Anda di halaman 1dari 11

PENSAMENTO E LINGUAGEM O que o pensamento ???????

O que a linguagem???

PENSAMENTO E LINGUAGEM
Para Vygotsky:
Pensamento
o reflexo sintetizado da realidade realizado por meio da palavra.

Para Luria: Linguagem

um complexo sistema de cdigos que designam objetos, caractersticas, aes ou relaes; cdigos que possuem a funo de transmitir informaes e que so formados no curso da histria social.

PENSAMENTO E LINGUAGEM
A relao entre pensamento e linguagem um processo, um movimento contnuo de vai e vem do pensamento para a palavra e vice-versa. O pensamento passa por muitas transformaes at transformar-se em fala. Pensamento e linguagem so indissociveis e suas inter-relaes acontecem nos significados das palavras que, por sua vez, no so fixos, modificam e se constroem historicamente nas interrelaes sociais.

PENSAMENTO E LINGUAGEM O pensamento e a linguagem se sintetizam dialeticamente no desenvolvimento cognitivo, quando, nesse processo, a linguagem se converte em pensamento e o pensamento em linguagem. A linguagem atua sobre a organizao do pensamento e sobre a maneira de pensar do homem, organizando o pensamento e o estruturando convenientemente.

A linguagem possui, assim, caractersticas que podem ser assim definidas:


Universalidade, ou seja, uma faculdade humana universal; Funo de comunicao entre os membros de uma comunidade social; Carter abstrato: a linguagem uma abstrao, pois consiste numa operao mental atravs da qual os homens se comunicam entre si e promovem a anlise do real.

AULA DE PORTUGUS
A linguagem na ponta da lngua, to fcil de falar e de entender. A linguagem na superfcie estrelada de letras, Sabe l o que ela quer dizer?

Professor Carlos Gis, ele quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorncia. Figuras de gramtica, esquipticas, Atropelam-me, aturdem-me, seqestram-me.

J esqueci a lngua em que comia, Em que pedia para ir l fora, Em que levava e dava pontap, a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a prima. O portugus so dois; o outro, mistrio.

(Carlos Drummond de Andrade)

CONCEPES DE LINGUAGEM
Conforme Travaglia (2000), trs concepes podem ser apontadas: 1 Linguagem como expresso do pensamento Se a linguagem expresso do pensamento, quando as pessoas no se expressam bem porque no sabem elaborar o pensamento. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramtica normativa ou tradicional representando o meio que fornece as normas gramaticais do falar e escrever.

CONCEPES DE LINGUAGEM
2 Linguagem como instrumento de comunicao Nesse conceito a lngua vista como um cdigo, que deve ser dominado pelos falantes para que as comunicaes sejam efetivadas. A comunicao, pois, depende do grau de domnio que o falante tem da lngua como sistema. O falante utiliza-se dos conceitos estruturais que conhece para expressar o pensamento; o ouvinte decodifica os sinais codificados por ele e transforma-os em nova mensagem. Essa linha de pensamento pertence ao estruturalismo e tambm ao gerativismo.

3 Linguagem como forma ou processo de interao Nesta concepo, o falante realiza aes, age e interage com o outro (com quem ele fala). Dessa forma, a linguagem toma uma dimenso mais ampla e no uniforme, pois inserindo num contexto ideolgico e sociocultural, ela no tem direo preestabelecida vai depender unicamente da interao entre os dois sujeitos.

Anda mungkin juga menyukai