Anda di halaman 1dari 17

Fisiologia do ciclo menstrual

O eixo HHO Hipotlamo Hipfise

Ovariano

Sua grande importncia em toda a vida reprodutiva Femina..... Vamos entend-lo?

Page 1

A regulao do sistema Neuroendcrino


Hipotlamo:

Fisiologia do ciclo menstrual

as conexes ocorrem entre o hipotlamo mdio-basal onde se localiza a maioria dos corpos celulares dos neurnios que controlam a atividade hipofisria, e o sistema lmbico, neocrtex e a formao reticular, no mesencfalo reas extra hipotalmicas, o que nos permite dizer que a atividade ovariana influenciada pela retroao hormonal e tambm por estmulos neurais que resultam da integrao de fatores ambientais internos e externos`.

Acredita-se que na rea hipofisiotrpica o local que Page 2 sintetizado o maior volume de LHRH.

Fisiologia do ciclo menstrual


A regulao Neuroendcrino
Hipfise:

do

sistema

Anatomicamente interessa para o ciclo menstrual a adeno-hipfise ligada eminncia mediana do hipotlamo pelo talo hipofisrio, atravs de complexo vascular o sistema porta-hipofisrio. Secreo de gonadotrofinas:
Caracterstica fundamental : natureza pulstil Existem diferenas quantitativas e qualitativas nos padres pulsteis entre as diferentes fases do ciclo; A maior amplitude dos pulsos foram observadas no meio-do-ciclo,; Na puberdade h aumento do LH no perodo de sono; Durante os dois ltimos dias do ciclo h aumento rpido de FSH, h tambm aumento de LH mas no to pronunciado.
Page 3

Fisiologia do ciclo menstrual Sintetizando.....


Fatores Intrnsecos Fatores extrnsecos

Complexo sistema nervoso central/hipotlamo

Retroao de ala curta LHRH

Hipfise Retroao de ala longa FSH LH PRL

Ovrio ____________________ Unidade Corpo Folicular Lteo

Regulao Intraovariana

Page 4

Fisiologia do ciclo menstrual Ciclo Ovariano


O Ciclo Ovariano e suas Fases:
Crescimento Folicular Postura Ovular ou Ovulao Propriamente dita Formao do Corpo Lteo adequado.

Page 5

Fisiologia do ciclo menstrual Ciclo Ovariano - fases

Crescimento Folicular
Constituda de trs subfases:

1. Primeiro estgio de Crescimento folculos primordiais


Ocitos no estdio dictiossmico da prfase meitica cercados de clulas da granulosa e uma membrana basal separando os do tecido intersticial vizinho; O controle ovariano nessa fase parece vir do prprio ovrio e est relacionado com o nmero de folculos primordiais, porque a intensidade de crescimento desses folculos inversamente proporcional idade; As primeira modificaes ocorrem no ocito com sntese de RNA e protenas. O dimetro do ocito apresenta plena capacidade de completar a sua meiose. Atingindo nessa fase 150 me se encontra envolto em uma zona pelcida formada por clulas granulosas que passam a cubides e simultaneamente comeam a multiplicar-se. Para continuar seu desenvolvimento dever passar por cinco modificaes: 1. Diferenciao da teca interna: nesse momento recebe com maior intensidade os estmulos hormonais oriundos do sangue, 2. Formao dos receptores ao FSR: somente as clulas da granulosa os possui e surgem aproximadamente na poca que o ocito completa seu desenvolvimento, 3. Formao dos receptores ao estradiol (Re) : estimulada pelo prprio estradiol que estimulam as mitose e aumentam a sensibilidade do sistema adenilciclase ao do FSH, 4. Formao dos receptores testosterona (Rt) : os andrognios alm de precursores estrognicos teriam participao na degenerao das clulas granulosas e atresia folicular, 5. Unio em zonas intersticiais:representariam o acoplamento eltrico e bioqumico intercelular

Page 6

Fisiologia do ciclo menstrual Ciclo Ovariano - fases


2. Segundo

Crescimento Folicular
Estgio de Crescimento
Determina a formao do folculo secundrio, que se caracteriza pelo antro, cavidade cheia de lquido folicular. Nesse estgio ocorre quatro alteraes significativas todas determinadas por hormnios nas clulas da granulosas; 1. Formao dos receptores ao LH : a medida que se desenvolve o folculo secundrio cresce a sensibilidade ao LH. Essa sensibilidade paralela formao dos receptores de LH nas clulas da granulosas, induzidos pelo FSH. A quantidade de LH livre no lquido aumenta proporcionalmente aos R de LH; ambos os fatos parecem indicar crescente capacidade esteroidognica do folculo.

2. Aumento da atividade da aromatase: a aromatose na granulosa converte andrognios em estrognios. A atividade enzimtica adquirida no incio da formao do folculo secundrio por induo do FSH;
3. formao do lquido folicular: o acmulo progressivo o principal responsvel pelo crescimento folicular. Aparentemente o fluido folicular conteria protena transportadora com grande afinidade para esterides sexuais que por assim dizer sequestram hormnios para o lquido folicular. 4. formao dos receptores paulatina e as prostaglandinas: a prolactina na mulher mostrou ao bifsica sobre as clulas da granulosa: em baixa ou elevada dosagem a secreo de progesterona decaa.
Page 7

Fisiologia do ciclo menstrual Ciclo Ovariano - fases

Crescimento Folicular
3. Postura Ovular
precedida pela formao do estigma, mancha transparente que se forma na poro apical da salincia folicular Depois do aumento das concentraes do LH e FSH no meio do ciclo, as clulas da zona do estigma aumentam de volume e se enchem com vesculas semelhantes a lisossomos contendo enzimas proteolticas; Somente quando o vulo termina a meiose que se pode afirmar que houve maturao.;

H duas teorias que disputam o fenmeno para explicar a postura ovular:


1. Formao local de enzimas levando dissoluo da parede;

Page 8

2. Aumento da contratilidade ovariana: a rotura folicular parece depender da prostaglandina F2

Fisiologia do ciclo menstrual Ciclo Ovariano - fases

Corpo Lteo
Os primeiros sinais de luteinizao folicular surgem cerca de 24 horas antes da postura ovular, porm o corpo lteo normal somente se forma aps a ovulao; O primeiro estdio estende-se em mdia por 10 dias e o corpo lteo atinge o dimetro de 1 a 2 cm, se no houver concepo ele passa para o segundo estdio que se caracteriza pela diminuio do volume celular e da vascularizao. Nessa fase, a secreo hormonal cai acentuadamente, o corpo lteo evolui para corpo albicante e, posteriormente, o corpo fibroso.

Page 9

Fisiologia do ciclo menstrual Ciclo Ovariano - fases


Atresia Folicular
Consiste na morte do vulo e desintegrao das clulas granulosas, enquanto as clulas tecais apresentam fenmenos de hiperplasia e hipertrofia.
Os folculos menores simplesmente so reabsorvidos, ao passo que os maiores so convertidos em membranas hialinas que persistem por algum tempo depois desaparecem.
Page 10

Fisiologia do ciclo menstrual O processo da Estereidognese

Page 11

A regulao hormonal

Page 12

Controle Local da Menstruao

Page 13

Fisiologia do ciclo menstrual


Controle Local da Menstruao A imagem anterior nos mostra a relao entre o ciclo ovariano e o ciclo endometrial.

O Endomtrio
Os hormnios so secretados por suas respectivas glndulas endcrinas na circulao na circulao, onde se ligam (cerca de 95%) a protenas carreadoras SHBG servindo como um reservatrio de esterides. Aps a ligao forma-se um complexo esteride-receptor, fazendo o receptor sofre uma alterao conformacional (alostrica) na sua estrutura, convertendoo de uma conformao inativa para ativa. Esta mudana permite que o complexo tenha capacidade de transferir para o ncleo, onde ir ligar aos elementos reguladores dos genes ativando ou suprimindo suas funes. No endomtrio atuam basicamente os estrognios e a progesterona, que so os hormnios responsveis pelas modificaes cclicas caractersticas desta mucosa, embora andrognios e corticosterides em determinadas condies tambm possam alterar a resposta endometrial. importante ter em mente que o endomtrio est sujeito a aes simultneas de vrios hormnios que podem interagir, modificando e s vezes Page 14 antagonizando uns aos outros.

Fisiologia do ciclo menstrual


Controle Local da Menstruao
Fase Menstrual No primeiro dia do sangramento, o endomtrio macroscopicamente, mostra-se congestionado e hemorrgico. A hemorragia filtra o estroma, fragmentado e desprendendo as glndulas. H extensa infiltrao leucocitria no estroma, trombos de fibrina so identificados e as glndulas mostram-se com a secreo completamente esgotada. No segundo e no terceiro dias de sangramento, as alteraes degenerativas tornam-se mais pronunciadas. As glndulas so fragmentadas e colabadas. O estroma condensado e varia em sua propriedade tintoriais. O ncleo torna-se picntico e a membrana citoplasmtica imperceptvel. A esta altura h uma desorganizao muito intensa da arquitetura e da citologia para poder-se dizer que a ovulao ocorreu.

Page 15

Fisiologia do ciclo menstrual


Controle Local da Menstruao
Fase proliferativa ou Pr-ovulatria Aps 3 a 4 dias de menstruao, o endomtrio inicia a regenerao a partir do colo das glndulas da camada basal e das regies stmico e cornuais. Evidncias sugerem que a regenerao inicia mesmo antes do trmino da menstruao. Na fase proliferativa o endomtrio cresce rapidamente em resposta aos estrognios circulantes. Sua espessura aumenta de 1 para 3 mm. Na fase inicial, as glndulas so pequenas, tubulares e curtas e num corte transversal aparecem em anis arredondados. Na fase proliferativa mdia, as glndulas tornam-se alongadas e um pouco tortuosas. As clulas de revestimento so colunares, altas e apresentam uma pseudo estratificao dos ncleos. Cerca de 8 a 10 dia da fase de proliferao h um perodo transitrio de discreto edema do estroma. Na fase de proliferao tardia, as glndulas acham se alongadas ao mximo, perpendicularmente superfcie e bastante tortuosas. O estroma denso e abundante e os ncleos so ovais com escasso citoplasma. As paredes das arterolas espiraladas so finas e inconspcuas.

Page 16

Fisiologia do ciclo menstrual


Controle Local da Menstruao

Fase Secretora ou Ps-ovulatria


O endomtrio at ento submetido somente ao estmulo estrognico, comea a mostrar alteraes provocadas pelo aparecimento da progesterona secretada pelo corpo lteo.

Admitindo-se que o 14 dia do ciclo representa o dia da ovulao, a primeira evidncia da sua ocorrncia vista aproximadamente 48 horas aps, ou seja, no 16 do ciclo, quando comea a surgir uma vacuolizao infranuclear em algumas glndulas. No 17 dia destes vaculos so conspculos e uniformemente vistos em praticamente todas as glndulas do endomtrio.
As glndulas apresentam com um aspecto serrilhado que torna-se mais acentuado no 26 dia. Outras glndulas mostram-se dilatadas e esgotadas. As artrias espiraladas so proeminentes e dilatadas. No 27 dia, devido queda dos estrognios e progesterona conseqente regresso do corpo lteo, h uma reabsoro do edema do estroma, levando a uma acentuada diminuio da espessura do endomtrio e acentuada diminuio da espessura do endomtrio e acentuando ainda mais a tortuosidade e achatamento das glndulas e arterolas espiraladas. Aparecem nesse poca os polimorfonucleares no estroma.
Page 17

Um pouco antes do incio da menstruao, restos nucleares com freqncia aparecem na base das glndulas endometriais.

Anda mungkin juga menyukai