Anda di halaman 1dari 55

MEDIO

Prof Gilberto

OBJETIVO DA DISCIPLINA Discutir os conceitos metrolgicos bsicos, sua normalizao e impacto nos sistemas da qualidade , para a avaliao de produtos e controle de processos, com o desenvolvimento e aplicao de tcnicas e metodologias modernas para o gerenciamento dos meios de medio, inspeo e ensaios.

O conceito de Metrologia
Segundo o Vocabulrio Internacional de Metrologia (VIM):

Metrologia a Cincia da Medio


Abrange todos os aspectos tericos e prticos relativos s medies, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da cincia ou da tecnologia.

Ou: A cincia da medio associada avaliao da sua incerteza. Problema Central: Qualidade, Credibilidade e universalidade dos resultados.

1883
Quando voc pode medir aquilo de que fala e express-lo em nmeros, voc sabe alguma coisa sobre isto. Mas quando voc no pode medi-lo, quando voc no pode express-lo em nmeros, o seu conhecimento limitado e insatisfatrio

Sir William Thomson, Lord Kelvin Conferncia em 3 de maio de 1883

Importncia da Metrologia

Transporte Indstria

Segurana Comrcio

Energia

Sade
Cincia e Tecnologia Meio Ambiente Agricultura Comunicao

Importncia da Metrologia

A experincia de pases industrializados, como os USA, a Alemanha e a Inglaterra, tm mostrado a necessidade de uma metrologia cientfica e industrial, forte e integrada com o esforo de promoo da competitividade da indstria e servios, bem como na defesa da sade, do meio ambiente e do cidado.

Importncia da Metrologia
1.

Metrologia a base fsica da qualidade.

2. No mundo industrializado as operaes metrolgicas representam cerca de 5% do PIB. 3. O crescimento consistente das empresas brasileiras, demandam maior volume e maior qualidade dos servios metrolgicos. 4. A insero do Brasil no mercado globalizado requer uma forte base metrolgica para apoiar as exportaes e barrar importaes de produtos sem qualidade.

Importncia da Metrologia
5. Est na raiz de praticamente todos processos produtivos, exigindo ateno e abordagem cientfica. 6. A conscincia crescente da cidadania, aumentou a demanda por servios metrolgicos em especial os relacionados com a sade, a segurana e o meio ambiente. 7. A busca constante da inovao, passou a exigir novos e melhores processos de medies, que desempenham papel relevante.

Importncia da Metrologia
8. A grande complexidade e sofisticao dos modernos processos industriais, intensivos em tecnologia e comprometidos com qualidade e competitividade, exigem medidas altamente refinadas e confiveis de um grande nmero de grandezas, ao longo de todo o processo produtivo.

9. A criao das Agncias Reguladoras acrescentou grande demanda de metrologia industrial.


10. O recente fenmeno da acelerada globalizao vem a potencializar sobremaneira a demanda em metrologia, pela necessidade de harmonizao nas relaes de troca, que atualmente so muito mais intensas e complexas.

METROLOGIA
POR QU MEDIR?
Requisitos de projeto. Manter a padronizao. Permitir a intercmbiabilidade. Manuteno da qualidade.

TECPUC PR

METROLOGIA
REQUISITOS DE PROJETO: Desenho Conjunto de informaes sobre: Forma geomtrica. Dimenses. Limites mximos e mnimos de medidas (tolerncias). Grau de acabamento. Tipo de material. Processo de fabricao.

TECPUC PR

METROLOGIA
REQUISITOS DE PROJETO Desenho

TECPUC PR

METROLOGIA
INTERCMBIABILIDADE: a possibilidade de, quando se monta um conjunto mecnico, tomar ao acaso, de um lote de peas semelhantes, prontas e verificadas, uma pea qualquer que, montada ao conjunto em questo, sem nenhum ajuste ou usinagem secundrias, dar condies para que o mecanismo funcione de acordo com o que foi projetado.

TECPUC PR

MEDIO
GRANDEZA: propriedade de um fenmeno, corpo, ou substncia, que se pode exprimir quantitativamente sob a forma de um nmero e de uma referncia (plausvel de ser medido).

TECPUC PR

METROLOGIA
UNIDADE E GRANDEZA Unidade de Medida: - Valor de referncia que permite expressar dimenses de objetos - Confeccionar e controlar as dimenses desses objetos Ex: A altura da torre EIFFEL de 300 metros; a espessura de uma folha de papel para cigarros de 30 micrometros. A torre EIFFEL e a folha de papel so objetos. A altura e a espessura so grandezas. metros e micrometros so unidades. 300 metros e 30 micrometros so medidas.

TECPUC PR

METROLOGIA
Sistemas de medidas - Mtrico Brasil Desde 1873. - Ingls Polegada Outros pases.

TECPUC PR

METROLOGIA
SISTEMA MTRICO

O metro, unidade fundamental do sistema mtrico, criado na Frana em 1795, e praticamente igual dcima milionsima parte do quarto do meridiano terrestre. Esse valor, escolhido por apresentar carter mundial, foi dotado, em 20 de maio de 1875, como unidade oficial de medidas por dezoito naes.
NOTA - A 26 de junho de 1862, a lei imperial n 1.157 adotava, no Brasil, O sistema mtrico decimal.

TECPUC PR

Um breve histrico das medidas Como fazia o homem, cerca de 4.000 anos atrs, para medir comprimentos? As unidades de medidas primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referncias universais. A medida podia ser verificada por qualquer pessoa.

Algumas dessas medidas-padro continuam sendo empregadas at hoje. 1 polegada = 2,54 cm 1 p = 30,48 cm 1 jarda = 91,44 cm

Problemas com esse tipo de medidas

-Como as pessoas possuem tamanhos diferentes, as medidas variam de uma pessoa para outra. - No existem sub-mltiplos (ex.: um quarto de cvado) - No existe preciso adequada nas leituras

Evoluo da medidas
-Frana sculo XVII: a Toesa, (unidade de medida) foi padronizada em uma barra de ferro, chumbada na parede do Grand Chatelet em Paris. - Cada interessado poderia conferir seus prprios instrumentos. - Equivalente 6 ps do Rei.

1 Toesa = 182,9 cm.

Evoluo da medidas
-Surgiu um movimento para estabelecer uma unidade que pudesse ser encontrada na natureza: -Facilmente copiada

-Com submltiplos estabelecidos segundo o sistema decimal.

Evoluo da medidas
- A nica medida internacional exata era o grau de ngulo. - Em 1671, o abade Jean Picard props como padro a distncia percorrida por um pndulo simples no intervalo de um segundo. - Em 1740, a Academia enviou uma expedio ao Peru para testar um pndulo e descobriu que a medida do percurso do pndulo dependia da acelerao do peso pendurado e, a acelerao variava com a altitude

A criao do METRO
Frana 1790: Estabelecia-se, ento, que a nova unidade deveria ser igual dcima milionsima parte de um quarto do meridiano terrestre. 1/10.000.000

A criao do METRO
A Essa nova unidade passou a ser chamada metro (do grego metron=medir).

-Astrnomos franceses mediram o meridiano utilizando a toesa como unidade


- Feitos os clculos, chegou-se a uma distncia que foi materializada numa barra de platina de comprimento equivalente ao comprimento da unidade padro, o metro

A criao do METRO

A criao do METRO

A criao do METRO

Padres do metro no Brasil


Em 1826, foram feitas 32 barras-padro na Frana. Em 1889, determinou-se que a barra n 6 seria o metro dos Arquivos e a de n 26 foi destinada ao Brasil. Este metro-padro encontra-se no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas).

A criao do METRO

METROLOGIA
MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS DO METRO

Unidade Submltiplos Fundamental quilmetro hectmetro decmetro metro decmetro centmetro milmetro km hm dam m dm cm mm 1.000m 100m 10m 1m 0,1m 0,01m 0,001m Mltiplos
Grandes distncias Pequenas distncias

Na mecnica a unidade de medida usual o milmetro. Para medida milimtricas em que se exige preciso utilizamos o MICRON () = 10-6

TECPUC PR

A criao do METRO
Mltiplos e submltiplos do metro
Nome Exametro Peptametro Terametro Gigametro Megametro Quilmetro Hectmetro Decmetro Metro m Decmetro Centmetro Milmetro Micrometro Nanometro Picometro Fentometro Attometro Smbolo Fator pelo qual a unidade multiplicada Em 10 18 = 1 000 000 000 000 000 000 m Pm 10 15 = 1 000 000 000 000 000 m Tm 10 12 = 1 000 000 000 000 m Gm 10 9 = 1 000 000 000 m Mm 10 6 = 1 000 000 m km 10 3 = 1 000 m hm 10 2 = 100 m dam 10 1 = 10 m 1 = 1m dm 10 -1 = 0,1 m cm 10 -2 = 0,01 m mm 10 -3 = 0,001 m mm 10 -6 = 0,000 001 m nm 10 -9 = 0,000 000 001 m pm 10 -12 = 0,000 000 000 001 m fm 10 -15 = 0,000 000 000 000 001 m am 10 -18 = 0,000 000 000 000 000 001 m

Conceitos Metrolgicos Fundamentais

Aferio
Conjunto de operaes que estabelece, em condies especficas, a correspondncia entre os valores indicados por um instrumento de medir, ou por um sistema de medio ou por uma medida materializada e os valores verdadeiros convencionais correspondentes da grandeza medida.

Conceitos Metrolgicos Fundamentais

Medio
Medir o procedimento experimental pelo qual o valor momentneo de uma grandeza fsica (mensurando) determinado como um mltiplo e/ou uma frao de uma unidade, estabelecida por um padro, e reconhecida internacionalmente. A operao de medio realizada por um instrumento de medio ou, de uma forma mais genrica, por um sistema de medio (SM).

Conceitos Metrolgicos Fundamentais

Medio
O trabalho de medio no termina com a obteno da indicao. Neste ponto, na verdade, inicia o trabalho do experimentalista. Ele dever chegar informao denominada: resultado de uma medio.

Conceitos Metrolgicos Fundamentais

Medio
O resultado de uma medio (RM) expressa propriamente o que se pode determinar com segurana sobre o valor do mensurando, a partir da aplicao do SM sobre esta. composto de duas parcelas: a) o chamado resultado base (RB), que corresponde ao valor central da faixa onde deve situar-se o valor verdadeiro do mensurando; b) e a incerteza da medio (IM), que exprime a faixa de dvida ainda presente no resultado, provocada pelos erros presentes no SM e/ou variaes do mensurando, e deve sempre ser acompanhado da unidade do mensurando. Assim, o resultado de uma medio (RM) deve ser sempre expresso por: RM = (RB IM) [unidade]

INSTRUMENTOS DE MEDIO
Paqumetro:

Paqumetro

TECPUC PR

Paqumetro

TECPUC PR

Paqumetro de Profundidade

TECPUC PR

Micrmetros

TECPUC PR

RELGIOS COMPARADORES

TECPUC PR

RELGIOS COMPARADORES

TECPUC PR

RELGIOS COMPARADORES

Centesimal Milesimal

TECPUC PR

O PAQUMETRO
1 Orelha Fixa 2- Orelha Mvel 3 Nnio ou Vernier polegada 4 Parafuso de Trava 5 Cursor 6 Escala fixa de polegadas 7 Bico fixo 8 Encosto fixo 9 Encosto mvel 10 Bico mvel 11 Nnio ou Vernier milmetro 12 Impulsor 13 Escala fixa de milmetros 14 Haste de profundidade

TECPUC PR

UMA BOA MEDIO DEPENDE DE: O Contato dos encostos. Limpeza. Lubrificado, aferido e guardado em estojo e local prprio.

TECPUC PR

INTRODUO MEDIO: ADIO E SUBTRAO


ADIO: 23+17= 12+15+21= 13+45+56= 9+1+5+2+10=

SUBTRAO: 45-12= 23-15= 67-25-17= 81-27-36-3=

NMEROS FRACIONRIOS
Em um numeral decimal, os algarismos situados esquerda da vrgula, formam a parte inteira e os algarismos direita formam a parte decimal. Ex. a) 12,385 12 Parte Inteira 385 Parte Decimal

ANLISE DO SISTEMA DE MEDIES

Algarismos Significativos
n algarismos significativos = n algarismos no duvidosos +1 algarismo duvidoso

Contam-se os algarismos significativos da esquerda para a direita a partir do primeiro algarismo no nulo.

Exemplos:
17,9 3 algarismos significativos 0,00179 3 algarismos significativos

ADIO DE DECIMAIS
Regra nica vrgula embaixo de vrgula. Ex: a) 129,95 + 12,908 + 1,2908 + 1290 =

Obs. 1 Note que foi colocada vrgula embaixo de vrgula. Obs. 2 Quando tivermos nmeros inteiros, para fazer valer a regra, devemos adicionar vrgula e colocar quantos zeros forem necessrios ( direita) com intuito de facilitar os clculos.

Ex. b) 50 + 5,04 + 50,04 + 0,504 =

RESUMINDO: - Colocar a vrgula embaixo de vrgula e em nmeros inteiros, acrescentar vrgula e quantos zeros forem necessrios para igualar as casa com intuito de facilitar os clculos.

EXERCCIOS

a) 58,4 + 32,7 + 23 + 0,4 + 25,58 = b) 87,4 + 51,70 + 3,6 + 8,79 = c) 59 + 9,5 + 3,72 + 0,0009 = d) 3,11 + 78 + 0,007 + 37,64 = e) 288,0 + 22 + 5,4 + 2,85 + 0,5 = f) 0,028 + 7,64 + 81 + 2,2 = g) 11,05 + 13,92 + 54,8 + 0,8 = h) 0,18 + 13,08 + 3,75 + 11,8 = i) 180,8 + 0,5 + 354,5 + 5,4 = j) 7,23 + 8,43 + 0,05 + 366,7 =

l) 58,4 - 32,7 - 0,4 = m) 87,4 - 51,70 + 3,6 + 8,79 = n) 59 - 9,5 + 3,72 = o) 78 - 37,64 = p) 288,0 - 22 - 5,4 - 2,85 - 0,5 = q) 87,5 - 34,5 + 30,5 85 =

Anda mungkin juga menyukai