Anda di halaman 1dari 33

Prefcio e Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap.

1, 05

1 Sobre o Apocalipse j foi dito ser impossvel que toda a luz da Palavra de Deus j houvesse sido recebida(Ellen G. White, O Grande Conflito, 344) e isso verdade, porque a partir de 1798 que as profecias de Daniel e Apocalipse comearam a ser entendidas e ainda no so entendidas totalmente.

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 07

2 Ellen White recomenda: H necessidade de mais ntimo estudo da Palavra de Deus; especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a ateno como nunca antes na histria de nossa obra. (Testemunhos para Ministros, 112)

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 08

3 No Apocalipse so descritas as profundas coisas de Deus. [ ] O prprio Senhor revelou a Seu servo os mistrios contidos neste livro, prope que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades so dirigidas aos que vivem nos ltimos dias da histria da Terra.
(Ellen G. White, Atos dos Apstolos, 584).

Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, tero os crentes uma experincia religiosa inteiramente diferente. [ ] Os livros de Daniel e Apocalipse deviam ser encadernados juntos e publicados... O alvo unir esses livros, mostrando que ambos se relacionam com os mesmos assuntos.
(Ellen G. White,Testemunhos para Ministros, 114, 115, 117, 118)

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 09

4 No h escusas para algum tomar uma posio de que no h mais verdade para ser revelada, e que todas as nossas explanaes da Escritura esto sem um erro. [ ] O tempo no deixar permanecer o erro na verdade, e a verdade pode ser esclarecida. Nenhuma verdadeira doutrina perder alguma coisa pela inteira investigao.
(Ellen G. White, Review and Herald, 20/12/1892)

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 11

5 No devemos aceitar a opinio de comentaristas como sendo a voz de Deus; eles eram mortais, sujeitos ao erro como ns mesmos. Deus nos tem dado a faculdade do raciocnio tanto como a eles. Devemos tornar a Bblia o seu prprio expositor.
(Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, 106)

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 11

6 Os selos de Apocalipse 6:1 a 8:1 esto sendo reestudados constantemente pelos Adventistas do Stimo Dia. Reconhecemos que esta uma parte das Escrituras que requer cuidadosa investigao.

(Lio Escola Sabatina, 2 trimestre 1989, 85).

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 11

7 - inegvel o fato de que os ltimos captulos, Ap. 19 a 22, apresentam uma seqncia de eventos que tm sido detalhadamente confirmada pelos escritos de Ellen G. White:
A Volta de Jesus (Cap. 19); O Milnio e o Juzo Executivo dos mpios (Cap. 20); A Nova Terra (Caps. 21 e 22).

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 12

8 Essa mesma seqncia de eventos pode, tambm, ser vista nos trs primeiros captulos do Apocalipse.
Captulo 1: Jesus aparece a Joo (1:12-19); Jesus revela as coisas que so e as que depois destas ho de acontecer (1:19).

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 12

9 Captulos 2 e 3: A profecia das Sete igrejas,na sua ordem:


feso (31 100); Esmirna (100 313); Prgamo (313 538); Tiatira (538 1517); Sardes (1517 1798) Filadlfia (1798 1844); Laodicia (1844 at a volta de Jesus).

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 12

10 Ento seria bastante coerente entender as profecias que esto no meio do livro, a saber, os Sete Selos, as Sete Trombetas, e as Sete Pragas, como sendo eventos que seguiro tambm uma ordem seqencial.

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 15

11 O livro de Daniel introduz o assunto do santurio, e o Apocalipse expande-o. [ ] A poro selada do livro de Daniel desselada no Apocalipse, no tempo do fim. A doutrina do Santurio Celestial seria restaurada somente no tempo do fim. Estudai o Apocalipse em ligao com Daniel; pois a histria se repetir.
(Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, 116).

Introduo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 18

12 Joo foi lanado dentro de um caldeiro de leo fervente, mas nada lhe aconteceu... Para fazer silenciar a voz daquele ltimo dos discpulos de Jesus, o imperador Domiciano decretou seu desterro. Deveria ser banido para a ilha de Patmos, sob condenao por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (Ap. 1:9).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 18

13 Foram esboados diante de Joo os acontecimentos que teriam lugar no final da histria deste mundo.
(Ellen G. White, Atos dos Apstolos, 568-577)

Revelao de Jesus Cristo... para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer
(Ap 1:1-2).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 20

14 Uma bno especial acompanhar o estudo dessas profecias.


(Ellen G. White, Profetas e Reis, 547-548).

Disse Joo:Bem-aventurado aquele que l, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela esto escritas; porque o tempo est prximo (Ap 1:3). Daniel escreveu no captulo sobre o tempo do fim: ... os sbios entendero(Dn 12:10)

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 21

15 Foi Gabriel que Cristo enviou a revelar o futuro ao amado Joo. Joo, s sete igrejas que esto na sia: Graa e paz seja convosco da parte daquele que , e que era, e que h de vir, e da dos sete espritos que esto diante do Seu trono (Ap 1:4). A sia Menor, atualmente Turquia, era uma provncia romana... O apstolo Paulo dedicou muito tempo do seu ministrio nessa regio... Trs epstolas foram enviadas aos cristos que viviam ali: os Efsios, os Colossenses e o grande amigo Filemon... A tradio diz que Joo viveu em feso (Revelaes do Apocalipse, fonte pg. 22).
(Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, 212).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 22


16 Daquele que ` uma expresso aparentemente tirada da LXX, onde em x 3:14 Deus se apresenta como o Eu Sou. Jesus disse: antes que Abrao existisse, Eu Sou`. E que era` Deus existia desde a eternidade (Sl 90:2). E que h de vir` aplica-se segunda vinda de Jesus. Sete Espritos` No apocalipse os sete Espritos relacionam-se tambm com as sete lmpadas de fogo (4:5) e os sete olhos do Cordeiro (5:6). Essa associao dos sete Espritos com o Pai e com o Filho, implica que eles representam o Esprito Santo. O termo sete` uma expresso simblica da Sua perfeio (SDA Bible Commentary, vol. 7, 732).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 23

17 O nmero sete na Bblia: Gn 2:2 Semana de sete dias

Ex 25:37 Sete lmpadas para o candieiro Lv 23:15 Sete sbados

Js 6:4 Sete sacerdotes diante da arca, com sete trombetas.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 23

18 O nmero sete no Apocalipse: Ap 1:4 Sete Igrejas Ap 5:1 Sete Selos Ap 8:2 Sete Trombetas Ap 10:3 Sete Troves e sete Cabeas Ap 15:1 Sete Anjos e Sete Pragas Ap 17:9 Sete Montes e Sete Reis.

O nmero sete a prpria assinatura de Deus e indica plenitude e perfeio.


(Ellen G. White, Atos dos Apstolos, 585)

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 25

19 E da parte de Jesus Cristo... o Primognito dos mortos (1:5)

Significa que Jesus o mais importante dentre todos os que passaram pela morte, cuja ressurreio o tipo e penhor da ressurreio de todos os justos mortos. Sua ressurreio teve lugar no prprio dia em que o molho movido devia ser apresentado perante o Senhor.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 31

20 E nos fez reis e sacerdotes para Deus (1:6)

Durante os mil anos... ocorre o julgamento dos mpios. Este juzo inicia-se logo aps o segundo advento (I Co 4:5). Daniel fala que foi dado o juzo aos santos do Altssimo` (Dn 7:22). Joo diz: foi-lhes dado o poder de julgar... sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com Ele mil anos` (Ap 20:4, 6. (Ellen G. White, O Grande Conflito, 660, 661). Paulo pergunta: Vocs no sabem que ho de julgar o mundo?... Vocs no sabem que haveremos de julgar os anjos?` (I Co 6:2, 3; ver Jd 6).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 31

21 Dentre aqueles que compunham a multido que ressuscitou com Jesus (Mt 27:50-53), e ascenderam com Ele ao cu como primcias dos mortos, dentre estes, Deus escolheu os vinte e quatro ancios que se assentam sobre os vinte e quatro tronos como sacerdotes (Ap 4:4; 5:9, 10), e participam do Juzo Investigativo iniciado em 1844.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 32

22 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O ver, at os mesmos que o traspassaram... (1:7).

Assim como Cristo ascendeu em nuvens de anjos, assim Ele tambm voltar...Jesus na nuvem, avana como poderoso vencedor (Mt 24:24-27). No h possibilidade de ser imitada esta vinda. Ser conhecida universalmente, testemunhada pelo mundo inteiro` (Ellen G. White, O Grande Conflito, 625). Abrem-se sepulturas e muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para a vida eterna outros para vergonha e desprezo eterno`(Dn 12:2). Todos os que morreram na f da mensagem do terceiro anjo (desde 1844) saem do tmulo glorificados (Ellen G. White, O Grande Conflito, 625). . Esta uma ressurreio especial que ter lugar um pouco antes da volta de Jesus.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 32

23 ... at os mesmos que o traspassaram (1:7)


Os que dEle zombaram e o feriram; Os sacerdotes e prncipes; Pilatos, Herodes; E os mais acrrimos inimigos de Sua verdade e povo.
(Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, 711)

Estes ressuscitam apenas para contemplarem a vinda de Jesus em glria. Morrero em seguida para ao final do milnio serem novamente chamados a fim de ouvir a sentena final.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 34

24 Eu sou o Alfa e o mega, o princpio e o fim, diz o Senhor, que , e que era, e que h de vir, o TodoPoderoso (1:8).

Antes que Abrao existisse, Eu Sou (Jo 8:58) Porque se no credes que Eu Sou morrereis nos vossos pecados (Jo 8:24) Para que quando acontecer, acrediteis que Eu Sou (Jo 13:19)

Foi Cristo que do Monte Horebe falou a Moiss, dizendo: Eu Sou o que Sou (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes). Eu Sou significa que o seu possuidor o Eterno, Existente por Si mesmo, Incriado.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 37

25 Eu, Joo... estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus, e pelo Testemunho de Jesus Cristo (1:9). Em razo de os cristos no reconhecerem Domiciano como um deus, ele declarou: Eu os aniquilarei. Numa nica perseguio 40.000 cristos foram torturados e mortos; essa foi a perseguio em que Joo foi banido para a ilha de Patmos (Henry H. Halley, Halleys Bible Handbook, 686) Estevo foi apedrejado; Tiago, morto espada; Paulo foi decapitado; Pedro, crucificado; Joo, exilado. Contudo a igreja cresceu. Novos obreiros tomaram o lugar daqueles que caram, e pedra sobre pedra foi acrescentada ao edifcio (Ellen G. White, Atos dos Apstolos, 597).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 40

26 Eu fui arrebatado em esprito no dia do Senhor (1:10). prudente e sbio permitir que a Bblia explique qual o Dia do Senhor:

Se desviares o teu p do Sbado, e de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao Sbado deleitoso, e Santo Dia do Senhor... (Is 58:13-14). Seis dias trabalhars, mas o Stimo Dia o Sbado do Senhor teu Deus... (x 20:10).

Foi no Sbado que o Senhor da glria apareceu ao exilado apstolo. O sbado era to religiosamente observado por Joo em Patmos como quando estava pregando ao povo nas cidades e vilas da Judia (Ellen G. White, Atos dos Apstolos, 581)

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 41

27 O que vs, excreve-o num livro, e envia-o s sete igrejas que esto na sia: a feso, Esmirna, Prgamo, Tiatira, Sardes, Filadlfia e a Laodicia (1:11).

Os nomes das sete igrejas so smbolos da igreja em diferentes perodos da era crist.
(Ellen G. White, Atos dos Apstolos, 585).

Uma curiosidade: Laodicia mencionada tambm como uma igreja para a qual Paulo escreveu uma epstola, que foi perdida (Cl 4:13-16).
(Henry H. Halley, Halleys Bible Handbook, 687, 688).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 42, 43.

28 E virei-me para ver quem falava comigo... e vi no meio dos castiais um semelhante ao Filho do homem... vestido com um vestido comprido e cingido com um cinto de ouro. (Ap 1:12-13) As revelaes do Apocalipse esto centralizadas no Santurio do Cu, e no so somente revelaes que vem de Jesus, mas, especialmente sobre Jesus e Seu Ministrio Celestial... Jesus ascendeu ao Cu para dar incio segunda fase da expiao, representada pelo ministrio intercessrio realizado pelos sacerdotes, diariamente, no Lugar Santo do santurio terrestre (Hb 9:11-12, 24; 8:1-2; 4:14-16). Na viso de Joo Ele aparece vestido como Sumo Sacerdote, no meio dos sete castiais, uma referncia ao Lugar Santo.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 45

29 Trs fases da expiao:

1a fase: Sua morte; 2 fase: Como Sacerdote no Lugar Santo do Santurio Celestial; 3 fase: Como Sumo-Sacerdote desde 1844, para a purificao do Santurio.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 46

30 Um semelhante ao Filho do homem... (Ap 1:13). Em Dn 7:13 o Filho do homem mencionado no contexto do Santurio Celestial, e mais especificamente, no contexto do incio do Juzo Investigativo. Ellen G. White aplica Ap 1:13 como uma introduo ao ministrio de Jesus como nosso Sacerdote (Atos dos Apstolos, 585).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 48

31 Ap 1:14-17 descreve a aparncia de Cristo como foi mostrada a Joo. Existe uma notvel semelhana com a descrio feita de Jesus pelo profeta Daniel.

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 49

32 E o que vivo, e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amem. E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap 1:18). Em Cristo h vida original, no emprestada, no derivada. Quem tem o Filho, tem a vida`. A divindade de Cristo a certeza de vida eterna para o crente.
(Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, 507).

Revelaes de Jesus Cristo Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 1, 51

33 Escreve as coisas que tens visto, e as que so, e as que depois destas ho de acontecer: o mistrio das sete estrelas, que viste na minha dextra, e dos sete castiais de ouro. As sete estrelas so os anjos das sete igrejas, e os sete castiais, que viste, so as sete igrejas (Ap 1:19-20).

As revelaes feitas a Joo tinham a ver com a situao da igreja nos seus dias e no futuro. Anjos tem o sentido de mensageiros tanto celestiais como humanos (Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 7:24, 27; 9:52). Os anjos das sete igrejas so entendidos como os respectivos ancios e bispos.

Anda mungkin juga menyukai