Anda di halaman 1dari 20

SERVIO SOCIAL E SOCIEDADE CIVIL

Professora Roberta Brito

I Origem, natureza e papel social do Estado Moderno

Estado(dolatimstatus,us: modo de estar, situao, condio), datado dosculo XIIIe designa"conjunto das instituies (governo, foras armadas, funcionalismo pblico etc.) que controlam e administram uma nao"; "pas soberano, com estrutura prpria e politicamente organizado". Segundo o jurista italianoNorberto Bobbio, a primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporneo, foi no livroO Prncipe, de Nicolau Maquiavel. organizadapoltica, social e juridicamente, ocupando um territriodefinido, normalmente onde aleimxima uma Constituioescrita, e dirigida por umgovernoque possui soberaniareconhecida tanto interna como externamente. Um Estadosoberano sintetizado pela mxima"Umgoverno , umpovo, umterritrio".

Thomas Hobbes (1588-1679) Considerado como um dos tericos do poder absolutista em vigor na Idade Moderna, Thomas Hobbes viveu entre 1588 e 1679. ParaHobbes, o Estado deveria ser a instituio fundamental para regular as relaes humanas, dado o carter da condio natural dos homens que os impele busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preo, de forma violenta, egosta, isto , movida por paixes. Sua principal preocupao o problema de ordem social e poltica: como os seres humanos podem viver juntos em paz e evitar o perigo e o medo de um conflito civil.

Ele

apresenta alternativas: devemos dar a nossa obedincia a um soberano inexplicvel (uma pessoa ou grupo com poderes para decidir todas as questes sociais e polticas).Caso contrrio, o que nos espera um "estado de natureza" que se assemelha a guerra civil - uma situao de insegurana universal, onde todos tm razo para temer a morte violenta e que a cooperao humana gratificante praticamente impossvel.

Uma

controvrsia dominou interpretaes de Hobbes.Ele v os seres humanos como puramente autointeressado ouegosta? Vrias passagens apiam tal leitura, levando alguns a pensar que suas concluses polticas podem ser evitados se adotar uma imagem mais realista da natureza humana.No entanto, a maioria dos estudiosos agora aceitam que Hobbes tinha uma viso muito mais complexa da prpria motivao humana.

Hobbes

o fundador da moderna filosofia poltica.Direta ou indiretamente, ele definiu os termos do debate sobre os fundamentos da vida poltica para a direita em nossos dias. ver a importncia de Hobbes se brevemente compar-lo com os mais famosos pensadores polticos antes e depois dele.Um sculo antes, Nicolau Maquiavel havia enfatizado as duras realidades do poder, bem como relembrando antigos romanos experincias de liberdade poltica.Maquiavel aparece como o primeiro pensador moderno poltico, porque, como Hobbes,

Podemos

ele

no estava mais preparado para falar sobre a poltica em termos definidos pela f religiosa (na verdade, ele ainda era mais ofensivo do que Hobbes para muitos crentes ortodoxos), em vez disso, ele olhou para a poltica como uma disciplina secular separado da teologia.Mas ao contrrio de Hobbes, Maquiavel nos oferece nenhuma filosofia abrangente: temos de reconstruir a sua opinio sobre a importncia e a natureza da liberdade, mas permanece incerta que, se for o caso, os princpios de Maquiavel baseia-se em seu louvor aparente de poder poltico amoral.

Escrevendo alguns anos aps Hobbes,John Locke tinha definitivamente aceito os termos de Hobbes no debate previsto: como os seres humanos podem viver juntos, quando justificativas religiosas ou tradicionais de autoridade no so mais eficazes ou persuasivas?Em particular, os nossos governantes polticos em seus poderes ilimitados so como Hobbes havia sugerido? Assim, na avaliao de filosofia poltica de Hobbes, as nossas questes norteadoras podem ser: O que Hobbes escreveu que era to importante?Como ele foi capaz de definir uma maneira de pensar sobre poltica e poder que permanece decisivo quase quatro sculos depois?

John Locke (1632-1704)

John Locke foi um importante filsofo ingls. considerado um dos lderes da doutrina filosfica conhecida como empirismo e um dos idelogos do liberalismoe doiluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.

Viso

Poltica de Locke Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filsofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania no reside no Estado, mas sim na populao. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.

Estado

de Natureza

Da mesma maneira como Hobbes menciona as expresses estado de natureza e estado civil, Locke o faz, porm, entendo essas expresses de modo diferente. Para Locke o estado de natureza no belicoso como o de Hobbes. O Estado civil, o contrato social, surge como aperfeioamento do estado natural, e no como forma de se limitarem as liberdades infinitamente largas dos indivduos. Todavia, o ponto em comum de ambos que s o estado de natureza no basta.

Locke

tambm defendeu a separao da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idias forte oposio da Igreja Catlica. Para Locke, o poder deveria ser dividido em trs: Executivo, Legislativo e Judicirio. De acordo com sua viso, oPoder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante. Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravido. No relacionava a escravido raa, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas so mantidas, devem trocar a liberdade pela escravido.

Principais

obras de John Locke

Cartas sobre a tolerncia (1689) Dois Tratados sobre o governo (1689) Ensaio a cerca do entendimento humano (1690) Pensamentos sobre a educao (1693) de John Locke

Frases

- "No se revolta um povo inteiro a no ser que a opresso geral." - "A leitura fornece conhecimento mente. O pensamento incorpora o que lemos". - "As aes dos seres humanos so as melhores intrpretes de seus pensamentos".

HOBBES X LOCKE
1 - QUAL O CONCEITO DE ESTADO APRESENTADO POR HOBBES LOCKE? HOBBES o poder comum e absoluto, capaz de defender o homem e ditar regras para um bom convvio em sociedade. LOCKE um corpo poltico nico, dotado de legislao e de fora concentrada da comunidade para preservar a propriedade e proteger os indivduos dos perigos internos e das invases estrangeiras.

2 - QUAL O CONCEITO DE ESTADO DE NATUREZA APRESENTADO POR HOBBES E LOCKE? HOBBES uma condio de guerra, pois cada pessoa acredita ser mais poderoso que o outro. O homem vive de imaginao, sempre imaginando que melhor que o outro e isso deixa-o cada vez mais angustiado que seu estado de natureza. LOCKE uma situao em que o homem vive em paz e harmonia, vivendo em liberdade e igualdade, mesmo antes de existir o termo estado.

3 -QUAL A ORIGEM E FUNAO DO ESTADO PARA HOBBES E LOCKE? HOBBES Sua origem est num contrato em que os indivduos firmam para viverem em harmonia. Isto s se d a partir do momento em que h uma experincia de vivncia em comunidade. Sua funo de controlar a natureza do homem e ser soberano para resolver todos os problemas e ditar solues sociedade. LOCKE Surge da passagem do estado de natureza para a sociedade poltica organizada, no qual escolhido uma forma de governo com toda sua estrutura, porm surgi de forma natural e livre pelos indivduos, sua funo primordial de resguardar o direito de propriedade do homem.

Jean Jacques Rousseau (1712-1778)


Nascido

em Genebra (1712 - 1778), foi um dos maiores nomes do iluminismo, sendo inclusive convidado por seus amigos enciclopedistas para escrever um verbete sobre a msica (sua paixo inicial). Os enciclopedistas, alis, o influenciaram at que com eles rompeu se transformando no precursor do romantismo (Eu senti antes de pensar). principal diferena deste autor o carter utpico de sua anlise. Rousseau defende, ao contrrio dos demais contratualistas, a possibilidade de mudana na natureza humana.

Sua

viso da vida em sociedade negativa, a esperana latente de uma nova mudana pode, portanto, ser inferida em sua obra. objetivo do Discurso assinalar no progresso da histria o momento em que o direito sucedeu violncia. Alm disso, constatar como tal momento introduziu uma nova forma de desigualdade entre os homens. A desigualdade fsica a provinda da natureza e remete-se fora corporal e s qualidades mentais; a desigualdade poltica surge como o contrato social, depende, portanto, de uma conveno e consiste nas diferenas de privilgios.

O ESTADO DE NATUREZA

O estado de natureza de Rousseau, desenvolvido no Discurso sobre a Origem e o Fundamento das Desigualdades entre os Homens, pacfico. A caracterstica principal o isolamento total, inclusive porque as pessoas no tem a capacidade de comunicao e so, portanto, livres. Logo, os homens vivem sob um primitivismo absoluto, onde a linguagem, veculo bsico de troca de conhecimento, ainda no era conhecida.

Nesse estado de natureza, segundo Rousseau, o homem mais animal do que humano. Por viverem isolados os homens so movidos por seus instintos e dois seriam eles que regeriam todos os indivduos, a saber: o instinto de auto-conservao e a piedade para com seus semelhantes. As nicas caractersticas humanas existentes so, portanto, a piedade e a capacidade de adaptar-se ao meio ambiente e utilizlo de forma mais habilidosa. Contrato social A idia de contrato social centro das especulaes de Rousseau. O contrato social trata de um consenso estabelecido entre os homens visando fundao da sociedade civil. A vontade geral, que funda o pacto, garantidora da condio de igualdade entre os homens; porque capaz de manter entre eles o assentamento das diferenas.

Atravs do contrato social obtm-se o equilbrio, as mesmas vantagens balanceadas. Estabelece a igualdade que se baseia em Estado natural. Igualdade Contratual e igualdade de direito legal. Consenso entre pessoas com vista na fundao da sociedade e formao do Estado a partir da unio de foras e interesses de diversos indivduos pactuantes. Frases de Rousseau natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miservel. O homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado. O povo, por ele prprio, quer sempre o bem, mas, por ele prprio, nem sempre o conhece.

- A

FIM!

Anda mungkin juga menyukai