Anda di halaman 1dari 74

Amaznia

Origem do Nome
O nome Amazonas foi dado pelo frei espanhol Gaspar de Carvajal, o primeiro cronista europeu a viajar pelo rio, durante a expedio de Francisco de Orellana, na primeira metade do sculo XVI. O frei afirmou que sua embarcao foi atacada por mulheres que, como na mitologia grega das amazonas, pretendiam escravizar os homens para procriar antes de mat-los.

Bioma Amaznia

Localizao Geogrfica
Amaznia Internacional
rea: 7 milhes de km2 Distribuda por nove pases: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colmbia, Equador, Peru, e Bolvia.

60% da rea total da Floresta Amaznica na Amrica do Sul est em territrio brasileiro.

A Amaznia o bioma terrestre brasileiro de maior extenso, 4.196.943 Km2 representando 49,29% do territrio nacional

www.amazonia.org.br

Acre, Amap, Amazonas, Par e Roraima (100%), Rondnia (98,8%), Mato Grosso (54%), Maranho (34%) e Tocantins (9%)
www.ibge.gov. br

Bioma Amaznia x Biomas Brasileiros

Caractersticas Geogrficas

Relevo
13,14% plancies de inundao

73,78% relevos irregulares colinas, morros e depresses 13% relevos planos 0,08% relevos em rochas calcrias

Solo
Tipos: Arenoso e Argiloso Baixa fertilidade
- apenas 6% da rea possui solo frtil Terra preta indgena um dos solos mais frteis do mundo fruto da decomposio de lixo indgena (muito antigo)

A floresta se nutre da sua prpria matria orgnica

O solo em geral no favorvel para a agricultura

Clima
Tropical Quente e mido temperatura mdia 25C

Chuvas intensas o ano todo metade vem do Oceano Atlntico metade da evapotranspirao

Hidrografia

Hidrografia
A bacia amaznica ocupa 2/5 da Amrica do Sul e 5% da superfcie terrestre. Abriga a maior rede hidrogrfica do planeta, que escoa cerca de 1/5 do volume de gua doce do mundo. Rio Amazonas Nasce no norte da Cordilheira dos Andes peruano; sua altitude na nascente de 5,3 mil metros com aproximadamente 1.100 afluentes. Outros Rios: Rio Nhamund Rio Negro Rio Solimes Rio Tapajs Rio Tocantins Rio Trombetas Rio Xingu

Tipos de Rios
Rios de guas brancas
nascem em montanhas e arrastam a terra que torna a colorao barrenta. Ex. Solimes e Amazonas

Rios de guas claras


nascem em locais de pouco relevo e passam por poucas reas alagveis. Ex. Rio Tapajs

Rios de guas negras


nascem em locais baixos e passam por reas alagveis, que contm muita matria orgnica em decomposio. Ex. Rio Negro

Encontro das guas do Rio Negro e Solimes

O arquiplago de Anavilhanas, formado por cerca de 400 ilhas e localizado a cerca de 40 quilmetros de Manaus (AM), o mais novo parque nacional brasileiro (18 / 11 / 2008). Anavilhanas tem floresta, rios e praias preservadas que servem de atrativos para o ecoturismo sustentvel De novembro a abril, perodo das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas

Parque Nacional de Anavilhanas

Floresta Amaznica
A Amaznia guarda a maior diversidade biolgica do planeta.

Tipos de Vegetao do Bioma Amaznia


Campinaranas Florestas Estacionais Deciduais Floresta Estacional Semidecidual Florestas Ombrfilas Abertas Florestas Ombrfilas Densas Formaes Pioneiras Savanas Amaznicas

Tipos de Vegetao do Bioma Amaznia


Campinaranas - so formaes vegetais de baixo porte. Florestas Estacionais Deciduais compreende uma vegetao localizada sobre solos deficientes de areia. Floresta Estacional Semidecidual: est relacionado com a presena de um clima com duas estaes, uma seca e outra chuvosa ou por com acentuada variao trmica, responsvel pela estacionalidade foliar dos elementos arbreos. Florestas Ombrfilas Abertas ocupa grandes extenses de terreno com diferentes aspectos fisiogrficos, temperatura acima de 22C. Dominncia de formas biolgicas fanerfitas e lianas lenhosas, apresenta uma cobertura vegetal com fisionomias de subformao com cip, palmeiras e bambu.

Tipos de Vegetao do Bioma Amaznia


Florestas Ombrfilas Densas: formao clmax que ocorre em regies de caractersticas bioclimticas de curto perodo seco e temperaturas acima de 25o C. Essa formao constituda de rvores com alturas variando entre 20 e 30 metros, com troncos retos e bem copados que representam os estratos dominantes e co-dominantes. Formaes Pioneiras ocorrem geralmente ao longo dos cursos dos rios e ao redor de depresses fechadas que acumulam gua, onde se observam vegetaes campestres herbceas lenhosas. Estas formaes esto associadas a terrenos com deposies constantemente renovadas, com sedimentos pouco consolidados, sob o processo de acumulao fluvial ou lacustre.

Tipos de Vegetao do Bioma Amaznia


Savanas Amaznicas Ocorrendo em solos de condies extremas de lixiviao, com maior expresso nos arenitos Pr-Cambrianos da Chapada do Cachimbo, este bioma caracteriza-se por um bioclima com um perodo seco que se acentua nos solos de textura arenosa e temperaturas mdias variveis (acima de 18C). Formao Arbrea Densa (Cerrado): com rvores densamente dispostas, mas cujas copas no se tocam, apresentam um tapete graminoso ralo, podendo ocorrer palmeiras ans intercaladas e plantas lenhosas rasteiras. Formao Arbrea Aberta (Campo Cerrado) com pequenas rvores esparsas e altura variando de 2 a 5 metros, esgalhadas e bastante tortuosas, dispersas sobre um tapete contnuo de gramneas, intercaladas de plantas arbustivas baixas e outras lenhosas rasteiras. Formao Gramneo-Lenhosa (Campo Limpo): essa formao caracteriza-se por um tapete graminoso ralo em mistura com poucos arbustos eretos e decumbentes, sendo comum ocorrncia de palmeiras ans.

Tipos de Mata
Matas de Terra Firme Situadas em terras altas, distantes dos rios, sujeitas a alteraes. So formadas por rvores alongadas e finas, apresentando espcies como a castanha-dopar, o cacaueiro e as palmeiras. Possuem grande quantidade de espcies de madeira de alto valor econmico.

Cacaueiro

Castanha-do-Par

Matas de Vrzea So prprias das reas periodicamente inundadas pelas cheias dos rios. Apresentam maior variedade de espcies. o habitat da seringueira e das palmceas.

Bacaba-au

Burit

Matas de Igaps Situam-se em reas baixas, prximas ao leito dos rios, permanecendo inundadas durante quase o ano todo. As rvores so altas, com razes adaptadas s regies alagadas. A vitria-rgia muito comum nestas matas.Matas de Terra Firme.
Vitria-rgia

Flora
A diversidade de rvores na Amaznia varia entre: 40 e 300 espcies diferentes por hectare. Das 250.000 espcies de plantas superiores do planeta: 170.000 (68%) vivem exclusivamente nos trpicos, sendo 90.000 na Amrica do Sul. Mais de 10 mil espcies de plantas da Amaznia so portadoras de princpios ativos para uso medicinal, cosmtico e controle biolgico de pragas. Outras 300 espcies de frutas comestveis. Ao todo, a Amaznia guarda em suas florestas, vrzeas, cerrados e rios, um total de 33 mil espcies de plantas superiores.

Orqudea

Bromlia

Nome vulgar: ANGELIM-PEDRA Nome cientfico: Pithecolobium racemosum Distribuio Geogrfica :Regio amaznica, principalmente nos Estados do Amazonas, Acre, Rondnia, Roraima e Par uma das maiores rvores da floresta amaznica.

ARA-BOI ( Eugenia stipitata ) planta originria na Amaznia Ocidental, medindo cerca de trs metros de altura. Possui vitamina A, B, C, alm de altas taxas de protena e carboidratos.

Espcies em Extino
O Ministrio do Meio Ambiente (MMA) divulgou, uma lista oficial das espcies vegetais ameaadas de extino. So 472 plantas, das quais 24 so nativas do bioma amaznico. Entre elas esto o mogno, a castanha-do-Brasil tambm conhecida como castanhado-Par e o pau-rosa.

Pau rosa (Aniba rosaeodora) Castanha- do Par (Bertholletia excelsa)

Fauna

Fauna
A regio amaznica, possui uma das maiores concentraes faunsticas da terra: 427 espcies de mamferos, sendo 173 endmicos; 1800 espcies de aves; 3000 espcies de peixes; 200 espcies de mosquitos conhecidas e cerca de 1800 espcies de borboletas; 140 espcies de sapos apenas em uma regio no Alto Juru; 50 espcies de rpteis encontrados em 2001 no Acre e cerca de 300 aranhas.

Invertebrados

Dezenas de milhes de espcies de insetos existam na Amaznia. Cerca de 80% da biomassa da fauna amaznica representada por insetos. 1/3 seja composto por cupins: cada 10.000 m2 florestal seria ocupado por de formigas e um milho formigas e de terreno oito milhes de cupins.

As plantas, para se protegerem dos insetos, defendem-se com espinhos, plos, resinas e substncias venenosas. Apesar disso, muitas espcies de insetos mantm relaes amigveis com as plantas = polinizao, disperso de sementes e proteo de algumas espcies.

Formiga Tucandeira
Dentre os rituais indgenas, o que mais se destaca o ritual da Tucandeira (Paraponera clavata) na tribo sater-maw. Este evento realizado como forma de iniciao masculina.

Titanus gigantis e Mariposa Imperador


O maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, se alimenta de material orgnico em decomposio na floresta. Com 20 centmetros de comprimento, maior do que a mo de um homem adulto. Mariposa Imperador (Thysania agrippina) tem 30 centmetros da extremidade de uma asa da outra.

Pitu
O pitu um enorme camaro de gua doce, chega a medir 48 centmetros da cauda ponta das garras. Comum nos igaraps ao redor de Macap, o crustceo a principal a fonte de renda de muitos habitantes da regio. A captura do pitu somente pode ser feita durante a pacuema a vazante da mar. Nesse perodo, as armadilhas so checadas e reabastecidas com novas iscas

Vertebrados

Peixes da Amaznia
A Pirarara come frutos e ajuda a disperso de sementes

Curimat (Prochilodus sp): peixe apreciado pelo amazonense, conhecido popularmente como curimbat, curimba, e curimat. A colorao prateada, o tamanho mdio e a principal caracterstica a boca prtratil, em forma de ventosa, com lbios carnosos, sobre os quais esto implantados numerosos dentes diminutos

Matrinx ou Matrinch Nome Cientfico: Brycon cephalus Local de Origem: Bacia Amaznica

Apap Nome cientfico: Pellona castelnaeana Habitat: Vivem em guas amaznicas, onde preferem os rios de guas rpidas e cristalinas, onde se alimentam de insetos e pequenos peixes.

Tambaqui (Colossoma macropomum) e Tucunar (Cichla spp)

Pirarucu (Arapaima gigas)

Ele o maior peixe de escamas de gua doce do mundo e pode pesar at 300 quilos e chega a 3m de comprimento. Como precisa buscar oxignio na superfcie, torna-se presa fcil dos pescadores.

Anfbios
Os anfbios da Amaznia ainda so pouco conhecidos quanto sua distribuio, abundncia e diversidade.

Dendrobatdeos

Colostethus sp

Perereca de Vidro (Hyalinobatrachium nouraguensis)

Sapo Cururu (Bufo marinus)


O sapo gigante O Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo, grande parte deles na Amaznia. O cururu mede 30 centmetros (quatro vezes o tamanho de um canrio) e pesa mais de 1 quilo.

Rpteis
O Jacar-a (Melanosuchus niger) endmico da Amaznia. uma espcie que esteve beira da extino devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne. Atualmente encontra-se protegido e sua populao encontra-se estvel no Brasil. a maior espcie de jacar, com tamanho mdio de 3,5 metros e mais de 300 kg.

Tartaruga- da- Amaznia


A tartaruga da - Amaznia (Podocnemis expansa) na verdade um cgado, isto , um quelnio aqutico que encolhe seu pescoo lateralmente para dentro da carapaa. o maior quelnio da Amrica do sul. Atinge facilmente 50 kg, mas algumas chegam a at 75 kg e um casco de 90 cm de comprimento. Por isso, foram muito caadas, e ainda o so por povos ribeirinhos da floresta, por sua carne e pelos seus ovos.

Aves Amaznicas

Ararajuba (Guaruba guarouba) Seu alimento predileto o coquinho do palmito juara. A sua distribuio abrange apenas o Par, o oeste do Maranho e parte do Amazonas e de Rondnia.

O uirapuru (Cyphorhinus aradus) conhecido como o pssaro da felicidade. Quando o uirapuru canta, toda a floresta silencia para ouv-lo. um momento mgico

Harpia amaznica
A harpia (Harpia harpyja) a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de at 10 quilogramas. encontrada na Amaznia, nos Estados do Paran e Rio Grande do Sul, alm de algumas florestas da Mata Atlntica. Seus hbitos so diurnos e o comportamento sedentrio. Alimenta-se desde moluscos, crustceos e peixes at serpentes, lagartos, alguns pssaros e alguns mamferos, como a preguia (seu alimento favorito) que captura no solo.

Mamferos

O lendrio boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis ) nada calmamente nas escuras guas do Rio Negro. Um animal pr-histrico, um ancestral vivo dos golfinhos atuais.

Peixe-boi (Trichechus inunguis)


O Peixe Boi da Amaznia o menor dos peixes- bois existentes no mundo, alcanando 2,8 a 3 m e atingindo cerca de 450 Kg. Alimenta-se de plantas aquticas ou sub aqutica, podendo consumir at 10% de seu peso por dia. Podem ficar mais de 20 min. debaixo da gua sem respirar, devido a seu metabolismo ser 36% do previsto para um mamfero do seu porte. Cada fmea produz um filhote que pode mamar at os 2 anos.

Sagui-leozinho (Callitrhix pygmaea)


Menor primata do mundo. Ele no tem mais que 15 centmetros (excluindo os outros 15 centmetros de cauda) e pesa cerca de 130 gramas. Sua alimentao formada por frutas, folhas e insetos. Os indgenas da divisa do Brasil com a Colmbia convivem com eles como animais de estimao, mantendo-os junto da cabea onde passam o dia procurando por piolhos

Mamferos em extino
Cachorro-vinagre (Speothos venaticus) Categoria de ameaa: Vulnervel Gato-do-mato (Leopardus tigrinus) Categoria de ameaa: Vulnervel Gato-maracaj (Leopardus wiedii) Categoria de ameaa: Vulnervel Ona-pintada (Panthera onca) Categoria de ameaa: Ameaada Ariranha (Pteronura brasiliensis) Categoria de ameaa: Vulnervel Macaco-aranha (Ateles belzebuth) Categoria de ameaa: Vulnervel Sagui-de-duas-cores ou macaco de coleira (Saguinus bicolor) Categoria de ameaa: Criticamente em perigo Tamandu bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

Etinobiologia

ndios da Amaznia
No estado do Amazonas, existe espalhada - de acordo com o Programa Amazonas Indgena, elaborado pela Fundao Estadual de Poltica Indigenista (Fepi), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel - uma populao indgena de 120 mil indivduos de 66 etnias, que falam 29 lnguas. a maior populao indgena do Brasil.

Algumas Tribos Indgenas da Amaznia:


Arara Bororo Gavio Katukina Kayap Kulna Marubo Marubo Sater Maw Tenharim Tikuna Tukno Wai-Wai Yanomami

Cultura indgena O esforo das autoridades para manter a diversidade cultural entre os ndios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e trs quartos foram colhidos a partir de informaes de povos indgenas. Arte A pintura corporal um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indgena se divide, como pode ser utilizada como enfeite.
tinta vermelha urucum azul, quase negrojenipapo. cor branca calcrio. Arte plumria indgena penas e plumas de pssaros

Trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indgena cermica e cestaria. Os ndios associam a msica instrumental ao canto e dana.

Extrativismo
Aa ou juara o fruto da palmeira conhecida como aaizeiro (Euterpe oleracea). uma espcie nativa das vrzeas da regio amaznica, especificamente dos seguintes pases: Venezuela, Colmbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amap, Par, Maranho e Acre. Da palmeira, tudo se aproveita

O aa um dos alimentos mais importantes da Amaznia. L, a tradio tomar o suco junto com a farinha de tapioca. Nos grandes centros, a polpa congelada servida na tigela.

A castanheira encontrada em toda a regio amaznica. A rvore majestosa atinge at 60 metros de altura. A Bertholletia excelsa ocorre na regio amaznica tanto na Floresta Ombrfila Densa quanto na Aberta, em reas de terra firme (no inundveis). Ocorrem comumente com padro agregado de disperso, facilitando a vida dos coletores de castanha. Chega a 50 m de altura, ultrapassando isso em alguns casos. O DAP (dimetro a altura do peito) do seu tronco retilneo em geral varia entre 100 e 180 cm. Os frutos da castanheira levam em mdia 14 meses para a maturao

Uma das rvores produtoras de borracha a seringueira (Hevea brasiliensis), originria da Amaznia. A borracha uma substncia natural ou sinttica que se caracteriza por sua elasticidade, repelncia gua e resistncia eltrica.

Durante o ciclo da borracha (1879-1912), a Amaznia foi responsvel por quase 40% das exportaes brasileiras. Graas borracha, nos primeiros anos deste sculo a Amaznia teve uma renda percpita duas vezes superior a da regio produtora de caf, So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo. A riqueza acabou quando ingleses levaram as mudas de seringa para a Malsia, at hoje lder mundial na produo de borracha natural. s margens do Rio Tapajs est Fordlndia, criada pelo americano Henry Ford. O empresrio pensou num plo de importao e exportao de borracha, que durou menos de 20 anos.

Maus, no Amazonas, conhecida como a terra do Guaran (Paullinia cupana). O fruto genuinamente amaznico e dele se produz a bebida-smbolo do Brasil. Maduro, ele parece um olho.

A pupunha o fruto da pupunheira (Bactris gasipaes), uma palmeira tpica da regio amaznica

O fruto, muito rico em vitamina A e com expressivo teor de protenas e amidos, podem ser comidos cozidos em gua e sal e se prestam tambm extrao de leo e produo de farinha.

Existem 98 espcies de Mandioca (Manihot utilissima Pohl). Uma das mais conhecidas o aipim, mas a mais cultivada a mandioca amarga, usada para fazer farinha.
O tucupi: o sumo extrado da mandioca depois de ralada e prensada. O lquido de cor amarelada venenoso quando cru. Para elimin-lo, preciso que o tucupi seja fervido por horas a fio.

Ecoturismo
O estado de Amazonas tem 57 hotis de selva, 27 deles em torno de Manaus ou em cidades vizinhas.

Reserva de Mamirauproteje uma rea de mais de um milho de hectares entre rios Solimes e Japur. oCriado para proteger o macaco Uacari o20 visitantes por semana. No mximo mil por ano.

Biopirataria
O termo biopirataria foi lanado em 1993,para alertar sobre o fato que recursos biolgicos e conhecimento indgena estavam sendo apanhados e patenteados por empresas multinacionais e instituies cientificas e que as comunidades que durante sculos usam estes recursos e geraram estes conhecimentos, no esto participando nos lucros.

POR QUE PRESERVAR?


Alm de evitar o desaparecimento de vrias espcies de fauna e flora, pesquisas mostram que o desaparecimento da Amaznia teria efeito sobre o equilbrio de chuvas no mundo. Alteraria a precipitao das chuvas como: a Bacia do Prata, a Califrnia, o sul dos EUA, o Mxico e o Oriente Mdio, prejudicando a agricultura dessas regies, como tambm nos estados de Gois, Mato-Grosso e So Paulo. Colapso na vazo dos rios que abastecem Itaipu = colapso energtico

Desmatamento
1995: Em menos de 30 anos uma rea maior que a Frana foi destruda na Amaznia = 600.000 Km2 de mata devastada.

Desmatamento
Desmatamento entre agosto de dezembro de 2007 = 7.000 Km2 Desmatamento nas duas ultimas dcadas = 356.500 Km2 Desmatamento nos ltimos 45 anos = 700.000 Km2

Desmatamento
O Brasil dispe de vigilncia por satlites mais modernos, so dois sistemas, Prodes (Programa de Clculo do Desflorestamento da Amaznia) e Deter (Deteco de Desmatamento em Tempo Real), ambos gerenciados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP); Porm pouco servem para controlar o desmatamento, por falta de fiscais s 644 fiscais do IBAMA; Quando encontrada a rea desmatada no tem como responsabilizar o dono falta de verba;

Desmatamento
80% de toda madeira retirada ilegal

Desmatamento legal precisa de um plano aprovado pelos rgos ambientais, estes ficam muitos longe e falta de imposio das leis acaba por prevalecer o extrativismo ilegal.

Desmatamento
Mais fcil desmatar novamente do que aproveitar uma rea j degradada.

A lei obriga a preservar 80% do terreno, 20% da rea desmatada que serviram de pastos para a agropecuria, esto abandonadas;

Desmatamento
Agricultura e pecuria so as responsveis por 80% do desmatamento da regio, ocupando uma rea equivalente de dois pases do tamanho da Itlia.

So Felix do Xingu lidera o hanking de desmatamento, maior rebanho bovino do pais.

Desmatamento
Mato Grosso estado que mais desmata, resultado da expanso da fronteira agrcola = 90% de soja da regio amaznica.

Agropecuria

Agropecuria
Mais de 25 milhes de bois so criados na Amaznia (maioria em Mato Grosso) => 36 % do gado bovino do pas. 5% das plantaes de soja de todo pas, se encontram na Amaznia A cada ano uma rea do tamanho de 120 campos de futebol queimada para renovar os pastos => empobrecimento do solo. Nas ultimas dcadas a expanso do agronegcio fez com que lavouras e pastos avanassem cada vez mais pela floresta, contribuindo para o desmatamento.

Bibliografia
Amazon Sementes http://www.amazonsementes.com.br/ Ambiental Brasil < http://www.ambientebrasil.com.br/ > Amaznia a Vista < http://www.amazoniaavista.com.br/Apresentacao.asp > Brasil Sabor http://www.brasilsabor.com.br/por/iguarias/cat/43 Editora Horizonte <www.horizontegeografico.com.br/index.php?acao...Remover frame > Globo Amaznia - ABC da Amaznia Jornal Hoje <http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,16010,00.html> Instituto do homem e do meio ambiente da Amaznia < http://www.imazon.org.br/novo2008/index.php> IBGE < http://www.ibge.gov.br> Mania de Amaznia http://www.maniadeamazonia.com.br/ Ministrio do Meio Ambiente <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php? ido=conteudo.monta&idEstrutura=72&idMenu=3642> http://www.amazonia.org.br/english/viagem/ Portal Amaznia http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/ Pesca Brasil < http://www.pescabrasil.com.br/esportiva/curiosidades1.asp > Revista Veja - Especial Amaznia < http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/amazonia/ > Zoolgico de So Paulo < http://www.zoologico.sp.gov.br/> http://www.amazonia.org.br/ http://www.globoamazonia.com/Amazonia/.html http://www.webciencia.com/09_indios.htm

Obrigada!

Anda mungkin juga menyukai