Anda di halaman 1dari 6

CONCEITUANDO POLTICAS EDUCACIONAIS

O que poltica?
Que imagem vem a sua cabea quando voc ouve a

palavra poltica? Para muitas pessoas, essa palavra evoca imagens de campanhas eleitorais, partidos, propagandas, poluio visual s vsperas de eleio. Outros podem lembrar-se da atuao de polticos profissionais, na maioria das vezes, de maus polticos. Isto faz com que as pessoas tomem averso a tudo o que diz respeito poltica.

Ser que poltica isso mesmo? Ou melhor, ser que poltica s isso?

O que poltica?
Em sua definio clssica, o termo poltica emana do adjetivo

politiks, originado de polis, que se refere a tudo que se relaciona com a cidade, portanto ao urbano, pblico, civil. Polis - Termo grego que se refere cidade, compreendida como a comunidade organizada, formada pelos cidados, isto , pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais. Com o decorrer do tempo, poltica passou a designar um campo dedicado ao estudo da esfera de atividades humanas articulada s coisas do Estado. Neste sentido, refere-se, hoje, principalmente ao conjunto de atividades, que, de alguma maneira so atribudas ao Estado moderno, ou que dele emanam.

O que Estado? Qual sua funo? Como surgiu?


Teorias com enfoque liberal: baseam-se numa interpretao feita pela

burguesia nos diferentes momentos da histria do capitalismo. Consideram que o Estado neutro e est acima dos interesses das classes sociais Objetivo do Estado: a realizao do bem comum e o aperfeioamento do organismo social no seu conjunto. Teorias com enfoque marxista: fundamentam-se em uma concepo de sociedade dividida em classes antagnicas, com interesses divergentes. Negam a idia de um Estado neutro, voltado para o bem comum. Estado: instituio poltica que representa os interesses da classe social dominante, que prevalece sobre o conjunto da sociedade. Apenas no nvel aparente, estes interesses apresentam-se como interesses universais, de todo o corpo social. Esse enfoque constitu-se, deste modo, uma crtica ao enfoque liberal de Estado.

Polticas pblicas
Se poltica fosse a arte de administrar o bem pblico, toda poltica deveria ser

considerada pblica ou social. Entretanto, nas sociedades em que os meios de produo so apropriados por uma determinada classe social, o Estado acaba por ser apropriado, tambm, por esta classe, a fim de gerir seus interesse econmicos. Na sociedade capitalista, o Estado assume a funo de impulsionar a poltica econmica, tendo em vista a consolidao e a expanso do capital, favorecendo, assim, interesses privados, em detrimento dos interesses da coletividade. O que carateriza a poltica econmica seu carater anti-social. Os efeitos gerados por esta poltca econmica concentradora de riqueza, contraditoriamente, ameam a continuidade do sitema econmico capitalista. Para contrabalancear estes efeitos, o Estado precisa promover polticas pblicas ou polticas sociais, nas reas de sade, habitao, assitncia e previdncia social, cultura e educao.

Polticas educacionais
So emanadas do Estado, como qualquer outra poltica pblica.
Implicam em escolhas e decises, que envolvem indivduos, grupos e

instituies. No so fruto de iniciativas abstratas, mas constroem-se na correlao entre as foras sociais, que se articulam para defender seus interesses. Para entender como se elaboram as polticas pblicas, em uma determinada sociedade, preciso analisar seus significados histricos. Embora, nas sociedades capitalistas, o Estado esteja submetido aos interesses do capital, na organizao e na administrao do pblico, as polticas pblicas so produto das lutas, presses e conflitos entre os grupos e classes que constituem a sociedade.

Anda mungkin juga menyukai