Anda di halaman 1dari 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE HABITABILIDADE E SUSTENBAILIDADE DAS CONSTRUES ALICE ALONZO STEINMETZ FRANCIELLE

LOUIZE PAPINI MURIEL MENA DA SILVA

Reduo, separao e destinao de resduos slidos gerados pelas construes

Pelotas 2012

1. INTRODUO
Estima-se que a construo civil seja responsvel por at 50% do uso de recursos naturais em nossa sociedade, dependendo da tecnologia utilizada. Os resduos slidos provenientes das construes so classificados em quatro classes pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O reaproveitamento de resduos, apesar de ser restrito, proporciona melhorias significativas do ponto de vista ambiental e uma alternativa economicamente vantajosa, pois transforma o entulho novamente em matria-prima e gera novas oportunidades de emprego.

2. RESDUOS GERADOS PELAS CONSTRUES


Os principais Resduos de construes e demolies (RCDs) provenientes das atividades construtivas so materiais como metal, argamassa, areia, concreto, madeira, tijolos, etc. Na grande maioria, esses entulhos so depositados em bota-fora clandestinos, nas margens de rios e crregos ou em terrenos baldios. Esse destino inadequado provoca o entupimento e o assoreamento de cursos dgua, de bueiros e galerias, causando constantes enchentes, degradao de reas urbanas e doenas.

3. CLASSIFICAO DOS RESDUOS

Classe A: so os resduos reutilizveis ou reciclveis, como agregados;

Figura 1 Caamba com resduo de alvenaria

Classe B: so os resduos reciclveis para outras destinaes;

Figura 2 Resduos de madeira

Classe C: so os resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem;

Figura 3 Resduos de gesso

Classe D: so os resduos perigosos oriundos do processo de construo;

Figura 4 - Tintas

4. A COLETA DE RCD ENQUANTO NEGCIO

indiscutvel que, hoje em dia, a coleta de Resduos de construes e demolies (RCDs) tornou-se um grande negcio nas cidades brasileiras: envolvendo empresas contratadas para recolher entulho, empresas que operam aterros de resduos, empresas que trabalham como transporte de entulho utilizando guindastes e caambas, e tambm transportadores autnomos utilizando carroas e outros meios mais primitivos. Pode-se estimar que o negcio de coleta do entulho para cidades maiores que 500 mil habitantes no Brasil pode atingir uma faixa de mais que R$400 milhes por ano. Grande parte desse dinheiro utilizado para controlar os conhecidos bota-fora.

5. DESTINAO DOS RESDUOS Os resduos que ocupam a Classe A so reciclados ou reutilizados na forma de agregados ou depostos em aterros de RCC. Os que ocupam a Classe B so reutilizados, reciclados ou encaminhados a armazenamento temporrio. J os resduos que representam as Classes C e D possuem o seu destino de acordo com norma tcnica especfica.

6. GERENCIAMENTO
1) 2) 3) 4)

Caracterizao; Triagem; Acondicionamento; Transporte.

Figura 6 Bombonas sinalizadas e Sacos de rfia Figura 5 Adesivos Autocolantes

Figura 7 Big Bag Figura 8 - Caamba

7. FORMAS DE REAPROVEITAMENTO Aps reduo de volume proveniente da construo civil atravs do combate ao desperdcio, uma segunda alternativa para os problemas causados por esses resduos o reaproveitamento feito por tcnicas de reciclagem. Mais de 90% dos resduos provenientes de construes civis podem ser reciclados, reutilizados e transformados em agregados com caractersticas bastante semelhantes ao produto original, a partir de matrias-primas com custo muito baixo. Agregados reciclados provenientes de concretos estruturais apresentam melhor qualidade em relao aos agregados provenientes de tijolos cermicos e argamassas.

8. EXEMPLOS DE REAPROVEITAMENTO Reciclagem de Tijolos De fcil montagem e a um custo bem menor, os tijolos ecolgicos, fabricados a partir do lixo industrial, possuem quase o dobro da resistncia dos tijolos comuns. Alm disso, quando transformado em p, o tijolo substitui parcialmente o cimento, que considerado um material muito poluente. Outra forma barata de se produzir material de construo substituir o tijolo cozido pelo de terra crua, pois a fabricao dispensa o uso do forno a lenha e durante o processo de fabricao no h queima de carvo.

Tijolo Ecolgico

9. PRODUTOS OBTIDOS DA RECICLAGEM Grandes pedaos de concreto podem ser aplicados como materiais de conteno para preveno de processos erosivos na orla martima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais. O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentao de estradas, enchimento de fundaes de construo e aterro de vias de acesso.

Casas construdas com materiais reciclveis Londrina, PR

10. RESULTADOS
Os principais resultados obtidos pela reciclagem do entulho so benefcios ambientais. Os benefcios so conseguidos no s por se diminuir a deposio em locais inadequados, como tambm por minimizar a necessidade de extrao de matria-prima em jazidas. Alm da gerao de empregos, a reduo da poluio com a fabricao de novos produtos tambm uma das vantagens da reciclagem.

11. MEDIDAS PARA REDUO DE RCD O resduo de construo obtido em trs estgios diferentes: a) fase da construo; b) fase da manuteno e reforma; c) demolio de edifcios.

12. FASE DE CONSTRUO


Nessa fase a gerao de resduos de construo resultado das perdas dos processos construtivos. Parte das perdas acabam sendo incorporadas na construo e outra parcela se converte em resduos de construo. A proporo entre as duas no bem conhecida, mas estipula-se que 50% das perdas so convertidas em RCDs. Pesquisas afirmam que possvel combater essas perdas atravs de aperfeioamento de projetos, seleo adequada de materiais, melhoria do transporte, entre outros. Mudanas tecnolgicas tambm so bem vindas. A reduo das perdas geradas na fase da construo, tem como consequncia a reduo da gerao de resduos das fases de manuteno e demolio.

13. FASE DE MANUTENO

Nessa fase a gerao de resduos est associada a vrios fatores: correo de defeitos, reformas ou modernizaes e descarte de componentes que tenham atingido o final de sua vida til e assim se degradado. Para reduzir a gerao nessa etapa medidas devem ser tomadas, como: projetos flexveis, melhoria na qualidade da construo, aumento da vida til fsica dos diferentes componentes e da estrutura do edifcio.

14. ETAPA DE DEMOLIO

Nessa etapa, a reduo depende de: prolongamento da vida til das construes e de seus componentes, existncia de incentivos para que os proprietrios realizem modernizaes, tecnologia de projeto e demolio ou desmontagem que permita a reutilizao dos componentes.

REFERNCIAS

Disponvel em: <http://www.planetareciclavel.com.br/desperdicio_zero/kit_res_10_construc ao_civil.pdf> Acesso em: 26 de novembro de 2012.


Disponvel em: <http://www.usp.br/fau/cursos/graduacao/design/disciplinas/aut2512/(17.03. 2009)_Gestao_de_residuos_na_Construcao_Civil.pdf > Acesso em: 26 de novembro de 2012. Disponvel em: <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ftp/CETESB.pdf> Acesso em: 27 de novembro de 2012.

Anda mungkin juga menyukai