela, o novo trabalhador, principalmente em nvel de chefias intermedirias e gerncias.

3/10/13

Anda mungkin juga menyukai