Anda di halaman 1dari 11

FERMENTAO PARA A PRODUO DE PARA PRODUO AMINOCIDOS DFerE

AMINOCIDOS

DEFINIES: Os aminocidos so unidades estruturais das protenas e importantes componentes de uma ampla variedade de substncias como, alimentos e produtos industriais. O organismo humano incapaz de sintetizar metade dos 20 aminocidos essenciais, e esses aminocidos devem, portanto, ser introduzidos na dieta atravs da alimentao A produo de aminocidos vem sendo desenvolvida desde o final da dcada de 1950

Atualmente, mais de 2 milhes de toneladas de aminocidos so produzidas por ano, movimentando um mercado de aproximadamente US$ 3 bilhes

MTODO DE FABRICAO: O mtodo de fermentao para produo de aminocidos um processo pelo qual os micro-organismos convertem nutrientes orgnicos em componentes vitais necessrios. Com o mtodo de fermentao, matrias-primas como a glicose so adicionadas ao meio de cultura permitindo que os micro-organismos cresam e produzam aminocidos. As enzimas desempenham um papel importante nesta etapa. Vrias reaes consecutivas envolvendo cerca de 30 tipos de enzimas fazem parte do processo de fermentao, e diversos aminocidos so produzidos como resultado destas reaes

Para produo de aminocidos com uso de microorganismos, importante se obter um potencial elevado, para produo de aminocidos, com isso, necessrio aumentar a capacidade do microrganismo conduzindo tcnicas que melhor aproveitem essa capacidade. Micro-organismos produzem 20 tipos de aminocidos, somente em quantidades necessrias para eles prprios. Eles possuem um mecanismo de controle das quantidades e qualidades de enzimas, para produo de aminocidos somente nas quantidades necessrias.

Portanto, necessrio liberar este mecanismo de controle para fabricao do aminocido alvo em grandes quantidades. A produo de um aminocido depende das quantidades e qualidades das enzimas. H aumento na produo se as enzimas envolvidas na produo do aminocido alvo estiverem presentes em grandes quantidades sob condies adequadas para suas atividades.

Processo de fabricao:
O tanque de fermentao abastecido com xaropes/acares derivados da cana de acar, milho e mandioca. Comercialmente, a produo de aminocidos realizado por processo descontnuo durante 2 4 dias em fermentadores com capacidade de at 450 m .
3

Em seguida os processos para fermentao so ajustados, visando perfeitas condies na mistura, fornecimento de ar, temperatura e pH.

Utiliza-se centrifugao para separar o material celular. Os aminocidos se obtm mediante precipitao depois da acidificao at o ponto isoeltrico, troca inica, eletro-dilise e extrao com solventes orgnicos. O resultado final ser somente o aminocido alvo, obtido deste caldo fermentado de alta pureza.

Fonte: Site da Ajinomoto

O mtodo de fermentao tem a vantagem de produo em massa a baixo custo, que impulsionou a expanso do mercado de aminocidos. Alm do mtodo de fermentao, mtodos de reao e hidrlise enzimtica so usados para a produo de aminocidos.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS:

LIMA, U; AQUARONE, E; BORZANI, W; SCHMIDELL, W. Biotecnologia industrial: Processos Fermentativos e Enzimticos. So Paulo: E. Blcher, 2001. 3 v.

AQUARONE, E. et all. Biotecnologia Industrial: biotecnologia na produo de alimentos. So Paulo. v.4. Editora Edgard Blcher LTDA, 2005. LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger Princpios de Bioqumica. Editora Sarvier, 4 edio, So Paulo, 2006. 1202 pginas.

Anda mungkin juga menyukai