Anda di halaman 1dari 8

LITERATURA

Aula 03: Gneros literrios


Julio de Arajo Alves julioaraujoalves@gmail.com

GNEROS LITERRIOS
A literatura, quanto forma, pode se manifestar em prosa ou verso. Quanto ao contedo e a estrutura, as obras literrias se enquadram em gneros. A diviso mais didtica feita em quatro gneros: Lrico; pico; Dramtico; Narrativo. Cada gnero ainda apresenta suas subdivises.

GNERO LITERRIO
Nas obras lricas, um eu se manifesta, predomina os sentimentos, a emoo, um estado de esprito. A subjetividade uma caracterstica marcante do gnero lrico. Subdivises: ODE e HINO: os dois nomes vm da Grcia e significam canto. Ode a poesia entusistica, de exaltao. Hino a poesia destinada a glorificar a ptria ou dar louvores s divindades.

ELEGIA: a poesia lrica em tom triste. Fala de acontecimentos tristes ou da morte de algum. IDLIO E CLOGA: so poesias pastoris, buclicas. A e cloga difere do idlio por apresentar dilogo. EPITALMIO: poesia feita em homenagem s npcias de algum. STIRA: poesia que se prope corrigir os defeitos humanos, mostrando o ridculo de determinada situao.

SONETO: uma composio potica de catorze versos distribudos em dois quartetos e dois tercetos. Possui versos decasslabos (10 silabas poticas) e rima. Soneto significa pequeno som.

Soneto de Fidelidade (Vincius de Moraes) De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.

GNERO PICO
A epopeia a narrao em versos de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a toda uma coletividade. H um narrador que resgata fatos da histria de um povo. Ressalta as excelentes qualidades do heri e as grandes ideias do povo. Entre as mais famosas epopeias, destacam-se: Ilada e Odisseia (Homero, Grcia); Eneida (Virglio, Roma); Os Lusadas (Cames, Portugal); Caramuru (Santa Rita Duro, Brasil).

Uma epopeia apresenta-se divida em cinco partes: Proposio ou exdio: a apresentao do tema e do heri. Inovao: o poeta pede auxlio s musas inspiradoras. Dedicatria: o poeta dedica a obra a um protetor. Narrao: o desenvolvimento do tema e das aventuras do heri, com exposio dos fatos histricos. Eplogo: o encerramento do poema.

CANTO I II Santo Esplendor, que do gro-Padre manas Ao seio intacto de uma Virgem bela; Se da enchente de luzes Soberanas Tudo dispensas pela Me Donzela; Rompendo as sombras de iluses humanas, Tu do gro caso! a pura luz revela Faze que em ti comece, e em ti conclua Esta grande Obra, que por fim foi tua.

(SANTA RITA DURO, J. Caramuru.)

Anda mungkin juga menyukai