Anda di halaman 1dari 42

Seminrio de Fortalecimento do SGDCA Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente ATRIBUIES DO CONSELHO TUTELAR E DO CMDCA

Caminhada de 40 dias a Braslia

Fotos do acervo de Terezinha Helena Martins de Almeida

Fotos do acervo de Terezinha Helena Martins de Almeida

Roteiro da caminhada.

Fotos do acervo de Terezinha Helena Martins de Almeida

Chico Withaker entregando as emendas populares para o que viria a ser o artigo 227 da C.F. ao Dep. Ulisses Guimares

13 DE JULHO DE 1990
Promulgao da Lei Federa 8069/90 pelo Governo Federal

O Artigo 4. Do ECA afirma que dever da famlia, da sociedade e do Estado a proteo integral de criana e de adolescentes da

Nao brasileira.

SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

PROMOO

DEFESA

CONTROLE

CONSELHO TUTELAR
PODER PBLICO CT Defensoria Promotoria Poder Judicirio

CONSELHO DE DIREITOS Conselhos Setoriais CT


7

O Conselho Tutelar est subordinado ao CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do adolescente. Isso se deve por conta do CMDCA ser considerado pelo ECA o pai do CT.

Voc Concorda ou Discorda?

ESPAOS PBLICOS DE PARTICIPAO E CONTROLE SOCIAL

Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente Conforme Art. 88 do ECA: Os Conselhos municipais, estaduais e nacional so ...rgos deliberativos e controladores das aes em todos os nveis, assegurada a participao popular paritria por meio de organizaes representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais

Conselho Tutelar Conforme Art. 131 do ECA: O Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, no jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, definidos nesta lei.

papel dos Conselhos dos Direitos e os Tutelares lutar contra a desarticulao das aes e a disperso de recursos e energias, alm de trabalhar ativamente para a integrao das aes governamentais e no-governamentais.

O CMDCA um rgo pequeno e que no requer grandes habilidades para existir. No muitas coisas a serem feitas, logo reunir-se uma vez a cada dois meses o suficiente para trocar informaes sobre as entidades do municpio.

Voc Concorda ou Discorda?

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

Responsabilidades:
Deliberar, acompanhar, monitorar, avaliar e propor polticas pblicas para o municpio; Articulao com outros rgos executores de polticas pblicas direcionadas criana e ao adolescente e demais Conselhos, Cmara, Ministrio Pblico, Poder Judicirio, Universidades, Igrejas, Voluntrios, Empresas, ONGs, entre outros; Elaborao do plano de ao diagnstico/prioridades; Estabelecimento das diretrizes e plano de aplicao para uso dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, acompanhamento e fiscalizao da aplicao dos recursos.

O Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do adolescente pode ser atrelado a mesma conta da Secretaria da Assistncia Social, pois a maioria dos atendimentos desta secretaria destinado a famlia com filhos menores de 18 anos. Assim o dinheiro j automaticamente aplicado nas polticas pblicas da infncia e adolescncia.

Voc Concorda ou Discorda?

Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente


Sem personalidade jurdica prpria;
Sujeito contabilidade pblica (Lei 4.320/64);

Conta prpria (CNPJ com dgito) e os recursos so geridos pelo CMDCA;


Iseno fiscal: 1% (empresas lucro real) e 6% (pessoas fsicas declarao completa).

Resoluo 137/2010 - Dispe sobre os parmetros para a criao e o funcionamento dos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente e d outras providncias.

O dinheiro do Fundo Municipal da Infncia e Adolescncia s pode ser aplicado aps carta de anuncia assinada pelo presidente do CMDCA, conforme deliberaes realizadas nas plenrias.

Voc Concorda ou Discorda?

Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente


Gesto do Fundo: Gestor ou Ordenador indicado pelo executivo municipal; Captao de recursos: estratgias (cartilhas, divulgao de resultados, articulao com contadores etc.); Estabelecimento de diretrizes para uso de recursos; Deliberao sobre os recursos: Foco: criana e adolescente; Diagnstico municipal: territrio / foco de atendimento; Resultados; Edital.

O CMDCA no precisa de um diagnstico sofisticado sobre o municpio. Basta basear-se nas demandas enviadas pelo CRAS e pelo CREAS. Voc Concorda ou Discorda?

Diagnstico municipal
Informaes que possibilitam: Avaliar recursos existentes X recursos necessrios

Estabelecer um mapeamento dos vazios existentes de programas, servios e o nmero de vagas necessrias por programa
Eleger prioridades estratgicas do municpio, por localidade

Definir o Plano de Ao
Diagnstico: um procedimento que leva identificao e compreenso dos principais problemas que afetam as crianas e os adolescentes do municpio e que se pretende enfrentar com a elaborao de um plano de ao.

Apenas as entidades que queiram trabalhar com dinheiro pblico que necessitam ter registro no CMDCA.

Voc Concorda ou Discorda?

Tambm atribuio do CMDCA:

Registro de entidades e programas de atendimento


Todas as entidades governamentais e no governamentais devero ter a inscrio de seus programas, especificando os regimes de atendimento; Nenhuma entidade pode funcionar antes do registro realizado;
O CMDCA dever manter registro das inscries atualizado at 4 anos; O registro e alteraes relativas ao atendimento devem ser comunicadas ao Conselho Tutelar e Autoridade Judiciria.

Registro de entidades e programas de atendimento


Ser negado o registro entidade que: no oferecer instalaes fsicas em condies adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurana; no apresente plano de trabalho compatvel com os princpios do ECA; esteja irregularmente constituda; tenha em seus quadros pessoas inidneas; no se adequar ou deixar de cumprir as resolues e deliberaes relativas modalidade de atendimento prestado expedidas pelos Conselhos de Direitos em todos os nveis.

Arts.: 91 a 97 do ECA

Publicidade
As deliberaes e resolues do Conselho de Direitos devero ser publicadas nos rgos oficiais e/ou na imprensa local, seguindo os mesmos trmites para publicao dos demais atos do Executivo, o que dever ocorrer na primeira oportunidade subsequente reunio dos Conselhos em que a deciso foi tomada ou a resoluo foi aprovada.

O Conselho Tutelar composto por seus titulares e suplentes eleitos pelo Prefeito. Tem como misso fazer blitz em eventos e praas para evitar que os menores se envolvam em crimes.

Voc Concorda ou Discorda?

CONSELHO TUTELAR

rgo permanente e autnomo, no-jurisdicional e escolhido pela comunidade; Criado e regulamentado por lei municipal;
Titular de mandato; Vinculado administrativamente ao Poder Executivo;

Servio relevante.

Conselho Tutelar
Misso: Zelar pelo cumprimento dos direitos das crianas e dos adolescentes, agindo concretamente toda vez que houver ameaa ou violao desses direitos.
Um direito ameaado quando uma pessoa corre risco iminente de ser privada de bens (materiais ou imateriais) ou interesses protegidos por lei. Um direito violado quando essa privao de bens ou interesses se concretiza.

O CT deve enviar periodicamente relatrios sobre os atendimentos desenvolvidos ao CRAS e ao CREAS, pois l h um corpo tcnico capaz de analisar se as suas deliberaes esto corretas ou no.

Voc Concorda ou Discorda?

Principais atribuies do Conselho Tutelar *


Atender denncias feitas pelas crianas, adolescentes, famlias, comunidades e cidados; Exercer as funes de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar o cumprimento das medidas protetivas aplicadas; Aplicar as medidas protetivas pertinentes a cada caso a crianas, adolescentes e suas respectivas famlias; Requisitar servios pblicos necessrios efetivao do atendimento adequado de cada caso.
* Art. 136 do ECA
Orientaes para criao e funcionamento: Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar (Publicao CONANDA)

Principais atribuies do Conselho Tutelar *


Contribuir para o planejamento e a formulao de polticas pblicas e planos municipais; Comunicar ao Ministrio Pblico, Poder Judicirio e autoridade policial os casos que exijam a interveno desses rgos; Acompanhar a elaborao do oramento pblico municipal, visando a assegurar a previso dos recursos necessrios implementao e/ou adequao de programas e servios destinados a atender as principais demandas existentes; Fiscalizar entidades governamentais e no-governamentais.

Art. 136 do ECA Orientaes para criao e funcionamento dos Conselhos dos Direitos da Criana e do Adolescente e Tutelar (Publicao CONANDA)

O CT deve tratar cada caso de acordo com as suas peculiaridades. No existe receita certa. Cada caso um caso.
Voc Concorda ou Discorda?

Estudo e Atendimento de Casos


Denncia; Apurao da Denncia; Medida Emergencial; Confirmao da violao; Apurao dos casos: situao denunciada: situao escolar; situao de sade; situao familiar; situao de trabalho; histrico institucional; Incluso de profissionais especializados e demais encaminhamentos; Acompanhamento.

Relao do Conselho Tutelar com o Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente A cooperao e a atuao articulada entre os dois Conselhos vital para o conhecimento das reais necessidades e potencialidades municipais e para correta priorizao e boa aplicao dos recursos pblicos. preciso criar, fazer funcionar e manter mecanismos de comunicao e cooperao entre os Conselhos. Um ponto importante: trata-se de uma relao de cooperao. No existe subordinao do Conselho Tutelar ao Conselho de Direitos.

O CT, assim como o juiz, aplica medida aos casos que atende, mas no executa essas medidas. As medidas de proteo aplicadas pelo CT so para que outros (poder pblico, famlias, sociedade) as executem. O atendimento do Conselho Tutelar de primeira linha e tem o sentido de garantir e promover direitos.

Quando o CT fornece aos seus usurios cestas bsicas, roupas ou qualquer outro tipo de servios que esto fora das suas atribuies ele contribui para o fracasso da Poltica Pblica. O famoso JEITINHO camufla a ineficcia do Estado perante esta poltica.

Voc Concorda ou Discorda?

Conselho Tutelar: Limites *


No rgo auxiliar do Poder Judicirio e, portanto, no deve exercer funes de responsabilidade das equipes tcnicas que devem existir disposio do juiz da infncia e juventude.

Pense nisso:
O compromisso do Conselho Tutelar com todos os casos de ameaa ou violao dos direitos da criana e do adolescente no se resume aplicao de medidas, mas exige a efetiva soluo do problema, da forma mais clere e eficaz possvel.

Orientaes para criao e funcionamento: Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar (Publicao CONANDA)

Conselho Tutelar: Limites *


No uma entidade ou programa de atendimento (entidade que desenvolve programa de acolhimento institucional, medidas socioeducativas, etc.); No executa diretamente as medidas que aplica s crianas, aos adolescentes e s suas famlias; deve fazer os encaminhamentos necessrios nesse sentido; No substitui o papel destinado por lei aos pais ou responsveis pela criana ou adolescente; No aplica as medidas socioeducativas previstas no ECA.

Orientaes para criao e funcionamento: Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar (Publicao CONANDA)

Aos amigos tudo. Aos inimigos a lei. (Getlio VARGAS?)

Voc Concorda ou Discorda?

CONSELHEIROS DOS DIREITOS E TUTELARES


PRINCPIOS TICOS
Empenho na eliminao de todas as formas de preconceito e discriminao, incentivando a promoo do respeito diversidade; Defesa intransigente dos direitos humanos como universais; liberdade, igualdade dignidade humana; Reconhecimento da democracia enquanto socializao da participao poltica e da riqueza socialmente produzida;

CONSELHEIROS DOS DIREITOS E TUTELARES


PRINCPIOS TICOS
Ter conscincia sobre a importncia de ser conselheiro; Dispor de condies mnimas para o desempenho da funo. Por ex: conhecimento da legislao, ter trabalhado na rea da infncia e juventude e conhecimento da realidade local; Compromisso com constante processo de formao.

SGDCA ?
Escola Famlia Sade Polcia Vara da Infncia

Promotoria
Conselho Tutelar

UMBIGO
Defensoria

Conselhos Setoriais

Prefeito

CMDCA

Parlamen tares

Assistncia Social

Famlia extensa

Ana Cristina de Souza

38

SGDCA, quando no tem como foco a Criana e o Adolescente, tende a olhar apenas
para o prprio UMBIGO. Escola Famlia Sade Polcia Vara da Infncia

Promotoria
Conselho Tutelar

UMBIGO Cada um com o seu

Defensoria

Conselhos Setoriais

Prefeito

CMDCA

Parlamen tares

Assistncia Social

Famlia extensa

Ana Cristina de Souza

39

SGDCA: quando tem a criana e o adoelscente como foco, transforma a vida das famlias
Escola Famlia Sade Polcia Vara da Infncia

Promotoria
Conselho Tutelar

Criana e adolescente
Defensoria

Conselhos Setoriais

Prefeito

CMDCA

Parlamen tares

Assistncia Social

Famlia extensa

40
Ana Cristina de Souza

41

Referncias bibliogrficas:

Estatuto da Criana e do Adolescente, 2010 Edio Atualizada Conselho


Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente, Goinia, Gois. Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar: Orientaes para criao e funcionamento SEDH - CONANDA, 2007. Apresentao p.point Conselhos: Papis e Atribuies Maria do Carmo M.T.Cruz - Fundao Prefeito Faria Lima CEPAM. Guia Tutelar - Fundao Abrinq (que teve como base a cartilha Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Criana e do Adolescente Passo a Passo - Um Guia Para a Ao, editada pelo Instituto Telemig Celular de Minas Gerais, com concepo e elaborao da Modus Faciendi Agncia de Responsabilidade Social). Formao de Conselheiros em Direitos Humanos - Maria de Lourdes Alves Rodrigues e Vernica Silva Gomes. Colaboradores: Clia M. Escanfella et al Braslia: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2007.

Anda mungkin juga menyukai