Anda di halaman 1dari 21

PROTOZOARIOS

MICROBIOLOGIA

Professora : Jaqueline Turma: Qumica 3 J Perodo : Noite Grupo: Carlos Mauricio Talita Souza Rogrio Miranda

Victor Carrieri
Edmar Aguiar

O QUE SO PROTOZOARIOS ?

Protozorios; So seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem ncleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem tambm organelas membranosas diversas. Nesse grupo incluem-se os protozorios e as algas unicelulares,pertencem ao grupo do reino protista. Reino Protista; agrupa organismos eucariontes, unicelulares, auttrofos e hetertrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenfitas, pirrfitas (dinoflagelados) e crisfitas (diatomceas), que so Protistas auttrofos (fotossintetizantes). Os protozorios so Protistas hetertrofos

VOC SABIA ??

O reino dos protozorios constitudo por cerca de 65.000 espcies conhecidas, das quais 50% so fsseis e o restante ainda vive hoje; destes, aproximadamente 25.000 so de vida livre, 10.000 espcies so parasitos dos mais variados animais e apenas cerca de 30 espcies atingem o homem. A maioria dos protozorios so de vida livre e aqutica podendo ser encontrados na gua doce, salobra ou gua salgada, levam vida livre tambm em lugares midos rastejando pelo solo ou sobre matria orgnica em decomposio no entanto algumas espcies levam vida parasitria nos organismos de diversos hospedeiros e assim passam a maior parte da vida parasitando diversas espcies de seres vivos e dessa forma lhes causando muitas doenas

PROTOZOARIOS
Muitos protozorios apresentam orgnulos especializados em determinadas funes, da serem funcionalmente, semelhantes aos rgos. Suas clulas, no entanto, podem ser consideradas pouco especializadas, j que realizam, sozinhas, todas as funes vitais dos organismos mais complexos, como locomoo, obteno do alimento, digesto, excreo, reproduo. Nos seres pluricelulares, h diviso de trabalho e as clulas tornaram-se muito especializadas, podendo at perder certas capacidades como digesto, reproduo e locomoo

COMO FUNCIONA !!
Respirao
A troca de gases respiratrios se processa em toda a superfcie celular.

Nutrio
Quanto ao tipo de alimentao, os protozorios podem ser: holofticos ou autotrficos: so os que, a partir de gros ou pigmentos citoplasmticos (cromatforos), conseguem sintetizar energia a partir da luz solar (fotossntese);

holozicos ou heterotrficos: ingerem partculas orgnicas, digerem-nas (enzimas) e, posteriormente, expulsam os metablitos. Essa ingesto se d por fagocitose (ingesto de partculas slidas) ou pinocitose (ingesto de partculas lquidas);
saprozicos: "absorvem", substancias inorgnicas, j decompostas e dissolvidas em meio lquido; mixotrficos: quando so capazes de se alimentar por mais de um dos mtodos acima descritos.

COMO FUNCIONA !!
Digesto
Nas espcies de vida livre h formao de vacolos digestivos.As partculas alimentares so englobadas por pseudpodos ou penetram por uma abertura prexistente na membrana, o citstoma. J no interior da clula ocorre digesto, e os resduos slidos no digeridos so expelidos em qualquer ponto da periferia, por extruso do vacolo, ou num ponto determinado da membrana, o citopgeo ou citoprocto.

Excreo
Os produtos solveis de excreo podem ser eliminados em toda a superfcie da clula. Nos protozorios de gua doce h um vacolo contrtil, que recolhe o excesso de gua absorvido pela clula, expulsando-a de tempos em tempos por uma contrao brusca. O vacolo , portanto osmorregulador.

ESQUEMA PROTOZOARIO

MORFOLOGIA
Quanto a sua morfologia, os protozorios apresentam grandes variaes, conforme sue fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. Podem ser esfricos, ovais ou mesmo alongados. Alguns so revestidos de clios, outros possuem flagelos, e existem ainda os que no possuem nenhuma organela locomotora especializada.

Dependendo da sua atividade fisiolgica, algumas espcies possuem fases bem definidas. Assim, temos:

Trofozoto: a forma ativa do protozorio, na qual ele se alimenta e se reproduz, por diferentes processos.

Cisto: a forma de resistncia ou inativa. O protozorio secreta uma parede resistente (parede cstica) que o proteger quando estiver em meio imprprio ou em fase de latncia. Frequentemente h diviso nuclear interna durante a formao do cisto.
Gameta: a forma sexuada, que aparece em algumas espcies. O gameta masculino o microgameta, e o feminino o macrogameta. Conhecendo a familia.

REPRODUO
A maioria dos protozorios apresenta reproduo assexuada, Mas algumas espcies podem se reproduzir sexuadamente.

Assexuada
esquizognica: uma fisso mltipla; o ncleo se divide mltiplas vezes antes da clula se dividir. Aps a formao de vrios ncleos, uma pequena poro do citoplasma se concentra ao redor de cada ncleo e ento, uma nica clula se separa em clulasfilhas

reproduo assexuada de um paramcio :

REPRODUO
Existem dois tipos de reproduo sexuada: conjugao: unio temporria de dois indivduos, com troca mtua de materiais
nucleares

singamia ou fecundao: unio de microgameta e macrogameta formando o ovo


ou zigoto, o qual pode dividir-se para fornecer um certo nmero de esporozotos. O processo de formao de gametes recebe o nome de gametogonia e o processo de formao dos esporozotos recebe o nome de esporogonia .

TIPOS DE PROTOZOARIOS
Existem vrias espcies de protozorios, e elas podem ser classificadas em vrios grupos. O critrio mais utilizado pelos cientistas para essa classificao o tipo de locomoo:
Sarcodneos ou Rizpodes- so protozorios que se locomovem estendendo pseudpodes, expanses em sua clula que atuam como "falsos ps". As amebas so um exemplo de sarcodneo.Os que ocorrem nas amebas so pseudpodes emitidos continuamente em varias direes ,podendo lembrar o aspecto ramificado de uma raiz.

Imagem de uma ameba em microscpio eletrnico

TIPOS DE PROTOZOARIOS
Flagelados - so os que "nadam" com auxlio de flagelos (longos filamentos que
vibram e permitem a locomoo). Um exemplo de flagelado a giardase. Os flagelados reproduzem-se assexuadamente por bipartio, que ocorre no sentido longitudinal.

protozorios flagelados do gnero Leishmania causam a leishmanase, doena que afeta 12 milhes de pessoas no mundo

TIPOS DE PROTOZOARIOS
Ciliados - so seres que utilizam clios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na
locomoo, como o paramcio.Nos ciliados em geral existem duas pequenas regies especiais na clula por onde o alimento entra e os resduos da digesto saem que so respectivamente ,o citstoma e o citoprocto ou citopgeo.Alm disso h a existncia de dois tipos de ncleo no paramcio:um maior,o macroncleo,e um menor,o microncleo. O macro ncleo controla as funes vegetativas da clula e o microncleo controla a reproduo desses unicelulares.a reproduo assexuada nos ciliados pode ocorrer por bipartio transversal.

Ilustrao (a esquerda) e microscopia eletrnica (a direita) de um paramcio

TIPOS DE PROTOZOARIOS
Esporozorios- so protozorios que no possuem estruturas de locomoo. Eles so todos parasitas e causam doenas. Entre eles est o plasmdio, causador da malria.Reproduo assexuada tpica que apresenta a esporogonia.Nos esporozorios,essas clulas haplides so chamadas de esporozotos.

Clulas vermelhas do sangue infectados com o Plasmodium falciparum, causador da malria (nas setas)

DOENAS CAUSADAS PELOS PROTOZOARIOS


Muitos protozorios causam doenas nos seres humanos.algumas doenas entre elas, esto a amebase ou disenteria amebiana, a doena de Chagas, doena do sono e a malria. Amebase- o homem adquire a amebase ou disenteria amebiana ao ingerir gua ou alimentos contaminados por uma ameba,esta ameba parasita aloja-se no intestino grosso dos seres humanos, onde provoca ulceraes e se alimenta de glbulos vermelhos do sangue, as pessoas com amebase eliminam fezes lquidas, s vezes com sangue e quase sempre acompanhadas de fortes dores abdominais.

Imagem de uma ameba em microscpio eletrnico

DOENAS CAUSADAS PELOS PROTOZOARIOS


Chagas- a doena de Chagas causada pelo tripanossomo (Trypanosoma cruzi), protozorio que vive no intestino de um percevejo sugador de sangue, conhecido popularmente como barbeiro ,quando algum picado pelo percevejo pode contrair a doena da seguinte forma: durante a picada, o barbeiro infestado elimina fezes contendo o tripanossomo. Coando o local da picada, a pessoa espalha as fezes do barbeiro e introduz o parasita em seu organismo, atravs do pequeno orifcio feito pela picada. Uma vez na corrente sangunea, o tripanossomo atinge o corao.

Tripanossoma cruzy no sangue de um paciente infectado

imagem Barbeiro

DOENAS CAUSADAS PELOS PROTOZOARIOS


Malaria- a malria provocada por protozorios do gnero Plasmodium e transmitida ao homem por meio da picada do mosquito, anfele, ao sugar-lhe o sangue para se alimentar. Durante a picada, o mosquito libera saliva, que contm o protozorio plasmdio. Ento o parasita entra no sangue da pessoa e se instala em rgos diversos, como o fgado e o bao, onde se multiplica, . A malria provoca febre muito alta, que coincide com os perodos em que os parasitas arrebentam os glbulos vermelhos, liberando toxinas na corrente sangunea. Se no for combatida pode causar a morte do doente.

Sangue infectado com o Plasmodium falciparum

Hospedeiro da malaria

DOENAS CAUSADAS PELOS PROTOZOARIOS


Doena do sono - Tambm chamada tripanossomase africana, uma doena causada
pelo Trypanosoma brucei, que normalmente tem como hospedeiro a mosca Aniel Rossi(ts-ts) pertencente ao gnero Glossina e acomete tanto os homens quanto os animais. Existem duas formas dessa doena: frica Ocidental, que tem como agente etiolgico o T. brucei gambiense, assumindo forma crnica; frica Oriental, incluindo que tem como agente etiolgico o T. brucei rhodesiense, apresentando-se sob forma aguda.

DOENAS CAUSADAS PELOS PROTOZOARIOS


O parasita existe na saliva das mosca Aniel e injetado quando estas se alimentam de sangue humano aps a picada infecciosa, o parasita multiplica-se localmente durante cerca de 3 dias, desenvolvendo-se por vezes uma indurao ou inchao edematoso, denominado de cancro tripanossmico, que desaparece aps trs semanas, em mdia. O inchao no surge na grande maioria dos casos de infeco pelo T. gambiense e apenas em 50% dos casos de infeco com T. rodesiense. Os sintomas iniciais e recorrentes so a febre, tremores,dores musculares e articulares, linfadenopatia (ganglios linfticos aumentados), mal estar, perda de peso,anemia e trombocitopenia (reduo do nmero de plaquetas no sangue).

Mosca Aniel Rossi Trypanosoma brucei

BIBLIOGRAFIA
<http//www.biomaia.com.br/protista> , acesso em outubro 2012. <http//www.terravista.pt/bilene/5547/biologia/Celula/Protoz23.htm>, acesso em outubro 2012. <http//www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_protistas.htm>, acesso em outubro 2012. <http//www.saaeg.com.br/celulose.htm>, acesso em outubro 2012 TORTORA, G. J., et al. Microbiologia. 6 ed. Porto Alegre: Artemed, 2000. http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_do_sono acesso outubro 2012 http://biologianodia-a-diadaturma2m5.blogspot.com.br/2011/05/protistas.html acessado em outubro 2012

Anda mungkin juga menyukai