Anda di halaman 1dari 34

Higiene Corporal

Objetivos das aulas terico-prticas para o aluno


Identificar a importncia da higiene corporal no contexto da assistncia de enfermagem. Justificar os objetivos das intervenes de enfermagem relacionadas a higiene corporal.

Objetivos das aulas tericoprticas para o aluno


Utilizar as fases do processo de enfermagem (SAE) para prestar a assistncia aos pacientes considerando a necessidade de higiene. Identificar os princpios bsicos para a realizao dos procedimentos.

Higiene corporal envolve:


Higiene oral Banho Higiene ntima ou lavagem externa Lavagem dos cabelos ou xampu Higiene das mos e do rosto

Importncia da higiene corporal

Conceito de higiene e sade

preveno de problemas
(verminoses, escabiose, pediculose, infeces de pele)

Fatores que influenciam a prtica de higiene


Prticas sociais cultura, hbitos familiares Condio scio-econmica limitaes, adaptaes. Conhecimento Preferncias pessoais Condio fsica e mental

Doena e hospitalizao necessidades de higiene

As pessoas saudveis ou sem limitaes realizam seu prprio auto cuidado Pessoas doentes ou com comprometimento fsico podem necessitar de nveis variados de assistncia

Doena e hospitalizao necessidades de higiene


Fatores que influenciam a capacidade da pessoa para fazer o auto cuidado Limitaes
Percepo da necessidade,
Diminuio da tolerncia para a atividade (fadiga,

reduo da fora muscular) Capacidade de equilibrar-se, ficar em p, sentar. Coordenao motora Viso Dor

Problemas de enfermagem relacionados a higiene corporal

Identificao do Problema

de enfermagem (exemplos)
Dificuldade para realizao do auto cuidado relacionada a diminuio da mobilidade de membros superiores.

Perda da integridade da pele relacionada a permanncia do paciente com roupa molhada devido a incontinncia urinria . Falta de conhecimento sobre o cuidado com os ps e unhas
relacionado com a falta de exposio informao. Risco para infeco relacionado a presena de ferida cirrgica.

Problemas de enfermagem (exemplo)


Falta de conhecimento sobre o cuidado com os ps e unhas relacionado com a falta de exposio informao. Planejamento de metas para as intervenes de enfermagem:
O paciente compreender e realizar os mtodos para

o cuidado corretamente.
O cliente ter as superfcies da pele e unha intactas.

Processo de enfermagem
Primeira fase da SAE - Coleta de dados: Levantamento das necessidades de higiene corporal do paciente. Quando?

Na passagem de planto, pela leitura do pronturio do paciente, pela entrevista e pelo exame fsico.

Processo de enfermagem
Coleta de dados: Levantamento das necessidades de higiene corporal do paciente. Como? Pela avaliao da capacidade do paciente para o auto cuidado: capacidade para deambular, sentar-se ou movimentar os MMSS; intolerncia a atividade, diminuio do nvel de conscincia, presena de equipamentos, sondas, drenos AVALIAO DA CAPACIDADE FUNCIONAL para realizar as AB da VD

Banhar-se e vestir-se
Banhar-se a avaliao da atividade realizada em relao ao uso do chuveiro, da banheira e ao ato de esfregar-se em qualquer uma dessas situaes. Nessa funo, alm do padronizado para todas as outras, tambm so considerados independentes os idosos que receberem algum auxlio para banhar uma parte especfica do corpo como, por exemplo, a regio dorsal ou uma das extremidades.
No recebe assistncia (entra e sai do banheiro sozinho se essa usualmente utilizada para banho). Recebe assistncia no banho somente para uma parte do corpo (como costas ou uma perna). Recebe assistncia no banho em mais de uma parte do corpo.

Vestir se - Considera-se o ato de pegar as roupas no armrio, bem como o ato de se vestir propriamente dito. Como roupas so compreendidas roupas ntimas, roupas externas, fechos e cintos. Calar sapatos est excludo da avaliao. A designao de dependncia dada s pessoas que recebem alguma assistncia pessoal ou que permanecem parcial ou totalmente despidos.
Pega as roupas e se veste completamente sem assistncia. Pega as roupas e se veste sem assistncia, exceto para amarrar os sapatos. Recebe assistncia para pegar as roupas ou para vestir-se ou permanece parcial ou totalmente despido.

Banheiro a funo ir ao banheiro compreende o ato de ir ao banheiro para excrees, higienizar-se e arrumar as prprias roupas. Os idosos considerados independentes podem ou no utilizar algum equipamento ou ajuda mecnica para desempenhar a funo sem que isso altere sua classificao. Dependentes so aqueles que recebem qualquer auxlio direto ou que no desempenham a funo. Aqueles que utilizam papagaios ou comadres tambm so considerados dependentes;
Vai ao banheiro, higieniza-se e se veste aps as eliminaes sem assistncia (pode utilizar objetos de apoio como bengala, andador, barras de apoio ou cadeira de rodas e pode utilizar comadre ou urinol noite esvaziando por si mesmo pela manh). Recebe assistncia para No vai ao banheiro para ir ao banheiro ou para urinar ou evacuar. higienizar-se ou para vestir-se aps as eliminaes ou para usar o urinol ou comadre noite.

Transferncia a funo transferncia avaliada pelo movimento desempenhado pelo idoso para sair da cama e sentar-se em uma cadeira e vice-versa. Como na funo anterior, o uso de equipamentos ou suporte mecnico no altera a classificao de independncia para a funo. Dependentes so as pessoas que recebem qualquer auxlio em qualquer das transferncias ou que no executam uma ou mais transferncias; Deita-se e levantaDeita-se e levantase da cama ou da se da cama ou da cadeira sem cadeira com auxilio. assistncia (pode utilizar um objeto de apoio como bengala ou andador. No sai da cama.

Continncia continncia refere-se ao ato inteiramente autocontrolado de urinar ou defecar.


A dependncia est relacionada presena de incontinncia total ou parcial em qualquer das funes. Qualquer tipo de controle externo como enemas, cateterizao ou uso regular de fraldas classifica a pessoa como dependente; Tem controle sobre Tem acidentes * as funes de urinar ocasionais. e evacuar. *acidentes = perdas urinrias ou fecais. Superviso para controlar urina e fezes, utiliza cateterismo ou incontinente.

Sistematizao da Assistncia de enfermagem


Identificao do problema quanto a capacidade do auto cuidado: Paciente independente para realizar a sua prpria higiene corporal. Pode necessitar de orientao quanto a forma de realiz-la.

Sistematizao da Assistncia de enfermagem

Identificao do problema quanto a capacidade do auto cuidado:


Paciente semi-dependente para realizar a sua prpria higiene corporal. Pode necessitar de auxlio na deambulao ou uso de cadeira de banho e em alguma fase da higiene corporal.

Sistematizao da Assistncia de enfermagem

Identificao do problema quanto a capacidade do auto cuidado: Paciente totalmente dependente de assistncia para realizar a higiene corporal.

Planejamento do cuidado e prescrio de enfermagem


Estabelecimento das metas ou objetivos do cuidado
Identificao e preparo do material disponvel Preparo do ambiente

Preparo do paciente

Planejamento do cuidado e prescrio

Intervenes

Higiene oral limpeza, conforto e umidificao das estruturas da boca e prteses quando presentes. Cuidados com os cabelos: lavar e pentear Tricotomia do plo facial (fazer a barba) Higiene corporal completa incluindo unhas Lavagem das mo antes e aps refeies e aps eliminaes. Higiene perineal no ps-parto e certas cirurgias,

Higiene ntima aps eliminaes, antes de cateterismo vesical, aps a retirada da sonda

Princpios bsicos para a higiene

1. Manter a proteo contra a contaminao


Iniciar a higiene do menos contaminado para o mais contaminado (paciente com evacuao no leito retirar a fralda ou limpar com papel higinico ou pano mido antes de comear a higiene corporal. Trocar luvas)

Usar hamper. No colocar a roupa suja no cho.


Encaminhar a roupa suja para local adequado

Usar as precaues padro antes, durante e aps o procedimento.

2. Conservar energia

Organizar todo o material necessrio Fechar portas e janelas. Usar gua morna Manter o paciente coberto. No demorar na realizao do cuidado para no cansar o paciente.

3. Favorecer a privacidade para o paciente

Usar biombos nas enfermarias. Colocar aviso na porta e fech-la

Permitir, se possvel que o paciente faa a sua prpria higiene ntima.


Se necessrio, solicitar ajuda de profissional de mesmo sexo do/da paciente

4. Dar conforto fsico e psicolgico Explicar, orientar, conversar com o paciente


Coordenar a higiene com outras atividades Perguntar se o paciente quer urinar/evacuar antes de iniciar o banho Estimular a participao do paciente No deix-lo sozinho ou desamparado

5. Prevenir acidentes, danos


Avaliar a capacidade funcional ( nvel de independncia) e necessidade de mais pessoas para o procedimento Prevenir quedas do leito e no banheiro.

Prevenir lipotmias e desmaios


Prevenir queimaduras

Avaliao e documentao do cuidado

Respostas do paciente
Inspecionar a pele e cavidades Inspecionar e palpar reas especficas para observar estado de circulao, dor Escutar o paciente. Observar o autocuidado Documentar o cuidado registrando as observaes e cuidados prestados.

Aulas prticas

- Vdeo de procedimentos (antigos) reservar Lab fora do perodo de aula solicitar no Lab 1 - Demonstrao e Treinos em laboratrio -Estudo livros textos de Fundamentos de Enfermagem

LAVE-AS

Anda mungkin juga menyukai