Anda di halaman 1dari 53

PROFESSORES: Dra. CLAUDIA T. DE ANDRADE OLIVEIRA Dr. JOO ROBERTO LEME SIMES Dr. MARCELO de ANDRADE ROMERO Dr.

MOACYR PAULISTA CORDEIRO

Maio de 2005.
1

PISOS EM MADEIRA.

1. Tbuas corrida, parquetes e tacos formas tradicionais de revestimento de pisos de edificaes, em especial nas habitaes, ampliada pelos carpetes de madeira, opo mais econmica que consorcia madeiras nobres de reflorestamento, com compensados, menos resistentes que as primeiras. 2. Alteraes em sua aplicao, nas tcnicas de usinagem, na sua maneira de combin-las, aproveitando-as de forma racional ao proteg-la contra a abraso. Suporta cargas em torno de 0,04 kgf / cm2. 3. Estabilidade dimensional e movimentao higroscpica, fazem-na um material rebelde, que para ser domado por diferentes processos tratado e independente da sua espcie, seu maior problemas a o da umidade.
2

PISOS EM MADEIRA.
1. A utilizao irracional da madeira nobre, que ocorreu ao longo dos anos, provocou sua escassez no mercado, levando a adoo de formas como aproveitar madeiras de lei de reflorestamento, que custam mais para crescerem, produzindo menor impacto ambiental na confeco dos pisos laminados.

2. Resinas de secagem rpida, protetoras das madeiras de piso, as tbuas corridas, parquetes, tacos e carpetes de madeira entre outros, inventadas na Sucia e j disponveis em nosso mercado, elaboradas a base de gua, duram e so atxicas, conservam as cores e texturas naturais das madeiras, sendo de limpeza simples, pedindo apenas pano umedecido na manuteno.

SALA TCNICA DEGRAVAO DE SOM - PISO EM TABUA CORRIDA.


1.

AS TBUAS CORRIDAS.

Assoalhos macios, resultam da explorao de espcies que foram protegidas pela famosa lei do imperador Pedro ll, madeiras nativasque tornaram-se raras, e caras, como ip, angelim, jatob, tatajuba,marfim, abiurana, sucupira, freij, etc. pois so mais densas e durveis.

2. O processo industrial provoca perdas enormes nas rvores de menor porte, ao eliminar a casca, o bracal (parte entre a casca e o cerne) e na laminao e na secagem, algumas tbuas, empenam ou trincam, assim, a cada 5 m3, apenas 1m3 se transforma em produto final, perdendo 4m3. Nas de porte grande, esta relao cai para 3,5 / 1m3 de produto, o que ainda consiste em grande perda, responsvel pela quase extino das espcies como jacarand, macacaba, cabreva, peroba-do-campo. 3. Como estratagema de mercado, algumas empresas, investem em ecologia e para disporem das mesmas, como questo de sobrevivncia, produzem na Amaznia, espcies como jatob, mogno, feij, sucupira, buscando na reduo do desperdcio das madeiras de lei, que possuem densidades de 650kg / m3, para pisos, os processando nas dimenses de 1cm de espessura por larguras que vo de 6,5 cm 10 cm.
5

TBUAS CORRIDA.

1. De acordo com o IPT, a espessura das tbuas corrida, tem de ter 10% da sua largura, com o contrapiso bem nivelado, podendo ser coladas ou pregadas diretamente sobre o mesmo. 2. As tbuas corrida tradicionais de 2 cm, so pregadas sobre barrotes de forma trapezoidal, chumbados em contrapiso de cimento e areia, a cada 35 cm de espaamento. 3. Do ponto de vista da estabilidade dimensional, usadas como piso, por trabalharem bastante, deixam a desejar, caso no estejam secas convenientemente. 4. Devem ser secas em estufa e aplicadas com um grau de umidade, em torno de 13%, em So Paulo, so vendidas com um grau de umidade aproximado de 20% e com o tempo as mesmas retraem.
6

ASSENTAMENTO DO PISO EM TBUA CORRIDA.

DETALHE ESQUEMTICO:

JARDIM DE INVERNO COM PISO DE TBUA DE IP.

PISO EM TBUAS CORRIDA NA DIAGNAL:


SALA CONJUGADA

PISO EM TBUAS CORRIDA DE IP : JANTAR

10

PISO DE TERRAO EM TBUAS CORRIDA.

11

PISO EM TBUA CORRIDA NA DIAGONAL:


SALA DE ESTAR

12

PISO EM MADEIRA PINTADA: VARANDA

13

PISO EM TBUA CORRIDA: DORMITRIO

14

DEQUE DE BANHEIRA EM IP ENVERNIZADO.

15

ASSOALHOS TRADICIONAIS.
aplicadas com formas e desenhos diversos, conforme disposio do piso, no desgastando com o uso, durando mais de 50 anos, caso os cuidados devidos, sejam observados. Psicologicamente so confortveis.
INCONVENIENTE: A maneira de instalar trabalhosa pois

VANTAGENS: Material clssico cujas laminas podem ser

suas peas so encaixadas uma a uma, por lingetas e entalhes, tendo a necessidade da ser lixada aps a colocao, para posterior aplicao do acabamento, como por exemplo
o verniz.

16

CASTELO DE CHILLON - MONTREAUX - SALA DAS ARMAS.

17

PISO EM PARQUETE.

1. O parquete bastante especificado como piso, pois permite uma variedade de desenhos exclusivos e do ponto de vista de estabilidade dimensional, se comportar melhor do que a tbua corrida.
2. Os tacos so secos em estufas antes de serem cortados, o que lhes garantem maior qualidade, e um grau de umidade em torno de 13% (dados para So Paulo). 3. O parquete encontrado em trs tamanhos distintos: o parqus de 20 cm de largura por comprimentos variados, o taco de 12 cm X 20 cm e o parquesinho com 12 cm X 12 cm, todos na espessura de 1,5 cm. Podem ser aplicados tambm, de maneira seqencial, como se tbuas corrida, custando em torno de 60% do valor da mesma. 18

VARIEDADE DE PISOS TIPO PARQUETE.

19

PISO DE PARQUETE EM ZIG-ZAG E MOLDURA PRETA:


SALA DE JANTAR

20

PISO DE TACO ENTRELAADO EM DOIS TONS:


SALA DE JANTAR

21

PISO DE TACO ENTRELAADO: SALA DE ESTAR

22

PISO DE PARQUETE EM PAU-MARFIM EM ZIG-ZAG: SALA CONJUGADA

23

PISO EM PARQUETE SEQUENCIAL: SALA DE TV

24

PISO EM PARQUETE SEQUENCIAL: SALA DE JANTAR

25

PISO DE TACO EM SEQUNCIA: SALA DE JANTAR

26

PISOS EM PARQUETES.
VANTAGENS: Material clssico cujas peas podem ser aplicadas com cola sobre o contrapiso bem desempenado, com formas e desenhos diversos, conforme inteno de dispor o piso, no desgastando com o uso, durando mais de 50 anos, observados os cuidados devidos. Psicologicamente so confortveis. INCONVENIENTE: Necessitam ser lixados aps a colocao, para a posterior aplicao do acabamento, como por exemplo o verniz.

27

CASTELO DE VERSALHES GALERIA DAS BATALHAS.

28

PISO EM CARPETE DE MADEIRA.


1. Patenteado mundialmente em 1941 pela empresa sueca AB Guataf Khr, o carpete de madeira, constitui-se em uma lmina superficial de madeira nobre, aplicada sobre compensado de madeira reflorestvel. 2. So encontrados comercialmente em vrios padres dimensionais tais como o tradicional 07 mm de espessura X 19 cm de largura, ou ento com 8 mm X 20 cm, ou ainda com 9 mm X larguras variadas, todos, em seu comprimento padro de 1,20 m de comprimento. Podendo ser encomendado com comprimentos especiais. 3. Todos se apresentam com o sistema de encaixe, entalhes e lingeta e podem ser aplicados sobre qualquer superfcie perfeitamente nivelada. 4. Os mais espessos, podem ser relixados, com acabamento que elimina a aplicao de verniz ou cera, como anteriormente dito, bastando pano mido em sua limpeza. material antialrgico. 29

LAMINADOS DE MADEIRA.

30

PISO EM CARPETE FLUTUANTE DE MADEIRA.

31

PISO LAMINADO DE ALTA PRESSO

32

PISO EM CARPETE DE MADEIRA.


1. Os carpetes de madeira tem garantia de fabrica de 15 anos de vida til, enquanto os pisos de tbuas corrida duram cerca de 50 anos em reas de circulao pouco intensas e se forem observadas as recomendaes de manuteno para ambos os casos. 2. As vantagens do carpete so a montagem muito mais rpida e sendo aplicado em rea sem umidade, pode ser utilizado o carpete de madeira flutuante de 7 mm, que dispensa colagem no piso, sendo apenas ancorado nos rodap. Por no suportar umidade, desaconselhado ser instalado prximo a reas molhadas tais como banheiros e cozinhas, assim como, em reas de trafego intenso, apenas em residncias. 3. No aspecto custo X benefcio, o carpete de madeira perfeitamente competitivo, pois o menor tempo de vida, compensado pelo menor custo e fcil manuteno.
33

PISOS EM CARPETE DE MADEIRA.


1. Para aplicar o carpete de madeira, a cada dois dias

assenta-se 50 metros quadrado de piso.

2. O piso flutuante (7 mm) feito com MDF ( Medium Density Fiberboard ) elaborado com fibra de madeira reflorestvel de mdia densidade pinus, prensada com uma resina fenlica, compactada a alta presso, forma um substrato que resiste a 8 kgf / cm2, valor suficiente para um piso flutuante residencial, gastando 22 vezes menos madeira nobre e 6 vezes menos de compensado, passando categoria de piso ecolgico, possuindo 14% de umidade relativa, ideal para So Paulo.
34

PISO FUTUANTE EM MARFIM TROPICAL.

35

PISO EM CARPETE DE MADEIRA IP-TABACO.

36

SALA DE ESTAR COM PISO LAMINADO EM TONS CLAROS.

37

SALA DE TV COM LAREIRA E PISO LAMINADO.

38

BANHEIRO COM PISO FLUTUANTE EM DUAS CORES.

39

ESCRITRIO COM PISO LAMINADO DESENHADO.

40

PISO EM CARPETE DE MADEIRA.

VANTAGENS: Material atual e de fcil manuteno, devido a

qualidade do verniz que o reveste. Sua espessura no impe restries sua especificao.

INCONVENIENTES: Sonoros, os assoalhos flutuantes devem ser

colocados sobre uma camada resistente aos choques, para amenizar a transmisso de ondas sonoras.

41

PISO DE FCIL COLOAO.

42

PISO DE FCIL COLOCAO.

43

SISTEMA DE PISO EPXI ARALDITE.


1. Os piso base de resinas epxi Araldite, tem sido utilizados com excelentes resultados, nos ltimos 35 anos, em vrias partes do mundo, em obras residenciais, comerciais e industriais, disponveis em vrias cores, uniforme, impermevel, de fcil limpeza e isento de p.
2. So fabricados nas seguintes variedades: - Argamassa 101 (para reas descobertas) e Argamassa 102 (para reas cobertas), superior resistncia a compresso, abraso e qumica, sem porosidade, impermevel, isento de poeira, fcil limpeza e antiderrapante. - Autonivelante 103 (para indstria farmacutica, laboratrios,hospitais, salas de controle, etc), alta resistncia a compresso, de fcil limpeza e imune ao desenvolvimento de bactrias. - Multilayer 109 (para pisos industriais), com alta resistncia mecnica abraso, compresso e excelente aderncia ao concreto; resistncia qumica produtos qumicos usuais e com aspecto antiderrapante.

44

PADRO E CORES DOS PISOS EPXI.

45

CORES DO PISO EPXI.

46

SISTEMA DE APLICAO.

47

PISO EM EPXI.

48

PISO EM EPXI.

49

PISO VINLICO.
1. Piso com base de PVC e fibra de vidro, revestido com resina transparente, o que lhe confere resistncia e durabilidade, fabricado em variadas cores e padres que se mantm com o uso, de consistncia macia e agradvel de se pisar por ser trmico. 2. De instalao rpida e fcil, antialrgico, anti-mofo, os fabricantes lhe do garantia de 5 anos e aplicado com cola sobre piso bem desempenado, encontrados em placas e em rolos e de fcil manuteno, s exige pano mido.

50

PISO VINLICO.
VANTAGENS: Facilmente encontrados, inmeros fornecedores, permitem desenhos originais, personalizados e efeitos visuais nos pisos.

INCONVENIENTES: As placas auto-adesivas no devem ser imersas em gua para colocao e no podem ser aplicadas em pisos irregulares.

51

PISO VINLICO.

52

PADRONAGEM DE PISO VINLICO.

53

Anda mungkin juga menyukai