Anda di halaman 1dari 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROF: BRAZ VAS ACADEMICOS: ROSIANE SIVONEY TAYANE

ESCRAVIDO AFRICANA

TRFICO NEGREIRO

ARAGUANA TO 2013

INTRODUO:

O Comrcio de Escravos Africanos


Na frica, os escravos eram adquiridos por traficantes a preos baixos e revendido a preos altos na Amrica. O tabaco, aguardente, ouro, marfim, tecidos, cavalos, armas e outros produtos serviam de moeda de troca. Quando chegavam Amrica portuguesa, os escravos eram colocados venda em mercados. Ficavam a mostra em exposio sendo tratados como mercadorias.

No incio, os comerciantes portugueses capturavam os africanos. Mais tarde os chefes africanos passaram a organizar as incurses ao interior, atacando aldeias, preparando emboscadas para conseguirem cativos para venderem nas feitorias no litoral para esperar o embarque.

Fonte: blogdoambientalismo.com

ROTAS DOS ESCRAVOS PARA O BRASIL

Fonte: Portal do professor.mec.gov.br

Calcula-se que, entre 1549 e 1858, o trfico negreiro foi responsvel pelo desembarque no Brasil de 4 milhes de africanos aproximadamente.

ESTIMATIVAS DE DESEMBARQUE DE AFRICANOS NO BRASIL. (1531 1855)


PERODO NMERO DE ESCRAVOS

1531 - 1600
1601 - 1700 1701 - 1800 1801 1855 TOTAL:

50 000
560 000 1 680 100 1 719 300 4 009 400

Forte: organizada a partir das tabelas (2.1 e 2. 2) elaboradas por Klein, Herbert. Trafico negreiro. In: Estatsticas histricas do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 1987.

Depois de aprisionados, os negros eram acorrentados e marcados com ferro em brasa para efeito de identificao. Os navios negreiros saram da frica com aproximadamente 600 escravos. Morriam em mdia 20% dos negros durante a viagem.

A travessia para o Recife durava em mdia 35 dias, para a Bahia 40 dias e para o Rio de Janeiro 60 dias. Em razo das pssimas condies de viagem, inclusive acorrentados nos pores dos navios, o ndice de mortalidade era alto, por isso os navios que transportavam os negros ficaram conhecidos como tumbeiros.

TRASPORTE DE ESCRAVOS

Fonte: www.vivaterra.org.br

ORIGEM DOS ESCRAVOS


A maioria dos africanos trazidos colnia portuguesa como escravos pertencia a dois grandes grupos tnicos: os bantos , originrios de Angola, Moambique e Congo, e que se tornaram mais numerosos no centro-sul e no Nordeste; os sudaneses , provenientes da Guin, da Nigria e da Costa do Ouro, e que foram levados principalmente para a regio da Bahia.

Os escravos que vinham para o Brasil eram de vrias etnias.

Fonte: maracatu.org.br

As estratgias de resistncia

Chegando ao Brasil, os negros eram vendidos no prprio porto, em leiles. Pouco tempo depois, estavam trabalhando para seus proprietrios: na agromanufatura do acar, na plantao de algodo, na minerao, etc. Podiam trabalhar tambm nos servios domsticos, ou no artesanato.

Os vrios tipos de trabalhos executados conferiam distines entre os escravos. Entretanto os que trabalhavam no campo ou na minerao eram mais maltratados, recebendo roupa de trapo e alimentao de pssima qualidade, trabalhavam, em mdia, 15 horas por dia. Alm disso, caso desobedecessem ordens, sofriam vrios tipos de castigo: chicotada, queimadura, priso etc.

Excesso de trabalho, m alimentao, pssimas condies de higiene, castigos acabavam deteriorando rapidamente a sade do escravo. A maioria morria depois de cinco a dez anos de trabalho. Entretanto os escravos domsticos, escolhidos entre o que o senhor considerava mais bonitos e confiveis, recebiam roupas melhores e alimentao mais adequada.

Segundo o escravizador, havia outras distines entre os escravos: por exemplo, as relativas aculturao. Tinha menos valor o escravo chamado boal, recm-chegado da frica, desconhecedor da lngua portuguesa e do trabalho na colnia. Valia mais o ladino, isto , o escravo aculturado, que entendia a lngua portuguesa e j conhecia a rotina da trabalho.

Formas de Resistncias

De vrias maneiras, os escravos africanos procuravam reagir contra a escravido. Certas mulheres provocavam abortos para evitar o sofrimento futuro do filho. Alguns escravos praticavam o suicdio: enforcando-se ou envenenando-se. Outros ainda organizavam rebelies contra os senhores.

Fugas individuais ou coletivas eram constantes. Alguns escravos fugidos procuravam a proteo de negros livres que habitavam as cidades. Outros formavam comunidades com projeto poltico, organizao social prpia e uma rede de alianas com diversos grupos da sociedade. Essas organizaes de refgio eram chamadas de quilombos.

Alm da fuga, rebelio ou violncia contra senhores ou feitores, os escravos criaram outras estratgias de resistncia escravido. Faziam corpo mole no trabalho, isto , reduziam ou paralisavam o ritmo de suas atividades. Muitas vezes sabotavam a produo quebrando ferramentas ou incendiando plantaes.

Referncias:

COTRIM, Gilberto. Histria do Brasil: um olhar crtico. So Paulo: Saraiva, 1999 COTRIM, Gilberto, 1955 Saber e fazer histria: histria geral e do Brasil, 9 ano: consolidao do capitalismo e Brasil imprio / Gilberto Cotrim, Jaime Rodrigues; ilustraes das vinhetas Alex Silva; mapas Selma Caparroz- 5. Ed.- So Paulo: Saraiva, 2009 MAESTRI, Mario. O escravismo no Brasil. So Paulo: Atual, 1994.

Anda mungkin juga menyukai