Anda di halaman 1dari 14

Hortas urbanas

O seu Florescimento e a sua componente didctica: Do individual ao colectivo

Jos Mariano Fonseca

O que se entende por Agricultura Urbana ?

A agricultura urbana realizada em pequenas reas dentro de uma cidade (vila ou bairro), ou ao seu redor (agricultura peri-urbana), e destina-se sobretudo, produo de cultivos para utilizao e consumo prprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Quando e onde surge a Agricultura Urbana ?

No sul da Mesopotmia, por volta de 3.500 a.C., apareceu a primeira civilizao urbana e alfabetizada. Deveu-se ao aumento da populao, mudanas radicais na sociedade, poltica, religio e cultura. Na Mesopotmia, os canais de irrigao, permitiam a prtica da agricultura, os produtos eram: cevada, gergelim e cebolas. Criavam: carneiros, cabras, porcos e gado bovino. Fabricavam produtos a partir do leite e da l, assim como cerveja.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Que reas so preferencialmente utilizadas para cultivar nas cidades ?

A prtica da Agricultura Urbana tem lugar em quintais, em terraos ou ptios, em espaos ajardinados comunitrios e em espaos pblicos no ocupados por edificaes.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Quem cultiva as Hortas Urbanas dos tempos modernos?

O cultivo de legumes, frutos e a criao de pequenos animais fazse ao nvel das diferentes classes sociais que partilham o tecido urbano, variando muito de acordo com a motivao de cada um. Nas casas mais abastadas esta prtica encarada numa perspectiva ldica, pelo prazer de desenvolver uma actividade ao ar livre e simultaneamente provir algumas refeies com verduras frescas de produo prpria. Nas franjas mais desfavorecidas da sociedade as hortas urbanas assumem um papel fundamental na economia familiar, quer como proviso quer como fonte de rendimento.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Que produtos so cultivados pelos agricultores citadinos ? .

As hortas e quintais urbanos contribuem de uma forma impar para a sustentabilidade das cidades, fornecendo uma gama diversificada de legumes frescos, ervas aromticas e medicinais, frutos vrios e a criao de pequenos animais (galinhas, patos, perus e coelhos), mais raramente podem encontrar-se animais de maior porte.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Fundamentos para o desenvolvimento da Agricultura Urbana


No passado, quando os transportes eram lentos, as comunicaes pouco desenvolvidas e a tradio forava as pessoas a providenciarem o seu prprio alimento, as quintas urbanas sobreviviam. Nestes tempos antigos, o desenvolvimento da Agricultura Urbana procurava dar resposta s necessidades e convenincia das populaes. Hoje para muitos cidados urbanos pobres, esta actividade serve os mesmos propsitos. Para outros fonte de frescura, possibilita uma dieta variada e tambm, pode ser encarada com fins ldicos ou de terapia psicolgica, para fuga ao stress dirio.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Benefcios atribudos prtica da Agricultura Urbana

As vantagens da existncia de agricultura urbana, indicadas pela UNDP (United Nations Development Program), apontam para a sua importncia na sustentabilidade ambiental, econmica e social da cidade. A agricultura urbana contribui para a sustentabilidade urbana nos seguintes aspectos: Ambiente; Planemamento urbano; Conservao; Segurana alimentar; Estabilidade scio-econmica.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

As Hortas Urbanas como reduto de Biodiversidade Agrcola

As hortas e quintais urbanos so sem dvida um dos ltimos redutos de alguma da biodiversidade agrcola existente nos pases, dadas as suas caractersticas no que se refere multiplicidade de opes cultivares, micro escala das produes e apesar de tudo, ao tipo de isolamento a que certos espaos de cultivo esto sujeitos (geogrfico e social).

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

As Hortas Urbanas enquanto micro reservas de biodiversidade

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

O agricultor urbano como potencial curador na preservao da Biodiversidade Agrcola

Agricultura Urbana e Biodiversidade Agrcola

Jos Mariano Fonseca

A Agricultura Urbana no presente

cerca de 2,5 milhes de habitantes de Sampetersburgo, cultivam a terra sem qumicos, em quintais e parcelas nos subrbios. Mais de 500 hectares de Londres esto cultivados com frutas e vegetais, resultando em 8400 toneladas ao ano. Na Holanda 33% da produo verde sai das grandes cidades. Em Bamako, no Mali, dois mil agricultores tornam a cidade autosuficiente em produtos vegetais e leite.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Agricultura Urbana no Futuro

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

urgente projectar as cidades do futuro

A Agricultura Urbana uma actividade presente em todo o mundo e ocupa em muitos pases um lugar de especial destaque e importncia, 800 milhes de pessoas dedicam-se Agricultura Urbana (FAO 1998), o que corresponde a 15% de toda a produo mundial de alimentos. Nos pases da comunidade europeia, 30% da agricultura feita por agricultores a tempo parcial, que tm outras profisses.

O Homem do futuro ter tanto de rural como de urbano sem que nele se confundam ou diluam as duas ancestrais culturas.

Agricultura Urbana

Jos Mariano Fonseca

Anda mungkin juga menyukai