Anda di halaman 1dari 12

Como manter uma Boa Postura?

Alteraes Posturais
Como eu posso

De Olho na Postura!

Voc sabia que:


No Brasil, pesquisas mostram que 80% das pessoas sofrem de intensas dores nas costas em algum momento da vida. Problemas na coluna so uma das principais causas de afastamento do trabalho. Manter a forma fsica, a fora e a flexibilidade do corpo, evita leses e minimizam dores. O sedentarismo compromete estruturas corporais que precisam de movimento para manter-se em bom estado. O mobilirio e equipamentos devem estar adaptados para facilitar a execuo do trabalho, minimizando leses.

Boa Notcia! A maioria das dores nas costas, pode ser contornada com mudanas de alguns hbitos de vida e OLHO na POSTURA!

Boa Postura
Uma boa postura a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforo muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas.
Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alteraes posturais ocasionando enrijecimento das articulaes vertebrais e encurtamento dos msculos.

Para uma Boa Postura:


Mantenha-se no Peso Ideal: a postura pode ser afetada pelo excesso de peso. Cada 2,5 kg a mais do que o normal, aumenta em 5% a chance de dor nas costas. Fuja do Sedentarismo: o exerccio fsico alonga e fortalece os msculos. necessrio escolher a atividade adequada e comear devagar. Caminhada, natao, bicicleta so opes excelentes. Reduza o Estresse: presso e sobrecarga de trabalho podem tensionar os msculos e desencadear dor. Ateno Postura: observe sua posio na estao de trabalho, como fica sentado, como abaixa para pegar um objeto, como dorme ou como carrega peso.

Caminhar Sempre!
Andar corretamente significa manter uma postura ereta, mas natural e relaxada. Ps retos e paralelos, apoiando primeiro os calcanhares no cho. Caminhar todos os dias nos ajuda a no ser sedentrios. Quanto por dia? Pelo menos meia hora, o ideal 45 minutos. Quantos dias por semana? Pelo menos 5 dias.

Sentar com Conforto Como Levantar:


Voc passa muitas horas de seu dia sentado? Sentar-se em uma posio incorreta o maior fator causador de dores nas costas. A escolha da cadeira adequada fundamental.

Para garantir uma boa postura, a cadeira deve ter encosto que permita apoiar bem a regio lombar. As coxas devem estar bem apoiadas e os ps no cho.

Altura do Assento
A altura ideal de um assento deve ser aquela em que a pessoa sentada mantenha ngulo reto nas articulaes dos joelhos e tornozelos. Para as pessoas mais baixas que no conseguem encostar os ps no cho, o uso de um apoio para os ps auxilia a manuteno da postura correta.

Suporte Lombar
O apoio lombar vai exercer um suporte na coluna, recuperando a lordose lombar fisiolgica e reaproximando a coluna de sua conformao anatmica, reduzindo assim a fadiga muscular.

No Computador

Distribuindo o Peso
O ideal sempre distribuir o peso dos objetos a serem transportados, evitando sobrecarregar um dos braos para manter o corpo em equilbrio.

Dando um Tempo!
Seja qual for a atividade exercida, no se deve ficar muito tempo em p ou sentado. Faa uma pausa para descanso e alongue-se.

Direo Segura
Pessoas que passam longos perodos dirigindo so mais propensas a sofrerem desconforto na coluna.

O ajuste do encosto e do assento, bem como o uso de suporte lombar, so medidas que ajudam a prevenir ou minimizar as dores nas costas.

Erguendo Peso
O levantamento de objetos deve ser realizado com a flexo dos joelhos e no das costas. Se o objeto for muito pesado, no o levante sozinho.

Transportando Peso
Durante o transporte de objetos pesados, tente manter a carga o mais prximo possvel do seu corpo, na altura da cintura e com a coluna reta.

"Cuide de sua sade, ela seu bem mais precioso!"

Anda mungkin juga menyukai