Anda di halaman 1dari 26

Zona de Risco, Controlada, Livre e Responsabilidades

Zonas de Risco, Controlada e Livre


ZL
ZC Rc ZR PE Rr SI Rr ZL Rc

ZL
ZC ZR PE

ZL : Zona Livre. Qualquer um pode transitar tranquilamente, sem risco. ZC: Zona Controlada, restrita a trabalhadores autorizados. ZR: Zona de Risco, restrita a trabalhadores autorizados e com adoo de tcnicas, instrumentos e equipamentos apropriados ao trabalho.

PE: Ponto da instalao energizado


SI: Superfcie isolante construda com material resistente e dotada de todos os dispositivos de segurana.

Habilitao, Qualificao, Capacitao e Autorizao dos Profissionais


De acordo com a NR-10, so considerados os seguintes critrios que servem para atender aos profissionais que atuem em instalaes eltricas:

Profissional Qualificado: todo aquele que concluiu curso especfico na rea eltrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. (Curso de eletricidade) Profissional Habilitado: todo trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. Possui o CREA. Profissional Capacitado: considerado trabalhador capacitado todo aquele que atenda simultaneamente as condies descritas abaixo: Seja treinado por profissional habilitado e autorizado pela chefia. Trabalhe sob a responsabilidade de um profissional habilitado e autorizado. Ex.: Profissionais que venham a ser treinados por tcnicos /engenheiros para exercer uma determinada funo sob superviso do mesmo. Profissional Autorizado: considerado trabalhador autorizado todos os

trabalhadores habilitados ou capacitados com anuncia formal da empresa. Obs.: Todo profissional autorizado deve portar identificao visvel e permanente contendo as limitaes e a abrangncia de sua autorizao.

Especificamente para trabalhos com instalaes eltricas, os profissionais autorizados devem :

Ter esta condio consignada no sistema de registro do empregado da empresa.


Apresentar estado de sade compatvel com as atividades a serem desenvolvidas. Possuir treinamento especfico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia eltrica e as principais medidas de preveno de acidentes em instalaes eltricas.

Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e/ou sempre que ocorrer alguma das situaes citadas abaixo:

Troca de funo ou mudana de empresa. Retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por perodo superior a 3 meses. Modificaes significativas nas instalaes eltricas ou troca de mtodos e/ou processos de trabalhos.

Obs.: 1) O trabalho em reas classificadas deve ser precedido de treinamento especfico de acordo com o risco envolvido. 2) Trabalhadores com atividades em proximidades de instalaes eltricas devem ser informados e possuir conhecimentos que permitam identific-las, avaliar seus possveis riscos e adotar as precaues cabveis.

Responsabilidades:
Quando so definidas as atribuies e as responsabilidades dos diversos cargos (funes) existentes dentro de uma determinada empresa, deve-se considerar OBRIGATORIAMENTE a habilitao, qualificao, capacitao e autorizao nos termos recomendados pela NR-10. Seguem algumas orientaes:

Para os cargos que tem por finalidade aprovar projetos e procedimentos devero ser preenchidos por profissionais habilitados. A responsabilidade pelos trabalhadores considerados capacitados para uma determinada tarefa dever ser de profissionais habilitados.

Responsabilidades:

Via de regra, os cargos ocupados por profissionais que fazem diagnstico e podem tomar deciso dentro de uma empresa devem ser ocupados por profissionais no mnimo qualificados, sendo recomendado que sejam habilitados.

A responsabilidade pelos trabalhadores considerados capacitados para uma determinada tarefa dever ser de profissionais habilitados. A habilitao obriga o contratado a fornecer para a empresa contratante uma Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) de cargo e funo para ficar caracterizada a sua habilitao e no apenas a qualificao.

Recursos Humanos:
Na maioria das empresas, antes do contratado iniciar as suas atividades realizado um programa de integrao, onde so informadas as instrues formais, conforme estipula a norma. Neste instante de integrao das pessoas que iro realizar servios em eletricidade, nas instalaes eltricas ou nas suas proximidades, deve ser enfatizado que expressamente proibido o uso de adornos pessoais nestas reas. Os contratados (funcionrios, prestadores de servios terceirizados, temporrios e estagirios) devero ser instrudos formalmente atravs do RH da empresa contratante, adquirindo desta forma conhecimentos que permitam identificar e avaliar seus possveis riscos e adotar as precaues cabveis. Ex.: Companhia Vale do Rio Doce no ES. Antes da execuo de qualquer servio por parte de contratados dentro das dependncias da empresa, passam por treinamentos de primeiros socorros, conhecem as reas de risco, etc., no qual este treinamento compreende o perodo de 2 dias.

rea de Segurana e Medicina do Trabalho:


de responsabilidade desta rea, manter atualizado o Laudo Tcnico das Condies Ambientais de Trabalho (LTCAT), o Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) e o Plano de Controle Mdico e Sade Ocupacional (PCMSO). De acordo com a NR-10, no instante dos exames mdicos peridicos, deve-se verificar a existncia de implantes eletrnicos (marcapasso, dosador de insulina) e prteses metlicas nos profissionais que atuam com eletricidade, ou que estejam sujeitos a campos eletromagnticos levantados no LTCAT. Nos casos em que a situao citada acima for detectada, o trabalhador dever ser orientado por esta rea, sobre os cuidados que devem tomar ou dever ser submetido a exames peridicos com periodicidade menor que anual.

rea Industrial:
de responsabilidade desta rea, desenvolver programas internos para manter as suas instalaes eltricas em condies seguras de funcionamento, e seus sistemas de proteo devero ser inspecionados e controlados periodicamente de acordo com as regulamentaes existentes e definies de projeto. Ex.: Inspeo nos sistemas de proteo eltrica nos disjuntores instalados nas subestaes.

Gerncia Imediata:
Principais Responsabilidades:

Solicitar cursos de NR-10 ao RH, para os funcionrios destinados a trabalhar em reas que possuam envolvimento com eletricidade. Instruir e esclarecer seus funcionrios sobre as normas de segurana do trabalho e sobre as precaues relativas s peculiaridades dos servios executados em estaes. Fazer cumprir as normas de segurana do trabalho a que esto obrigados todos os empregados, sem exceo. Designar somente pessoal devidamente habilitado para a execuo de cada tarefa.

Gerncia Imediata:

Manter-se a par das alteraes introduzidas nas normas de segurana do trabalho, transmitindo-as a seus funcionrios. Estudar as causas dos acidentes e incidentes ocorridos e fazer cumprir as medidas que possam evitar sua repetio. Proibir a entrada de estagirios/aprendizes em estaes ou em reas de risco.

Supervisores e Encarregados:
Principais Responsabilidades:

Instruir adequadamente os funcionrios com relao s normas de segurana do trabalho. Certificar-se da colocao dos equipamentos de adequados antes do incio de execuo dos servios. sinalizao

Orientar os integrantes de sua equipe quanto s caractersticas dos servios a serem executados e quanto s precaues a serem observadas no seu desenvolvimento. Comunicar Gerncia Imediata irregularidades observadas no cumprimento das normas de segurana do trabalho, inclusive quando ocorrem fora da sua rea de servio.

Supervisores e Encarregados:

Advertir pronta e adequadamente os funcionrios sob sua responsabilidade, quando deixarem de cumprir as normas de segurana do trabalho. Zelar pela conservao das ferramentas e dos equipamentos de segurana, assim como pela sua correta utilizao.

Proibir que os integrantes de sua equipe utilizem ferramentas e equipamentos inadequados ou defeituosos na execuo das tarefas.
Usar e exigir o uso de roupa adequada ao servio. Manter-se a par das inovaes introduzidas nas normas de segurana do trabalho, transmitindo-as aos integrantes de sua equipe.

Supervisores e Encarregados:

Providenciar prontamente os primeiros socorros para os funcionrios acidentados e comunicar o acidente Gerncia imediata, logo aps a sua ocorrncia. Estudar as causas dos acidentes e incidentes. Conservar o local de trabalho organizado e limpo. Cooperar com a CIPA na sugesto de medidas de segurana do trabalho. Atribuir servios somente a funcionrios que estejam fsica e emocionalmente capacitados a execut-los e distribuir as tarefas de acordo com a capacidade tcnica de cada um. Quando houver a interrupo dos servios em execuo, antes de seu reincio devem ser tomadas precaues para verificao da segurana geral, como foi feita antes do incio do trabalho.

Empregados:
Principais Responsabilidades:

Observar e cumprir as normas e preceitos relativos segurana do trabalho e ao uso correto dos equipamentos de segurana. Utilizar sempre que a atividade exija, os equipamentos de proteo individual e coletiva. Alertar os companheiros de trabalho quando estes executarem os servios de maneira incorreta ou atos que possam gerar acidentes. Comunicar imediatamente ao seu superior e aos companheiros de trabalho qualquer acidente, por mais insignificante que seja, ocorrido consigo, com colegas ou terceiros, para que sejam tomadas as providncias cabveis.

Empregados:

Avisar ao seu superior imediato quando, por motivo de sade, no estiver em condies de executar o servio para o qual tenha sido designado. Observar a proibio da ocorrncia de procedimentos que possam gerar riscos de segurana. No ingerir bebidas alcolicas ou usar drogas antes do incio, nos intervalos ou durante a jornada de trabalho. Evitar brincadeiras em servio. No utilizar objetos metlicos de uso pessoal, tais como: anis, correntes, relgios, bota com biqueira de ao, isqueiros a gs, afim de se evitar o agravamento das leses em caso de acidente eltrico. No usar aparelhos sonoros durante a execuo do servio.

Visitantes:
O empregado encarregado de conduzir visitantes pelas instalaes da empresa, dever:

Dar-lhes conhecimento das normas de segurana ; Fazer com que se mantenham juntos todo o tempo ;

Alertar-lhes para que mantenham equipamentos, no os tocando ;

distncia

adequada

dos

Fornecer-lhes EPIs aplicveis (capacetes, protetores auriculares, etc).

Ex.: Visitei a fbrica de montagem de containers da Emerson, no qual me forneceram capacete, e em todo o momento ao lado de um encarregado.

Documentao de Instalaes Eltricas:


de responsabilidade de toda empresa manter atualizados os diagramas unifilares das instalaes eltricas com as especificaes do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteo, e fornecer uma cpia ao funcionrio, sempre que for necessrio executar uma tarefa que dependa destas informaes. Os estabelecimentos com potncia instalada igual ou superior a 75 kW devem constituir Pronturio de Instalaes Eltricas, de forma a organizar o memorial, contendo no mnimo:

Os diagramas unifilares, os sistemas de aterramento e as especificaes dos dispositivos de proteo das instalaes eltricas; O relatrio de auditoria de conformidade NR-10, com recomendaes e cronogramas, visando ao controle de riscos eltricos;

Documentao de Instalaes Eltricas:

O conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade, implantadas e relacionadas NR-10 e descrio das medidas de controle existentes; A documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas;

Os equipamentos de proteo coletiva e individual e o ferramental aplicveis, conforme determina a NR-10;


A documentao comprobatria da qualificao, habilitao, capaciao, autorizao dos profissionais e dos treinamentos realizados; As certificaes de materiais e equipamentos utilizados em reas classificadas.

Documentao de Instalaes Eltricas:


As empresas que operam em instalaes ou com equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia ou nas suas proximidades, devem acrescentar ao pronturio os documentos relacionados anteriormente e os a seguir:

Descrio dos procedimentos de ordem geral para contingncias no previstas; Certificados dos equipamentos de proteo coletiva e individual.

Documentao de Instalaes Eltricas:


Importante:
1.

2.

3.

4.

5.

A responsabilidade por organizar e manter o Pronturio de Instalaes Eltricas do Empregador ou de pessoa formalmente designada pela empresa, e o mesmo dever permanecer disposio dos trabalhadores envolvidos nas instalaes e servios em eletricidade. O Pronturio dever ser revisado e atualizado sempre que ocorrerem alteraes nos sistemas eltricos. Os documentos previstos no Pronturio devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados. No interior das subestaes dever estar disponvel , em local acessvel, um esquema geral da instalao. Toda documentao dever estar escrita em lngua portuguesa, sendo permitido adicionalmente o uso de uma cpia em lngua estrangeira.

Projetos:
Os projetos tem por finalidade principal definir as condies de segurana e sade dos trabalhadores responsveis pela sua execuo (montagem), operao e manuteno. No caso das instalaes eltricas, a NR-10, no captulo 10.3 Segurana em Projeto, padroniza os requisitos mnimos dos projetos relacionados s instalaes eltricas.

Projetos:
Segundo a NR-10, todo projeto de instalao eltrica deve:

Descrever o sistema de identificao, e como tais indicaes devem ser aplicadas fisicamente nos componentes das instalaes considerando a NR-26, que trata de sinalizao de segurana e padroniza as cores que devem ser utilizadas. Considerar o espao seguro, quanto ao dimensionamento e localizao de seus componentes e s influncias externas, quando da operao e da realizao de servios de construo e manuteno, considerando a NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso, e a NR-17 Ergonomia.

Projetos:

Assegurar que as instalaes proporcionem aos trabalhadores, iluminao adequada e uma posio de trabalho segura, de acordo com a NR-17 Ergonomia. Definir a configurao do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou no da interligao entre o condutor neutro e o de proteo e a conexo terra das partes condutoras no destinadas conduo da eletricidade.

Prever a instalao separada e a identificao individual dos circuitos eltricos com finalidades diferentes, tais como comunicao, sinalizao, controle e trao eltrica, salvo quando o desenvolvimento tecnolgico permitir compartilhamento.

Projetos:

Especificar dispositivos de desligamento que possuam recursos para impedimento de reenergizao, para sinalizao de advertncia com indicao da condio operativa. Prever condies para a adoo de aterramento temporrio. Ser acompanhado de memorial descritivo que contenha tambm o princpio funcional dos dispositivos de proteo, e recomendaes de restries e advertncias quanto ao acesso de pessoas aos componentes das instalaes.

Anda mungkin juga menyukai