Anda di halaman 1dari 5

1 ENSAIO DE MATERIAIS

1.1 - INTRODUO por dos Ensaios que se verifica se os materiais apresentam as propriedades que os tornaro adequados ao seu uso. Nos sculos passados, como a construo dos objetos era essencialmente artesanal, no havia um controle de qualidade regular dos produtos fabricados. A qualidade era avaliada pelo uso. Atualmente, entende-se que o controle de qualidade precisa comear pela matria-prima e deve ocorrer durante todo o processo de produo, incluindo a inspeo e os ensaios finais nos produtos acabados. Os ensaios mecnicos dos materiais so procedimentos padronizados que compreendem testes, clculos, grficos e consultas a tabelas, tudo isso em conformidade com normas tcnicas. Realizar um ensaio consiste em submeter um objeto j fabricado ou um material que vai ser processado industrialmente a situaes que simulam os esforos que eles vo sofrer nas condies reais de uso, chegando a limites extremos de solicitao.

A seguir mostrado uma representao esquemtica de alguns tipos de esforos que os materiais podem ser submetidos.

Onde so feitos os ensaios? Os ensaios podem ser realizados na prpria oficina ou em ambientes especialmente equipados para essa finalidade: os laboratrios de ensaios;
Os ensaios podem ser realizados em prottipos, no prprio produto final ou em corpos de prova e, para serem confiveis, devem seguir as normas tcnicas estabelecidas.

Laboratrio de Ensaio de Materiais

So exemplos de ensaios que podem ser realizados na oficina: Ensaio por lima - utilizado para verificar a dureza por meio do corte do cavaco. Quanto mais fcil retirar o cavaco, mais mole o material. Se a ferramenta desliza e no corta, podemos dizer que o material duro;

Ensaio pela anlise da centelha - utilizado para fazer a classificao do teor de carbono de um ao, em funo da forma das centelhas que o material emite ao ser atritado num esmeril.

Por meio dos ensaios realizados em oficina no se obtm valores precisos, apenas conhecimentos de caractersticas especficas dos materiais.
1.2 - TIPOS DE ENSAIOS MECNICOS Podemos classificar os ensaios mecnicos em dois blocos: Ensaios destrutivos; Ensaios no destrutivos.
Ensaios destrutivos so aqueles que deixam algum sinal na pea ou corpo de prova submetido ao ensaio, mesmo que estes no fiquem inutilizados. Exemplos: trao, compresso, cisalhamento, dobramento, flexo, embutimento, toro, dureza, fluncia, fadiga e impacto. Ensaios no destrutivos so aqueles que aps sua realizao no deixam nenhuma marca ou sinal e, por conseqncia, nunca inutilizam a pea ou corpo de prova. Por essa razo, podem ser usados para detectar falhas em produtos acabados e semi-acabados. Exemplos: visual, lquido penetrante, partculas magnticas, ultra-som e radiografia industrial.

Anda mungkin juga menyukai