Anda di halaman 1dari 12

Avaliao dos parmetros termodinmicos nas tcnicas de construo de monocamadas

CEFET-MG Engenharia de Materiais Termodinmica dos Slidos Prof. Lvio Bruno


Grupo: Alice Leonel, Hugo Nascimento, Patrcia Alves e Roberto da Gama

OBJETIVOS

Entender o fenmeno da formao monocamadas auto-montadas (SAMs) substratos; Avaliar a aplicao das SAMs na confeco sensores a base de eletrodos ouro; Avaliar os parmetros termodinmicos construo das SAMs; Entender a tcnica de Langmuir-Blodgett construo e avaliao das SAMs.

de em de

na
na

INTRODUO
O que so monocamadas auto-organizadas? Monocamadas auto-organizadas so camadas moleculares constitudas de molculas que apresentam fragmentos de elevada afinidade por um determinado substrato.

Figura 1. Esquema do emparelhamento entre os alcanotiis e o retculo do ouro em uma camada auto-organizada. tomos de enxofre representados em branco e tomos de ouro em cinza.

APLICAES

Figura 2 Aplicaes das SAMs.

PROPRIEDADES

Figura 3 - Organograma das principais propriedades das monocamadas autoorganizadas utilizadas no desenvolvimento de sensores eletroqumicos.

Alta organizao das monocamadas comportamento homogneo em toda a superfcie do eletrodo. Sensibilidade e reprodutividade dos sensores.

PROPRIEDADES

Estrutura molecular ordenada otimiza processos de complexao e transferncias de eltrons; Seletividade dos eletrodos interaes eletrostticas: O pH governa a atrao de espcies carregadas pelas SAMs de aminotiofenis; Se o pH da soluo < pKa da monocamada: adsoro de ons carregados negativamente. As SAMs contendo grupos especficos sobre eletrodos xito para reconhecimento de ons inorgnicos com sensibilidade e seletividade.

PROPRIEDADES

Eletroanaltica grande nfase aos biosensores; Grande desafio para construo - imobilizao de molculas sobre superfcies condutoras, em sua forma estvel e com manuteno das propriedades biolgicas; Mtodos de imobilizao: procedimentos de adsoro, ligaes cruzadas e covalentes, encapsulamento em gis; Superfcie altamente desorganizada afeta a atividade funcional do componente.

BIOSENSORES & INTERAES

SAMs mtodo de imobilizao de molculas promissor biosensores permitem orientar as enzimas sem desnaturao viabilizar a transferncia eletrnica direta das para a superfcie dos eletrodos. Fenmeno de adsoro governados por interaes intermoleculares

Interao Inica Interao Dipolo-Dipolo Interao Dipolo permanente Dipolo induzido Pontes de Hidrognio

ASPECTOS TERMODINMICOS

Espera-se que a adsoro seja exotrmica e as interaes ocorram de forma espontnea. U variao negativa diminuio da temperatura; H seja baixo e positivo processo exotrmico e de natureza fsica no h reao qumica; S se espera valores negativos de S reduo da aleatoriedade na interface slido-soluo; G deve ser menor do que zero interaes ocorram de forma espontnea.

LANGMUIR-BLODGETT (LB)
Essa tcnica permite: - preparao de pelculas orgnicas finas sobre suportes slidos; - excelente controle dos parmetros estruturais; - preparar mono ou multi-camadas de filme ; - conhecer a orientao das molculas no interior. Aplicaes: - montagem de monocamadas - construo de nanotubos, nanobastes e nanofios; - interaes camadas-objetos.

Diagrama esquemtico de um canal de Langmuir-Blodgett:

Compresso do composto anfiflico utilizando a barreira (parte 8)

REFERNCIAS

FREIRE, R.S., PESSOA, C.A., KUBOTA, L.T. Emprego de monocamadas auto-organizadas no desenvolvimento de sensores eletroqumicos. Qumica Nova, v. 26, n. 3, p. 381-389, (2003). KIM, F., KWAN, S., AKANA, J., YANG, P. LangmuirBlodgett Nanorod Assembly. Journal American Chemical Society, v.123, n. 18, p. 4360-4361, (2001).

Anda mungkin juga menyukai