Anda di halaman 1dari 18

Alberto Caeiro

Alberto Caeiro
Contedos a abordar:

A vida do heternimo; Temticas e caractersticas da obra do heternimo; A Filosofia de vida expressa em Caeiro; Opinio crtica sobre essa filosofia de vida; Comparao entre Caeiro e Cesrio Verde; Mestre dos outros; Anlise de um poema de O Guardador de Rebanhos.
() foi a 8 de Maro de 1914 acerquei-me de uma cmoda alta, e, tomando um papel comecei a escrever, de p, como escrevo sempre que posso. E escrevi trinta e tantos poemas a fio, numa espcie de xtase ()

Alberto Caeiro
A vida do heternimo:
Nasceu em Lisboa, a 16 de Abril de 1889;
rfo de pai e me, vivia com uma velha tia-av; Viveu quase toda a sua vida no campo; Teve uma educao muito bsica instruo primria e no teve profisso; Era considerado o mestre ingnuo dos restantes heternimos; Era um poeta ligado Natureza; Era de estatura mdia, frgil, loiro e de olhos azuis; Era menos culto e complicado do que Ricardo Reis, mas mais alegre e franco; Morreu de tuberculose em 1915; A sua principal obra O Guardador de Rebanhos.

Alberto Caeiro segundo o pintor Almada Negreiros.

Temticas e caractersticas da obra do heternimo Temticas


Defesa da objectividade nada existe para alm daquilo que, de facto, perceptvel para o ser humano, para alm daquilo que captamos atravs dos rgos dos sentidos. Predomnio da sensao sobre o pensamento o Homem deve renunciar ao pensamento, pois este implica que se deturpe o significado das coisas que existem e que no consigamos ver o real, o objectivo, o que est mesmo diante de ns, pensar estar doente dos olhos; recusa do metafsico, da filosofia, do mistrio e do misticismo. Sensacionismo predomnio das sensaes visuais e auditivas, essencialmente; () a sensao a nica realidade para ns. Comunho total entre o Homem e a Natureza o ser humano deve submeter-se s leis naturais e no deve racionalizar processos que existem naturalmente (por exemplo, as ideias de vida ou de morte, que existem enquanto verdades absolutas); atravs da Natureza, da simplicidade e da calma que se alcana a felicidade plena. Ideia de que o ser humano insignificante () Assim a aco humana pelo mundo fora. /Nada tiramos e nada pomos; passamos e esquecemos; /E o sol sempre pontual todos os dias. Neopaganismo viso pag da existncia, que consiste na descrena total na transcendncia; a nica verdade a sensao. Pantesmo sensorial adorao das foras da natureza, representadas por deuses; segundo o sujeito potico Deus no existe, imaginao das pessoas e, se existe algum Deus, o da Natureza, o real, o natural. Desculturalizao pensar nas coisas no compreender, assim necessrio aprender a no pensar, a que o sujeito potico chama de aprendizagem de desaprender.

Alberto Caeiro

Alberto Caeiro
Temticas e caractersticas da obra do heternimo
Caractersticas estilsticas
Linguagem simples oraes ligadas por coordenao (paratcticas); Verso livre, no respeitando quaisquer esquemas mtricos, rimticos ou meldicos; Prosasmo dos versos Por mim escrevo a prosa dos meus versos.; Lxico objectivo (termos que remetem directamente para o objecto); Predomnio do Presente do Indicativo; Adjectivao quase ausente; Raras metforas, metonmias e sinestesias; Frequentes os paralelismos, as imagens e as comparaes; Ausncia da rima.

Alberto Caeiro
A Filosofia de vida expressa em Caeiro
O Poeta da Natureza e das Sensaes
Pela crena na Natureza, Caeiro revela-se um poeta pago, que sabe ver o

mundo dos sentidos, centrando-se num realismo sensorial. Assim, Caeiro, ao procurar ver as coisas como elas realmente so, sublima o real, numa atitude pantesta de divinizao das coisas da Natureza. nesta atitude, que o sujeito potico valoriza cada momento e, recusando o pensamento metafsico, defende que na Natureza devemos apenas sentir e aproveitar cada novidade que ela nos d a conhecer, no importando saber o que ela realmente , pois o sentido das coisas reduz-se percepo da cor, da forma e da existncia.

Se falo na Natureza no porque saiba o que ela ,/ Mas porque a amo, e amo-a por isso.
As coisas no tm significado: tm existncia.

Alberto Caeiro
A Filosofia de vida expressa em Caeiro

Car pe diem aproveita o dia / tira partido do momento


Filosofia Epicurista encontramos a felicidade se
procurarmos os pequenos prazeres da vida e no desejarmos nem ambicionarmos nada. Assim teremos uma vida calma, tranquila e aprazvel, sem medos ou receios da morte e com ausncia de dor.
Sejamos simples e calmos/ () E Deus amar-nos- ()/ E no nos dar mais nada, porque dar-nos mais seria tirar-nos mais.

Alberto Caeiro
A Filosofia de vida expressa em Caeiro

Car pe diem aproveita o dia / tira partido do momento


A Eterna Novidade das Coisas cada momento nico e
irrepetvel e, em cada um h uma eterna novidade, da qual devemos tirar o mximo de partido e proveito, pois a partir da que se alcana a felicidade.
Nada torna, nada se repete, porque tudo real. E o que vejo a cada momento/ aquilo que nunca antes tinha visto. Sinto-me nascido a cada momento/ Para a eterna novidade do mundo.

Alberto Caeiro
A Filosofia de vida expressa em Caeiro

Car pe diem aproveita o dia / tira partido do momento


A desvalorizao do tempo todos os instantes so a
unidade do tempo; Caeiro no quer saber do passado, porque afirma que recordar atraioar a Natureza e no quer saber do futuro pois este campo das conjecturas e das miragens. Ora, sendo Caeiro um poeta do real objectivo apenas o presente, o concreto e o imediato lhe interessam, pois estes fazem parte do momento.
A Natureza nunca se recorda, e por isso bela. No quero incluir o tempo no meu esquema.

Alberto Caeiro
Opinio crtica sobre essa filosofia de vida

Car pe diem aproveita o dia / tira partido do momento


A Eterna Novidade das Coisas
A desvalorizao do tempo

A recusa do pensamento
Importncia das Sensaes

Alberto Caeiro
Comparao entre Caeiro e Cesrio Verde

Sendo Caeiro um poeta da Natureza, das sensaes e da simplicidade que pensa vendo e ouvindo e que defende que a vida deve reduzir-se ao puro sentir, facilmente faz lembrar Cesrio Verde, atravs da objectividade visual presente em ambos os poetas. Assim, Cesrio Verde vrias vezes citado nos poemas do Guardador de Rebanhos pelo interesse que imprime na Natureza, pelo verso livre e pela linguagem simples e familiar.

esquerda, Alberto Caeiro. direita, Cesrio Verde.

Alberto Caeiro
Comparao entre Caeiro e Cesrio Verde

H duas caractersticas essenciais que aproximam Caeiro de Cesrio Verde:

O deambulismo o sujeito potico em Cesrio Verde vagueava pelas


ruas de Lisboa e reflectia sobre o que via atravs de uma forte objectividade visual, sendo as suas temticas a crtica social e o binmio cidade-campo. Em Caeiro, o sujeito potico vagueia pelo campo, utilizando essa mesma objectividade para descrever o que v.

A valorizao das sensaes visuais.

Alberto Caeiro
Comparao entre Caeiro e Cesrio Verde
Ao entardecer, debruado pela janela, E sabendo de soslaio que h campos em frente, Leio at me arderem os olhos O livro de Cesrio Verde. Que pena que tenho dele! Ele era um campons Que andava preso em liberdade pela cidade. Mas o modo como olhava para as casas, E o modo como reparava nas ruas, E a maneira como dava pelas cousas, o de quem olha para rvores, E de quem desce os olhos pela estrada por onde vai andando E anda a reparar nas flores que h pelos campos Por isso ele tinha aquela grande tristeza Que ele nunca disse bem que tinha, Mas andava na cidade como quem anda no campo E triste como esmagar flores em livros E pr plantas em jarros...

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema III"

Alberto Caeiro
Mestre dos outros

Os ensinamentos de Caeiro, pela simplicidade do seu quotidiano, pela sua relao com a Natureza e pela importncia que este imprime essncia do sensacionismo, tornaram-no mestre da outra humanidade: Pessoa ortnimo e heternimos. O prprio Pessoa confessa, na carta a Adolfo Casais Monteiro Aparecera em mim o meu mestre. Para o ortnimo, para lvaro de Campos e para Ricardo Reis, Caeiro representa o regresso ao paganismo primitivo e sinceridade plena, ensinando-lhe a filosofia do no filosofar.

Heternimos Pessoanos, segundo o pintor Almada Negreiros.

Alberto Caeiro
Mestre dos outros
Fernando Pessoa ortnimo descr da possibilidade de compreender o mundo tal
como Caeiro, mas enquanto este aceita, tacitamente, a realidade, o Ortnimo decepciona-se e experimenta o desespero.

lvaro de Campos como Caeiro, este heternimo, recorre aos versos livres, o
homem da cidade, que procura aplicar a lio sensacionista ao mundo da mquina. No entanto, pela desordem das suas sensaes, sente-se frustrado. Falta a Campos a tranquilidade de Caeiro.

Ricardo Reis adquiriu a lio de paganismo espontneo de Caeiro, cultivando o


neopaganismo e recorrendo mitologia greco-latina. Considera a brevidade da vida, pois sabe que o tempo passa e tudo efmero; Caeiro v o mundo sem necessidade de explicaes, sem princpio nem fim, e confessa que existir um facto maravilhoso. Caeiro aceita a vida sem pensar; Reis talvez a aceite apesar de pensar.

Alberto Caeiro
Mestre dos outros
Caeiro o sol e em torno de si giram Reis, Campos e o prprio Pessoa. Em todos eles h partculas de negao ou de irrealidade: Reis cr na forma, Campos na sensao, Pessoa nos smbolos. Caeiro no cr em nada: existe [] Caeiro tudo o que no Pessoa e, alis, tudo o que no pode ser nenhum poeta moderno: o homem reconciliado com a Natureza.
Octavio Paz, poeta mexicano (1965)

Caeiro tem uma disciplina: as coisas devem ser sentidas tais como so. Ricardo Reis tem outra disciplina diferente: as coisas devem ser sentidas, no como so, mas tambm de modo a integrarem-se num certo ideal de medida e regras clssicas.
Fernando Pessoa in Pginas ntimas e Auto-Interpretao

Alberto Caeiro
Anlise de um poema de O Guardador de Rebanhos
Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, No h nada mais simples. Tem s duas datas a da minha nascena e a da minha morte. Entre uma e outra coisa todos os dias so meus. Sou fcil de definir. Vi como um danado. Amei as coisas sem sentimentalidade nenhuma. Nunca tive um desejo que no pudesse realizar, porque nunca ceguei. Mesmo ouvir nunca foi para mim seno um acompanhamento de ver. Compreendi que as coisas so reais e todas diferentes umas das outras; Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento. Compreender isto com o pensamento seria ach-las todas iguais. Um dia deu-me o sono como a uma criana. Fechei os olhos e dormi. Alm disso, fui o nico poeta da Natureza.
Verso 2 Simplicidade (na vida e na morte). Verso 6 Importncia da viso. Verso 7 Amar sem sentimentalidade Epicurismo. Verso 8 Felicidade (porque sempre pde ver). Verso 9 A audio apenas acompanha a viso (sendo esta a mais importante das sensaes). Verso 10 A eterna novidade das coisas. Verso 11 Recusa do pensamento. Verso 12 O pensamento torna as coisa uniformes e falsifica-as. Verso 13 Simplicidade, pureza e inocncia de criana. Verso 15 Poeta da Natureza.

Alberto Caeiro

Mapa astral de Alberto Caeiro.

Alberto Caeiro segundo o pintor Almada Negreiros.

Trabalho realizado por: Brbara Amorim, 12D

Anda mungkin juga menyukai