Anda di halaman 1dari 31

Profa.

Erika Bataglia

O modo de produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltica e intelectual. No a conscincia dos homens que determina a realidade; ao contrrio, a realidade social que determina sua conscincia. O que distingue as pocas

econmicas no o que se produz, mas como se produz, isto , com que instrumento de trabalho se produz (Marx)

A forma de organizao de uma sociedade define sua forma de luta. A primeira ferramenta do homem a sua mo, que mais tarde ira se exteriorizar:
pedra machado martelo

A mo, antes nico instrumento, agora servir para fabricar novos instrumentos.

Foras Produtivas: Foras naturais e criadas pelo homem, que a principal fora produtiva e reprodutiva da vida social.
Foras produtivas so os elementos que exercem uma influncia na sociedade para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Compreendem os:
meios de produo fora de trabalho.

O homem aplica suas capacidades fsicas e mentais e desenvolve o seu nvel cultural e tcnico.

Cria ou aperfeioa novos meios de produo. Sua capacidade de desenvolver uma atividade o elevou a uma posio superior em relao ao reino animal e assegurou o domnio sobre a natureza.

O pensamento um dos principais elementos ativos das foras produtivas ao assumir as funes de conhecimento, de memorizao de conduta e controle do processo de produo.

Evoluo tcnica/tecnolgica: Aprimoramento das foras produtivas que influenciam a forma como os homens se organizam social e culturalmente.

Sociedade pastoril

Sociedade caadora

Sociedade Agricultura Sedentria

Sociedade industrial e comercial

Conjunto das relaes econmicas que se estabelecem entre os homens, independentemente de sua conscincia e de sua vontade, no processo de produo e reproduo de sua vida social.
Relaes de Cooperao Relaes de Explorao: donos dos meios de produo-homem/fora de trabalho

So formados pelo conjunto de: Foras produtivas ( o homem e seus instrumentos de trabalho) Relaes de produo (travadas entre os indivduos na atividade produtiva) Meios de trabalho (os instrumentos de produo, tais como mquinas e ferramentas, as instalaes nas quais se realiza o trabalho. Objeto do trabalho (terra, matria-prima, recursos naturais)

Para Marx, no capitalismo existem duas classes: Burguesia Proletariado A base do trabalho alienado esta vinculada propriedade privada, pois faz com que o produtor no seja proprietrio do que produziu, nem de seu prprio trabalho, visto que o capitalista se apropriou deles. O homem ser criador, e s reencontrar sua essncia com a coletivizao dos meios de produo.

Dominao econmica: Exercida por quem possui o controle dos meios de produo.
Dominao ideolgica: O dominador procura fazer com que os segmentos sociais dominados passem a pensar com a cabea do dominador. A classe dominante cria uma escala de valores que lhe favorece e universaliza esses valores como se correspondessem aos interesses coletivos, e a classe dominada os assume como se fossem seus esses valores.

Para haver libertao o primeiro passo tomar conscincia de que se est preso e lutar para conquistar a liberdade. Quando o dominado introjeta a ideologia do dominador ele se torna cmplice dele, pois ajuda o dominador a domin-lo.
Ele culpado por no ter conscincia da alienao.

Alienao, do verbo Alienare: Dar para outro o domnio de si mesmo.

Intelectual Italiano morto pelo regime Fascista.


A poltica tem que ser feita na sociedade, deve referir-se a todos os espaos de poder disponveis. A luta poltica no pode limitar-se apenas a uma luta de pura fora fsica ou de puro poder econmico. O Estado fora, dominao, mas a sociedade o espao do consenso, da deciso atravs da persuaso.

No basta fora, preciso a conscincia das pessoas. Quem quiser disputar o poder nessa sociedade ocidental, moderna, complexa, tem que ganhar a batalha das ideias.

Outro importante instrumento de dominao o Aparelho Repressivo do Estado. O Estado representa um aparelho repressivo vinculado aos interesses da classe dominante, por isso ele deve ser abolido e em seu lugar deve haver a Ditadura do Proletariado. Ainda existiria um Estado, mas agora sob o controle dos trabalhadores, at acabarem as classes sociais, quando o Estado desapareceria por no ter mais sentido sua existncia.

Trabalho abstrato: a fora de trabalho, ou a capacidade que o indivduo tem de produzir. a energia potencial.
Trabalho concreto: a aplicao dessa energia para a realizao prtica na produo.

Noo de valor: Leva-se em considerao o tempo de trabalho social gasto na produo de uma mercadoria, no qual deve ser includo o custo da matria-prima necessria produo.
Trabalho social: a mdia do tempo de trabalho gasto pelo trabalhador lento e pelo trabalhador que mais rpido.

Trabalho simples: o trabalho no especializado, aquele que depende apenas de energia corporal, fsica, braal. Trabalho complexo: Exige-se um nvel mais elevado de especializao, de qualificao do trabalhador, que faz o uso da mente e da criatividade intelectual.

Trabalho produtivo: Produz um objeto para o mercado e se transforma numa fonte de mais-valia e de capital, seja ele um trabalho manual ou intelectual. Trabalho improdutivo: Aquele que no gera valor de troca, mesmo que atravs dele se produza um bem material.

Trabalho vivo: Envolve a fora de trabalho, em que a energia potencial, a capacidade de trabalhar, posta em ao na criao de uma determinada mercadoria que possui valor.
Trabalho morto: quando ele j foi realizado e se encontra cristalizado numa determinada mercadoria ou num produto qualquer correspondente ao trabalho passado.

Diviso com base no gnero: Homem Mulher.


Aumento na especializao Do trabalho artesanal para a manufatura . Rev. Industrial:
Aumento da diferenciao das funes de cada indivduo. Separao entre quem produz (trabalhador) e quem planeja e administra (capitalista).

Fonte de acumulao capitalista atravs da expropriao de um sobrevalor gerado pelo trabalhador em horas de trabalho pelas quais ele no foi remunerado.

o trabalho excedente que produz a maisvalia. a diferena entre aquilo que o operrio recebe de salrio e o valor do produto feito

O segredo da acumulao capitalista a diferena entre o trabalho necessrio reproduo da vida do operrio ( o que pago) e o trabalho excedente, que o trabalhador obrigado a realizar (no pago)

Setor primrio: Agricultura, Pecuria Extrativismo (mineral e vegetal).

Setor secundrio: Produo de bens atravs da transformao de matrias-primas pelo trabalho humano. Setor tercirio: Os servios colocados disposio da sociedade.

Modo de produo comunal primitivo: 1. Nmades extrativistas. 2. Aumento da populao Cultivo da terra Sedentria.

Modo escravista:

Estado o instrumento de dominao. Leis elaboradas pelos dominantes para escravizar.


Grcia e Roma.

3. Desigualdade social. Escravismo

Modo asitico.

Egito, Mesopotmia, ndia, China, Rssia, Incas, Maias, Astecas.

Modo de produo feudal (servil).


Perodo Medieval Civilizao Romana e Germnica. Sistema de suserania e vassalagem (de um nobre para outro). Igreja Catlica era a maior detentora de terras Fora Poltica, Ideolgica e econmica.

Meios de produo e mo-deobra pertenciam ao Estado.(Imperador divinizado).


Hierarquia Social:ImperadorSacerdotes-Nobres-GuerreirosAdministradores Pblicos. Ostentao, luxo, desperdcio, parasitismo das elites e invases levaram ao declnio.

Pr-capitalismo (XII a XV): Baixa idade Mdia


Produo e comercializao do excedente .

Capitalismo Comercial (XV ao XVIII): Trabalho arteso para assalariado.


Grandes navegaes: Expanso comercialExplorao das colnias. Mercantilismo

Capitalismo Industrial (XVIII ao XX): Rev. Industrial: Modo de produo assalariado.


Alienao. Desemprego.

Capitalismo Financeiro ou Monopolista (XX ao XXI):


Fuso dos capitais industriais e financeiros, que financiam setores econmicos cobrando altos juros

Proposta de uma sociedade igualitria atravs da coletivizao dos meios de produo. Os trabalhadores controlariam o Estado, estabelecendo as prioridades de investimento para obter o bem estar COLETIVO.
No socialismo cada um deve conforme sua capacidade (K. Marx). receber

Com o avano do socialismo, o Estado como instrumento de dominao no faria mais sentido e seria extinto. Acabariam as classes sociais. Sociedade igualitria onde todos receberiam de acordo com as suas necessidades.

Produo de riquezas seria feita pela coletividade. No existiria mais a separao entre Capital e trabalho.

Este o Comunismo.

Rssia: No estava preparada para a mudana: Sociedade agrria Pouco desenvolvimento industrial. Guerra civil Primeira Guerra Mundial

Boicote econmico Invaso militar nazista na Segunda Guerra. Ditadura Personalista Stlin Guerra Fria Corrida armamentista Desintegrao da URSS.

Crescimento Industrial. Imposio de consumo. Esgotamento dos recursos naturais.


Poluio ambiental.

Efeito Estufa. Aquecimento Global:


Enchentes Secas Furaces Terremotos Degelos Elevao dos oceanos

Mas por que se preocupar com tudo isso se o LUCRO o que importa?

Anda mungkin juga menyukai