Anda di halaman 1dari 30

Universidade Federal do Rio grande do Norte Departamento de Educao Fsica Disciplina: Histria da Educao Fsica Turma: 2012.2 Prof.

TAEKWONDO Milenar Arte Marcial

Universidade Federal do Rio grande do Norte Departamento de Educao Fsica Disciplina: Histria da Educao Fsica Turma: 2012.2

Componentes:
Ewerton de Moura Maxinom Luz

Estudo da Realidade

O Taekwondo na cidade do Natal


A Arte marcial est presente na cidade do Natal desde a dcada de 80, mas a partir da dcada de 90 houve uma maior procura pelo esporte.

Taekwondo no Colgio Expansivo - ZN


Prof. Mestre Joabi Silvestre Local: Quadra de esporte do Colgio Expansivo Av. Joo Medeiros Filhos Zona Norte de Natal. Horrios: Teras e Quintas-feiras das 16h s 17h30min. Pblico Alvo crianas e adolescentes.

Benefcios e motivos para a procura do esporte


Defesa pessoal; Aprimoramento das tcnicas da arte marcial para tornar-se faixa preta; Melhoramento do condicionamento fsico e ou controle do peso;

Benefcios e motivos para a procura do esporte


Melhoramento do comportamento educacional, mais respeito e disciplina; Relaxamento ou eliminao do stress; Alto rendimento para competies de Taekwondo.

Organizao do conhecimento

O que Taekwondo?
A palavra significa literalmente o caminho dos ps e das mos. (Tae p, Kwon mos, Do caminho). O Taekwondo uma luta e esporte que proporciona aos jovens, hbitos saudveis e ajuda a construir uma sociedade justa, fornecendo aos praticantes maior confiana, competitividade, perseverana, alm de moldar um esprito construtivo e positivo. (KIM,2006).

Objetivo da Arte Coreana


O objetivo principal do Taekwondo formar seres
humanos dignos e respeitados em todos os sentidos, desenvolver a inteligncia, fortalecer o esprito, garantir boa sade fsica e mental, e assim tornar-se um cidado consciente de seus

deveres para a famlia, seus concidados e seus


pais.

Esprito do Taekwondo

1. Cortesia (Educao e Respeito)


As boas maneiras constituem-se de atitudes e bons comportamentos.

2. Integridade (Honestidade)
Bom senso, sinceridade, fidelidade, responsabilidade e carter inviolvel, inclusive assumir e envergonhar-se de erros e atitudes incorretas.

3. Perseverana (Nunca desistir)

Ser paciente e persistir, insistir e ser tenaz. Sem determinao no se alcanar o objetivo.

4. Domnio sobre si (Lutar contra os


desejos do corpo)
O seu maior inimigo a si prprio. O autocontrole e a vitria sobre si, mostraro o orgulho na maneira simples, correta e alegre de viver, sem as presses alheias.

5. Esprito Indomvel (Nunca se entregar perante o inimigo)

Imbatvel, em qualquer situao, devemos sempre erguer a nossa cabea e sermos capazes de ultrapassar quaisquer obstculos que interrompam o nosso caminho.

Taekwondo como exerccio corporal


Auxilia a desenvolver capacidade bsica como fora, resistncia, o desenvolvimento equilibrado de todas as musculaturas e articulaes do corpo, sistema cardiovascular e na recuperao de estmulo ou na resistncia nos estmulos prolongados.

Taekwondo como virtude espiritual


Auxilia a desenvolver a autoconfiana, determinao, coragem, bravura e a autoafirmao, alm do esprito de liderana, capacidade expressiva, personalidade ativa, positiva e eliminao do stress.

Taekwondo como virtude moral


Auxilia a desenvolver uma personalidade moralmente mais nobre. Os exerccios repetitivos que necessitam de determinao e domnio do desejo do corpo formam uma pessoa tranquila, autoconfiante e com autocontrole em situaes emergenciais ou de tenso, ego e superego.

Significado das faixas


Na categoria de faixas coloridas o Taekwondo dividido em 10 (dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub, maior ser o desenvolvimento da humildade.

Faixas
Gub 10 - Branca / Pureza Gub 9 - Branca com Amarelo Gub 8 - Amarela /Riqueza Gub 7 - Amarela com verde Gub 6 - Verde / Vida e Desenvolvimento Gub 5 - Verde com azul Gub 4 - Azul- Liberdade Gub 3 - Azul com vermelho Gub 2 - Vermelha Perigo Gub 1 - Vermelha ponta preta 1 a 10 Dan Preta / Dignidade

Dobok
a vestimenta obrigatria na prtica do Taekwondo, sendo que o branco simboliza paz e demonstrao de pureza.

Capacidade Bsicas para treino do Taekwondo

1. FORA (HIM)
Segundo KIM (2006), afora fsica do Taekwondo dividida em 03 formas: Fora de Arranque Fora inicial; Fora de impacto fora explosiva ou intensidade da pegada na hora do contato; Fora de Resistncia manuteno da capcidade por um perodo de tempo sem perda da qualidade do trabalho.

2. RAPIDEZ VELOCIDADE (tchup-sung) 3. FORA MENTAL E PSICOLGICA (Jung sin-ryoc) 4. OLHAR (sison)

5. RESPIRAO (HO RUB)


6. GRITO (KIHAP) 7. STEP Trabalho com os membros inferiores.

Aplicao do conhecimento

O Taekwondo arte marcial utilizada no treinamento militar da Coria. O Taekwondo est incluso nos principais evento internacionais como: Olimpadas, Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo, Jogos Continentais (Panamericanos, Asiticos, Europeus e Africanos), Goolwill Gomes, Jogos Universitrios e Militares, vrios Abertos e Festivais.

Olimpadas

Na 83 Assemblia Geral do Comit Olmpico

Internacional em 1980, realizado em Moscou, o


Taekwondo se tornou esporte Olmpico.

Na 103 Assemblia Geral do Comit Olmpico


Internacional em 1994, realizado em Paris, o Taekwondo foi incluso como modalidade oficial concorrendo a 24 medalhas nas duas Olimpadas, Sidney 2000 e Athenas 2004.

Concluso
O Taekwondo uma arte marcial original da Coreia com cerca de 1800 anos. Sua doutrina prega o bemestar fsico e mental dando diretrizes de como viver em harmonia com o seu corpo e com as pessoas que o cercam. O conhecimento e prtica dessa arte deve ser incentiva, no importando idade, sexo ou qualquer outro fator.

Anda mungkin juga menyukai